Conecte-se conosco

Manchete

Passa de 300 o número de casos confirmados de varíola do macaco no mundo

Nas últimas três semanas, doença já foi detectada em mais de 20 países; perspectiva é de que mais pacientes infectados surjam.

Publicados

em

Vinte e dois países somavam na tarde desta quinta-feira (26) mais de 300 casos confirmados da varíola do macaco, doença que se espalhou, sobretudo na Europa, desde o começo de maio.

Dados de um acompanhamento em tempo real feito pela iniciativa Global.health, de pesquisadores de universidades como Harvard e Oxford, além de informações de governos, mostram o seguinte número de diagnósticos por país:

• Inglaterra: 85
• Espanha: 84
• Portugal: 58
• Canadá: 15
• Alemanha: 12
• Países Baixos: 12
• Estados Unidos: 9
• Itália: 9
• França: 7
• Bélgica: 6
• República Tcheca: 5
• Escócia: 3
• Austrália: 2
• Suécia: 2
• Suíça: 2
• Eslovênia: 2
• Áustria: 1
• Dinamarca: 1
• Israel: 1
• Irlanda do Norte: 1
• Emirados Árabes Unidos: 1
• País de Gales: 1

Outros 79 casos são considerados suspeitos e aguardam a confirmação por exames laboratoriais. Deste total, 61 estão na Espanha, 11 no Canadá e os demais na Argentina, Bélgica, Finlândia, Alemanha, Israel e Itália.

No Reino Unido, local com maior número de infectados, autoridades sanitárias esperam que novos casos surjam nos próximos dias, enquanto também aprofundam as investigações epidemiológicas para entender como uma doença considerada de baixa transmissão entre humanos tem se espalhado tão rapidamente.

“O risco para a população do Reino Unido permanece baixo, mas estamos pedindo às pessoas que estejam alertas a quaisquer novas erupções cutâneas ou lesões em qualquer parte do corpo”, afirmou em comunicado hoje a consultora médica chefe da UKHSA (Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido).

A chefe do departamento de Doenças Emergentes e Zoonoeses da OMS (Organização Mundial da Saúde), a epidemiologista Maria Van Kerkhove, afirmou nesta semana que estes “não são padrões típicos de transmissão da varíola do macaco”, mas ressaltou que o vírus é muito diferente do que causa a Covid-19, minimizando as chances de uma disseminação global semelhante à que provocou a pandemia atual.

R7

Rate this post

Guarabira

Campanhas de vacinação contra pólio, influenza e multivacinação são prorrogadas por mais 30 dias

Publicados

em

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação que foi prorrogada até a sexta-feira, 30/9, teve novamente uma prorrogação por mais 30 dias – e vai até o dia 31 de outubro, juntamente com a vacinação contra influenza. De acordo com o Ministério da Saúde, todas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação, incluindo o imunizante que protege contra a pólio, segue disponível nas salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde.

Poliomielite – Quanto a cobertura da poliomielite, até o momento o Brasil tem 54,21% das crianças entre um e menores de cinco anos imunizadas contra a doença; a meta é 95%. A Paraíba ocupa 89,77% de cobertura vacinal. Já o município de Guarabira tem, até então, uma cobertura de 90,98% de vacinação contra a pólio.

Toda a população com menos de cinco anos precisa ser vacinada para evitar a reintrodução do vírus que causa a paralisia infantil. As crianças menores de 1 ano deverão ser imunizadas conforme a situação vacinal para o esquema primário. As crianças de 1 a 4 anos deverão tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Influenza – A vacina contra a influenza está disponível nas unidades básicas para todos os públicos a partir dos 6 meses de vida. A meta de 90% de cobertura vacinal estipulada pelo MS ainda não foi alcançada. Guarabira tem 80,70% do público-alvo vacinado, conforme o LocalizaSus.

Multivacinação – Para a campanha de multivacinação (atualização das cadernetas) as vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Codecom

Rate this post
Continue lendo

Manchete

Casal é preso em Guarabira acusado de arrombar comércio

Publicados

em

Foto: Reprodução

As 8h na Avenida Rui Barbosa, Centro, Guarabira-PB, a Polícia Militar realizou a prisão de um homem de 35 anos e uma mulher de 28 na manhã deste domingo, 11, após arrombarem a porta de um estabelecimento comercial e conseguir subtrair alguns objetos na cidade de Guarabira-PB.

A guarnição da Força Tática Alfa ao realizar o patrulhamento no centro da cidade foi acionada por populares, que informaram que uma mulher e um homem tinham arrombado a porta do mercadinho e furtado alguns objetos. Imediatamente a guarnição com apoio de outras viaturas iniciaram diligências, e que nas proximidades da Rua Joca Carteiro no Bairro da Santa Terezinha, conseguiram localizar os acusados, e com ambos foi encontrado os objetos subtraídos do mercado, sendo 01 (um) serrote, 40 (quarenta) cabos de vassouras, 01 (um) arco com serra, 03 (três) facas, 01 (um) facão, 01 (um) martelo, 02 (duas) chaves de fenda estrela, 01 (um) alicate de arrebite, 01 (um) disco de serra, 02 (duas) chaves de fenda, 01 (um) reque, 01 (uma) chave de boca, 01 (uma) chave de boca fresada e 01 (uma) chave L.

Diante as circunstâncias, os envolvidos e os matérias apreendidos foram encaminhados a delegacia e apresentados ao delegado plantonista para as providências que o caso requer.

Blog do Felipe Silva

Rate this post
Continue lendo

Cidades

Pesquisador encontra revista histórica do Centenário da Independência e do 1º Concurso de Beleza da PB

Revista publicada há 100 anos, traz as imagens das mais belas ganhadoras do concurso nas principais cidades da Paraíba.

Publicados

em

O pesquisador e ativista cultural Jocelino Tomaz, da cidade de Caiçara, possui em seu acervo algumas relíquias relacionadas ao centenário da Independência do Brasil (1922), e sobre a Paraíba na época da Independência, dentre elas a edição especial da revista paraibana “Era Nova” especial do centenário, o “Almanach do Estado da Parahyba do Norte” (edição de 1922) e o livro “A Cidade de Parahyba na Época da Independência”, de Archimedes Cavalcanti.

Na revista especial, publicada após as comemorações, constam a programação dos eventos do centenário em João Pessoa e raros registros fotográficos das festividades na capital e em várias cidades como Guarabira, Bananeiras, Campina Grande e outras.

Entre os eventos que marcaram o centenário da Independência, quando tínhamos Epitácio Pessoa, um paraibano, na presidência do Brasil, tiveram maior destaque a Exposição do Centenário, no Rio de Janeiro (capital do país, na época), que apresentou amostras da cultura das várias regiões do Brasil e atraiu visitantes de vários lugares do mundo; a primeira transmissão de rádio do nosso país, promovida por Roquete Pinto e veiculando o discurso do presidente; e o concurso “A Mais Bela do Brasil”, realizado pela “Revista da Semana” e o Jornal “A Noite”, ambos do Rio.

Na Paraíba, foi a revista “Era Nova” quem promoveu a realização e pela primeira vez todos os 39 municípios da época (12 cidades e 27 vilas) participaram, porém Souza teve o concurso anulado. Em cada município eram escolhidas duas jovens por uma comissão local, e uma comissão na capital chegou ao resultado final. Na revista especial foi divulgado o resultado e trouxe fotos das cinco primeiras colocadas. Pesquisando em outras edições Jocelino reuniu imagens de várias outras participantes, uma interessante amostra dos padrões de beleza da época.

Confira algumas imagens:

Hasteamento da Bandeira em frente do Conselho Municipal em Guarabira
Desfile na Praça 7 de setembro em Guarabira
Desfile de Beleza em Guarabira
Lila Uchoa, eleita a mais bela de Guarabira
Ildetrudes Silva, eleita em Caiçara
Stella Caçador Stahel, eleita a mais bela da Parahyba (João Pessoa)
Zezé Leone, Campeã Nacional do Concurso de Beleza

Fotos: Reprodução – Revista Era Nova – ANO 1922

Atualizada às 18h para introdução da imagem da lista das eleitas da Paraíba.

Brejo.com

3/5 - (2 votes)
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas