Conecte-se conosco

Paraíba

Mais de 40 mil pessoas têm autismo na Paraíba, aponta IBGE

Publicados

em

Foto: Pixabay

Na Paraíba, 46.560 pessoas têm autismo, segundo dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A quantidade equivale a 1,2% da população do estado.

De acordo com a pesquisa do IBGE, do total, 28.865 das pessoas com autismo são homens e 17.695 são mulheres, sendo a maior parte diagnosticada adolescentes e crianças dos cinco aos nove anos.

Anúncio


De acordo com Simone Jordão, presidente da Funad (Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência), localizada em João Pessoa, os dados identificados pela pesquisa mostram a necessidade da criação de mais serviços públicos voltados à população autista.

“É super importante o censo do IBGE identificar essas pessoas para que as políticas públicas sejam mais assertivas em relação a esse segmento populacional. Nós sabemos que é um número crescente de pessoas autistas, e é bom considerar que isso [a pesquisa] é uma amostragem, nem todas as pessoas foram pesquisadas”, afirma Simone.

Serviços para pessoas com autismo

Segundo Simone Jordão, na Funad, atualmente mais de 800 pessoas com autismo recebem atendimento na organização. A presidente explica que mesmo sem um diagnóstico prévio, é possível marcar uma consulta, momento em que o paciente passa por uma avaliação. Simone destaca ainda a importância de um acompanhamento precoce para que o tratamento avance de forma mais rápida.

“O acesso [ao atendimento] acontece a partir do diagnóstico dessas pessoas. Independente de elas terem um diagnóstico externo, elas passam também por uma avaliação. A gente tá tentando priorizar as crianças abaixo dos três anos de idade ou até nove anos de idade, que chegam na instituição. […] Quanto mais acesso [ao tratamento] essa criança tem, mais precocemente ela pode superar os obstáculos impostos pela deficiência” disse Simone.

Na fundação, os pacientes podem ter acesso à terapias ocupacionais, atividades voltadas para a arte e o esporte, além de se formar em cursos profissionalizantes para pessoas com autismo. Lá, também é disponibilizado um programa de atendimento para dar suporte para mães de pessoas autistas.

O acesso aos serviços da Funad pode ser feito através do link disponibilizado pela organização, que explica o passo a passo para agendar consulta ou para emitir a carteira de identificação da pessoa autista, que garante benefícios e prioridade em serviços.

G1 Paraíba

Rate this post
Anúncio


Paraíba

Lucas Ribeiro visita e inaugura obras no Brejo e Agreste ao lado de João Azevêdo em mais um dia de Orçamento Democrático

O roteiro incluiu os municípios de Remígio, Areia, Alagoa Nova, São Sebastião de Lagoa de Roça e Pocinhos.

Publicados

em

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, cumpriu, nesta quinta-feira (5), ao lado do governador João Azevêdo, uma extensa agenda de compromissos institucionais no Brejo e Agreste. O roteiro incluiu os municípios de Remígio, Areia, Alagoa Nova, São Sebastião de Lagoa de Roça e Pocinhos. Além dos investimentos em infraestrutura, educação e segurança hídrica, os gestores realizaram a plenária do Orçamento Democrático da região em Pocinhos.

Entre as entregas realizadas, foi inaugurada a Creche Terezinha de Jesus Pereira, em Pocinhos, construída através do programa ‘Paraíba Primeira Infância’, com recursos superiores a R$ 1,1 milhão. O equipamento educacional vai atender até 100 crianças. O município também sediou a plenária do Orçamento Democrático Estadual da região.

Anúncio


Ao longo do dia, João Azevêdo e Lucas Ribeiro assinaram a ordem de serviço para a ampliação e melhoria das redes de abastecimento de água das cidades de Remígio, Esperança e Arara. Também inspecionaram as obras de implantação e pavimentação da rodovia PB-087, em Areia, a expansão da rede de abastecimento de água no distrito de São Tomé, em Alagoa Nova, e uma visita técnica às obras de implantação e pavimentação de rodovia de acesso ao município de São Sebastião de Lagoa de Roça.

Para o vice-governador, Lucas Ribeiro, os investimentos representam o compromisso da gestão estadual com todas as regiões da Paraíba. “Hoje foi mais um dia de muitas entregas e vistorias, que mostram a força de um governo que trabalha de forma planejada, responsável e com um olhar sensível para as necessidades da população. São obras que trazem desenvolvimento, inclusão e mais qualidade de vida. E continuamos com o canal aberto com o povo para planejar o futuro do nosso estado”, afirmou.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Paraíba

Religião de matriz indígena ganha reconhecimento legal como patrimônio na Paraíba

Publicados

em

Foto: Assessoria

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, em 3 de junho de 2025, o Projeto de Lei nº 3.738/2025, de autoria da deputada estadual Cida Ramos (PT), que reconhece a Jurema Sagrada como patrimônio cultural imaterial do estado. A proposta visa valorizar essa manifestação religiosa de origem indígena, amplamente praticada no Nordeste brasileiro.

A Jurema Sagrada, assim como outras religiões de matriz indígena e afro-brasileira, possui uma espiritualidade rica e multifacetada, utilizando elementos da natureza em seus rituais. A prática é parte fundamental da identidade cultural e histórica de diversos grupos, incluindo povos indígenas e comunidades tradicionais.

Anúncio


Durante a sessão, Cida Ramos destacou a importância do respeito à diversidade religiosa e cultural:

“Eu sou católica, mas quero dizer que a Jurema faz parte da existência indígena, faz parte de vários grupos que não são só os indígenas, e que nós devemos, sim, respeitar. A gente pode até não aderir, mas tem que respeitar as expressões e manifestações culturais e religiosas que se constituíram ao longo da formação social desse nosso país tão diverso e tão rico. O Deus é um, único”, afirmou a parlamentar.

Com a aprovação, a Paraíba dá um passo significativo no reconhecimento e preservação de suas tradições ancestrais, reforçando o compromisso com a diversidade e a liberdade religiosa. O projeto segue agora para sanção do governador João Azevêdo (PSB).

“Qualquer fé e qualquer expressão cultural é no sentido de fortalecer espírito e alma. O respeito é bom e o reconhecimento é ainda melhor. Meu projeto vai nesse sentido”, concluiu Cida Ramos.

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Sudema divulga programação da Semana do Meio Ambiente, que terá abertura oficial nesta segunda-feira (2)

Publicados

em

Uma semana de debates, reflexão, educação e ação ambiental em diversas regiões do estado. Assim será a Semana do Meio Ambiente, que teve a programação oficial divulgada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). As atividades ocorrem a partir da próxima segunda-feira (2), quando será realizada a abertura oficial às 9h no Jardim Botânico Benjamin Maranhão. Até o dia 6 de junho, ainda acontecerão palestras, exposições, ações educativas e distribuição de mudas.

“A Semana do Meio Ambiente é um momento estratégico para ampliar o diálogo com a população e levar conhecimento sobre temas que afetam diretamente a nossa qualidade de vida. Este ano, queremos mostrar que o combate à poluição depende de escolhas conscientes no dia a dia, e que ações simples podem gerar grandes mudanças”, afirmou o superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti.

Anúncio


No decorrer da semana, a programação vai percorrer ainda as cidades de Sousa e Monteiro. No Sertão do estado a atividade acontece na terça-feira (3) no Monumento Natural Vale dos Dinossauros. Já na quarta-feira (4) as equipes estarão no Cariri, com ações referentes ao programa Nascente Viva, de preservação e recuperação de matas ciliares. Na quinta-feira (5), as atividades acontecem na UFPB, com palestra do professor Dr. Eduardo de Lima e lançamento do e-book “Casos emblemáticos da Sudema”. O encerramento será na PBTur, com palestra da professora Dra. Monica Pereira e oficina com estudantes do projeto #rECIcla.

De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental da Sudema, Lívia Cavalcante, a edição de 2025 tem também o compromisso de trazer informações sobre os prejuízos da poluição com o plástico. “Esse é o tema da campanha este ano justamente por ser visível uma realidade cada vez mais preocupante dos problemas causados pelo uso excessivo do plástico e pelo descarte incorreto deste e de outros tipos de materiais. É, portanto, mais uma oportunidade para incentivarmos o uso consciente e criar um compromisso coletivo com a destinação dos nossos resíduos”, explicou.

A Semana do Meio Ambiente na Paraíba é uma iniciativa da Sudema com o intuito de incentivar a preservação ambiental e a sustentabilidade. A celebração foi criada no Brasil em 1981, inspirada no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente em cinco de junho. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas em 1972.

Confira a programação completa:

2 de junho (segunda-feira)

  • Solenidade oficial de abertura com parceiros
  • Acolhimento realizado por 100 estudantes protagonistas, por meio da Secretaria de Educação;
  • Distribuição de mudas;
  • Atividades educativas no Viveiro Educador;
  • Distribuição de composto orgânico da Empasa e Empaer;
  • Exposição da Associação Paraibana dos Orquidófilos;
  • Van educativa da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa);
  • Exposição de animais taxidermizados do Batalhão da Polícia Militar Ambiental;
  • Coleta de eletrônicos e exposição do museu de resíduos eletrônicos do projeto Semear;
  • Exposição“Vivência artística que une observação de aves e pintura em aquarela”, com Pedro Callado;
  • Exposição “Do Descarte à transformação” sobre práticas sustentáveis envolvendo aproveitamento integral de alimentos, arte, economia criativa e circular pelo TJPB;
  • Coleta de tampas plásticas e exposição de peças produzidas com materiais reaproveitados pelo projeto Tampa Solidária;
  • Atividades lúdicas de educação ambiental e apresentação de pesquisas voltadas à redução da poluição por plásticos do projeto Mares Sem Plástico;
  • Oficina “Peixe-boi e Cia.”, com foco em educação ambiental e conservação da fauna marinha da Fundação Mamíferos Aquáticos;
  • Exposição de peças educativas sobre os recifes artificiais com o projeto PREAMAR;
  • Exposição de maquete de reúso de água, coleções de solos, geotintas, forragens nativas, animais empalhados e material didático para promover educação ambiental e soluções sustentáveis no Semiárido pelo Instituto Nacional do Semiárido.

Horário: 9h – 12h

Local: Jardim Botânico Benjamin Maranhão – João Pessoa

Público-alvo: Aberto ao público geral

3 de junho (terça-feira)

  • Oficina: Um dia de paleontólogo (Nessa oficina os participantes irão assumir o papel de paleontólogos, guiados em um processo controlado de escavação).
  • Oficina: Expedição ao Cretáceo (Caminhada guiada pelo sítio paleontológico, com abordagem lúdica e educativa sobre a fauna do período Cretáceo e os fósseis da região;).
  • Palestra: “Patrimônio e Educação Ambiental Consciente no Vale dos Dinossauros” com o Prof. Francisco Tibério Felismino de Araújo.

Horário: 9h – 16h30

Local: Monumento Natural Vale dos Dinossauros – Sousa

Público-alvo: Estudantes do ensino fundamental e médio da região

4 de junho (quarta-feira)

  • Visita técnica do projeto Nascente Viva com alunos de escola pública;

Horário: 9h – 16h

Local: Leito do Rio Paraíba – Monteiro

Público-alvo: Comunidade da ECIT José Leite de Souza

5 de junho (quinta-feira)

  • Palestra de abertura: “Novas tecnologias e metodologias nas pesquisas ambientais” com o Prof. Dr. Eduardo de Lima;
  • Lançamento do e-book “Casos Emblemáticos da Sudema”;
  • Exposição artística: “Vivência artística que une observação de aves e pintura em aquarela”, com Pedro Callado.

–         Realização da 1ª Etapa Estadual da Olimpíada do Meio Ambiente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em todo o Estado.

Horário: 9h – 12h.

Local: Auditório de Geografia (CCSA) – UFPB, Campus I

Público-alvo: Comunidade acadêmica e servidores da Sudema

6 de junho (sexta-feira)

  • Peça Teatral: Cia TremBão e AESA
  • Palestra: “A importância da Educação Ambiental no contexto das mudanças climáticas” da Prof.ᵃ Dr.ᵃ Monica Maria Pereira da Silva;
  • Oficina interativa com o projeto #rECICLa: Educação Ambiental começa na base!;
  • Exposição artística: “Vivência artística que une observação de aves e pintura em aquarela”, com Pedro Callado.

Horário: 9h – 12h.

Local: PBTur (Av. Alm. Tamandaré, 100 – Tambaú, João Pessoa – PB, 58039-010)

Público-alvo: Comunidade da Escola Estadual Silvio Porto

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas