Conecte-se conosco

Cidades

Guarabira: Léa se reúne com SUDEMA e MPPB e autoriza procedimentos para reabertura do abatedouro

Publicados

em

Na manhã desta terça-feira (7), foi dado um passo importante para encaminhar a reabertura do abatedouro público municipal de Guarabira-PB. A prefeita Léa Toscano se reuniu com representantes da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA), Ministério Público Estadual da Paraíba (MPPB)e auxiliares da gestão para autorizar o início dos procedimentos necessários para adequar o abatedouro e colocar em funcionamento o mais breve possível.

A reunião contou com as presenças do vice-prefeito, Raimundo Macêdo, da curadora do Meio Ambiente, Geovanna Rêgo, do superintendente da SUDEMA, Marcelo Cavalcante, do procurador de Justiça do Ministério Público, Francisco Sagres, dos secretários municipais Marcelo Bandeira (Agropecuária e Pesca), Suellen Madruga (Infraestrutura) e Gilcemar Quirino (Procuradoria Jurídica). A deputada estadual Camila Toscano, que tem interesse em encontrar uma solução para o problema, também participou da reunião.

Anúncio


“O que nós queremos e reabrir o nosso matadouro para que os nossos marchantes possam fazer o abate dos animais aqui em Guarabira. Nós nos reunimos com a SUDEMA, com a doutora Geovanna, Dr. Sagres, os nossos secretários e foi uma reunião muito boa. Já autorizamos que os estudos sejam feitos, os reparos no matadouro também, e não vai faltar apoio da gestão. Eu tenho acompanhado o sofrimento dessas pessoas e faremos o que estiver dentro das nossas possibilidades, pode ter certeza”, destacou a prefeita.

Após a reunião, que ocorreu na sede da Prefeitura, os secretários da gestão, o superintende da SUDEMA e os representantes do Ministério Público fizeram uma visita técnica ao prédio do abatedouro e se reuniram com os trabalhadores, que estão há um ano e quatro meses, aproximadamente, sem espaço para abater os animais.

Ficou estabelecido que serão executadas obras na estrutura física para adequar o ambiente às necessidades e especificações da legislação. Uma das exigências foi a impermeabilização da lagoa de decantação para o tratamento e destinação adequada dos resíduos.

Secretário da Agropecuária e Pesca, pasta responsável pelo abatedouro, Marcelo Bandeira falou que a gestão está empenhada em colocar em funcionamento o mais breve possível, mas atendendo às exigências da legislação.

“Comparado com os matadouros da região, nós temos a melhor estrutura. Então por que não colocar para funcionar? Com a nova administração a gente está agilizando isso, já estivemos na SUDEMA antes mesmo de assumir para ver o que era possível fazer para reabrir o mais rápido possível e junto com SUDEMA e Ministério Público, estamos aqui para dizer que o intuito é colocar em funcionamento, mas atendendo às leis que estão em vigência, porque se não for assim vai fechar novamente”, disse Bandeira.

Curadora do Meio Ambiente, a promotora Geovanna Rêgo disse ter constatado que algo já foi executado, mas é preciso avançar em mais itens para que haja condições de reabrir o abatedouro, atendendo aos requisitos mínimos, sobretudo no que se refere às questões sanitárias.

“Estamos com a conjunção de esforços de muitos órgãos, desde o Ministério Público, prefeitura, secretarias municipais, SUDEMA, tudo no intuito de solucionar essa questão do matadouro, que como foi dito está fechado há mais de um ano. Fazendo essa inspeção aqui in loco já se verifica que foi feita alguma coisa, mas ainda falta alguns itens, de modo que a reabertura só se faça quando, de fato, estejam sendo obedecidos os requisitos mínimos para o funcionamento do local, principalmente as questões sanitárias”, falou a promotora.

Superintende da SUDEMA, Marcelo Cavalcante justificou as razões do embargo, disse que a prefeita já se comprometeu em fazer os ajustes necessários e que tão logo os problemas sejam sanados o abatedouro será reaberto.

“A SUDEMA precisou interditar o matadouro de Guarabira por causa de uma comunicação do Ministério da Agricultura, que fez uma fiscalização e apontou problemas, oficializou a SUDEMA, nós constatamos os problemas e nós precisamos embargar. Alguns serviços já foram feitos, mas nem todos necessários estão prontos, precisa de ajustes, a prefeita já se comprometeu em resolver e assim que estiverem sanados a gente vai levantar o embargo para que vocês possam voltar a trabalhar. Mas é fundamental que mantenha as condições de higiene, que se cumpra as regras para garantir o funcionamento”, pontuou a superintendente.

Procurador do Ministério Público, Francisco Sagres falou de sua atuação em questões sanitárias, disse que os embargos serão levantados quando houver possibilidade de funcionar e que as autoridades estão prontas para ajudar no que for preciso.

“No momento que tiver o mínimo necessário de funcionabilidade serão levantados os embargos com termo de compromisso para que se conclua aquilo dentro de um prazo estabelecido e se não concluir, fecha. Estamos sendo aliados de vocês, estamos aqui para ajudar e não para prejudicar. Se for necessário estaremos a qualquer hora para ajudar”, pontuou Dr. Sagres.

Portal25horas

Rate this post
Anúncio


Cidades

MPPB e Corregedoria do TJPB fortalecem parceria para agilizar processos criminais

Diálogo interinstitucional busca mais celeridade e eficiência na juntada de antecedentes criminais aos processos.

Publicados

em

Em uma demonstração de diálogo e cooperação, representantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB) realizaram, na tarde dessa segunda-feira (14), uma visita institucional à Corregedoria-Geral de Justiça do Estado. A pauta do encontro foi a otimização do cumprimento do artigo 362 do Código Judicial de Normas do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), especificamente no inciso que trata da juntada de antecedentes criminais, com o objetivo de promover maior produtividade, celeridade e eficiência ao sistema de justiça. 

A comitiva do MPPB foi composta pelo procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto; pelo corregedor-geral do Ministério Público, Francisco Antônio de Sarmento Vieira; pelo promotor corregedor, Carlos Romero Lauria Paulo Neto; pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim), Ricardo Alex Almeida Lins; e pelo promotor de Justiça Glauco Coutinho Nóbrega. Os membros do MP foram recebidos pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Leandro dos Santos, e pelos juízes corregedores auxiliares, Renata da Câmara Pires Belmont e Fábio Leandro de Alencar Cunha. 

Anúncio


O foco da reunião foi a juntada de relatórios de pesquisa de antecedentes criminais de investigados por crimes pelas Serventias Judiciais que, para o Ministério Público, é uma medida essencial para viabilizar a análise e aplicação de institutos despenalizadores, como a suspensão condicional do processo e o acordo de não persecução penal. 

O coordenador do Caocrim, promotor de justiça Ricardo Alex Almeida Lins, ressaltou a importância da colaboração dos cartórios judiciais para a efetividade do trabalho ministerial. “As informações necessárias para o Ministério Público estão registradas nos bancos de dados do Poder Judiciário, de modo que a consulta aos sistemas PJe, BNMP, SEEU e STI e a certificação dos dados são responsabilidades dos cartórios judiciais”, pontuou. Ele ainda sublinhou aos corregedores que certidões com fé de ofício são “fundamentais para o processo e a atuação de todos os envolvidos, incluindo a defesa e o magistrado”. 

O procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, destacou que o encontro reflete um movimento contínuo de proximidade entre as instituições. Segundo ele, a iniciativa segue sua “linha de permanente busca de promoção de diálogo construtivo entre as instituições, focado no ganho de efetividade para todos os integrantes do sistema de justiça e para a sociedade, que é a principal beneficiada com a celeridade e a eficiência da tramitação de inquéritos policiais e ações penais”. 

O corregedor-geral de Justiça, desembargador Leandro dos Santos, demonstrou grande receptividade à pauta apresentada, manifestando o interesse da Corregedoria em colaborar para o aprimoramento dos fluxos de trabalho, em um claro sinal de fortalecimento da parceria interinstitucional. A reunião reafirma o compromisso mútuo com uma prestação jurisdicional mais ágil e eficaz para o cidadão paraibano.

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

TCE-PB inicia nova capacitação regional para fortalecer políticas públicas voltadas à primeira infância

Os encontros começam este mês e seguem até agosto, nas cidades de Sumé, Bananeiras, Campina Grande, Sousa, João Pessoa e Itaporanga.

Publicados

em

O Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) inicia uma nova série de capacitações regionais para apoiar os municípios na elaboração e aperfeiçoamento dos Planos Municipais pela Primeira Infância (PMPI). A ação faz parte do Programa Pacto Paraibano pela Primeira Infância, iniciativa liderada pelo Tribunal que reúne órgãos estaduais, municípios e sociedade civil em um esforço coordenado para garantir o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos. As qualificações iniciam nesta terça-feira (14) pela cidade de Sumé.

O auditor de controle externo e integrante da comissão do programa, Leonardo Rodrigues da Silveira, destacou a importância do tema e o papel do TCE-PB como indutor de políticas públicas. “É na primeira infância, especialmente de zero a três anos, que quase todas as conexões neurais acontecem. É nesse momento que o cérebro, o sistema imunológico e o emocional da criança se desenvolvem. Por isso, devemos garantir o máximo de estímulos para oferecer as mesmas oportunidades de futuro a todas elas”, ressaltou.

Anúncio


Segundo o auditor, desde o marco legal da primeira infância (Lei 13.257/2016), União, estados e municípios têm buscado implementar ações, mas muitas vezes de forma isolada. “Para materializar essa política pública, é preciso diálogo constante entre estado e municípios, integração entre secretarias e participação ativa da sociedade civil. O Pacto pela Primeira Infância surgiu para congregar todos esses atores e garantir uma atuação transversal e coordenada”, explicou.

Capacitação intersetorial – Os cursos são voltados principalmente para técnicos das secretarias municipais de saúde, educação, assistência social e planejamento, mas também abrangem outros setores. O objetivo é capacitá-los para elaborar ou aperfeiçoar os PMPI, adequando-os à realidade local. “É quase impossível evoluir em indicadores e alcançar metas sem planejamento prévio. Por isso a capacitação é tão importante”, afirmou Leonardo.

Além do PMPI, o curso abordará a criação e o funcionamento dos Comitês Municipais Intersetoriais pela Primeira Infância, além de discutir marcos legais e estratégias para implementar políticas públicas efetivas.

As capacitações contam com a condução da professora Adelaide Alves, especialista reconhecida nacionalmente em políticas públicas para a primeira infância, com apoio técnico do auditor Leonardo Silveira.

Cronograma e inscrições

Os encontros começam este mês e seguem até agosto o cronograma:
• 15 e 16 de julho: Sumé – Inscreva-se aqui
• 17 e 18 de julho: Bananeiras – Inscreva-se aqui
• 22 e 23 de julho: Campina Grande- Inscreva-se aqui
• 29 e 30 de julho: Sousa – Inscreva-se aqui
• 7 e 8 de agosto: João Pessoa – Inscreva-se aqui
• 18 e 19 de agosto: Itaporanga – Inscreva-se aqui

Os treinamentos são destinados não apenas às cidades-polo, mas também aos municípios vizinhos, que podem inscrever seus representantes pelo site do TCE-PB (www.tce.pb.gov.br).

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

João Azevêdo homenageia governador José Maranhão com o nome da Ponte do Futuro

Publicados

em

Foto: Reprodução

O governador João Azevêdo encaminhou projeto de lei à Assembleia Legislativa que denomina o complexo rodoviário que vai interligar os municípios de Santa Rita, Lucena e Cabedelo de Ponte do Futuro Governador José Targino Maranhão. A obra, já em andamento, vai melhorar toda a mobilidade urbana da Grande João Pessoa, facilitando o acesso também ao Porto de Cabedelo e ao mesmo tempo em que alivia o fluxo da BR-230.

Na mensagem, após fazer um breve retrospecto com fatos marcantes da vida do governador Zé Maranhão, o governador João Azevêdo destaca que a homenagem é um “gesto simbólico de gratidão e de reconhecimento pelo legado político e administrativo que ele deixou para os paraibanos”.

Anúncio


Nascido em Araruna, José Targino Maranhão teve longeva e sólida atividade política, afirma a mensagem, lembrando que foram quatro mandatos de deputado estadual, três mandatos de deputado federal, foi vice-governador e governador da Paraíba por três ocasiões. Faleceu quando estava no segundo mandato de senador, em 8 de fevereiro de 2021, aos 87 anos de idade.

O chefe do Executivo informa na mensagem que a Ponte do Futuro será importante obra para o desenvolvimento socioeconômico da Paraíba. Apenas a ponte tem 2,17 quilômetros de extensão sobre o Rio Paraíba e vai interligar a Praia do Jacaré, no município de Cabedelo, e a Comunidade Ribeira, no município de Santa Rita.

Além de promover mobilidade urbana, o governador João Azevêdo ressalta que a ponte faz parte de um complexo rodoviário que consolida a vocação turística do Litoral Norte e fomenta a geração de emprego e renda e implantação de condomínios logísticos e empreendimentos habitacionais.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas