Conecte-se conosco

Paraíba

Religião de matriz indígena ganha reconhecimento legal como patrimônio na Paraíba

Publicados

em

Foto: Assessoria

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, em 3 de junho de 2025, o Projeto de Lei nº 3.738/2025, de autoria da deputada estadual Cida Ramos (PT), que reconhece a Jurema Sagrada como patrimônio cultural imaterial do estado. A proposta visa valorizar essa manifestação religiosa de origem indígena, amplamente praticada no Nordeste brasileiro.

A Jurema Sagrada, assim como outras religiões de matriz indígena e afro-brasileira, possui uma espiritualidade rica e multifacetada, utilizando elementos da natureza em seus rituais. A prática é parte fundamental da identidade cultural e histórica de diversos grupos, incluindo povos indígenas e comunidades tradicionais.

Anúncio


Durante a sessão, Cida Ramos destacou a importância do respeito à diversidade religiosa e cultural:

“Eu sou católica, mas quero dizer que a Jurema faz parte da existência indígena, faz parte de vários grupos que não são só os indígenas, e que nós devemos, sim, respeitar. A gente pode até não aderir, mas tem que respeitar as expressões e manifestações culturais e religiosas que se constituíram ao longo da formação social desse nosso país tão diverso e tão rico. O Deus é um, único”, afirmou a parlamentar.

Com a aprovação, a Paraíba dá um passo significativo no reconhecimento e preservação de suas tradições ancestrais, reforçando o compromisso com a diversidade e a liberdade religiosa. O projeto segue agora para sanção do governador João Azevêdo (PSB).

“Qualquer fé e qualquer expressão cultural é no sentido de fortalecer espírito e alma. O respeito é bom e o reconhecimento é ainda melhor. Meu projeto vai nesse sentido”, concluiu Cida Ramos.

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Paraíba

Em clima de São João: ações nos aeroportos promovem festejos juninos

Publicados

em

A partir desta quarta-feira (18), quem desembarcar nos aeroportos de João Pessoa e Campina Grande será recepcionado de uma forma para lá de especial: ao som do autêntico forró pé de serra e com apresentações de quadrilheiros. A iniciativa, promovida pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e a Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), em parceria com a Aena Brasil, responsável pela administração dos aeroportos, busca proporcionar uma recepção calorosa e envolvente aos turistas que visitam o estado. A ação seguirá de forma contínua até o dia 22 de junho, criando um ambiente festivo e celebrando a cultura local.

Segundo o presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, o forró pé de serra é uma das expressões culturais mais autênticas e vibrantes do Nordeste brasileiro. Integrá-lo à recepção dos turistas nos aeroportos é mais do que uma iniciativa festiva; é um convite para que os visitantes mergulhem na riqueza cultural da Paraíba, desde o primeiro instante. “Queremos que cada pessoa que desembarca sinta-se imediatamente acolhida, percebendo que aqui a cultura pulsa forte e o turismo vai além da contemplação, ele é vivido”.

Anúncio


Para a secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, essa ação alia criatividade e identidade cultural para transformar a chegada dos visitantes em uma experiência verdadeiramente memorável. “Investir no turismo significa valorizar nossas tradições e criar atmosferas que aproximem os turistas do que há de mais genuíno em nosso estado. Além disso, a parceria com a Aena Brasil demonstra a força da colaboração entre os setores público e privado na construção de iniciativas que impulsionam a economia, reforçam a identidade regional e tornam a Paraíba um destino ainda mais encantador e acolhedor”, comentou.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Paraíba

Repartições públicas estaduais terão ponto facultativo nos dias 19, 20, 23 e 24 de junho

Publicados

em

As repartições públicas estaduais da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo terão ponto facultativo no dia da celebração religiosa de Corpus Christi, comemorado na quinta-feira, dia 19 de junho, e no dia posterior, na sexta-feira (20) – este em antecipação ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro de 2025.

Além desses, também serão facultados os expedientes nos dias 23 e 24 de junho (segunda e terça-feira respectivamente), véspera e dia de São João.

Anúncio


A portaria, assinada pelo secretário de Administração, Tibério Limeira, será publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado. Pela publicação, deve ser preservado o funcionamento dos serviços essenciais. 

I – Dia 19/06/2025 (quinta-feira) – Corpus Christi;

II – Dia 20/06/2025 (sexta-feira) – Em antecipação ao Dia do Servidor Público, que se comemoraria em 28 de outubro;

III – Dias 23 e 24/06/2025 (segunda e terça-feira) – Véspera e Dia de São João

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Paraíba

Paraíba vai ganhar mais três Centros Especializados em Reabilitação

Publicados

em

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Governo Federal, através do Programa “Viver sem Limites”, do Ministério da Saúde, está construindo três novos Centros Especializados em Reabilitação (CER),nos municípios de Mamanguape (Tipo III), Itabaiana e Esperança (Tipos II), beneficiando a população das 3ª, 12ª e 14ª regiões (37 municípios). A iniciativa trabalha na ampliação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, de forma regionalizada, garantindo acesso mais próximo da população.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, o Estado assumiu a implantação desses três Centros em Regiões de Saúde que ainda não contavam com o serviço. “Esses novos serviços vêm no sentido de ofertar melhor qualidade da assistência à saúde das pessoas com deficiência, de forma mais próxima de suas residências, evitando o deslocamento para outras cidades”, pontuou.

Anúncio


O CER é um ponto de atenção ambulatorial especializado dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) que oferece serviços de reabilitação para pessoas com deficiência. Esses centros atuam no diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, buscando promover a autonomia e independência dos usuários. 

Novos CER

O CER de Mamanguape – Tipo III (deficiências física, intelectual e visual), vai beneficiar a população da 14ª Região de Saúde (composta por 11 municípios, sendo Mamanguape, Rio Tinto, Itapororoca, Jacaraú, Mataraca, Pedro Régis, Curral de Cima, Cuité de Mamanguape, Capim, Marcação e Baia da Traição).

O CER de Esperança – Tipo II (deficiências física e intelectual), beneficiará

a 3ª Região de Saúde, composta por 12 municípios, sendo Alagoa Grande, Alagoa Nova, Algodão de Jandaíra, Arara, Areia, Areial, Esperança, Lagoa Seca, Matinhas, Montadas, Remígio e São Sebastião de Lagoa de Roça.

O CER de Itabaiana – Tipo II, vai beneficiar a 12ª Região de Saúde, composta por 14 municípios, sendo Caldas Brandão, Gurinhém, Ingá, Itabaiana, Itatuba, Juarez Távora, Juripiranga, Mogeiro, Pedras de Fogo, Pilar, Riachão do Bacamarte, Salgado de São Félix, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu.

O valor das três obras está estimado em mais de R$ 20 milhões e 500 mil, sendo mais de R$ 2 milhões e 600 mil, com recursos do Governo do Estado. Elas foram iniciadas no último dia 4 de junho com previsão de término para o dia 23 de novembro de 2026. 

Na Paraíba, funcionam 13 CER, sendo o de Sousa – Tipo IV (física, intelectual, visual e auditiva), de gestão estadual. Com os três que estão sendo construídos, o estado passará a gerir quatro serviços. Os outros 12 são de gestão municipal, sendo três em João Pessoa, um no Conde; um em Guarabira, um em Araruna, um em Campina Grande, um em Monteiro, um em Patos, um em Princesa Isabel, um em Piancó e um em Catolé do Rocha.

Agência Brasil

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas