Conecte-se conosco

Guarabira

CENTENÁRIO: Guarabira terá programação alusiva aos 100 anos do Pavão Misterioso

Publicados

em

Foto: Reprodução/ Ascom

A Prefeitura Municipal de Guarabira, por intermédio das suas secretarias de Cultura e de Educação, estará realizando uma programação alusiva ao centenário do Romance do Pavão Misterioso, folheto de cordel de autoria de José Camelo de Melo Rezende, poeta nascido no município de Guarabira, cuja obra completa 100 anos de publicação em 2023.

Após reunião com o prefeito Marcus Diogo, o secretário de Cultura e Turismo (Tarcísio Pereira), juntamente com a secretária de Educação (Andréa Cavalcante), estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (02), para planejar a programação e ações a serem realizadas, a partir do dia 20 de abril deste ano. Também participaram da reunião a Coordenadora Pedagógica Geral da Educação, Gracina Pontes, e a Coordenadora de Eventos da prefeitura, Vanessa Santos.

Anúncio


As atividades em Guarabira terão início a partir do dia 20 de abril e se estenderão até o próximo mês de novembro, com várias ações intercaladas voltadas para o público em geral e também para estudantes da Rede Municipal de Ensino. O dia 20 de abril, como início do “Ano Cultural do Pavão Misterioso”, foi escolhida em virtude de ser a data de aniversário de nascimento do autor da obra, José Camelo de Melo Rezende.

A programação oficial ainda será divulgada, mas as duas secretarias já adiantam que haverá atividades como concursos literários, para estudantes de Guarabira e escritores da Paraíba, bem como exposições temáticas, aquisição de obras em cordel para distribuição nas escolas, contação de histórias, saraus, recitais e encontros de poetas populares, cursos e oficinas, festival de teatro, apresentações folclóricas, entre outras atividades.

A Secretaria de Cultura já adiantou, em primeira mão, que 20 artistas da área de artes plásticos já estão pintando 20 telas que irão ilustrar a publicação da obra na exposição intitulada “O Pavão na Parede”, que estará aberta para visitas na Galeria de Artes Antônio Sobreira. Cada tela irá ilustrar, na sequência, cerca de seis estrofes do folheto de cordel para leitura na própria parede.

Outra ação já oficializada, dentro do “Ano Cultural do Pavão Misterioso”, será o FIAN (Festival Internacional de Arte Naif), que acontece anualmente no mês de maio e que, neste ano, terá o Pavão Misterioso como tema para os participantes. O edital do Fian já está aberto para inscrições desde o dia 15 de fevereiro.

Mais informações, além do lançamento dos editais dentro da programação, serão divulgados a partir do mês de abril, quando terão início as atividades.

Codecom

Rate this post
Anúncio


Cultura

Prefeitura de Guarabira entrega revitalização da Estação Ferroviária nesta quinta (04)

Publicados

em

Na noite desta quinta-feira (04), será entregue para a população de Guarabira a Nova estação Ferroviária e Parque da Estação. Será um momento marcante que celebra a memória, a cultura e a beleza da arte naif.

O evento contará com atrações musicais, danças, exposições e muito mais. Com certeza, será um momento histórico pra cidade, que será ainda transmitido ao vivo pelas redes sociais: Youtube.com/pmguarabira

Anúncio


Com Ascom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Guarabira

MIX TEM Festas e Descartáveis tem de tudo para sua festa de São João. Confira!

Publicados

em

MIX TEM Festas e Descartáveis tem tudo para deixar completa sua festa junina completa. São decorações de topo de bolo temáticas com personagens juninos, balões de vários formatos, chapeis de palha, peneiras de palha decoradas com cara de boneca, mine cestas de palha para lembrancinhas de festa, bonecas e bonecos temáticos de São João, e muito mais.

A loja MIX TEM Festas e Descartáveis fica localizada na Rua Augusto de Almeida, 48, ao lado do ENSL (Educandário Nossa Senhora de Lourdes), também conhecido como “Colégio de Socorro Amorim”, no Centro de Guarabira, fone: (83) 3271-8100. Siga a MixTem Festas e Descartáveis no Instagram: instagram.com/mixtemfestas

Anúncio


 

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Fazenda Nordestina é a campeã da Etapa Brejo do Festival de Quadrilhas realizado em Guarabira

Publicados

em

A Quadrilha Junina “Fazenda Nordestina” foi a grande vencedora da Etapa Brejo do Festival de Quadrilhas Juninas realizado em Guarabira. O anúncio foi feito logo após as apresentações da segunda noite do festival nesta sexta-feira (14).

O festival feito em parceria entre a Prefeitura de Guarabira, Federação das Entidades de Quadrilhas Juninas da Paraíba – FEQUAJUNE e a Associação as Quadrillhas Juninas do Brejo – ASQUAJUB deixou suas marcas pela organização e comparecimento de grande público nas duas noites de realização.

Anúncio


O prefeito Marcus Diôgo compareceu nas duas noites para conferir de perto o andamento das apresentações.

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas