Conecte-se conosco

Saúde

Governo do Estado promove programação especial no Mês da Mulher

Publicados

em

Foto: Pixabay/ilustração

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promove diversas ações alusivas ao Mês da Mulher, com oferta de exames ginecológicos; mamografias; ampliação da vacina de HPV; inauguração de mais quatro Salas Lilás em Hospitais Regionais; rodas de conversa e webinários sobre temas relacionados à prevenção do câncer de colo de útero. Além disso, a SES desenvolve, de forma constante, políticas públicas da Rede de Atenção à Saúde Materno-Infantil, com a colocação de DIU´s na prevenção de gravidez na adolescência e ainda estão sendo reformadas e construídas diversas unidades voltadas para o público feminino, em todo estado.

Para o secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, as ações pontuais reforçam uma política pública de atenção à saúde da mulher que já é desenvolvida pela SES. “Estão em andamento obras que, juntas, somam um investimento de mais de R$ 94 milhões, com recursos do contrato de empréstimo entre Governo do Estado e o BID, por meio do Projeto AMAR. que são a construção do Hospital da Mulher e reforma e ampliação dos Hospitais Regionais de Guarabira e Itaporanga; Maternidade de Patos e Hospital Regional e Maternidade de Cajazeiras, com a ampliação da rede materno-infantil de média e alta complexidade; salas de pré-parto, parto e puerpério; de cirurgia; bloco cirúrgico; urgência; leitos e implantação de Centro de Diagnóstico por Imagem, hemodiálise, entre outros serviços voltados para a saúde da mulher”, destacou.

Dentro do Mês da Mulher, estão as ações relacionadas ao “Março Lilás” – campanha de prevenção do câncer de colo de útero – terceira causa de morte da mulher por câncer no Brasil e a segunda causa de morte das mulheres do Nordeste pela mesma doença – na Paraíba, foram registrados 12 óbitos, em 2025, e 116 no ano de 2024.

Anúncio


O Centro Especializado do Diagnóstico do Câncer (CEDC), está com uma programação voltada para a prevenção da doença, para os próximos dias 12, 14, 15 e 29 de março. No dia 12, pela manhã, ocorrem ações de cuidados com as usuárias e profissionais do serviço, com roda de conversa sobre autoestima, autocuidado, podologia e palestra sobre “Protagonismo feminino no cenário atual”. Às 15h30, terá o webinário “Prevenção ao câncer do colo de útero e a importância do exame citopatológico”. No dia 14, à tarde, haverá a roda de conversa “Compartilhando vivências e fortalecendo laços”, com as pacientes do Programa Paraíba Contra o Câncer, da Navegação Diagnóstica do CEDC.

Nos dias 15 e 29, será realizado um mutirão para a realização do exame de colposcopia com biópsia e Cirurgia de Alta Frequência (CAF), em mulheres com alteração no citológico. Elas serão encaminhadas pelos profissionais da Atenção Primária a Saúde (APS).

A ginecologista do CEDC, Juliana Cavalcante, lembra da importância da prevenção. “O exame citológico (Papanicolau) ou da citologia oncótica é usado para fazer o rastreio do câncer de colo de útero. A recomendação é que seja feito em mulheres, a partir dos 25 anos, que tenha iniciado a vida sexual, já que o vírus HPV é transmitido nas relações sexuais. Identificado pela enfermeira ou médico coletador, a paciente deve ser encaminhada para exames específicos para HPV ou para uma colposcopia, onde é identificada diretamente a lesão em colo e paredes vaginais. O exame citológico é feito nos postos de saúde”, explicou.

A médica disse ainda que o HPV quando adquirido não apresenta nenhum sintoma. Já o câncer de colo de útero pode ter sintomas como dores na relação, sangramento, sensação de peso, inchaço no ventre, além dos clássicos sintomas de câncer, como emagrecimento sem causa aparente, falta de energia e fraqueza.

No Mês da Mulher, o CEDC também ofertará 50 mamografias, por dia, por demanda espontânea (a mulher vai direto no serviço, sem a necessidade de encaminhamento pelas UBS), para toda mulher, a partir dos 40 anos, que tenha feito o exame há um ano, no mínimo.

O Núcleo de Imunização da SES, junto com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), ainda dentro do Março Lilás, realizará uma busca ativa de jovens com idade entre 15 e 19 anos, para tomarem a vacina contra o HPV, a partir do próximo dia 17. A ação ocorrerá, simultaneamente, nos 223 municípios, por um período de três meses.

Salas Lilás – Neste mês de março, serão inauguradas quatro Salas Lilás – espaço reservado para atendimento especializado e humanizado às mulheres vítimas de violência física e sexual – nos Hospitais Regionais de Guarabira, Monteiro, Queimadas e Sousa. Com essas, somam oito salas. As outras quatro funcionam nas Maternidades Frei Damião e Instituto Cândida Vargas, na capital; Peregrino Filho (Patos) e no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), em Campina Grande.

Dentro da Rede de Atenção à Saúde Materno-Infantil, foram qualificados enfermeiros da Atenção Primária à Saúde, para inserção de DIUs com o objetivo de promover o planejamento familiar e a prevenção de gestações não planejadas em adolescentes e mulheres em idade fértil.

Programa Opera Paraíba – De janeiro de 2024 a janeiro de 2025, o Programa Opera PB, em parceria com o PB Contra o Câncer, realizou 8.178 cirurgias eletivas (histerectomia, tratamento de endometriose, miomectomia, mama, mastectomia e redução de mama, entre outras), em mulheres. Do total de 8.178 cirurgias ginecológicas e de mama, 7.570 foram, em 2024 e 608, em 2025. Dentro dessas cirurgias, a SES está expandindo os procedimentos voltados para o tratamento da endometriose, redução de mama e mastectomia.

Secom

Rate this post
Anúncio


Saúde

Odontologia hospitalar melhora recuperação de pacientes e reduz tempo de internação no Trauma-JP

Publicados

em

Os cuidados diários com a saúde bucal fazem parta da rotina de grande da população mas, dentro das unidades hospitalares, muitas pessoas estão impossibilitadas de realizá-los. Nesse sentido, a odontologia hospitalar faz parte do cotidiano de quem está internado no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, unidade do Governo da Paraíba em João Pessoa, atuando em diversas áreas do complexo.

Com uma equipe composta por 23 cirurgiões-dentistas, o serviço atua de forma contínua nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e enfermarias, garantindo a prevenção de infecções bucais, o apoio à recuperação clínica e a promoção da saúde integral de quem recebe atendimento.

Para o diretor-geral do Hospital de Trauma, Laecio Bragante, a presença desses profissionais nas UTIs e enfermarias reflete o compromisso da instituição com uma assistência multidisciplinar, técnica e humanizada. “Nossos cirurgiões-dentistas têm um papel fundamental dentro da rotina hospitalar, atuando na prevenção de infecções, no alívio do desconforto e na promoção da saúde como um todo, bem como garantindo a dignidade de cada pessoa assistida”, ressaltou.

Anúncio


Segundo o coordenador da Odontologia Hospitalar, Alessandro Elery, a média mensal de atendimentos é de 1.500 procedimentos, números que refletem dedicação, técnica e compromisso com a vida. “Costumo dizer que a Odontologia Hospitalar trabalha fazendo a adequação do meio bucal, ou seja, buscamos corrigir tudo o que está inadequado à medida que o internado precisa. Nosso objetivo é restabelecer o equilíbrio da cavidade oral para que ela não se torne um foco de infecção e, assim, contribuir para a recuperação sistêmica”, destacou.

Usuário do serviço, Fernando Lira precisou dos cuidados da equipe e ficou surpreso com o atendimento. “Eu não imaginava que o dentista tivesse um papel tão importante dentro do hospital. Durante o tempo que fiquei internado, eles cuidaram da minha boca com muita atenção, e isso fez toda a diferença. O desconforto que eu sentia diminuiu e percebi que até a respiração melhorou. É um cuidado que vai além do físico é um gesto de carinho e respeito”, contou.

A Odontologia Hospitalar do Hospital de Trauma é responsável por diagnosticar, prevenir e tratar alterações bucais que, se não tratadas, podem gerar infecções graves, como a pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV). Entre os procedimentos realizados estão a remoção de aparelhos e próteses dentárias, raspagem de cálculo dental, suturas, higiene oral com solução de clorexidina, além de tratamentos com laser de baixa potência, que auxiliam na cicatrização, aliviam a dor e promovem mais conforto aos internados.

Essas ações refletem diretamente em resultados clínicos importantes: redução do tempo de internação, diminuição do uso de medicamentos e melhoria na recuperação global de quem recebe o atendimento.

Secom-PB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Saúde

Paraíba aplica mais de 46,5 mil doses de vacina contra o sarampo e HPV

A Campanha Nacional de Multivacinação, segue até o próximo dia 31 de outubro.

Publicados

em

Foto: Secom-PB

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu, neste sábado (18), o Dia D de Multivacinação com foco na proteção contra o Sarampo e HPV. A ação, que se estendeu por todo o estado – em 909 postos de vacinação – aplicou 46.536 doses, sendo 9.138 doses para sarampo; 3.079 doses para HPV e 34.319 doses para as demais vacinas preconizadas no Calendário Nacional de Vacinação. A abertura oficial foi realizada no Mercado Público de Queimadas, no Agreste paraibano. A Campanha Nacional de Multivacinação é uma ação do Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, e tem como lema “Vacinar é cuidar de quem você ama – Vacinar é a nossa força”.  

Os cinco municípios que mais vacinaram neste Dia D foram: João Pessoa (8.155 doses); Santa Rita (2.309 doses); Mamanguape (1.345 doses); Bayeux (1.303 doses) e Sousa (1.232 doses). 

Na abertura do evento, o governador em exercício Lucas Ribeiro destacou a união de esforços para ampliar a vacinação em todo o estado. “Neste Dia D reforçamos o esforço conjunto entre o Governo da Paraíba, o Governo Federal e os municípios para ampliar a cobertura vacinal. A vacina sempre foi um gesto de amor, de cuidado e de responsabilidade”, afirmou. 

Anúncio


O secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, lembrou que – com o Dia D de hoje – já foram realizados cinco este ano. “Com essas ações – somente em 2025 – foram mais de 200 mil doses aplicadas em todo estado. A Paraíba é referência no país e a gente agradece o apoio de todos os municípios, do Cosems e de toda equipe da SES. Vamos juntos proteger a população contra as doenças imunopreveníveis – podem ser evitadas através da vacinação”, disse.  

Para o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, a parceria entre o governo federal e o governo estadual faz toda a diferença no resultado das campanhas. “Com isso, quem ganha é o povo paraibano e essa mobilização é fundamental porque vacina protege; vacina previne; vacina é um ato de cuidado”, pontuou. 

A manicure Carla Gomes Maciel, 25, moradora da cidade de Queimadas, aproveitou o “Dia D” de Multivacinação para atualizar sua caderneta de vacinação. “Tomei as vacinas contra o sarampo e a gripe – influenza. Esse movimento é muito importante porque a saúde é o bem mais valioso da nossa vida”, declarou.

Durante o evento, a população de Queimadas também pôde contar com serviços de saúde e cidadania, como coleta móvel de sangue do Hemocentro, odontomóvel, aferição de pressão arterial, glicemia e tipagem sanguínea. A programação contou ainda com atividades voltadas às crianças, incluindo distribuição de lanches, pipoca, algodão-doce, brinquedos e apresentações culturais.  

O taxista Derly Teles da Silva, 41, também morador de Queimadas, aproveitou para doar sangue no veículo de coleta itinerante do Hemocentro da Paraíba. Ele é doador. “Doar sangue é um ato de carinho e de amor ao próximo. Todo ano eu faço a doação duas ou três vezes. Toda vez penso que, naquele momento, tem muita gente precisando e que o meu ato vai salvar vidas. E hoje foi um dia especial porque, geralmente, eu saio do meu município para fazer a doação em Campina Grande. Mas, dessa vez, fiz em casa. Muito boa essa ação”, elogiou.   

A ação, que teve como foco a atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos, faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação, que segue até o próximo dia 31 de outubro.

Fonte: Secom/GOVPB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Saúde

Saúde promove Dia D de multivacinação para crianças e adolescentes na Paraíba neste sábado

Publicados

em

O Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, realiza neste sábado (18) o Dia D nacional de multivacinação para atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A iniciativa integra a Campanha Nacional de Multivacinação, que segue até 31 de outubro, estrelada por Xuxa Meneghel e tem como lema: “Vacinar é cuidar de quem você ama — Vacinar é a nossa força”. Para reforçar a vacinação, a Paraíba recebeu 639,4 mil doses de vacinas. 

No Dia D, mais de 30 mil salas de vacinação estarão abertas em todo o país para atender o público. Em Queimadas (PB), o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, participa da abertura do Dia D, que acontece no Mercado Público do município. Outros representantes da pasta também participam, simultaneamente, em estados como Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo, além do Distrito Federal.    

Mais de 15 vacinas serão ofertadas gratuitamente, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Para atualizar a caderneta, basta que pais e responsáveis levem as crianças e adolescentes a uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Ao todo, 22 milhões de doses foram distribuídas para todo o país.  

Anúncio


Para facilitar o acesso à informação, pais e responsáveis podem acompanhar a situação vacinal das crianças e adolescentes pelo aplicativo Meu SUS Digital, que disponibiliza alertas sobre próximas doses, lembretes e atualizações em tempo real. O sistema também permite verificar quais vacinas já foram aplicadas e quais ainda estão pendentes. 

O Ministério da Saúde também está garantindo a imunização contra sarampo e febre amarela para pessoas de até 59 anos. No caso da febre amarela, a vacinação será priorizada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. A campanha segue até 31 de outubro. 

Entre as principais estratégias estão o apoio técnico a estados e municípios, a manutenção do status de eliminação da poliomielite e do sarampo, o combate à hesitação vacinal e o reforço no monitoramento da segurança das vacinas. 

Onde ir para vacinar? 

No Dia D, mais de 30 mil salas de vacinação estarão abertas em todo o país. Para atualizar a caderneta, basta levar crianças e adolescentes à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e conferir os pontos de vacinação disponíveis na sua cidade. 

Quais vacinas tomar? 

A ação é voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos. Durante o Dia D e ao longo da campanha, que vai até 31 de outubro, todas essas vacinas estarão disponíveis: 

  • BCG 
  • DTP 
  • Febre amarela 
  • Hepatite A 
  • Hepatite B 
  • HPV 
  • Influenza 
  • Meningocócica ACWY 
  • Meningocócica C 
  • Penta (DTP/Hib/HB) 
  • Pneumocócica 10-valente (conjugada) 
  • Polio VIP 
  • Rotavírus 
  • Tríplice viral D1 (sarampo, caxumba e rubéola) 
  • Tríplice viral D2 (sarampo, caxumba e rubéola) 
  • Varicela 

Ministério da Saúde via PB Agora

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas