Conecte-se conosco

Cidades

Sine-PB disponibiliza mais de 360 vagas de emprego nesta segunda-feira

Publicados

em

O Sistema Nacional de Emprego (Sine-PB) oferece, a partir desta segunda-feira (18), 368 vagas de emprego. Na Capital, são 152 vagas e as demais oportunidades nos municípios de Campina Grande, São Bento, Santa Rita, Guarabira, Cabedelo, Bayeux, Mamanguape e Monteiro.
 
Em João Pessoa há vagas para atendente de lanchonete (25), costureira (10), pedreiro (10), servente de obras (10), vendedor pracista (10), entre outras.
 
A cidade de Campina Grande oferta 101 vagas de emprego. Entre elas, servente de obras (oito), auxiliar de limpeza (cinco), auxiliar administrativo (quatro) e advogado (três).
 
O município de São Bento conta com 53 vagas, sendo 25 para operador de caixa, cinco para atendente de setor de frios e laticínios, quatro para açougueiro e várias oportunidades na área de vendas.
 
Santa Rita tem 27 vagas de emprego. Muitas delas são para vendedor. Na cidade de Guarabira são 25 vagas, entre as quais 11 são para costureira em geral.
 
Cabedelo oferta três vagas para açougueiro e padeiro; Bayeux tem o mesmo número para auxiliar técnico de refrigeração e vendedor porta a porta, assim como Mamanguape também oferece três vagas, sendo todas para vendedor porta a porta. Por fim, o município de Monteiro tem uma única vaga para trabalhador polivalente, no ramo de couros e peles.
 
Atualmente o Sine-PB possui 19 postos em funcionamento, distribuídos em 15 municípios: João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita, Cabedelo e Patos.
 
O órgão realiza o trabalho de recrutamento de pessoal para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado. Esses serviços podem ser solicitados pelo e-mail: [email protected] .
 
Confira as vagas
 
Telefones para contato:
 
João Pessoa – 3218-6617 – 3218-6600
 
Bayeux – 3253-2818
 
Cabedelo – 3250-3270
 
Cajazeiras -3531-7003
 
Campina Grande – 3310-9412
 
Guarabira – 3271-3252
 
Itaporanga – 3451-2819
 
Mamanguape – 3292-1931
 
Monteiro – 99863-3217
 
Patos – 3421-1943
 
Santa Rita – 3229-3505
 
Sapé – 3283-6460
 
Pombal – 3431-3545
 
Conde – 3298-2025
 
São Bento – 3444-2712

Secom-PB

Anúncio


Rate this post
Anúncio


Turismo

Pesquisa reconhece o Parque Estadual da Pedra da Boca como patrimônio geológico mundial

Publicados

em

Foto: Arquivo/Pesquisadores

O Parque Estadual da Pedra da Boca, localizado no município de Araruna, na Paraíba, foi reconhecido como local chave para o patrimônio geológico mundial. A pesquisa foi publicada, em julho de 2023, na Revista Internacional de Geopatrimônio e Parques, e aponta que a área tem potencial para se tornar um geoparque da Unesco.

A pesquisa, que durou cerca de dois anos, mostra que as características da Pedra da Boca fazem dela um local de interesse mundial. O estudo é resultado da dissertação de mestrado de Hígor Lins, que contou com a participação dos pesquisadores Marco Túlio Mendonça, Rafael Albuquerque, Larissa Silva e Rubson Pinheiro.

Anúncio


A área do Parque Estadual Pedra da Boca possui formações rochosas de granito, rocha muito resistente, e que são únicas no contexto do semiárido brasileiro.

 Foto: Fórum de Turismo do Curimataú e Seridó Paraibano/Divulgação

De acordo com o pesquisador Marco Túlio, o que chama atenção em Araruna são as formas espetaculares que são bastante incomuns em rochas daquele tipo. As geoformas encontradas foram moldadas por processos químicos como a água.

Em toda América do Sul, o único lugar com semelhante fenômeno é no Parque Nacional de Itatiaia, no Rio de Janeiro, porém o clima lá é úmido. O município de Araruna fica localizado no semiárido, onde o mais comum seria que as rochas fossem moldadas por processos físicos, ou seja, a partir de quebras.

Por estarem mais expostas em local de predominância da caatinga, as rochas ficam visíveis e suscetíveis à mudança pela água. “São formas únicas e extremamente exuberantes, que retratam bem as mudanças do planeta nos últimos 20 milhões de anos”, informa Marco Túlio.

Foto: Arquivo/Pesquisadores

O Parque Estadual Pedra da Boca foi avaliado por quatro valores: científico, estético, turístico e de uso e gestão. “Os quesitos levados em consideração vão desde o potencial turístico, analisando assim acessibilidade, estrutura hoteleira e de restaurantes nas proximidades, até o potencial científico, avaliando o número de trabalhos publicados sobre o local”, exemplificou Hígor Lins.

A área da Pedra da Boca tem potencial para se tornar um geoparque da Unesco. São lugares que a organização reconhece como de grande valor científico para geociências e que são utilizados pela sociedade de forma sustentável.

“[A pesquisa] deve servir também para jogar luz sobre a necessidade de investimentos que possam estimular a geoconservação e o geoturismo, trazendo um consequente desenvolvimento socioeconômico e resultando em melhorias reais na vida das pessoas que habitam e sobrevivem em comunidades próximas a esses locais”, finaliza o pesquisador Hígor Lins.

Para os pesquisadores, o parque estadual tem essas características: o alto valor científico das formações rochosas e o fato de o local ser utilizado para turismo de aventura, ecoturismo e turismo sustentável. Assim, beneficiando a comunidade do entorno e gerando renda para a população local.

Atualmente, o Brasil possui cinco geoparques. Esse seria o primeiro da Paraíba. E com o selo da Unesco, a área ganharia certificado de ciência e sustentabilidade no mundo. Mas é necessário mais pesquisas, políticas públicas e investimentos voltados para o lugar.

Do Palavrapb.com

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

TRE-PB nega recurso e confirma que prefeito de Cuitegi fez campanha limpa

O prefeito de Cuitegi, Geraldo Serafim (PSDB), comemorou a sentença do TRE-PB e disse que a justiça foi feita.

Publicados

em

Foto: TRE-PB/Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba negou provimento ao recurso apresentado pela coligação ‘Ao lado do povo’ e por Francisco Ednaldo de Sousa Leite (Chico Mala), por unanimidade, e confirmou em sessão deliberativa da corte, nesta quinta-feira (15) a sentença do juízo de primeiro grau, afirmando que não houve captação ilícita de sufrágio praticado por Geraldo Serafim, na campanha eleitoral de 2020, como havia sido denunciado.

Assim como já entendido e sentenciado pela Justiça Eleitoral da 11ª zona, de que não houve distribuição de tijolos em troca de votos, como denunciado pela oposição, a instância superior também teve o mesmo entendimento e isentou Geraldo da prática de ilícito.

Anúncio


No voto no desembargador Bruno Teixeira, foi reconhecida a retidão da empresa Cerâmica da Barra que, mesmo com 23 anos de fundação, não tem débitos junto ao poder público.

Na defesa de Geraldo, atuaram os advogados Harrison Targino, Nathali Rolim, Thiciane Carneiro e Harrison Júnior.

O prefeito de Cuitegi, Geraldo Serafim (PSDB), comemorou a sentença do TRE-PB e disse que a justiça foi feita e que agora não há dúvidas de que fez uma campanha limpa, com o reconhecimento da Justiça Eleitoral da lisura do pleito.

Leia trecho da sentença:

“A AIJE foi julgada improcedente, fundamentando o Juízo: “(…) As imagens e documentos colacionados aos autos indicam que, de fato, houve a entrega de tijolos por ordem do sr. Geraldo Alves Serafim, o qual é proprietário da empresa GERALDO ALVES SERAFIM – ME, que comercializa tijolos na cidade de Cuitegi, mas não provam a distribuição gratuita de material de construção com objetivo eleitoreiro. Além disso, a inicial não noticia nada concreto acerca do desequilíbrio do pleito, o que também não vislumbro da narrativa fática. Ante a ausência de qualquer prova nesses sentidos, não deve prosperar os pedidos iniciais. Como já relatado, quando se observa o ato como fruto do abuso do poder político/econômico, deve-se verificar se houve, a partir dele, anormalidade das eleições, não se podendo presumir tal circunstância. É ônus da parte demandante fazer prova de que tais atos comprometeram o necessário equilíbrio do pleito eleitoral. Nos autos, observo que a parte autora não se desincumbiu deste ônus probatório, o que impede o reconhecimento do abuso de poder político/econômico (…)”.

Do Portal25Horas

Em 16 de setembro de 2023

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Cachaça Serra Limpa participa nos dias 17 a 24 de setembro da Expofeira Paraíba Agronegócio

Publicados

em

De 17 a 24 de setembro a Cachaça Serra Limpa estará presente no Paraíba agronegócio, você é nosso convidado especial.

O evento acontece no Parque de Exposições Henrique Vieira A. de Melo, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa, com uma programação diversificada para produtores, trabalhadores rurais e população em geral. A entrada é gratuita e com horário de funcionamento das 10h às 22h. O evento que é realizado pelo Governo da Paraíba em parceria com Faepa/Senar e Sebrae.

Anúncio


Este ano, a Expofeira Paraíba Agronegócios em 2023 contará com algumas novidades:

Agrofood – A praça de alimentação terá foodtrucks, montagem de estandes para a alimentação, oferecendo gastronomia diferenciada e inovadora, a partir das cadeias produtivas apresentadas no evento. Neste espaço também terá música ao vivo com trios de forró pé de serra.

Agroshopping – O evento contará com um espaço de exposição e comercialização de produtos e serviços para a cadeia produtiva do agro, com estandes em áreas cobertas, com produtos de pequenos portes e estandes com máquinas e equipamentos maiores. 

Feira de Agroecologia e Flores – Remetendo o ambiente às feiras do interior, serão criados dois pontos de vendas: um com vendas de produtos da agricultura familiar, plantas ornamentais/flores e artesanato; e outro com exposição e comercialização das cachaças e queijos paraibanos.

Espaço Paraíba Agro – As edificações existentes na Expofeira Paraíba Agronegócios serão caracterizadas com fachadas cenográficas, retratando a religiosidade e costumes da zona rural, como: casa de farinha, igrejas, bodegas e outros elementos lúdicos. 

O evento terá uma cidade cenográfica e um espaço destinado à exposição dos municípios e suas potencialidades como também apresentação dos eventos que formam o calendário de atividades dos destinos.

Fonte: https://paraiba.pb.gov.br/noticias/expofeira-paraiba-agronegocios-2023-sera-realizada-de-17-a-24-de-setembro-em-joao-pessoa

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas