Conecte-se conosco

Cidades

FAKE NEWS: Polícia Civil desmente boatos supostamente divulgados por prefeitura sobre “ordem para fechar escolas”

Publicados

em

A Polícia Civil da Paraíba refuta, veementemente, notícias falsas disseminadas nas últimas 48 horas, nas quais a instituição teria ‘ordenado’ prefeituras municipais a fecharem escolas, com base em boatos de onda de ataques criminosos no estado.

Nessa quinta-feira, 16 de março, a Polícia Civil foi surpreendida com a divulgação, nas redes sociais de um ‘blog’ da região de Guarabira, em que o delegado Hugo Lucena teria “dado ordens” para a prefeitura de Caiçara cancelar aulas no município, “por tempo indeterminado”, tendo em vista os casos de violência registrados no Rio Grande do Norte.

Anúncio


Além de não ter poder jurídico-institucional para esse tipo de determinação, a Polícia Civil sabe – pelo seu mister de investigação criminal – que não existe clima de terror em nenhuma região da Paraíba. 

“O que existe são pessoas pouco experientes no trato com o bom jornalismo e que, infelizmente, acabam por causar pânico na sociedade. Isso, além de desnecessário, é um crime contra a população”, disse o delegado Hugo Lucena.

A Polícia Civil lembra que está atenta aos atos violentos, desde o início dos episódios no estado vizinho, e em constante comunicação com as polícias civis de todo o Nordeste, especialmente com as do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará, por questões de proximidade geográfica.

“Exatamente por isso e por outros motivos de caráter sigiloso que reafirmamos: a Paraíba segue mantendo seu status de destaque em todo o Norte/Nordeste, no quesito segurança pública. E isso não somos nós quem dizemos, são institutos de pesquisa reconhecidos nacionalmente, como Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Instituto Sou da Paz, entre outros”, concluiu o delegado. 

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Cidades

Defensoria Pública da Paraíba em Guarabira atende oito cidades da região

Publicados

em

A Defensoria Pública Estadual (DPE) em Guarabira atende jurisdicionados de oito cidades da região, mais as demandas da população guarabirense onde está situada a sede do órgão que presta assistência jurídica gratuita para quem não possui condições financeiras de pagar advogados particulares.

Diariamente, segundo o advogado Marcos Melo (coordenador da DPE em Guarabira), o órgão atende cerca de 40 a 50 pessoas por dia das nove cidades. 

Anúncio


O coordenador disse que a DPE em Guarabira recebe pessoas vindas de Pilões, Cuitegi, Pilõezinhos, Pirpirituba, Araçagi, Duas Estradas, Sertãozinho e Serra da Raíz.

Em razão da grande demanda de casos, Marcos Melo faz questão de destacar o trabalho dos defensores públicos, mas também o apoio prestado pelos estagiários de Direito que, segundo ele, executam o atendimento preliminar das pessoas que chegam à Defensoria.

Em Guarabira, prestam serviços na Defensoria Pública Estadual os estagiários Eunice Kelly de Brito Melo, Fernanda de Sousa Lima, Suéliton Henrique Vidal de Macêdo, Elita Isabelly do Nascimento Oliveira, Fernanda Larissa Cardoso da Costa e Gabrielly Guedes. Além deles, ainda há o estagiários voluntários Joyce Eveli Rocha da Silva e Thamiris de Macena Teodosio.

O horário de expediente no órgão em Guarabira é das 08h às 12h, das segundas às sexta-feiras. A DPE está localizado na Avenida Dom Pedro II, 297, no prédio do antigo Ipep, no Centro da cidade.

Fato a Fato, em 11 de abril de 2024

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Paraíba

Governador lança programa Paraíba contra o Câncer e autoriza concurso com 4 mil vagas para a Fundação PB Saúde

Publicados

em

Fotos: José Marques

O governador João Azevêdo lançou, nesta segunda-feira (8), no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, o programa Paraíba contra o Câncer, iniciativa que visa ampliar e organizar a Rede de Atenção ao Paciente com Doença Crônica na área da Oncologia, abrangendo desde o rastreio, diagnóstico, estadiamento, tratamento, até os cuidados paliativos. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual assinou a autorização para a contratação de empresa para a realização de concurso público da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) com 4 mil vagas, das quais 1.400 serão para contratação imediata e 2.600 vagas para cadastro de reserva.

O plano de ação prevê investimentos de R$ 40 milhões de custeio por ano e envolve a expansão dos serviços nos hospitais da rede estadual, incluindo cirurgia, diagnóstico e quimioterapia, com a implementação de um sistema de regulação com fila única para otimizar o acesso aos tratamentos. Também estão previstos a gestão dupla dos serviços privados e filantrópicos, garantindo uma maior cobertura e qualidade no atendimento oncológico; o auxílio da telemedicina, permitindo consultas e acompanhamentos à distância e a superação de barreiras ao acesso e na personalização do tratamento; implementação de uma regulação única para pacientes com câncer, facilitando o acesso mais ágil e coordenado aos serviços de diagnóstico, tratamento e acompanhamento oncológico, reduzindo as barreiras e o tempo de espera para os pacientes; além da priorização dos cânceres mais frequentes, com foco nas linhas de cuidado prioritários, a exemplo do colo de útero, próstata, aparelho digestivo e pele não melanoma.

Anúncio


Serão 17 hospitais da rede estadual que farão as cirurgias oncológicas. Na primeira macrorregião de saúde, farão os procedimentos os Hospitais Edson Ramalho, Regional de Mamanguape, Regional de Guarabira, Regional de Itabaiana, Arlinda Marques e Maternidade Frei Damião. Na segunda macrorregião de saúde, farão as cirurgias os Hospitais de Clínicas de Campina Grande, Regional de Picuí, Regional de Taperoá, Santa Filomena, em Monteiro; e Hospitais Regionais de Sousa, Cajazeiras, Piancó, Catolé do Rocha e Pombal, na terceira macrorregião de saúde.

Na solenidade, também foi anunciado o Alô Saúde Dengue, aplicativo que já está disponível no Play Store no Android para tirar dúvidas e fornecer informações sobre serviços de saúde do Estado.

O governador João Azevêdo ressaltou que o Paraíba Contra o Câncer será o maior programa na área da saúde para oferecer um atendimento digno e ágil aos pacientes. “Mais uma vez, nós apresentamos um projeto que será revolucionário na área da saúde porque vamos enfrentar com competência essa luta contra o câncer. Vamos investir maciçamente na infraestrutura física e em equipamentos para termos pet scan e fazer radioterapias em todas as regiões e disponibilizar uma rede de hospitais para fazer o diagnóstico e realizar biópsias. O projeto está muito bem estruturado, como fizemos com o Opera Paraíba e Coração Paraibano, e queremos minimizar o impacto dessa doença na vida dos pacientes e da família porque estaremos proporcionando o atendimento próximo ao local onde a pessoa mora”, frisou.

O secretário de estado da Saúde, Jhony Bezerra, afirmou que o programa Paraíba contra o Câncer viabilizará o diagnóstico precoce e melhor eficiência no tratamento. “O estado vai estar proporcionando uma série de exames, com credenciamento de clínicas e hospitais privados para que o usuário possa fazer o procedimento na região mais próxima a sua residência. Nós queremos regionalizar a atenção e o cuidado, vamos utilizar a telemedicina porque queremos avançar muito com esse programa para salvar a vida dos paraibanos”, falou.

Ele também evidenciou que o programa já está em operacionalização. “O credenciamento já deve ser publicado até o final desta semana, nossos hospitais já iniciarão a partir deste momento as agendas de consulta, nossa Central de Regulação já fez todo o levantamento da demanda reprimida de exames para garantir que esse tempo de atendimento seja encurtado”, acrescentou.

Concurso – O diretor superintendente da Fundação PB Saúde, Arimatheus Reis, disse que o novo concurso irá atender a demanda de profissionais nas unidades hospitalares e também os novos serviços que a entidade irá assumir. “São 1.400 vagas para contratação imediata e mais de 2.600 para cadastro de reserva. As provas serão descentralizadas e poderão ser feitas em João Pessoa, Campina Grande e Patos e o candidato poderá escolher em qual região de saúde vai trabalhar. Serão 88 cargos entre assistenciais e administrativos, a exemplo de assistente administrativo, advogados, engenheiros, médicos, enfermeiros, psicólogos e técnicos de enfermagem”, explicou.

Avanços na saúde estadual – Na oportunidade, o governador João Azevêdo fez um balanço dos programas implementados na rede estadual de saúde, dentre eles, o Opera Paraíba, o Coração Paraibano, o Vacina Mais Paraíba, o Paraíba Pet e o Projeto Amar.

O gestor destacou que o Opera Paraíba já realizou mais de 100 mil cirurgias e deve realizar mais 100 mil procedimentos este ano nos 27 hospitais que realizam as cirurgias em todo o estado, a exemplo de bariátrica, ortopédicas, urológicas, pediátrica e endometriose profunda. Para 2024, o programa deve abranger novas especialidades, dentre elas as de oncologia, cardiologia, neurologia e ortopedia.

João Azevêdo também apontou os números positivos do  Coração Paraibano, que reduziu em 41% a mortalidade hospitalar por infarto agudo do miocárdio. O programa conta com quatro hemodinâmicas instaladas nos Hospitais Metropolitano (Santa Rita), Trauma de Campina Grande e Regional de Patos, além de 12 hospitais para a aplicação do trombólitico, 61 ambulâncias e duas aeronaves.

O governador ainda evidenciou a construção de quarto novos hospitais: Hospital da Mulher, em João Pessoa; Hospital de Clínicas de Campina Grande; Hospital da Mulher no Sertão, em Sousa; Hospital de Clínicas e Traumatologia, em Patos; além da Policlínica Estadual de Campina Grande, totalizando recursos superiores a R$ 700 milhões.

O projeto Amar, destacado pelo governador João Azevêdo, prevê a reforma dos hospitais Regionais de Guarabira, Patos e Cajazeiras, que será contemplado com um aparelho de hemodinâmica; além do Hospital Distrital de Itaporanga, da Maternidade Peregrino Filho, em Patos, e do Hospital Infantil Arlinda Marques, em João Pessoa. Pelo projeto estão sendo adquiridos o acelerador linear para o Hospital do Bem, que também receberá um pet scan.

Já o programa Paraíba Pet contará com duas gerências operacionais da Causa Animal, em João Pessoa e Campina Grande.

O vice-governador Lucas Ribeiro; os deputados federais Hugo Motta e Wilson Santiago; os deputados estaduais Wilson Filho, Tião Gomes, Alexandre de Zezé, João Gonçalves, Eduardo Brito, Gilbertinho, Hervázio Bezerra e Inácio Falcão; o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; o vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra; além de auxiliares da gestão estadual, dentre eles, Deusdete Queiroga (Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), Nonato Bandeira (secretário da Comunicação), Renata Nóbrega (secretária executiva da Saúde), Patrick Almeida (secretário executivo de Gestão Hospitalar) e Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete do Governador) prestigiaram o evento.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Sine-PB disponibiliza mais de 400 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

Publicados

em

Foto: Pixabay / ilustração

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) vai disponibilizar 437 vagas de emprego, em 11 municípios paraibanos, a partir desta segunda-feira (8). João Pessoa, com 201 vagas, concentra o maior número de oportunidades, sendo destaque no cargo de auxiliar de logística com 25 vagas disponíveis. As demais vagas estão distribuídas nos postos das cidades de Campina Grande, Cabedelo, Bayeux, Sapé, Cajazeiras, São Bento, Santa Rita, Patos, Guarabira, Mamanguape.

No posto Sine-PB e nas quatro unidades de atendimento localizadas em João Pessoa ainda estarão disponíveis vagas para motorista de ônibus urbano (20), manobrista (10) operador de empilhadeira (10) e ajudante de carga e descarga de mercadoria (10), entre outras funções.

Anúncio


Na cidade de Campina Grande, serão 83 vagas, sendo carpinteiro (15), vendedor pracista (10) e auxiliar de linha de produção (10) as profissões com o maior número de oportunidades disponíveis.

Já em Santa Rita, serão ofertadas 73 vagas de emprego, das quais 12 para operador de empilhadeira, 10 para costureira de máquinas industriais, 10 para auxiliar de logística e 10 para ajudante de carga e descarga de mercadoria, entre outras.

O Sine estadual de Guarabira vai oferecer 11 vagas de emprego, das quais cinco são para vendedor pracista e as demais para recepcionista atendente, pizzaiolo e auxiliar de costureira (no acabamento).

A cidade de Patos terá 14 vagas. Para vendedor de informações comerciais duas vagas, açougueiro, auxiliar de armazenamento, empacotador a mão, recepcionista atendente, repositor – em supermercados uma vaga para cada cargo e para operador de caixa há três vagas.

Já em São Bento, das 12 vagas disponíveis, para consultor de vendas e balconista de açougue, duas para cada cargo, oito oportunidades de emprego para esteticista, vendedor interno, auxiliar de estoque, entre outros cargos.

Em Mamanguape, são quatro vagas disponíveis, com destaque para o cargo de vendedor pracista com três e uma para atendente de clínica médica.

As oito vagas disponíveis em Cabedelo estão distribuídas entre os cargos de churrasqueiro, jardineiro, gerente administrativo, auxiliar de serviço de copa, cumim, mecânico de automóveis e caminhões, uma vaga para cada cargo e para cozinheiro de restaurante (duas).

Ainda há cinco vagas para vendedor de comércio varejista, no posto Sine-PB, em Cajazeiras, no município de Bayeux; uma vaga para conferente de logística.

O Sine-PB possui atualmente 15 postos em funcionamento, e mais quatro unidades de atendimento em 15 municípios: João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita, Cabedelo e Patos.

O Sistema realiza o trabalho de recrutamento de pessoal para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado. Esses serviços podem ser solicitados pelo e-mail: [email protected].

Confira aqui as vagas

Telefones do Sine-PB para contato:

João Pessoa – 3218-6617 – 3218-6600

Bayeux – 3253-2818

Cabedelo – 3250-3270

Cajazeiras -3531-7003

Campina Grande – 3310-9412

Guarabira – 3271-3252

Itaporanga – 3451-2819

Mamanguape – 3292-1931

Monteiro – 99863-3217

Patos – 3421-1943

Santa Rita – 3229-3505

Sapé – 3283-6460

Pombal – 3431-3545

Conde – 3298-2025

São Bento – 3444-2712

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas