Conecte-se conosco

Cidades

Guarabira: Léa se reúne com SUDEMA e MPPB e autoriza procedimentos para reabertura do abatedouro

Publicados

em

Na manhã desta terça-feira (7), foi dado um passo importante para encaminhar a reabertura do abatedouro público municipal de Guarabira-PB. A prefeita Léa Toscano se reuniu com representantes da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA), Ministério Público Estadual da Paraíba (MPPB)e auxiliares da gestão para autorizar o início dos procedimentos necessários para adequar o abatedouro e colocar em funcionamento o mais breve possível.

A reunião contou com as presenças do vice-prefeito, Raimundo Macêdo, da curadora do Meio Ambiente, Geovanna Rêgo, do superintendente da SUDEMA, Marcelo Cavalcante, do procurador de Justiça do Ministério Público, Francisco Sagres, dos secretários municipais Marcelo Bandeira (Agropecuária e Pesca), Suellen Madruga (Infraestrutura) e Gilcemar Quirino (Procuradoria Jurídica). A deputada estadual Camila Toscano, que tem interesse em encontrar uma solução para o problema, também participou da reunião.

“O que nós queremos e reabrir o nosso matadouro para que os nossos marchantes possam fazer o abate dos animais aqui em Guarabira. Nós nos reunimos com a SUDEMA, com a doutora Geovanna, Dr. Sagres, os nossos secretários e foi uma reunião muito boa. Já autorizamos que os estudos sejam feitos, os reparos no matadouro também, e não vai faltar apoio da gestão. Eu tenho acompanhado o sofrimento dessas pessoas e faremos o que estiver dentro das nossas possibilidades, pode ter certeza”, destacou a prefeita.

Anúncio


Após a reunião, que ocorreu na sede da Prefeitura, os secretários da gestão, o superintende da SUDEMA e os representantes do Ministério Público fizeram uma visita técnica ao prédio do abatedouro e se reuniram com os trabalhadores, que estão há um ano e quatro meses, aproximadamente, sem espaço para abater os animais.

Ficou estabelecido que serão executadas obras na estrutura física para adequar o ambiente às necessidades e especificações da legislação. Uma das exigências foi a impermeabilização da lagoa de decantação para o tratamento e destinação adequada dos resíduos.

Secretário da Agropecuária e Pesca, pasta responsável pelo abatedouro, Marcelo Bandeira falou que a gestão está empenhada em colocar em funcionamento o mais breve possível, mas atendendo às exigências da legislação.

“Comparado com os matadouros da região, nós temos a melhor estrutura. Então por que não colocar para funcionar? Com a nova administração a gente está agilizando isso, já estivemos na SUDEMA antes mesmo de assumir para ver o que era possível fazer para reabrir o mais rápido possível e junto com SUDEMA e Ministério Público, estamos aqui para dizer que o intuito é colocar em funcionamento, mas atendendo às leis que estão em vigência, porque se não for assim vai fechar novamente”, disse Bandeira.

Curadora do Meio Ambiente, a promotora Geovanna Rêgo disse ter constatado que algo já foi executado, mas é preciso avançar em mais itens para que haja condições de reabrir o abatedouro, atendendo aos requisitos mínimos, sobretudo no que se refere às questões sanitárias.

“Estamos com a conjunção de esforços de muitos órgãos, desde o Ministério Público, prefeitura, secretarias municipais, SUDEMA, tudo no intuito de solucionar essa questão do matadouro, que como foi dito está fechado há mais de um ano. Fazendo essa inspeção aqui in loco já se verifica que foi feita alguma coisa, mas ainda falta alguns itens, de modo que a reabertura só se faça quando, de fato, estejam sendo obedecidos os requisitos mínimos para o funcionamento do local, principalmente as questões sanitárias”, falou a promotora.

Superintende da SUDEMA, Marcelo Cavalcante justificou as razões do embargo, disse que a prefeita já se comprometeu em fazer os ajustes necessários e que tão logo os problemas sejam sanados o abatedouro será reaberto.

“A SUDEMA precisou interditar o matadouro de Guarabira por causa de uma comunicação do Ministério da Agricultura, que fez uma fiscalização e apontou problemas, oficializou a SUDEMA, nós constatamos os problemas e nós precisamos embargar. Alguns serviços já foram feitos, mas nem todos necessários estão prontos, precisa de ajustes, a prefeita já se comprometeu em resolver e assim que estiverem sanados a gente vai levantar o embargo para que vocês possam voltar a trabalhar. Mas é fundamental que mantenha as condições de higiene, que se cumpra as regras para garantir o funcionamento”, pontuou a superintendente.

Procurador do Ministério Público, Francisco Sagres falou de sua atuação em questões sanitárias, disse que os embargos serão levantados quando houver possibilidade de funcionar e que as autoridades estão prontas para ajudar no que for preciso.

“No momento que tiver o mínimo necessário de funcionabilidade serão levantados os embargos com termo de compromisso para que se conclua aquilo dentro de um prazo estabelecido e se não concluir, fecha. Estamos sendo aliados de vocês, estamos aqui para ajudar e não para prejudicar. Se for necessário estaremos a qualquer hora para ajudar”, pontuou Dr. Sagres.

Portal25horas

Rate this post
Anúncio


Cidades

SP Variedades traz uma infinidade de artigos para enfeitar este Natal e final de Ano. Confira!

Publicados

em

Na SP Variedades tem uma infinidade de artigos para enfeitar este Natal e final de ano. São diversos produtos como: árvore de natal, papai noel, bolas, girlandas, dentre outros enfeites. Além de diversos produtos para casa e cozinha e produtos de material de construção. Vá e visite a SP Variedades em Guarabira e também em nas demais cidades.

Confira os endereços das lojas:
Guarabira-PB: Av. Dom Pedro, II, 351, Centro – Fones: (83) 3271-1212 / 99111-4549; Sapé-PB: Av. Comendador Renato Ribeiro Coutinho, 1285, Centro – Fone: (83) 3283-3952; Esperança-PB: Rua Manoel Rodrigues de Oliveira, 98, Centro, fone: (83) 99628-3010 e no centro de Alagoa Grande – PB: (83) 3273-1715.

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Raízes do Brejo é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Paraíba

Publicados

em

A Rota Cultural Raízes do Brejo foi oficialmente reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Paraíba pela Lei Ordinária nº 13.944, de 02 de outubro de 2025. O projeto, que se tornou um dos maiores símbolos de valorização da cultura e do turismo no Brejo paraibano, acontece anualmente entre os meses de setembro e dezembro, reunindo atividades que exaltam a identidade e as tradições locais.

A iniciativa envolve dez municípios da região do Brejo, que se unem para promover uma verdadeira celebração da cultura nordestina, com música, gastronomia, artesanato, teatro, dança, exposições e feiras. A programação diversificada movimenta o turismo e a economia criativa, atraindo visitantes de várias partes do estado e do país.

O principal objetivo da Rota Cultural é fortalecer a identidade cultural da região e estimular o desenvolvimento econômico sustentável por meio da valorização das tradições, da história e do potencial turístico de cada município participante.

Anúncio


Entre os municípios que compõem a Rota, Pirpirituba se destaca com entusiasmo e orgulho por fazer parte desse movimento cultural. A cidade tem investido continuamente em ações que fomentam a cultura local, incentivam o turismo e fortalecem o sentimento de pertencimento da população. Para a gestão municipal e para os artistas locais, o reconhecimento da Rota como Patrimônio Cultural Imaterial representa um marco histórico e uma motivação para continuar preservando e difundindo as raízes culturais do povo pirpiritubense.

“Fazer parte da Rota Cultural Raízes do Brejo é motivo de grande orgulho para Pirpirituba. É um espaço de valorização da nossa cultura, da nossa arte e do nosso povo. Agora, com o reconhecimento oficial como Patrimônio Cultural Imaterial, esse projeto ganha ainda mais força e significado para todos nós”, destacou o Prefeito Danilo Rocha.

Com o reconhecimento legal, a Rota Cultural Raízes do Brejo consolida-se como uma das mais importantes iniciativas de integração cultural da Paraíba, reafirmando o papel essencial da cultura como impulsionador do desenvolvimento, identidade e pertencimento.

Veja foto abaixo

Da Assessoria via fatoafato

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Guarabira

Isaura pede reforma de UBS e construção de praça no bairro São José

Publicados

em

Durante a sessão deliberativa do dia 23 de outubro do corrente, a Câmara Municipal de Guarabira aprovou duas proposituras de iniciativa do gabinete da vereadora Isaura Barbosa, em que solicita da gestão municipal restauração de posto de saúde e construção de praça no bairro São José.

– Solicito à Secretaria Municipal de Saúde a realização de pintura externa e interna, bem como a restauração estrutural (incluindo reparos em paredes, telhado, instalações elétricas e hidráulicas, conforme necessidade) no Posto de Saúde localizado no bairro São José;
– Solicito à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo a construção de uma praça pública na Rua São Severino, localizada no bairro São José.

De acordo com a vereadora, a estrutura física da UBS do bairro São José necessita de receber melhorias, visando oferecer maior comodidade a usuários do SUS e profissionais de saúde.
Isaura agradeceu a aprovação de suas proposituras e reforçou que há espaço ocioso no bairro que oferece as condições para construir um espaço de convivência coletiva para a comunidade.

Anúncio


Secom/CMG

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas