Conecte-se conosco

Cidades

TCE-PB vai reunir os municípios da área seca para planejamento de ações de combate à desertificação

Publicados

em

O Tribunal de Contas da Paraíba vai reunir, às 9h, na próxima sexta-feira (15), representações de 188 municípios do Semiárido para o planejamento de ações atinentes a políticas públicas de combate à desertificação. Além dos prefeitos e quadros técnicos municipais, participarão desse encontro emissários da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, da Secretaria da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido e, ainda, da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Também, da Superintendência da Administração do Meio Ambiente (Sudema), da Empresa Paraibana de Pesquisa Extensão Rural e Regularização Fundiária (SEAFDS), da Federação da Associação dos Municípios da Paraíba (Famup) e da Comissão de Turismo Desenvolvimento e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa.

Anúncio


O propósito é o da mobilização e orientação dos gestores públicos para atuação conjunta nos termos da resolução surgida ao cabo da Auditoria Operacional Coordenada pelo TCE-PB sob a relatoria do conselheiro Fernando Catão. Foi trabalho no âmbito da Rede Integrar de Controle Externo, organismo que teve o apoio do Núcleo de Supervisão de Auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) e as participações dos TCs do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Sergipe.

A reunião da sexta-feira, no Plenário Ministro João Agripino Filho, começará às 9 horas com pronunciamento do relator Fernando Catão e, depois dele, dos expositores de ações e articulações necessárias ao combate à desertificação e atenuação dos efeitos da seca.

Em novembro passado, o Seminário de Políticas Públicas de Combate à Desertificação do Semiárido, ocorrido no Centro Cultural Ariano Suassuna, ambiente do Tribunal de Contas do Estado, já recomendava a ação conjunta, articulada e urgente contra o processo de degradação ambiental “antes que a situação chegue a um ponto sem retorno”.

RELAÇÃO DOS MUNICÍPIOS

A lista dos municípios chamados ao encontro da sexta-feira inclui Água Branca, Aguiar, Alagoa Grande, Alagoa Nova, Alagoinha, Alcantil, Algodão de Jandaíra, Amparo, Aparecida, Araçagi, Arara, Araruna, Areia, Areia de Baraúnas, Areial, Aroeiras, Assunção.

Também, Bananeiras, Baraúna, Barra de Santana, Barra de Santa Rosa, Barra de São Miguel, Belém, Brejo do Cruz,  Bernardino Batista, Boa Ventura, Boa Vista, Bom Jesus, Bom Sucesso, Bonito de Santa Fé, Boqueirão, Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Cabaceiras, Cachoeira dos Índios, Cacimba de Areia, Cacimba de Dentro, Cacimbas, Caiçara, Cajazeiras, Cajazeirinhas, Caldas Brandão, Camalaú, Campina Grande, Caraúbas, Carrapateira, Casserengue, Catingueira, Catolé do Rocha, Caturité, Conceição, Condado, Congo, Coremas, Cuxixola, Cubati, Cuité, Cuité de Mamanguape, Curral Velho.

Ainda, Damião, Desterro, Diamante, Dona Inês, Emas, Esperança, Fagundes, Frei Martinho, Gado Bravo, Guarabira, Gurinhém, Gurjão, Ibiara, Imaculada, Ingá, Igaracy, Itabaiana, Itaporanga Itatuba, Jericó, Juarez Távora, Joca Claudino, Juazeirinho, Junco do Seridó, Juru, Lagoa, Lagoa Seca, Lastro, Livramento, Logradouro, Mãe D’Água, Malta, Manaíra, Mari, Marizópolis, Massaranduba, Matinhas, Mato Grosso, Matureia, Mogeiro, Montadas, Monte Horebe, Monteiro, Mulungu, Natuba, Nazarezinho, Nova Floresta, Nova Olinda, Nova Palmeira, Olho d’Água, Olivedos, Ouro Preto, Parari, Passagem, Patos, Paulista, Pedra Branca, Pedra Lavrada, Piancó, Picuí, Pocinhos, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Pombal, Prata, Princesa Isabel, Puxinanã, Queimadas, Quixaba, Remígio, Riachão, Riachão do Bacamarte, Riachão do Poço, Riachão de Santo Antônio, Riacho dos Cavalos.

E, por fim, Salgadinho, Salgado de São Félix, Santa Cecília, Santa Cruz, Santa Helena, Santa Inês, Santa Luzia, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, Santa Terezinha, Santo André, São Bento, São Bentinho, São Domingos, São Domingos do Cariri, São Francisco, São João do Cariri, São João do Tigre, São João da Lagoa Tapada, São José de Caiana, São José de Espinharas, São José dos Ramos, São José de Piranhas, São José de Princesa, São José do Bonfim, São José do Brejo do Cruz, São José do Sabugi, São José dos Cordeiros, São Mamede, São Sebastião de Lagoa de Roça, São Sebastião do Umbuzeiro, São José dos Cordeiros, São Mamede, São José da Lagoa de Roça, São João do Rio do Peixe, São Sebastião do Umbuzeiro, São Vicente do Seridó, Serra Branca, Serra Grande, Serra Redonda, Sobrado, Solânea, Soledade, Sossego, Sousa, Sumé, Tacima, Taperoá, Tavares, Teixeira, Tenório, Triunfo, Uiraúna, Umbuzeiro, Várzea, Vieirópolis, Vista Serrana e Zabelê.

Ascom

Rate this post
Anúncio


Cidades

Presidente do TCE cria grupo de trabalho para analisar alto índice de analfabetismo em municípios da Paraíba

Publicados

em

O Tribunal de Contas do Estado vai criar um grupo de trabalho para analisar os indicadores do Estado em relação ao alto índice de analfabetismo nos municípios paraibanos. A iniciativa foi anunciada na sessão do Pleno, nesta 4ª feira (22), pelo presidente do TCE, conselheiro Nominando Diniz Filho, ao demonstrar sua preocupação em relação aos dados divulgados pelo IBGE, que colocam a Paraíba com a 3ª maior taxa de analfabetismo do Brasil, estando os municípios de São Domingos e Vieirópolis, entre os 10 com percentuais mais elevados.

O presidente informou que o grupo será coordenado pelo conselheiro Fernando Rodrigues Catão, que já vem atuando no segmento da educação como relator de auditorias coordenadas. Ele antecipou que já foram selecionados para análise inicial 50 municípios – com base nos dados percentuais, conforme os números divulgados pelo IBGE, referentes ao Censo Demográfico de 2022. O trabalho consistirá em identificar os gargalos que ensejam a situação e buscar junto aos gestores públicos os mecanismos para equacionar os problemas, enfatizou o conselheiro.

Anúncio


Nominando Diniz explicou que essa iniciativa vem, também, da preocupação manifestada pelos representantes do Farol do Desenvolvimento da Paraíba – que é uma entidade formada por expressivas lideranças do sistema produtivo privado, da academia e da sociedade civil organizada, com o objetivo de contribuir com os governos e instituições, propondo uma agenda positiva para o desenvolvimento do Estado.

Nordeste – De acordo com os dados – que envolvem pessoas acima dos 15 anos, o Nordeste continua sendo a região com o índice de analfabetismo mais alto do país inteiro, chega a 14,2%, e que também é o dobro da média nacional. Na relação dos 10 primeiros, apenas o município de Alto Alegre, com 36,81%, maior percentual de analfabetos, é da região Norte.

Os demais municípios são da região Nordeste, quais sejam, Floresta do Piauí (PI) 34,68%; Aroeiras do Itaim (PI) 34,63%; Massapê de Piauí (PI) 34,3%; Paquetá (PI) 34,28%; Estrela de Alagoas (AL) 34,2%; Padre Marcos (PI) 34,1%; São Domingos (PB) 33,77%; Alagoinha do Piauí (PI) 33,61%; Vieirópolis (PB) 32,9%.

Ascom/TCE-PB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Acidente na serra de Dona Inês deixa uma pessoa morta após veículo pegar fogo

Publicados

em

Um grave acidente foi registrado na tarde desta quinta-feira (23), na rodovia que liga a Dona Inês, agreste Paraibano.

De acordo com as informações, um carro colidiu com uma caminhão e pegou fogo logo em seguida, o condutor do caminhão conseguiu sair, mas o condutor do veículo menor morreu no local.

Anúncio


O Corpo de Bombeiros foi acionado e fez o controle do incêndio, mas os veículos ficaram destruídos.

A vítima ainda não foi identificada.

Blog do Felipe Silva

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Serra da Raiz e mais 11 municípios são inseridos no São João na Rede do governo da Paraíba

Publicados

em

O município de Serra da Raiz e mais 11 estão inseridos no São João na Rede 2024, uma programação especial junina realizada pelo governo da Paraíba para dar mais visibilidade ao potencial turístico através dos festejos juninos com o autêntico forró raiz.

Serra da Raiz realiza um dos maiores festejos juninos do estado com o São João Mais Aconchegante da Paraíba, as festividades por lá começam dia 01 de junho com o forró dos amigos, já no dia 10 recebe a edição do São João na Rede e continua nos dias 21, 22, 23 e 24

Anúncio


O São João na Rede, vão ser mais de 70 horas de forró e mais de 100 artistas em 12 municípios diferentes. O evento vai passar por Marcação (8 de junho), Umbuzeiro (9 de junho), Serra da Raiz (10 de junho), Damião (11 de junho), Puxinanã (12 de junho), Assunção (13 de junho), Mãe D’Água (14 de junho), São José de Princesa (15 de junho), São José de Caiana (16 de junho), Nazarezinho (17 de junho), Poço Dantas (18 de junho) e Brejo dos Santos (19 de junho).

Felipe Silva

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas