Conecte-se conosco

Policial

Polícia Civil previne a população sobre fraude envolvendo venda de veículos na internet

Publicados

em

Foto: Ilustração/Pixabay

Desconfiar de valores muito abaixo aos praticados no mercado, sempre negociar pessoalmente com o legítimo dono ou seu representante legal e desconfiar de conversas com pedidos de mentira. Estas são as principais recomendações da Polícia Civil para a população se prevenir de um tipo de fraude na compra de veículos usados em João Pessoa. O golpe, que se utiliza de falsos anúncios em sites, está sendo investigado pela Delegacia de Defraudações e Falsificações da Capital.

De acordo com a delegada Andréa Melo, a fraude ocorre em duas etapas. Em um primeiro momento, o criminoso escolhe o vendedor que anunciou a venda de um carro na internet. O criminoso entra em contato com essa pessoa e garante a compra do veículo, mas conta uma história fictícia.

“Geralmente, diz que pagará o valor combinado, mas o veículo será entregue a outra pessoa, por conta de uma dívida. O estelionatário convence o vendedor a tirar o anúncio da internet. Em seguida, o falsário posta outro anúncio, com as mesmas fotos e características do veículo. Porém, o preço é menor. O estelionatário anuncia seu próprio contato e age como se fosse o dono do veículo”, explica a delegada.

Após postar o falso anuncio na internet, começa a segunda etapa da fraude. Por conta do baixo valor, o veículo logo atrai a atenção de algum interessado. Sem saber, essa pessoa começa a negociar com o estelionatário, que o convence a ir até a casa do comprador e analisar o carro. Geralmente, o estelionatário conta que o comprador vai entregar o carro como pagamento de uma dívida. Ele ganha a confiança da vítima e o consegue manter a farsa.

“Tanto o comprador quanto o vendedor são enganados. Eles são orientados pelo golpista a mentir um para o outro. O comprador acaba depositando na conta do criminoso o dinheiro pela compra do veículo”, destaca Andrea.

Somente após alguns dias é que o golpe é descoberto. “Tanto o dono do veículo quanto o interessado na compra agem de boa fé, mas são enganados por um criminoso que está em outro Estado”, afirma a delegada.

A Polícia Civil está investigando a ação desse tipo de crime em João Pessoa. Mas reforça que a população adote cuidados na hora de fechar negócios por meio da internet.

“Geralmente, esses estelionatários envolvem as vítimas em mentiras. Pedem que elas confirmem que são suas parentes ou amigas para outras pessoas, sem que nunca tenham as visto antes. As pessoas devem desconfiar sempre que estiver negociando a compra de um veiculo e ouvir essas conversas estranhas.

“Outro sinal de alerta é quando o vendedor ou comprador estiver com muita pressa em fechar o negócio, chegando ao ponto de baixar o valor para um preço muito inferior ao praticado no mercado. Isso pode ser um golpe em andamento”, destacou.

Em caso de dúvida ou suspeita de que está lidando com um criminoso, a polícia recomenda procurar a Delegacia de Polícia mais próxima ou fazer a denúncia de forma anônima pelo Disque 197.

Assessoria/PCPB

Policial

Em Bayeux: Adolescente é apreendido com quase 200 embalagens de drogas

Publicados

em

Foto: Divulgação/PMPB

Um adolescente de 16 anos foi apreendido por suspeita de ter ligação direta com o tráfico de drogas, nessa quarta-feira (23), no bairro Alto da Vista, na cidade de Bayeux. Com ele, foram apreendidos 127 porções de crack e outras 27 de maconha. Os entorpecentes estavam prontos para a venda.

O jovem foi abordado pelos policiais da Força Tática da 4ª Companhia Independente da PM (4ª CIPM) na principal do bairro, a avenida Marechal Rondon. Parte da droga estava com ele, a outra parte escondida em um terreno e ainda houve apreensão na residência dele.

O caso foi levado para a 6ª Delegacia Distrital, em Santa Rita.

Fonte: pm.pb.gov.br

Continue lendo

Policial

Em Sertãozinho: Motorista atropela e ciclista morre

Publicados

em

Um acidente no final da tarde desta sexta-feira (25) deixou um ciclista morto numa rodovia, na saída de Duas Estradas para Sertãozinho, Agreste paraibano.

De acordo com as informações, um ciclista por nome de Carlos Campelo que é motorista da prefeitura de Sertãozinho, foi atingido por um carro conduzido por um jovem da cidade de Duas Estradas. Com o impacto da colisão, o ciclista teve ferimentos graves e foi socorrido por uma equipe do SAMU, mas não resistiu e foi a óbito.

O motorista teve ferimentos leves e também foi socorrido para o hospital. Um inquérito policial foi aberto pela Polícia Civil para investigar as causas do acidente que tirou a vida do cidadão, querido na cidade em que morava com sua família.

Nas redes sociais amigos lamentam o ocorrido:

Fonte: Blog do Felipe Silva via Portal 25 Horas

Continue lendo

Policial

CNJ aprova restrição para soltura de presos por covid-19

Publicados

em

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou hoje (22) a resolução que restringiu os casos em que presos podem ser soltos em função da covid-19. Na semana passada, o presidente do conselho, ministro Luiz Fux, assinou a recomendação, mas a norma ainda dependia de aprovação pelo plenário. A votação foi unânime.

De acordo com a Recomendação nº 78, pessoas acusadas de corrupção, lavagem de dinheiro, crimes hediondos e violência doméstica não poderão ser beneficiadas com a revisão da prisão provisória ou do regime de cumprimento de pena.

A decisão do ministro restringe a Recomendação nº 62, editada em março pelo ex-presidente Dias Toffoli. A norma anterior do CNJ abria a possibilidade de soltura a todos os presos.

Pelas duas resoluções do CNJ, juízes e tribunais devem reavaliar a necessidade das prisões efetuadas para evitar a propagação do novo coronavírus nas penitenciárias.

Devem ter prioridade os casos de gestantes, lactantes, mães ou pessoas responsáveis por criança de até 12 anos, idosos, indígenas, pessoas deficientes ou que se enquadrem no grupo de risco.

Na sessão desta tarde, o CNJ também aprovou uma resolução para estabelecer cotas raciais nas seleções de estagiários nos tribunais do país.

Fonte: Agência Brasil

Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas