Conecte-se conosco

Cidades

Testes semestrais: IPC da Paraíba recebe Certificação Internacional de Excelência da ONU

Publicados

em

O Instituto de Polícia Científica (IPC) da Polícia Civil da Paraíba acaba de receber uma Certificação Internacional de Excelência, expedido pelo Escritório sobre Drogas e Crimes, da Organização das Nações Unidas (ONU). O documento é uma referência aos quatro anos consecutivos em que exames realizados pelo IPC/PB são concordantes em nível mundial.

A ONU realiza um acompanhamento da qualidade dos trabalhos executados por órgãos de perícia dos seus estados-membros. A cada seis meses, esses órgãos recebem amostras do Escritório sobre Drogas e Crimes, que devem ser periciadas pelos estados-membros e remetidas novamente ao Escritório, localizado em Viena, na Áustria.

Anúncio


O IPC da Paraíba realizou análises de drogas no laboratório de João Pessoa. Quanto às análises de toxicologia, os ensaios foram realizados em laboratórios de João Pessoa e de Campina Grande.

“Para poder lograr êxito na certificação, o órgão de perícia tem que ter a proficiência testada em quatro ensaios seguidos. Então, de 2018 a 2020, nós participamos desses testes e conseguimos os resultados satisfatórios, atestados pela ONU”, disse o gerente de Toxicologia do IPC da Paraíba, Rony Costa.

De forma resumida, os exames toxicológicos são feitos para identificar a presença de substâncias diversas no organismo humano. “Comprovar se uma pessoa fez uso de drogas ou medicamentos, por exemplo”, explicou Rony.

Drogas

Já os exames periciais feitos diretamente nas substâncias apreendidas, como no caso de entorpecentes, são fundamentais para comprovar o crime de tráfico de drogas, por exemplo.

“São as situações, por exemplo, de quando as polícias prendem pessoas com certas quantidades de substâncias semelhantes a maconha ou cocaína. É preciso comprovar cientificamente que aquele produto, realmente, se trata de droga. Caso contrário, não haverá crime”, afirmou Lúcia Rejane, gerente responsável pelo laboratório de drogas do IPC da Paraíba.

ONU

No site da ONU, o órgão informa que “o programa International Collaborative Exercises (ICE) visa auxiliar laboratórios de teste de drogas em todo o mundo na avaliação de seu próprio desempenho e na tomada de ações corretivas, quando apropriado. A participação em tais exercícios colaborativos, comparações interlaboratoriais ou testes de proficiência é um dos elementos essenciais para a implementação de um sistema de gestão da qualidade do laboratório e, em última instância, para a acreditação.”

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Cidades

Cachaça Serra Limpa presente no São João de Serra da Raiz

Publicados

em

Fotos: Divulgação/Cachaça Serra Limpa

A Cachaça Serra Limpa se faz presente nas festividades do São João na cidade da Serra da Raiz. Confira nas imagens abaixo a presença da Serra Limpa na cidade.

Anúncio


Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Guarabira

MIX TEM Festas e Descartáveis tem de tudo para sua festa de São João. Confira!

Publicados

em

MIX TEM Festas e Descartáveis tem tudo para deixar completa sua festa junina completa. São decorações de topo de bolo temáticas com personagens juninos, balões de vários formatos, chapeis de palha, peneiras de palha decoradas com cara de boneca, mine cestas de palha para lembrancinhas de festa, bonecas e bonecos temáticos de São João, e muito mais.

A loja MIX TEM Festas e Descartáveis fica localizada na Rua Augusto de Almeida, 48, ao lado do ENSL (Educandário Nossa Senhora de Lourdes), também conhecido como “Colégio de Socorro Amorim”, no Centro de Guarabira, fone: (83) 3271-8100. Siga a MixTem Festas e Descartáveis no Instagram: instagram.com/mixtemfestas

Anúncio


 

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Paraíba

Presidente do TRE-PB recebe advogadas, deputada e superintendente da PRF

A agenda de audiências da Presidência é publicizada no portal do Tribunal.

Publicados

em

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, recebeu, na tarde desta segunda-feira (17), em Audiência de Gabinete, as advogadas Thicianne Carneiro e Nathalia Rolim, juntamente com a deputada Camila Toscano. Em seguida, a magistrada recebeu o superintendente da Polícia Rodoviária Federal na Paraíba, Pedro Ivo Loureiro.

Na primeira audiência, o assunto em pauta foi a ‘violência política de gênero’. Já no segundo encontro, o tema foi “capacitação acerca das eleições’, debatido entre a presidente do TRE-PB e o superintendente da PRF-PB, Pedro Ivo, que estava acompanhado de auxiliares.

Anúncio


#PraTodosVerem: Na fotografia aparecem 5 homens, sentados, e uma mulher, sentada, em poltronas e...

Na sessão ordinária de hoje (17/06), a desembargadora Agamenilde Dias destacou que as audiências com a presidente do Tribunal Regional Eleitoral são publicizadas no portal do TRE-PB, inclusive, com o assunto objeto do evento. A presidente acrescentou que as audiências são solicitadas por meio de canais oficiais, e só realizadas após confirmação do Gabinete da Presidência, com data e horário definidos.

No caso do público externo, a solicitação deve ser feita por meio do e-mail: [email protected].

Agenda da Presidência

A Agenda está disponível na página principal do site oficial do Tribunal – www.tre-pb.jus.br – no serviço “Acesso Rápido”, localizado no lado direito da homepage.

Ascom/ TRE-PB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas