Conecte-se conosco

Política

LULA diz que Congresso tem que regulamentar Redes Sociais e, se não for o caso, será o STF

Publicados

em

Pixabay/ilustração

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta quinta-feira (6), que o Congresso Nacional tem a responsabilidade de analisar a regulamentação das redes sociais. E, se não for o caso, o STF (Supremo Tribunal Federal) “vai ter que regular”. Atualmente, não há normas para a atuação das big techs no país, e o tema deve ser discutido ao longo do ano. O Executivo atua na área, com ênfase dos Ministérios da Fazenda e da Advocacia-Geral da União.

“O digital não tem lei. Os caras acham que podem fazer o que quiser, provocar, xingar, incentivar morte, incentivar promiscuidade das pessoas, e não tem nada para punir. Não é possível que um cidadão acha que pode interferir na cultura da China, do Brasil, da Rússia, da Venezuela, da Argentina. Não pode. O nosso Congresso Nacional tem responsabilidade e vai ter que colocar isso para regular. E, se não for o caso, a Suprema Corte vai ter que regular”, afirmou.

Segundo Lula, é preciso moralizar. “Todo mundo tem direito à liberdade de expressão, mas não é usar meio de comunicação para canalhice, para mentir, para fazer provocação. Não é possível. É preciso que haja seriedade. Sou daqueles que defendem a regulação. Ninguém quer proibir liberdade de expressão. Quanto mais liberdade de expressão, mais responsabilidade de expressão.”

Anúncio


A proposta de regulação das plataformas digitais começou a ser debatida em 2020 e está parada no Congresso Nacional por falta de acordo. O PL das Fake News prevê regras de uso, gestão e punições no caso de divulgação de informações falsas. O Executivo também atua na área. A medida é analisada pelo Ministério da Fazenda. Inicialmente, a ideia é a adoção de propostas legais e infralegais que visam fortalecer a regulação brasileira diante de eventuais práticas anticompetitivas das big techs, como Google, Apple, Amazon e Meta — dona do WhatsApp, Instagram e Facebook.

O objetivo, então, é evitar práticas predatórias das big techs ao limitar ou encarecer o acesso de consumidores a produtos e empresas. A proposta se baseia em regras aplicadas em outros países, como Inglaterra e Alemanha. Na ocasião, o governo apresentou a ideia inicial. Pelo texto, o Cade, vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, passa a ser o regulador da atuação das grandes empresas, que deverão cessar algumas práticas. Uma delas é a preferência de exibição de produtos vendidos na própria plataforma ou cláusulas de exclusividade.

Essas regras, segundo a proposta, seriam definidas previamente, baseadas no faturamento das empresas, relevância no mercado, dominância em números de usuários, entre outros fatores. Os critérios devem ser estruturados posteriormente em projeto de lei endereçado ao Congresso Nacional. Há diversos textos sobre o tema em tramitação no Legislativo, e a opção de utilizar uma proposta em andamento pelos parlamentares não é descartada.

Na regulamentação do tema em nações da União Europeia, as big techs foram chamadas de “gatekeepers”, em que funcionam como a porta de entrada para consumidores e empresas. Aqui, porém, o caminho adotado deverá ser outro. Isso porque integrantes da secretaria falam em modelo intermediário, com condutas prévias adaptadas ao negócio de cada uma das plataformas e com os problemas traçados pelo Cade.

O Executivo alerta sobre a necessidade de atualizar as regras sobre as condutas anticompetitivas. Nesse caso, seria possível demandar informações da atuação das big techs no digital, em caso de aquisições e fusões. Dessa forma, é possível corrigir os parâmetros para que o alvo das propostas seja apenas as grandes plataformas, com real dominância no virtual. 

R7

1/5 - (1 voto)
Anúncio


Cidades

Vereador solicita implantação de Centro Estadual de Reabilitação em Guarabira

Publicados

em

O gabinete do vereador Ramon Menezes (PSB) apresentou na sessão ordinária da última quinta-feira (18), um requerimento solicitando que seja enviado ofício ao excelentíssimo Governador do Estado da Paraíba, com pedido de implantação de um Centro Estadual de Reabilitação Físico e Intelectual na cidade de Guarabira.

De acordo com o parlamentar, a iniciativa busca ampliar a rede de atenção à saúde no município e região, garantindo melhor qualidade de vida às pessoas que necessitam de acompanhamento especializado.

O vereador agradeceu aos colegas pela aprovação em plenário do requerimento que será encaminhado ao Governo do Estado para análise e possíveis providências.

Anúncio


Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Vereador defende implantação de Policlínica Estadual em Guarabira

Publicados

em

Em sessão deliberativa realizada nesta terça-feira (16), a Câmara Municipal de Guarabira aprovou requerimento de iniciativa do gabinete do vereador Ramon Menezes, solicitando do Governo do Estado a implantação de uma Policlínica Estadual.

– O Vereador que este subscreve, com amparo no Regimento Interno, REQUER , o envio de ofício ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado da Paraíba, solicitando a implantação de uma “POLICLÍNICA ESTADUAL” em Guarabira-PB, unidade pública de saúde voltada para atendimentos de média e alta complexidade.

De acordo com o parlamentar, o requerimento se justifica pela necessidade da ampliação dos atendimentos especializados para a tender não apenas aos pacientes do município de Guarabira, mas a toda região.

Anúncio


Ramon disse ainda que irá buscar dialogar com o secretário de Saúde do Estado para reforçar o pleito, que objetiva melhorar a rede de média e alta complexidade, ofertando mais acesso à saúde.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Política

Câmara aprova requerimentos em defesa de melhorias para Guarabira; confira

Vereadora solicita duplicação da PB-073, curso de Enfermagem e melhorias no Distrito Industrial.

Publicados

em

Na sessão ordinária desta terça-feira (02), na Câmara Municipal de Guarabira, a vereadora Neide de Teotônio (PSB) apresentou três requerimentos voltados ao desenvolvimento da cidade e da região.

• Solicitou da senadora Daniela Ribeiro a destinação de emenda parlamentar para a duplicação da PB-073, no trecho que liga Guarabira a Mari/Sapé, com acesso à BR-230 (Café do Vento).

• Requereu da reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e demais órgãos da instituição a realização de estudos para viabilizar a implantação do curso de Enfermagem no Campus III, sediado em Guarabira.

Anúncio


• Solicitou da prefeita Léa Toscano a execução de serviços de urbanização e infraestrutura, como iluminação e limpeza pública, no Distrito Industrial de Guarabira.

As proposições foram aprovadas no plenário e seguem agora para apreciação e encaminhamento aos órgãos competentes.

Secom/CMG

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas