Guarabira
Vereador propõe debate sobre fechamento da agência de atendimento da Energisa
Na sessão desta terça-feira (07), a Câmara Municipal de Guarabira aprovou requerimentos apresentados pelo vereador Renato Meireles (PSB) referentes ao fechamento da agência de atendimento da Energisa localizada no centro da cidade.
Os requerimentos incluem a realização de uma Audiência Pública nesta Casa Legislativa para debater os impactos da transferência do atendimento para a subestação situada no Distrito Industrial, na saída para Mari, que fica a vários quilômetros do centro. A iniciativa busca discutir os transtornos causados à população e buscar soluções adequadas.
Além disso, foi aprovado o encaminhamento de ofícios à Energisa Paraíba, convidando representantes da empresa para prestar esclarecimentos na Câmara, solicitando informações sobre os motivos do fechamento da agência e requerendo a reabertura do atendimento ao público no centro de Guarabira.
Os requerimentos aprovados reforçam o compromisso do Legislativo com a transparência e com a garantia de serviços acessíveis à população.
Secom/CMG
Guarabira
Isaura pede reforma de UBS e construção de praça no bairro São José
Durante a sessão deliberativa do dia 23 de outubro do corrente, a Câmara Municipal de Guarabira aprovou duas proposituras de iniciativa do gabinete da vereadora Isaura Barbosa, em que solicita da gestão municipal restauração de posto de saúde e construção de praça no bairro São José.
– Solicito à Secretaria Municipal de Saúde a realização de pintura externa e interna, bem como a restauração estrutural (incluindo reparos em paredes, telhado, instalações elétricas e hidráulicas, conforme necessidade) no Posto de Saúde localizado no bairro São José;
– Solicito à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo a construção de uma praça pública na Rua São Severino, localizada no bairro São José.
De acordo com a vereadora, a estrutura física da UBS do bairro São José necessita de receber melhorias, visando oferecer maior comodidade a usuários do SUS e profissionais de saúde.
Isaura agradeceu a aprovação de suas proposituras e reforçou que há espaço ocioso no bairro que oferece as condições para construir um espaço de convivência coletiva para a comunidade.
Secom/CMG
Guarabira
Renato Meireles propõe vacinação domiciliar para pessoas com TEA e condições neurológicas
Começou a tramitar nas comissões da Câmara Municipal de Guarabira, desde o dia 23 de outubro, o Projeto de Lei nº 124/2025, de autoria do vereador Renato Meireles (PSB). A proposta institui o Programa de Vacinação Domiciliar para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições clínicas ou neurológicas no âmbito do município.
O objetivo do projeto é garantir acesso humanizado e inclusivo à imunização, beneficiando pessoas que enfrentam dificuldades de locomoção, hipersensibilidade sensorial ou crises comportamentais que dificultam a ida aos postos de saúde.
De acordo com o texto, o atendimento será realizado por meio de equipes de saúde previamente capacitadas, mediante agendamento e comprovação da condição clínica do paciente.
O vereador destacou que a iniciativa busca promover dignidade e cuidado diferenciado a um público que muitas vezes é invisibilizado nas políticas públicas de saúde.
O projeto segue agora para análise das comissões temáticas antes de ser levado ao plenário para votação.
Secom/CMG
Cidades
Projeto de Célio nomeia de Professor Wilson Mendes, creche a ser construída em Guarabira
A Câmara Municipal de Guarabira aprovou no dia (23/10), projeto de lei de autoria do vereador Célio Alves, denominando de creche Professor Wilson Mendes Vieira, a ser construída em convênio do município celebrado com o governo do estado.
– Projeto de Lei 115/2025 – De Autoria do Vereador Célio Alves: Denomina de Professor Wilson Mendes Vieira a creche a ser construída pelo Município de Guarabira com recursos financeiros do convênio 0480/2021, celebrado com a Secretaria de Estado da Educação, com base no Programa Paraíba Primeira Infância, e dá outras providências.
O parlamentar argumentou que o homenageado com nome no equipamento público deixou um legado valioso na educação do município na condição de professor e empreendedor na iniciativa privada, sendo fundador de escola reconhecida em toda região, razão pela qual se justifica a aprovação de projeto.
Célio agradeceu a aprovação de sua propositura, por unanimidade, e disse aguardar que em muito breve o prédio seja construído, pois já existe recursos garantidos.
Secom/CMG






