Conecte-se conosco

Cidades

João Pessoa recebe seminário nacional sobre primeira infância

Inscrições seguem abertas e evento marca um ano do Pacto na Paraíba.

Publicados

em

João Pessoa será palco, nos dias 13 e 14 de maio, de uma ampla mobilização institucional em torno das políticas públicas voltadas à primeira infância. A capital paraibana recebe o seminário nacional “Políticas Públicas para a Primeira Infância: Diagnóstico e Ação”, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), dentro de um circuito de encontros realizados em todo o país.

A iniciativa conta com a parceria do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Instituto Rui Barbosa (IRB),  do Governo do Estado da Paraíba e Prefeitura Municipal de João Pessoa.

As inscrições continuam abertas e podem ser feitas por meio do link: https://doity.com.br/seminrios-polticas-pblicas-para-a-primeira-infncia-diagnstico-e-ao

Anúncio


Um dos destaques da programação é a participação de cinco ministros de Estado das áreas de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Gestão Pública, que integrarão o painel interministerial do Governo Federal, reforçando o compromisso com a implementação integrada de políticas públicas voltadas às crianças de 0 a 6 anos.

O evento será realizado no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, com início às 8h, a partir do credenciamento. A abertura contará com atividade cultural, seguida de mesa solene com representantes de órgãos de controle, do Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e dos governos estadual e municipal.

Ainda no primeiro dia (13), a programação será conduzida pelo MEC, com foco na apresentação da Política Nacional Integrada da Primeira Infância e seus marcos normativos. Em seguida, o painel interministerial reunirá representantes das áreas de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Gestão Pública, evidenciando ações e compromissos do Governo Federal.

No período da tarde, os debates se voltam ao contexto local, com a apresentação de um panorama da primeira infância na Paraíba, destacando avanços e desafios na execução das políticas públicas. O encerramento do dia contará com uma mesa sobre compromisso institucional, reunindo representantes dos órgãos de controle e do sistema de justiça.

Segundo dia celebra um ano do Pacto Paraibano pela Primeira Infância

A programação do dia 14 será conduzida pelo TCE-PB e terá como marco a celebração do primeiro ano do Pacto Paraibano pela Primeira Infância. O momento será dedicado à avaliação dos avanços alcançados, ao compartilhamento de experiências e à definição de novas estratégias para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à infância.

Pela manhã, será apresentado um panorama das ações desenvolvidas sob a ótica do controle externo, incluindo resultados iniciais de auditorias e planos de ação implementados pelos municípios. Também estarão em pauta estratégias de financiamento, com destaque para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA), além da assinatura de um termo de compromisso com o setor sucroalcooleiro.

À tarde, a programação segue com a apresentação de experiências exitosas e práticas inovadoras. Gestores municipais compartilharão iniciativas financiadas com recursos do FIA, evidenciando parcerias com a iniciativa privada e impactos positivos nas comunidades.

Entre os destaques, estão as experiências dos municípios de Poço Dantas, Poço de José de Moura e Picuí, além da apresentação da Prefeitura de Patos, que abordará a inclusão da infância no planejamento orçamentário e urbano. O evento também contará com a apresentação do projeto da revista “Turma D’gente”, desenvolvida pelo IFPB Campus Sousa, voltada à promoção da cidadania e do protagonismo infantil.

Encerrando a programação, será realizada a entrega de comendas às prefeituras e instituições que aderiram ao pacto entre 2025 e 2026, em reconhecimento ao compromisso com a promoção e a proteção da primeira infância.

PROGRAMAÇÃO

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Cidades

Concurso Público de Guarabira: candidatos já podem conferir local de prova; certame acontece no domingo

O concurso oferecerá 170 vagas para convocação imediata, além da formação de cadastro de reserva, para diferentes cargos.

Publicados

em

Foto: Agência Brasil

Os candidatos inscritos no Concurso Público da Prefeitura de Guarabira já podem consultar o local de provas. Isso porque a Comissão Permanente de Concursos (CPCON), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), já divulgou os locais de aplicação.

O exame será realizado no próximo domingo (18), e os candidatos devem consultar previamente o Cartão de Inscrição para confirmar o endereço, o horário e a sala em que farão a prova.

Os inscritos devem acessar a página oficial do concurso para verificar as informações.

Anúncio


Sobre o concurso

Ao todo, o concurso oferecerá 170 vagas para convocação imediata, além da formação de cadastro de reserva, para diferentes cargos dos níveis médio, técnico e superior.

Os cargos contemplando áreas como Saúde, Educação, Administração, Fiscalização, Assistência Social e Engenharia.

A organização do concurso é de responsabilidade da CPCON/UEPB, instituição responsável pela execução das etapas previstas no edital.

Portal Correio

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Campina Grande celebra 162 anos de história; veja atrações culturais na cidade

Publicados

em

Foto: Campina Grande / Reprodução

O município de Campina Grande celebra neste domingo (11) sua emancipação política. Neste ano, a segunda maior cidade da Paraíba completa 162 anos de história.

Para comemorar o aniversário, a cidade está repleta de atrações culturais. Entre elas, o show do cantor Geraldo Azevedo e o PP Food Festival.

O pernambucano Geraldo Azevedo vai se apresentar no Espaço Cultural Shaolin, no Centro de Convenções Antônio Vital do Rêgo, no bairro de Nova Brasília.

Anúncio


Além de Geraldo Azevedo, a programação conta com a Camerata Parahyba e com o concerto ‘Prima – Elas Cantam Campina’, que terá a participação das cantoras campinenses Kátia Virgínia, Elóide Lima, Calliandra Andrade, Daniela Trovão, Adília Uchôa, Eloisa Olinto, Mayana Neiva, Kaline Bertino, Savana Aires e Gitana Pimentel.

Já o PP Food Festival está acontecendo no Parque do Povo, patrimônio da Rainha da Borborema, e é gratuito. No evento, comerciantes expõem uma variedade de comidas, além de contar com um espaço destinado às crianças.

Veja programação do PP Food Festival neste domingo e sábado 

Domingo (11/10)

18H – DJ
19H30 – Ananias do Acordeon
21H – Stella Alves

Segunda-feira (12/10)

18H – DJ
19H30 – Erika Marques.

MaisPB

4/5 - (1 voto)
Anúncio


Continue lendo

Guarabira

Repartições Públicas sofrem alteração com feriado; Coleta de Lixo segue normalmente

Não haverá expediente em suas repartições, exceto os serviços considerados essenciais.

Publicados

em

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Guarabira, através de sua Secretaria de Administração, informou que nesta segunda-feira, dia 12, devido ao feriado nacional do dia de Nossa Senhora Aparecida, não haverá expediente em suas repartições, exceto os serviços considerados essenciais (SAMU, Transporte de pacientes pré-agendados pela Secretaria de Saúde e Ambulâncias, Conselho Tutelar e Fiscalização de Trânsito). 

A coleta de lixo será realizada normalmente, sem alteração no cronograma habitual dos serviços.

A população deve ficar atenta aos horários regulares de coleta e colocar os resíduos para fora de suas residências nos dias e horários já estabelecidos para cada localidade.

Anúncio


Com Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas