Conecte-se conosco

Cultura

GUARABIRA: Festividades juninas levará forró e tradição com Solange Almeida, Eliane, Zé Cantor e Jorge de Altinho

Publicados

em

A segunda edição do “Junho em Guarabira – Forró no Parque”, evento que reune tradição, cultura e grandes atrações musicais, como Solange Almeida, Eliane, Zé Cantor e Jorge de Altinho está chegando. As festividades acontecerão em cinco noites de festa, com abertura no dia 12 de junho. Nos dias 13 e 14, o Parque do Poeta recebe o Festival de Quadrilhas Juninas e a programação segue com shows nos dias 19 e 20, encerrando no último final de semana do mês, dias 27 e 28, quando será realizado o tradicional São Pedro do Nordeste, dentro do calendário do evento.

Um dos destaques será o dia 19 de junho, quando, além das atrações musicais, o público poderá acompanhar o jogo da Seleção Brasileira na Copa em um telão instalado no Parque do Poeta, unindo futebol e forró em um só espaço.

Além dos shows, o “Junho em Guarabira” contará com uma programação diversificada, incluindo apresentações culturais, o tradicional Festival de Quadrilhas e o Arraiá da Educação, reforçando as raízes culturais da região.

Anúncio


Segundo a prefeita Léa Toscano, o evento vai além do entretenimento e tem papel fundamental no desenvolvimento local. “O ‘Junho em Guarabira’ é uma celebração da nossa identidade nordestina. É um momento de fortalecer nossas tradições, valorizar nossos artistas e, ao mesmo tempo, impulsionar a economia e o turismo da nossa cidade. Estamos preparando tudo com muito carinho para receber guarabirenses e visitantes”, destacou.

Para o secretário de Cultura, Clemilson França, o “Junho em Guarabira – Forró no Parque” resgata e fortalece as tradições juninas no município, ao mesmo tempo em que movimenta o comércio local e atrai turistas, consolidando Guarabira como um dos principais destinos juninos da região.

Confira a programação:

Dia 12

Solange Almeida 

Eliane  

Raio do Sol Vip

Dia 19

Jorge de Altinho 

Zé Cantor

Jogo do Brasil 

Dia 20

Nando Cordel

Toca do Vale 

Jotta Ferraz 

Forró do Auge 

Dia 27

Banda Encantus 

Jefferson Arretado

Carlinhos Camarote

Dia 28

Forró Real 

Raniery Gomes  

Saulo Farra

Secom

Rate this post
Anúncio


Cultura

Rota Cultural Raízes do Brejo 2026, na PB, tem início nesta sexta (9) em Serra da Raiz

Evento vai passar por dez cidades do Brejo paraibano a partir de outubro com programação cultural gratuita.

Publicados

em

Foto: Prefeitura Municipal Serra da Raíz/Reprodução/Facebook

A Rota Cultural Raízes do Brejo 2026, que passa por dez cidades da Paraíba com atividades culturais até dezembro deste ano, tem início nesta sexta-feira (9) na cidade de Serra da Raiz. A cidade vai contar com trilha, feira de artes e gastronomia, e shows musicais durante o evento.

O Raízes do Brejo 2026, que está na 8ª edição, vai passar por Serra da Raiz, Lagoa de Dentro, Alagoinha, Juarez Távora, Dona Inês, Guarabira, Pirpirituba, Belém, Pilõezinhos e Duas Estradas. O evento tem como objetivo valorizar a cultura local e impulsionar o turismo na região.

As atividades da Rota Cultural ocorrerão às sextas, sábados e domingos, com uma programação diversificada em apresentações musicais, exposições de artesanato, gastronomia, teatro e dança. Os municípios envolvidos se programam para receber turistas e apresentar as riquezas e pontos turísticos da região.

Anúncio


A programação de cada cidade por onde a rota cultural vai passar será divulgada por especificamente por cada uma.

Rota Raízes do Brejo 2026 em Serra da Raiz

9 de outubro (sexta-feira)

  • 17h – Feira de artes e gastronomia

Local: Vila Gastronômica

  • 19h30 – Abertura oficial (Recepção com apresentação da banda de música Joaquim Menezes + Apresentação do Espetáculo: “Carolina Maria de Jesus: Quando a voz de uma mulher se torna literatura”)

Local: Praça de Eventos

10 de outubro (sábado)

  • 7h – Forró na feira

Local: Feira livre

  • 8h – Visitação ao Museu da Capaóba

Local: Avenida Presidente Kennedy, nº 270, Centro

  • 14h – Feira de artes e gastronomia + Apresentação dos projetos de leitura das escolas municipais e estaduais

Locais: Vila Gastronômica e Praça de Eventos

  • 20h – Show com Forró do Gonzagão e Orquestra Voo Livre

Local: Praça de Eventos

11 de outubro (domingo)

  • 8h – Trilha ao Sítio Arqueológico da Loca da Nega e ao Mirante do Tambor

Local: Sítio Cardoso

  • 19h – Show de Calouros

Local: Praça de Eventos

12 de outubro (segunda-feira)

  • 10h – Feira de artes e gastronomia + Apresentações culturais

Locais: Vila Gastronômica e Praça de Eventos

  • 16h – Pagode na Praça

Local: Praça de Eventos

Do G1

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Raízes do Brejo 2026 começa em outubro e percorre dez municípios do Brejo Paraibano

Publicados

em

Foto: Reprodução/ ilustração

Falta pouco para o início da 8ª edição da Rota Cultural Raízes do Brejo. O circuito começa no dia 8 de outubro, em Serra da Raiz, e seguirá até dezembro, passando por dez municípios do Brejo Paraibano com programação cultural gratuita.

A primeira etapa será realizada de 8 a 11 de outubro, em Serra da Raiz. Depois, a rota segue para Lagoa de Dentro, Alagoinha, Juarez Távora, Dona Inês, Guarabira, Pirpirituba, Belém, Pilõezinhos e Duas Estradas.

Ao longo do circuito estão previstas atividades como apresentações musicais, exposições de artesanato, gastronomia, teatro e dança. A programação específica de cada município é divulgada pelos organizadores e pelas cidades participantes.

Anúncio


Confira o calendário do Raízes do Brejo 2026

  • Serra da Raiz: 8 a 11 de outubro
  • Lagoa de Dentro: 15 a 18 de outubro
  • Alagoinha: 29 de outubro a 1º de novembro
  • Juarez Távora: 5 a 8 de novembro
  • Dona Inês: 12 a 15 de novembro
  • Guarabira: 19 a 22 de novembro
  • Pirpirituba: 26 a 29 de novembro
  • Belém: 3 a 6 de dezembro
  • Pilõezinhos: 10 a 13 de dezembro
  • Duas Estradas: 17 a 20 de dezembro

Em Guarabira, a programação está prevista para ocorrer entre os dias 19 e 22 de novembro. A cidade será a sexta parada do circuito, que reúne municípios do Brejo em uma agenda voltada às manifestações culturais e às tradições locais.

A Rota Cultural Raízes do Brejo foi criada para integrar os municípios participantes e ampliar a divulgação de suas manifestações culturais e atrativos turísticos. A edição de 2026 terá atividades até dezembro, com acesso gratuito ao público.

Brejo.com

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Projeto propõe criação do Dia do Capoeirista no calendário de Guarabira

Publicados

em

imagem: Pixabay

A Câmara Municipal de Guarabira recebeu, nesta terça-feira (8), um projeto de lei que propõe a criação do Dia do Capoeirista no calendário oficial do município. A data seria celebrada anualmente em 3 de agosto.

O Projeto de Lei nº 229/2026 é de autoria do vereador e presidente da Câmara, Júnior Ferreira, e busca reconhecer a capoeira como manifestação cultural brasileira e patrimônio imaterial, destacando sua relação com a cultura e a identidade afro-brasileira.

Entre as ações previstas estão atividades para divulgar os diferentes elementos da capoeira, resgatar a história da prática em Guarabira, ampliar sua presença em escolas e espaços públicos e fortalecer o trabalho desenvolvido pelos grupos locais.

Anúncio


O texto também permite que as atividades alusivas à data sejam promovidas pelo poder público, sociedade civil e iniciativa privada, individualmente ou por meio de parcerias.

A proposta destaca a capoeira como uma manifestação que reúne luta, dança, música, história e resistência, além de reconhecer a contribuição dos praticantes para a preservação dessa expressão cultural.

O projeto seguirá os trâmites legislativos para análise e votação dos vereadores. Se aprovado e posteriormente sancionado, o Dia do Capoeirista será incluído no calendário oficial de datas comemorativas de Guarabira.

Brejo.com com Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas