Conecte-se conosco

Cidades

População é alertada para redobrar cuidados com o mosquito Aedes aegypti

Publicados

em

Reprodução

A Paraíba já tem registrados 6.219 casos prováveis de arboviroses no estado em 2023, sendo 82,25% para dengue, 16,47% para chikungunya e 1,29% para zika. Apesar da redução de 77% para os casos de dengue, 93% para chikungunya e 85% para zika, comparados ao mesmo período do ano anterior, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) alerta a população para que redobrem os cuidados com o mosquito Aedes aegypti.

Os dados, divulgados na segunda-feira (3), constam no boletim epidemiológico nº 7 de arboviroses, que informa dados dos agravos em 2023 na Paraíba. De acordo com a chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Transmissíveis (NDAT), Fernanda Vieira, os focos do mosquito, na grande maioria, são encontrados dentro de casa, quintais e jardins. “Pelo menos uma vez por semana, deve ser feita uma faxina para eliminar copos descartáveis, tampas de refrigerantes ou outras garrafas, não deixar água acumulada em pneus e adicionar cloro à água da piscina são algumas medidas que podem fazer toda a diferença para impedir o registro de mais casos de arboviroses”, explicou.

Anúncio


Até a Semana Epidemiológica nº 26, finalizada em 1º de julho de 2023, foram notificados 6.786 casos suspeitos de dengue na Paraíba. Destes, 75,38% foram prováveis, 52,11% confirmados e 24,62% descartados. Foram três óbitos confirmados para dengue, nos municípios de Sousa, Baraúna e João Pessoa, oito óbitos descartados e outros oito ainda em investigação.

Quanto à chikungunya, foram notificados 1.470 casos suspeitos. Destes, 69,65% foram prováveis, 53,67% confirmados e 30,34% descartados. Com registro de um óbito descartado e outro em investigação. No que diz respeito à zika, foram notificados 145 casos suspeitos, sendo 55,17% prováveis, 34,48% confirmados e 44,82% descartados. Não houve registro de óbito.

De acordo com o levantamento da Vigilância Ambiental da SES, os focos predominantes do mosquito Aedes aegypti encontrados nos domicílios são reservatórios de água ao nível de solo para armazenamento doméstico, ou seja, 68% são depósitos como toneis, tambor, tinas, depósitos de barro, potes, moringa, filtros, caixa d’água no solo e cisternas. Um total de 11% é de pequenos depósitos móveis como vasos, frascos, garrafas, recipientes de gelo, bebedouros; 6% em caixas d’água elevada, lixo e materiais descartáveis. Foram identificados, ainda, que 4% dos depósitos correspondem a calhas, lajes, ralos, sanitários em desuso e em pneus; e 1% tronco de árvores, ocos de pedras, bromélias e outros naturais.

Secom

Rate this post
Anúncio


Cidades

Crianças da LBV escrevem cartinhas para homenagear doadores de sangue no Hemocentro da Paraíba

Publicados

em

Foto: Pixabay

A Entidade acredita na força da Solidariedade, que se manifesta de muitas maneiras, inclusive no importante gesto de doar sangue.

Nesta sexta-feira dia 14 de junho – Dia Mundial do Doador de Sangue, às 9h, as crianças e adolescentes assistidas pelo trabalho da Legião da Boa Vontade (LBV) no Bairro de Jaguaribe, visitaram o Hemocentro de João Pessoa/PB, localizado na Av. D. Pedro II, 1548, para entregar cartinhas produzidas por elas com palavras de carinho, motivação e agradecimento aos doadores de sangue.

Anúncio


Os meninos e meninas amparados pelo serviço de convivência e fortalecimento de vínculos da Instituição, na oficina de Cidadania Irrestrita, que contempla atividades reflexivas e vivências para fortalecer vínculos e prevenir situações de exclusão e risco social, analisaram a importância do ato de doar sangue, ao qual salva milhares de vidas, renovando a esperança de vida daqueles que necessitam recomeçar a sua própria jornada.

A partir da sensibilização do tema, os pequenos propuseram em confeccionar as cartinhas para homenagear os doadores, e fortalecer ainda mais, a doação de sangue na capital paraibana.

A Legião da Boa Vontade (LBV) promove em seus serviços a solidariedade, o amor e o respeito ao próximo, incentivando a doação de sangue. Convidamos você amigo doador e doadora, ir ao Hemocentro da Paraíba, ou ao centro de coleta mais próximo, para fazer a sua doação.

Dados sobre a doação de sangue no Brasil

Segundo levantamento do Ministério da Saúde em 2023, 1,6% da população brasileira doa sangue regularmente – número abaixo do recomendado, de 2,5% a 3%. Durante a pandemia, os hemocentros do Brasil sofreram uma queda expressiva nas doações de sangue, o que deixou os estoques em níveis de alerta.

A doação de sangue é um gesto solidário que salva milhares de vidas. Por isso, nesse mês de junho é importante o alerta para essa necessidade, pois, com o inverno e as férias de julho chegando os estoques dos bancos de sangue caem drasticamente em todo país.

Ascom/LBV

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Guarabira

Surpreenda seu amor com estilo: Presentes irresistíveis da Pontes Calçados para o Dia dos Namorados

Publicados

em

No Dia dos Namorados surpreenda seu amor com estilo. Dê um presente irresistível da loja Pontes Calçados! Confira nas fotos abaixo as novidades da loja com as diversas opções de presente para o Dia dos Namorados.

A loja Pontes Calçados na cidade  de Guarabira fica localizada na Rua Cônego João Gomes Maranhão, no centro de Guarabira – fone: (83) 3271-8241. Em Mari fica localizada na Rua Gentil Lins, 220, Centro, fone: (83) 3287-1023. Siga Pontes Calçados no instagram: @pontescalcados.

Anúncio


Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Guarabira

SP Variedades em ritmo junino. Veja as opções de presente para o Dia dos Namorados!

Publicados

em

Neste mês de Junho o SP Variedades tem muitas novidades e opções para comemora o São João e várias opções de presentes para o Dia dos Namorados. Visite a SP Variedades e escolha ou monte a sua cesta de presente personalizado para seu amor! Confira as opções abaixo.

Endereços: Guarabira-PB: Av. Dom Pedro, II, 351, Centro – Fones: (83) 3271-1212 / 99111-4549. Sapé-PB: Av. Comendador Renato Ribeiro Coutinho, 1285, Centro – Fone: (83) 3283-3952 e no centro de Alagoa Grande (83) 3273-1715. Siga o SP Variedades no Instagram: @spvariedadesguarabira

Anúncio


Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas