A Polícia Civil da Paraíba, por meio da 7ª Delegacia Seccional de Polícia Civil (DSPC), realizou, nessa terça-feira (11), a prisão de um homem acusado de integrar uma organização criminosa de atuação nacional e de ser o responsável por diversos homicídios na região do município de Mamanguape, que fica na Zona da Mata paraibana.
Além da prisão, também foram apreendidas uma arma, munições e um veículo clonado. No momento da prisão, o homem estava em deslocamento para realizar mais um homicídio. A Polícia Civil irá seguir com as investigações para realizar a prisão de outros envolvidos com grupos criminosos organizados da região.
A Polícia Militar apreendeu um verdadeiro arsenal e desarticulou um grupo criminoso que vinha agindo em Cabedelo, na grande João Pessoa, neste final de semana. Nove pessoas foram presas e 11 armas de fogo foram apreendidas (fotos acima e abaixo).
A ação da PM aconteceu na noite de domingo (2) na região do Jardim Gama, área que estava sendo alvo dos criminosos. Diversas unidades policiais da região metropolitana montaram um cerco no local e apreenderam pistolas, revólver, espingardas, coletes balísitcos, carregadores e farta quantidade de munição.
Anúncio
A suspeita é que o grupo iria atacar a região, algo que foi frustrado pelas tropas da PM. A ação envolveu policiais da 6a Companhia Independente, Força Regional, Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (BEPTur), e Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque).
O cerco da PM no Jardim Gama foi acompanhado pelo próprio comandante-geral da PM, o coronel Seŕgio Fonseca, que pessoalmente parabenizou a tropa.
Arsenal – De acordo com a 6a CIPM, foram apreendidas 7 pistolas, 1 revólver, 2 espingardas calibre 12 (sendo uma delas de repetição), e ainda 1 rifle. Além disso a PM apreendeu também municões, carregadores, e nove coletes balísticos.
Presos – Ainda na noite do domingo e madrugada de segunda, os criminosos presos estavam sendo oficialmente identificados. A suspeita é que eles já tenham passagem pela polícia. Algo que será confirmado. O grupo também teria feito uma vítima, que foi encaminhada para atendimento médico, situação que esta sendo apurada.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (21) um alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas em 114 cidades da Paraíba. A previsão é de que o alerta permaneça vigente até quarta-feira (22), com estimativa de precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo atingir até 50 milímetros por dia.
Além do volume de chuva, os ventos devem variar entre 40 e 60 km/h, o que demanda atenção da população. O Inmet destaca que, embora o risco seja considerado baixo, há possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas em algumas localidades.
Anúncio
Para evitar acidentes, a orientação é evitar abrigo debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, que podem ser derrubadas pelos ventos. Também é recomendado não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante as tempestades. Em caso de emergências, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
A Prefeitura de Guarabira, por meio da Secretaria de Cultura, e o Ateliê de Adriano Dias uniram forças para trazer de volta o Festival Internacional de Arte Naïf (FIAN) em sua sexta edição, em uma reunião que aconteceu na manhã desta quinta, 9. O encontro contou com a participação do secretário de cultura, Klemylsonn França, do secretário de planejamento, Dayvid Carneiro, do ouvidor geral, Elias Asfora, do coordenador de planejamento cultural e artístico, Percinaldo Toscano, e do artista, Adriano Dias.
O evento, que ocorrerá na última semana de maio de 2025 e é referência na valorização da arte naïf, reunirá artistas de todo o Brasil e de 15 países, consolidando Guarabira como um importante ponto de encontro para essa expressão artística singular. A Secretaria de Cultura assumirá a coordenação estrutural do evento, incluindo a elaboração do catálogo oficial até a recepção dos artistas participantes.
Anúncio
Em breve, será publicado o edital para a abertura das inscrições, que receberá propostas de artistas interessados em expor suas obras no festival. A expectativa é de que o VI FIAN não só celebre a arte naïf, mas também fortaleça Guarabira como um polo de cultura e turismo.