Conecte-se conosco

Cidades

Guarabira se prepara para acolher o novo Bispo Diocesano, Dom Edilson Nobre

A cerimônia de acolhida acontece neste sábado, 4

Publicados

em

Foto: Reprodução

A cidade de Guarabira vive os preparativos para receber, neste sábado (4/7), o novo Bispo Diocesano, Dom Edilson Soares Nobre. A cerimônia de acolhida e posse deverá reunir milhares de fiéis, religiosos e visitantes de diversas cidades da Paraíba e de estados vizinhos.

Nomeado pelo Papa Leão XIV para conduzir a Diocese de Guarabira, Dom Edilson Soares Nobre chega ao município após quase uma década à frente da Diocese de Oeiras (PI). Natural de Touros (RN), é formado em Filosofia, Teologia e Comunicação Social, tendo exercido diversas funções pastorais e administrativas ao longo de sua trajetória, além de integrar a Comissão Episcopal para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Com o objetivo de garantir que a cidade esteja preparada para receber o grande público esperado, a Prefeitura vem atuando em parceria com a Diocese de Guarabira em um planejamento integrado que envolve diferentes secretarias municipais. As ações contemplam reforço na limpeza urbana, organização da mobilidade, orientação do tráfego, apoio logístico e outras medidas voltadas à segurança e ao acolhimento dos visitantes.

Anúncio


Como parte desse planejamento, também foi necessária, de forma excepcional, a alteração da data da feira livre. A medida busca facilitar a circulação de pessoas e veículos durante o evento, minimizando impactos na mobilidade urbana e proporcionando maior conforto tanto para a população quanto para os milhares de visitantes esperados. A Prefeitura agradece a compreensão dos feirantes, comerciantes e da população em geral diante dessa mudança pontual, reforçando que a decisão foi tomada considerando a relevância do momento para o município.

Após todos os atos solenes programados para o dia, haverá a celebração da Missa de Posse, às 16h, na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Luz, no centro da cidade. 

A gestão municipal reafirma seu compromisso de trabalhar em parceria com as instituições da cidade para garantir uma recepção organizada, segura e à altura da importância deste momento para Guarabira e toda a região do Brejo paraibano.

Secom

Rate this post
Anúncio


Política

Raniery Paulino solicita a reativação da unidade do MPF em Guarabira

A iniciativa reforça a atuação do deputado Raniery em defesa da interiorização dos serviços públicos.

Publicados

em

O deputado federal Raniery Paulino (Republicanos-PB) apresentou, na Câmara dos Deputados, a Indicação nº 1437/2026 solicitando ao Procurador-Geral da República a reativação da unidade física do Ministério Público Federal (MPF) no município de Guarabira, no Brejo da Paraíba.

A proposta foi protocolada com o objetivo de restabelecer a estrutura de atendimento da instituição na região, considerada estratégica por concentrar serviços públicos e atender diversos municípios circunvizinhos.

Na justificativa da matéria, o parlamentar destaca que a desativação da unidade obrigou cidadãos, advogados, gestores públicos e demais usuários a buscarem atendimento em outras cidades, aumentando custos, dificultando o acesso aos serviços e reduzindo a eficiência da atuação ministerial.

Anúncio


Segundo Raniery, a retomada das atividades presenciais fortalecerá o acesso da população ao Ministério Público Federal, facilitará o recebimento de denúncias e representações e ampliará a atuação institucional na defesa da ordem jurídica, do patrimônio público, do meio ambiente, dos direitos fundamentais e da correta aplicação dos recursos federais.

O deputado também ressalta que Guarabira exerce papel de polo regional do Brejo paraibano, tornando a presença do MPF essencial para fortalecer a articulação entre os órgãos federais, estaduais e municipais e garantir maior efetividade na fiscalização e na promoção do interesse público.

A iniciativa reforça a atuação parlamentar de Raniery Paulino em defesa da interiorização dos serviços públicos e da ampliação do acesso da população às instituições federais.

Fonte: Jornal da Paraíba – Em 09 de julho de 2026

Via Fatoafato

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Rio Tinto, Mulungu, Pilar, Marcação e Mari são contemplados com máquinas e equipamentos agrícolas

Equipamentos vão ampliar a capacidade de atendimento das gestões municipais.

Publicados

em

A deputada estadual Danielle do Vale acompanhou, nesta semana, a entrega de máquinas, caminhões e equipamentos agrícolas que irão fortalecer a infraestrutura e os serviços públicos nos municípios de Rio Tinto, Mulungu, Pilar, Marcação e Mari.

Segundo a parlamentar, os novos equipamentos vão ampliar a capacidade de atendimento das gestões municipais, reforçando os serviços voltados ao setor agrícola e oferecendo mais estrutura para os trabalhadores do campo, além de contribuir para melhorias no atendimento à população.

Danielle ressaltou que a conquista é fruto de uma parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, construída ao lado dos deputados federais Hugo Motta e Murilo Galdino, com o objetivo de garantir investimentos para os municípios paraibanos.

Anúncio


“É assim que acreditamos na política: construindo parcerias, buscando recursos e transformando oportunidades em benefícios reais para os municípios paraibanos”, destacou a deputada.

A entrega dos equipamentos reforça a atuação conjunta entre representantes da bancada paraibana e a Codevasf na destinação de investimentos para fortalecer a infraestrutura municipal, apoiar a produção rural e impulsionar o desenvolvimento das cidades beneficiadas.

Do PBVale

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Luto em Guarabira: morre o repórter fotográfico Roberto Araújo aos 75 anos

Publicados

em

A cidade de Guarabira-PB amanheceu enlutada com a notícia do falecimento do repórter fotográfico Roberto Araújo, pai do radialista Rudney Araújo, irmão da jornalista Maria Helena Araújo e tio do jornalista Hebert Araújo, da TV Cabo Branco. Robertinho travou uma luta contra o câncer.

José Roberto de Araújo faleceu na noite desta quinta-feira, 9 de julho, aos 75 anos, no Hospital Edson Ramalho, em João Pessoa. Ele era uma referência na região do Brejo paraibano.

Mais do que registrar imagens, José Roberto dedicou cerca de 50 anos da vida a preservar a memória de milhares de famílias, acontecimentos e momentos históricos. Seu olhar atento e sensível transformou a fotografia em testemunho do tempo, fazendo dele uma referência para gerações. A morte de Roberto Araújo repercute nos meios de comunicação e nas redes sociais.

Anúncio


O velório acontece nesta sexta-feira (10), na Casa de Velório Sono Eterno, em Guarabira. O sepultamento está marcado para as 16h, em Guarabira.

Portal25horas

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas