Conecte-se conosco

Cidades

Orçamento Democrático Estadual reúne conselheiros e visita obras no Sertão

Publicados

em

A Secretaria Executiva do Orçamento Democrático Estadual está promovendo, desde o dia 1º de dezembro, uma série de reuniões com os conselheiros regionais, das 14 Regiões Geoadministrativa do Estado – as primeiras sendo realizadas de forma presencial –, com o objetivo de dialogar e de promover a participação com os representantes da população; entregar certificados e visitar obras nas regiões. As reuniões seguem até o dia 17 deste mês.

Na região de Cajazeiras (9ª Região), a reunião aconteceu na cidade de São José de Piranhas, onde o secretário Célio Alves fez a entrega dos certificados da posse dos conselheiros e esteve visitando, com eles, obras da região, como a da construção da rodovia que ligará a cidade ao município de Serra Grande, na vizinha região do Vale do Piancó.

“O governo está investindo cerca de R$ 25 milhões, em 25 km de extensão dessa rodovia. É uma conquista que nasceu dentro do Orçamento Democrático e nós estivemos na obra, com a presença dos conselheiros, acompanhando esse momento. É mais um investimento do Governo da Paraíba, com a participação do povo. O ODE atuou em favor dessa conquista”, lembrou Célio Alves.

Anúncio


As obras do ginásio esportivo, da Escola Normal São José, na cidade de São José de Piranhas, receberam, também, a visita da equipe técnica e dos conselheiros. “A obra custou R$ 752 mil e é mais uma realizada dentro do Programa Bom de Bola. O Orçamento Democrático faz parte dessa conquista”, comentou o secretário.

A segunda reunião foi realizada na cidade de Marizópolis, que pertence à região de Sousa (10ª Região). “Agradecemos ao prefeito da cidade, Luquinha do Brasil, ao vice-prefeito Deuzinho Abreu, à primeira-dama e secretária da Assistência Social, Léia Braga, assim como a toda a sua equipe e aos vereadores, que nos receberam generosamente e testemunharam a importância do Orçamento Democrático nas muitas conquistas de Marizópolis, através das parcerias com o Governo da Paraíba, a exemplo das obras de creche, travessia urbana, abastecimento de água e mercado público”, agradeceu Célio Alves.

A visita técnica na região foi às obras da Perimetral Oeste, na cidade de Sousa, com investimento de R$ 11,5 milhões do Governo da Paraíba. A conselheira, Gotere César, da 10ª Região, agradeceu ao governo pela oportunidade em estar reunida com os demais conselheiros e por poder conhecer obras da região “A nossa reunião foi diferenciada porque ainda não havíamos nos encontrado presencialmente. Recebemos nossos certificados de posse e fiquei super emocionada com tudo o que vi, desde a nossa recepção aqui na cidade de Marizópolis, assim como a presença do secretário e a de todos os demais conselheiros e articuladores da nossa região. Foi tudo muito especial e gratificante. Essa obra da cidade de Sousa irá beneficiar toda a nossa população que está agradecida pelo investimento que o governador está fazendo”, agradeceu a conselheira.

Em São Bento (8ª Região), as obras visitadas, respectivamente, foram as do trajeto entre as cidades de Catolé do Rocha, Brejo do Cruz e a divisa da Paraíba com o Rio Grande do Norte, que está recebendo investimentos de R$ 12,7 milhões, a recuperação da Ponte do Rio Piranhas e as obras do Hospital de São Bento.

Em Cajazeirinhas (13ª Região), a equipe e os conselheiros foram recebidos pelo prefeito, Assis Rodrigues, além de vereadores e a presidente da Câmara Municipal, Maria Aparecida.

Na região de Itaporanga (7ª Região) a visita técnica foi às obras de reforma e ampliação do Complexo Educacional Santo Antônio, na cidade de Piancó, com investimento de R$ 3,2 milhões do Governo da Paraíba. E na cidade de Manaíra, região de Princesa Isabel (11ª), às obras de construção do Complexo Educacional Monsenhor Sebastião Rabelo, que está recebendo investimento de R$ 4,4 milhões. 

As reuniões e visitação às obras do governo, com a participação dos conselheiros, seguem até o próximo dia 17, nas cidades de Queimadas (9/12), Itabaiana (10\12), Patos e Monteiro (13/12), João Pessoa (14\12), Mamanguape (15\12), Guarabira (16\12) e Cubati e Pedra Lavrada (17\12).

A Secretaria Executiva do Orçamento Democrático está obedecendo a todos os protocolos de prevenção, por conta ainda da pandemia no novo coronavírus.

Secom-PB

Rate this post
Anúncio


Cultura

‘Junho em Guarabira’ começa nesta sexta-feira com shows de Solange Almeida e Eliane

Publicados

em

A cidade de Guarabira dá início, nesta sexta-feira (12), à programação oficial do “Junho em Guarabira”, um dos maiores eventos juninos da região, que reúne tradição, cultura popular e grandes atrações musicais. A festa acontecerá ao longo de cinco noites, no Parque do Poeta, colocando o município como um dos destinos dos festejos juninos na Paraíba.

A abertura acontece no dia 12 de junho e será seguida pelo tradicional Festival de Quadrilhas Juninas, nos dias 13 e 14. A programação retorna nos dias 19 e 20 com grandes shows e segue até o último final de semana do mês, nos dias 27 e 28, quando será realizado o tradicional São Pedro do Nordeste, encerrando as festividades.

Entre as atrações confirmadas estão nomes consagrados da música nordestina, como Solange Almeida, Eliane, Zé Cantor e Jorge de Altinho, além de outros artistas que prometem animar o público durante os dias de festa.

Anúncio


Copa – Um dos momentos mais aguardados será no dia 19 de junho, quando os forrozeiros também poderão acompanhar o jogo da Seleção Brasileira na Copa em um telão instalado no Parque do Poeta. A iniciativa vai unir duas grandes paixões nacionais: o futebol e o forró.

Além dos shows, o ‘Junho em Guarabira’ contará com uma programação diversificada, incluindo apresentações culturais, o Festival de Quadrilhas Juninas e o tradicional Arraiá da Educação, reforçando a valorização das manifestações culturais e das tradições nordestinas.

Para a prefeita Léa Toscano, o evento representa mais do que entretenimento. “O ‘Junho em Guarabira’ é uma celebração da nossa identidade nordestina. É um momento de fortalecer nossas tradições, valorizar nossos artistas e, ao mesmo tempo, impulsionar a economia e o turismo da nossa cidade. Estamos preparando tudo com muito carinho para receber guarabirenses e visitantes”, destacou.

O ‘Junho em Guarabira é uma realização da Prefeitura Municipal e do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo. Conta ainda com os patrocínios da Faculdade EESAP, Real Supermercados, Rede Paraíba e LM Telecom.

Confira a programação:

Dia 12

Solange Almeida 

Eliane  

Raio do Sol Vip

Dias 13 e 14

FESTIVAL DE QUADRILHAS 

Dia 19

Jorge de Altinho 

Zé Cantor

Transmissão Ao vivo do Jogo do Brasil 

Dia 20

Nando Cordel

Toca do Vale 

Jotta Ferraz 

Forró do Auge 

Dia 27

Banda Encantus 

Jefferson Arretado

Carlinhos Camarote

Dia 28

Forró Real 

Raniery Gomes  

Saulo Farra

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Guarabira

Guarabira recebe ação Cidadania Democrática nesta terça-feira na ECI José Soares de Carvalho

Publicados

em

A população de Guarabira e região terá acesso a uma grande oferta de serviços públicos gratuitos nesta terça-feira, dia 9 de junho, durante a realização do programa Cidadania Democrática 2026, promovido pelo Governo da Paraíba. A ação acontecerá no ECI José Soares de Carvalho, conhecido como Colégio Estadual, e contará com atendimentos ao longo de todo o dia.

O evento tem como objetivo aproximar os serviços públicos da população, facilitando o acesso a atendimentos essenciais em áreas como saúde, cidadania, assistência social, educação, segurança pública, agricultura e defesa dos direitos do cidadão.

Diversos órgãos estarão presentes

Durante a programação, os moradores poderão buscar orientações, informações e atendimentos junto a diversos órgãos e instituições estaduais, entre eles:

Anúncio


  • Defensoria Pública;
  • Procon;
  • Detran-PB;
  • Cagepa;
  • Secretaria de Estado da Saúde;
  • Castra Móvel;
  • Hemocentro;
  • Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH);
  • Programa Cidadão;
  • Consea-PB;
  • Sudema;
  • Agricultura Familiar;
  • Corpo de Bombeiros Militar;
  • Polícia Militar;
  • Instituto de Polícia Científica (IPC);
  • Polícia Civil;
  • Secretaria de Estado da Educação;
  • Fundac;
  • Empaer;
  • CEHAP;
  • EPC;
  • PAP, entre outros serviços.

Oportunidade para resolver demandas em um único local

A iniciativa oferece uma oportunidade importante para que a população resolva diversas demandas sem a necessidade de deslocamentos para diferentes repartições públicas. Além disso, o programa fortalece a participação cidadã e amplia o acesso aos serviços oferecidos pelo Estado.

A expectativa é de que centenas de pessoas participem da ação, aproveitando os atendimentos, orientações e serviços disponibilizados gratuitamente.

Serviço

Evento: Cidadania Democrática 2026
Data: 9 de junho
Local: ECI José Soares de Carvalho (Colégio Estadual)
Endereço: Rua Henrique Pacífico, 45 – Bairro Primavera – Guarabira-PB
Horário: Atendimentos durante todo o dia

A população está convidada a participar e aproveitar os diversos serviços que estarão disponíveis em um só lugar.

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Educação

MEC Idiomas: nova plataforma oferta inglês e espanhol gratuitamente

Ferramenta oferece aprendizagem do nível básico ao avançado.

Publicados

em

O Ministério da Educação (MEC) lançou o MEC Idiomas, plataforma gratuita de estudos de inglês e espanhol. 

A ferramenta disponibiliza lições interativas, acompanhamento do aprendizado e certificação, do nível básico ao avançado.

De acordo com o MEC, o objetivo é que o sistema seja o primeiro ponto de contato digital do estudante iniciante de línguas e o idioma escolhido. 

Anúncio


MEC Idiomas

A plataforma on-line é gratuita e acessível em dois formatos – site ou aplicativo. 

É possível avaliar o grau de conhecimento; montar trilha de aprendizagem (aula e reforço); testar conhecimento a cada módulo; tirar dúvidas e treinar a conversação.

Os alunos também podem participar de comunidades.  

Tanto as aulas de inglês quanto as de espanhol estão organizadas em seis níveis. Atualmente, há cerca de 800 aulas disponíveis. 

Passo a passo

Para usar a plataforma, o MEC dá as seguintes instruções aos interessados: 

  • acessar o MEC Idiomas, por meio do site ou pelo app
  • fazer login com a senha do Gov.br;  
  • escolher idioma de interesse – inglês ou espanhol;  
  • fazer teste de conhecimento; 
  • assistir às aulas.  

Idiomas sem Fronteiras

O MEC Idiomas é parte do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), do Ministério da Educação. A política pública de ensino bilíngue é voltada à internacionalização da educação superior brasileira para melhorar as produções científicas.

A iniciativa pretende fortalecer a formação de professores de línguas estrangeiras e promover a capacitação linguística de estudantes, docentes e técnicos administrativos das Instituições de Ensino Superior (IES).

O MEC Idiomas também contempla a formação de estrangeiros em língua portuguesa e o apoio à capacitação de professores da educação básica.

Agência Brasil

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas