Conecte-se conosco

Policial

Polícia Civil previne a população sobre fraude envolvendo venda de veículos na internet

Publicados

em

Foto: Ilustração/Pixabay

Desconfiar de valores muito abaixo aos praticados no mercado, sempre negociar pessoalmente com o legítimo dono ou seu representante legal e desconfiar de conversas com pedidos de mentira. Estas são as principais recomendações da Polícia Civil para a população se prevenir de um tipo de fraude na compra de veículos usados em João Pessoa. O golpe, que se utiliza de falsos anúncios em sites, está sendo investigado pela Delegacia de Defraudações e Falsificações da Capital.

De acordo com a delegada Andréa Melo, a fraude ocorre em duas etapas. Em um primeiro momento, o criminoso escolhe o vendedor que anunciou a venda de um carro na internet. O criminoso entra em contato com essa pessoa e garante a compra do veículo, mas conta uma história fictícia.

Anúncio


“Geralmente, diz que pagará o valor combinado, mas o veículo será entregue a outra pessoa, por conta de uma dívida. O estelionatário convence o vendedor a tirar o anúncio da internet. Em seguida, o falsário posta outro anúncio, com as mesmas fotos e características do veículo. Porém, o preço é menor. O estelionatário anuncia seu próprio contato e age como se fosse o dono do veículo”, explica a delegada.

Após postar o falso anuncio na internet, começa a segunda etapa da fraude. Por conta do baixo valor, o veículo logo atrai a atenção de algum interessado. Sem saber, essa pessoa começa a negociar com o estelionatário, que o convence a ir até a casa do comprador e analisar o carro. Geralmente, o estelionatário conta que o comprador vai entregar o carro como pagamento de uma dívida. Ele ganha a confiança da vítima e o consegue manter a farsa.

“Tanto o comprador quanto o vendedor são enganados. Eles são orientados pelo golpista a mentir um para o outro. O comprador acaba depositando na conta do criminoso o dinheiro pela compra do veículo”, destaca Andrea.

Somente após alguns dias é que o golpe é descoberto. “Tanto o dono do veículo quanto o interessado na compra agem de boa fé, mas são enganados por um criminoso que está em outro Estado”, afirma a delegada.

A Polícia Civil está investigando a ação desse tipo de crime em João Pessoa. Mas reforça que a população adote cuidados na hora de fechar negócios por meio da internet.

“Geralmente, esses estelionatários envolvem as vítimas em mentiras. Pedem que elas confirmem que são suas parentes ou amigas para outras pessoas, sem que nunca tenham as visto antes. As pessoas devem desconfiar sempre que estiver negociando a compra de um veiculo e ouvir essas conversas estranhas.

“Outro sinal de alerta é quando o vendedor ou comprador estiver com muita pressa em fechar o negócio, chegando ao ponto de baixar o valor para um preço muito inferior ao praticado no mercado. Isso pode ser um golpe em andamento”, destacou.

Em caso de dúvida ou suspeita de que está lidando com um criminoso, a polícia recomenda procurar a Delegacia de Polícia mais próxima ou fazer a denúncia de forma anônima pelo Disque 197.

Assessoria/PCPB

Rate this post
Anúncio


Policial

Operação com uso de motos aquáticas da Polícia Militar prende integrantes de facção em Lucena

Publicados

em

Cinco integrantes de uma facção criminosa ligado ao tráfico de drogas foram presos pela Polícia Militar, na tarde desta terça-feira (23), em uma operação, na cidade de Lucena, litoral norte da Paraíba. Com eles, foram apreendidas cinco armas de fogo e drogas. A prisão aconteceu durante um cerco por terra e também pelas águas, usando as novas motos aquáticas (popularmente conhecidas como jet ski.) que a PM recebeu para reforçar as ações de segurança na Paraíba.

A operação foi coordenada pelo próprio comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Fonseca. O grupo criminoso já vinha sendo procurado, mas sempre fugia por uma área de mangue quando a PM chegava. Desta vez, com o cerco também pelas águas, os cinco foram encurralados e presos com todo o material. Um deles estava com um mandado de prisão em aberto por porte ilegal de arma, expedido este mês pela 1ª Vara Mista de Cabedelo

Os presos serão apresentados na 6ª Delegacia Distrital, em Santa Rita.

Ascom

Anúncio


Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Policial

Em Sapé: Advogada é presa suspeita de aplicar golpes bancários em idosos

Publicados

em

Uma advogada foi presa na manhã desta quarta-feira (24), em João Pessoa, suspeita de aplicar golpes em idosos da região de Sapé, na Zona da Mata paraibana.

A prisão ocorreu em cumprimento a um mandado expedido pela justiça, após investigação da Polícia Civil em Sapé.

Anúncio


Conforme as investigações, a advogada cometia o crime de estelionato através de fraudes bancárias.

Ela foi encaminhada para a Central de Flagrantes, na Cidade da Polícia Civil, no Geisel.

MaisPB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Policial

Final de semana tem 120 presos e 21 armas de fogo apreendidas pela PM

Publicados

em

As ações realizadas pela Polícia Militar entre a última sexta-feira (19) e este domingo (21), resultaram em 120 infratores conduzidos para as delegacias e 21 armas de fogo apreendidas em toda a Paraíba. Entre os presos está uma dupla que utilizava uma motocicleta para cometer assaltos na Capital, e um homem que já havia sido apreendido nove vezes quando era menor de idade. Cerca de seis quilos de drogas também foram apreendidos.

O dado é do Estado-Maior Estratégico da corporação, que avalia as ações operacionais no período. Entre as armas, a PM recuperou um revólver que havia sido roubado de um vigilante em João Pessoa, no bairro do Cristo Redentor (foto abaixo). Outras 20 armas que circulavam ilegalmente foram apreendidas nas cidades de Campina Grande, Mamanguape, Solânea, Patos (foto acima principal), Cajazeiras, além da Capital e outras localidades.

Anúncio


Entre os infratores presos, a PM frustrou acusados de roubo e recuperou objetos que seriam levados. Na orla da Capital, uma dupla que assaltava de motocicleta foi presa, e o simulacro usado para os crimes foi apreendido. Foragidos da Justiça, acusados de tráfico de drogas, latrocínio, violência doméstica, dano, e outros delitos também foram presos, levando ao cumprimento de 32 mandados de prisão, e quatro adolescentes apreendidos.

As apreensões de drogas somaram pouco mais de seis quilos e mais de 900 porções, com destaque para um homem que foi preso por tráfico em Campina Grande (foto abaixo), e que já havia sido apreendido outras nove vezes quando menor de idade. Em Mangabeira, em João Pessoa, um homem que cumpria pena em regime aberto por tráfico também foi preso com drogas.

Nos três dias, a PM também realizou ações no trânsito, com 230 checkpoints resultando em apreensões de armas (foto abaixo), remoção e autuação de 512 veículos que infringiam leis de trânsito e dispositivos de segurança.

Atualizado às 12h12.

Ascom/PMPB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas