Conecte-se conosco

Turismo

Após solicitação do Deputado Raniery, Governador autoriza a licitação para o asfaltamento do acesso ao Memorial Frei Damião, em Guarabira

Publicados

em

Foto: Secom-PB

Após diversos pleitos apresentados pelo deputado estadual Raniery Paulino, o governador do estado da Paraíba, João Azevedo, anunciou através das suas redes sociais a autorização da licitação para o asfaltamento do acesso ao Memorial Frei Damião, em Guarabira.

De acordo com o chefe do executivo, a obra que será executada pelo DER, receberá um investimento de R$ 1,3 milhão. “Essa era uma reivindicação antiga da população de Guarabira e tem uma importância enorme para o turismo religioso do nosso estado,” frisou.

Raniery Paulino foi enfático ao agradecer a o anuncio do Governador e ponderou a ação como uma valorização da região do Brejo. ” Agradeço Governador,  essa foi uma importante ação para valorizar cada vez mais nossa região. Nosso mandato apresentou diversos pleitos em defesa do acesso ao Memorial Frei Damião, e hoje conseguimos”, disse.

Do Acesso Político

Rate this post

Turismo

Caminhos do Frio chega a Solânea e show de Waldonys marca a programação

Publicados

em

A cidade de Solânea – a 130 km de João Pessoa – é a próxima parada do projeto Rota Cultural Caminhos do Frio. Após passar por Areia, Pilões e Matinhas, a Rota será aberta no Teatro Jacob Soares Pereira, em solenidade prevista para começar às 19h, desta segunda-feira (25). Até domingo (1º), a população e os turistas poderão participar de uma série de eventos culturais, oficinas, debates e atividades esportivas. O destaque da programação será o show do cantor Waldonys, que vai acontecer no sábado (30), no palco armado na Praça 26 de Novembro.

Assim como aconteceu nas outras três cidades da região do Brejo, a Rota Cultural tem o objetivo de envolver a população das cidades por onde passa, e é uma excelente oportunidade que todos têm de, além prestigiar os shows, feiras de gastronomia e artesanato, discutirem políticas públicas para o setor cultural, em debate que será realizado na sexta-feira (29), na Câmara Municipal da cidade. Outro debate importante, acontecerá também na sexta, com a participação do presidente do Fórum de Turismo do Brejo, Jaime Neto, quando será discutido o fortalecimento das instâncias de turismo de Solânea. O evento será promovido no Memorial Santuário de Padre Ibiapina, às 14h30.

Solânea é uma das cidade da Paraíba que tem a marca da religiosidade e um dos seus ícones é o Santuário Padre Ibiapina, idealizado pelo padre José Antônio Maria Ibiapina, que se formou em Direito, mas, aos 47 anos, decidiu entrar para o sacerdócio. O padre tinha conhecimento da situação de dificuldade que algumas pessoas viviam no município e assim decidiu ser suporte para todos.

O Santuário, um dos pontos turísticos mais visitados na região, está localizado onde originou-se a primeira casa de caridade do padre. O local preserva a casa onde o religioso viveu, um orfanato, uma creche e uma capela chamada de casa da caridade onde estão os restos mortais de Ibiapina e a sala dos milagres que exibe fotos e objetos de devotos que rezam ao padre que está em fase de canonização.

Outro ponto importante para o Turismo religioso é a Igreja Matriz de Santo Antônio, que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba. A igreja traz a imagem de Nossa Senhora de Fátima na sua entrada e está localizada em frente à praça 26 de novembro.

A cidade também apresenta algumas edificações antigas, como o Casarão Manoel Moreira. Segundo reza os moradores, no local residia o braço direito de Lampião, Manoel Moreira. O casarão histórico guarda um espaço que abriga um oratório, que conta a história, servia para esconder as armas das rondas policiais.

A natureza também está muito presente no município, como atrativo turístico. Em um desses lugares se destaca a Bica da Mata, também conhecida por Bica do Cano, uma área pública que está sempre disponível para visitação. Para chegar até a Bica, as pessoas precisam trilhar um caminho demarcado de mata fechada e de chão escorregadio em uma caminhada de aproximadamente 400 metros, ideal para quem pratica o turismo de aventura. A água da Bica é cristalina.

Outro atrativo é a Trilha das Pedras das Pinturas, que registram as pinturas rupestres feitas por índios. Estudiosos acreditam que elas estão ali por volta de 5 mil anos e o que chama ainda mais atenção de todos são as pedras que compõem o local. O empilhamento rochoso deixa há muito tempo os olhos de quem vê em dúvida, se é uma formação natural ou se foram colocadas através de homens que arquitetaram de forma inexplicável as pedras uma em cima da outra.

Secom-PB

Rate this post
Continue lendo

Turismo

“Destino Guarabira” será apresentado em Maio na ExpoTurismo Paraíba

Publicados

em

Guarabira - Foto: Rose Vídeo

A Prefeitura de Guarabira estará lançando o programa “Destino Guarabira”, na maior feira de exposição turística do Estado, nos próximos dias 5, 6 e 7 de maio, no Espaço Cultural, em João Pessoa.

Com a presença confirmada de mais de 80 municípios paraibanos, a Feira de Turismo promovida pelo Sebrae e Parceiros será realizada no Espaço Cultural José Lins do Rego, das 15:00 às 21:00 horas. Várias modalidades turísticas estarão sendo disponibilizadas aos visitantes: Turismo rural, cultural, ecoturismo, aventura, gastronômico, sol e mar, religioso, entre outros. Com cerca de 100 expositores.

A programação da feira inclui ainda 17 palestras, 02 rodadas de negócios, 04 visitas técnicas e 24 apresentações culturais durante os dias do evento. Segundo o SEBRAE/PB, a iniciativa tem o objetivo de promover, comercializar e fortalecer os negócios de turismo na Paraíba, proporcionando geração de negócios, troca de experiências inovadoras e conhecimentos adequados ao cenário econômico atual.

“Todos os municípios turísticos da Paraíba vão expor no evento, que é a primeira feira de turismo do calendário de 2022 do Brasil. É, também, a única feira de turismo do país que mostra as 11 regiões turísticas da Paraíba, que compõem o Mapa da Regionalização do Turismo (MTUR)”, enfatizou a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim.

Segundo o Secretário de Cultura e Turismo, Tarcísio Pereira, a cidade de Guarabira será representada pelo stand “Destino Guarabira” dentro da Região Turística do Brejo Paraibano, levando ao conhecimento do público todo o potencial turístico e cultural da cidade. “Essa é um dos grandes eventos nesse setor que estamos trabalhando para a cidade que vem entrando no roteiro turístico regional”, destacou Tarcísio.

Saiba mais clicando no site do evento. 

Codecom

Rate this post
Continue lendo

Cultura

Bananeiras anunciará nesta quarta-feira a programação do São João 2022

Bananeiras desponta no cenário turístico regional por suas belezas naturais e pelo seu clima aconchegante, que chega a 14 graus nos períodos mais frios.

Publicados

em

Foto: Reprodução

O prefeito de Bananeiras, Matheus Bezerra, divulgará, na próxima quarta-feira (20), a programação do São João deste ano. O anúncio será às 18h, na Praça do Coreto.

O São João de Bananeiras será realizado através de uma parceria entre a Prefeitura e a empresa “Medow Entretenimento e Cultura”, liderada pelo empresário Jomario Souto.

Denominado “O Melhor São João de Nossas Vidas” o festejo junino de Bananeiras será realizado de 17 de Junho a 17 de Julho, contendo dos grandes shows a eventos culturais paralelos. O município do brejo deve atrair muitos turistas da capital paraibana, bem como do Rio Grande do Norte para curtir o evento.

Bananeiras desponta no cenário turístico regional por suas belezas naturais e principalmente pelo seu clima aconchegante, que chega a 14 graus celsius nos períodos mais frios.

Maispb via ExpressoPB

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas