Uma semana de debates, reflexão, educação e ação ambiental em diversas regiões do estado. Assim será a Semana do Meio Ambiente, que teve a programação oficial divulgada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). As atividades ocorrem a partir da próxima segunda-feira (2), quando será realizada a abertura oficial às 9h no Jardim Botânico Benjamin Maranhão. Até o dia 6 de junho, ainda acontecerão palestras, exposições, ações educativas e distribuição de mudas.
“A Semana do Meio Ambiente é um momento estratégico para ampliar o diálogo com a população e levar conhecimento sobre temas que afetam diretamente a nossa qualidade de vida. Este ano, queremos mostrar que o combate à poluição depende de escolhas conscientes no dia a dia, e que ações simples podem gerar grandes mudanças”, afirmou o superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti.
Anúncio
No decorrer da semana, a programação vai percorrer ainda as cidades de Sousa e Monteiro. No Sertão do estado a atividade acontece na terça-feira (3) no Monumento Natural Vale dos Dinossauros. Já na quarta-feira (4) as equipes estarão no Cariri, com ações referentes ao programa Nascente Viva, de preservação e recuperação de matas ciliares. Na quinta-feira (5), as atividades acontecem na UFPB, com palestra do professor Dr. Eduardo de Lima e lançamento do e-book “Casos emblemáticos da Sudema”. O encerramento será na PBTur, com palestra da professora Dra. Monica Pereira e oficina com estudantes do projeto #rECIcla.
De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental da Sudema, Lívia Cavalcante, a edição de 2025 tem também o compromisso de trazer informações sobre os prejuízos da poluição com o plástico. “Esse é o tema da campanha este ano justamente por ser visível uma realidade cada vez mais preocupante dos problemas causados pelo uso excessivo do plástico e pelo descarte incorreto deste e de outros tipos de materiais. É, portanto, mais uma oportunidade para incentivarmos o uso consciente e criar um compromisso coletivo com a destinação dos nossos resíduos”, explicou.
A Semana do Meio Ambiente na Paraíba é uma iniciativa da Sudema com o intuito de incentivar a preservação ambiental e a sustentabilidade. A celebração foi criada no Brasil em 1981, inspirada no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente em cinco de junho. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas em 1972.
Confira a programação completa:
2 de junho (segunda-feira)
Solenidade oficial de abertura com parceiros
Acolhimento realizado por 100 estudantes protagonistas, por meio da Secretaria de Educação;
Distribuição de mudas;
Atividades educativas no Viveiro Educador;
Distribuição de composto orgânico da Empasa e Empaer;
Exposição da Associação Paraibana dos Orquidófilos;
Van educativa da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa);
Exposição de animais taxidermizados do Batalhão da Polícia Militar Ambiental;
Coleta de eletrônicos e exposição do museu de resíduos eletrônicos do projeto Semear;
Exposição“Vivência artística que une observação de aves e pintura em aquarela”, com Pedro Callado;
Exposição “Do Descarte à transformação” sobre práticas sustentáveis envolvendo aproveitamento integral de alimentos, arte, economia criativa e circular pelo TJPB;
Coleta de tampas plásticas e exposição de peças produzidas com materiais reaproveitados pelo projeto Tampa Solidária;
Atividades lúdicas de educação ambiental e apresentação de pesquisas voltadas à redução da poluição por plásticos do projeto Mares Sem Plástico;
Oficina “Peixe-boi e Cia.”, com foco em educação ambiental e conservação da fauna marinha da Fundação Mamíferos Aquáticos;
Exposição de peças educativas sobre os recifes artificiais com o projeto PREAMAR;
Exposição de maquete de reúso de água, coleções de solos, geotintas, forragens nativas, animais empalhados e material didático para promover educação ambiental e soluções sustentáveis no Semiárido pelo Instituto Nacional do Semiárido.
Horário: 9h – 12h
Local: Jardim Botânico Benjamin Maranhão – João Pessoa
Público-alvo: Aberto ao público geral
3 de junho (terça-feira)
Oficina: Um dia de paleontólogo (Nessa oficina os participantes irão assumir o papel de paleontólogos, guiados em um processo controlado de escavação).
Oficina: Expedição ao Cretáceo (Caminhada guiada pelo sítio paleontológico, com abordagem lúdica e educativa sobre a fauna do período Cretáceo e os fósseis da região;).
Palestra: “Patrimônio e Educação Ambiental Consciente no Vale dos Dinossauros” com o Prof. Francisco Tibério Felismino de Araújo.
Horário: 9h – 16h30
Local: Monumento Natural Vale dos Dinossauros – Sousa
Público-alvo: Estudantes do ensino fundamental e médio da região
4 de junho (quarta-feira)
Visita técnica do projeto Nascente Viva com alunos de escola pública;
Horário: 9h – 16h
Local: Leito do Rio Paraíba – Monteiro
Público-alvo: Comunidade da ECIT José Leite de Souza
5 de junho (quinta-feira)
Palestra de abertura: “Novas tecnologias e metodologias nas pesquisas ambientais” com o Prof. Dr. Eduardo de Lima;
Lançamento do e-book “Casos Emblemáticos da Sudema”;
Exposição artística: “Vivência artística que une observação de aves e pintura em aquarela”, com Pedro Callado.
– Realização da 1ª Etapa Estadual da Olimpíada do Meio Ambiente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em todo o Estado.
Horário: 9h – 12h.
Local: Auditório de Geografia (CCSA) – UFPB, Campus I
Público-alvo: Comunidade acadêmica e servidores da Sudema
6 de junho (sexta-feira)
Peça Teatral: Cia TremBão e AESA
Palestra: “A importância da Educação Ambiental no contexto das mudanças climáticas” da Prof.ᵃ Dr.ᵃ Monica Maria Pereira da Silva;
Oficina interativa com o projeto #rECICLa: Educação Ambiental começa na base!;
Exposição artística: “Vivência artística que une observação de aves e pintura em aquarela”, com Pedro Callado.
A partir do dia 1 de julho a cidade de Guarabira passará a contar com uma nova faixa de Códigos de Endereçamento Postal (CEP’s), abrangendo todos os logradouros da zona urbana do município. O processo de conclusão foi informado pelos Correios à Prefeitura de Guarabira na última quarta-feira, 18.
O CEP atual (58200-000) estará sendo substituído por novos números, com mudanças que vão melhorar a organização e a eficiência dos serviços postais e encomendas. As avenidas, ruas, praças, vilas e travessas agora estão organizadas dentro da faixa de 58200-000 a 58207-999. A atualização vem acontecendo em muitas cidades brasileiras e tem como objetivo aprimorar os serviços postais e facilitar a localização de endereços para entrega de correspondências. Durante um período de adaptação de seis meses, tanto o CEP geral antigo quanto os novos serão aceitos, permitindo ajustes necessários para a população, os Correios e a Prefeitura.
Anúncio
“Esse foi um trabalho de parceria entre a equipe técnica da Seção de Gestão e Planejamento da Distribuição (SGPD) dos Correios e da Secretaria de Planejamento de Guarabira, buscando não só modernizar os serviços postais da cidade como também deixar mais fácil para os munícipes enviarem encomendas e realizar o cadastro correto de seu endereço. Essa mudança demostra o quanto Guarabira cresceu e fico feliz como Prefeita de Guarabira participar desse momento de reconhecimento do nosso crescimento e agora até para realizar um simples cadastro em sistema integrado com o novo CEP não haverá mais erro quanto a rua e o bairro da cidade o que acontecia muito em um CEP único para todo o município.”, destacou a prefeita Léa Toscano.
De acordo com a Superintendência Estadual dos Correios na Paraíba foram mapeados os 31 bairros do município e cadastrados aproximadamente 840 logradouros municipais e a partir do dia 30 de junho, os respectivos CEPs serão disponibilizados ao público no portal dos Correios, por meio do link [Busca CEP](https://buscacepinter.correios.com.br/app/endereco/index.php).
A Prefeitura informa ainda que a agência dos Correios em Guarabira também disponibilizará uma lista impressa com os logradouros e seus respectivos CEPs, e que este é um processo contínuo, sujeito a atualizações e melhorias, principalmente nesses meses iniciais.
COMO PESQUISAR: Para encontrar o número do novo CEP, a partir do dia 30 de junho de 2025 siga o passo a passo abaixo: 1. Acesse o site oficial dos Correios: www.correios.com.br 2. Na página inicial, clique na opção “Buscar CEP”.3. Escolha a cidade e insira o nome de sua rua no campo de pesquisa. 4. O CEP correspondente aparecerá para você!
A Secretaria de Cultura e Turismo de Guarabira, realizou a Audiência Pública sobre a Lei Aldir Blanc 2 – Ciclo 2, nesta terça, 17. O encontro aconteceu na Câmara Municipal e reuniu artistas, fazedores de cultura, representantes de coletivos, entidades e empresas do setor para discutir e aprovar, de forma participativa, o Plano de Aplicação de Recursos (PAR 2024) no âmbito da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
A atividade, realizada em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais, marcou o desdobramento direto da segunda reunião ordinária do Conselho, realizada no último dia 11 de junho, no Teatro Municipal Geraldo Alverga. Na ocasião, conselheiros e convidados debateram as diretrizes que norteiam o plano, com foco no fortalecimento da produção artística local, na inclusão de comunidades periféricas e rurais, e no estímulo à diversidade cultural.
Anúncio
Com a presença de representantes da sociedade civil e do poder público, a audiência desta terça reforçou a proposta de gestão democrática e colaborativa dos recursos culturais.
A partir desta quarta-feira (18), quem desembarcar nos aeroportos de João Pessoa e Campina Grande será recepcionado de uma forma para lá de especial: ao som do autêntico forró pé de serra e com apresentações de quadrilheiros. A iniciativa, promovida pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e a Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), em parceria com a Aena Brasil, responsável pela administração dos aeroportos, busca proporcionar uma recepção calorosa e envolvente aos turistas que visitam o estado. A ação seguirá de forma contínua até o dia 22 de junho, criando um ambiente festivo e celebrando a cultura local.
Segundo o presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, o forró pé de serra é uma das expressões culturais mais autênticas e vibrantes do Nordeste brasileiro. Integrá-lo à recepção dos turistas nos aeroportos é mais do que uma iniciativa festiva; é um convite para que os visitantes mergulhem na riqueza cultural da Paraíba, desde o primeiro instante. “Queremos que cada pessoa que desembarca sinta-se imediatamente acolhida, percebendo que aqui a cultura pulsa forte e o turismo vai além da contemplação, ele é vivido”.
Anúncio
Para a secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, essa ação alia criatividade e identidade cultural para transformar a chegada dos visitantes em uma experiência verdadeiramente memorável. “Investir no turismo significa valorizar nossas tradições e criar atmosferas que aproximem os turistas do que há de mais genuíno em nosso estado. Além disso, a parceria com a Aena Brasil demonstra a força da colaboração entre os setores público e privado na construção de iniciativas que impulsionam a economia, reforçam a identidade regional e tornam a Paraíba um destino ainda mais encantador e acolhedor”, comentou.