Conecte-se conosco

Policial

Fugitivos de penitenciária federal em Mossoró são recapturados no Pará

Após 50 dias em fuga, eles estavam a 1,6 mil quilômetros do presídio.

Publicados

em

Fotos: Polícia Federal / Divulgação

Os dois presos que escaparam da Penitenciária Federal em Mossoró (RN), em 14 de fevereiro, foram recapturados nesta quinta-feira (4), em Marabá (PA).

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento foram presos, após 50 dias em fuga, a cerca de 1,6 mil quilômetros de distância do presídio de segurança máxima.

Anúncio


“Na tarde desta quinta-feira, em uma ação conjunta das polícias Federal e Rodoviária Federal, foram presos, em Marabá (PA), os foragidos do Sistema Penitenciário Federal”, informou o ministério, em nota.

Mendonça e Nascimento escaparam da penitenciária na Quarta-feira de Cinzas. A fuga foi a primeira registrada no sistema penitenciário federal desde que este foi criado, em 2006, com o objetivo de isolar lideranças de organizações criminosas e presos de alta periculosidade.

A unidade potiguar estava passando por uma reforma interna. Investigações preliminares indicam que Mendonça e Nascimento usaram ferramentas que encontraram largadas dentro do presídio para abrir o buraco por onde fugiram de suas celas individuais. Quatro dias após a fuga inédita, o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva cogitou que os dois detentos teriam recebido algum tipo de ajuda para deixar a unidade, considerada de segurança máxima.

Investigação

Nesta terça-feira (2), após um mês e meio apurando as circunstâncias da fuga, a corregedoria-geral da Secretaria Nacional de Políticas Penais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, informou não ter encontrado qualquer indício de corrupção.

Segundo o ministério, em seu relatório sobre a responsabilidade de servidores da penitenciária, a corregedora-geral, Marlene Rosa, aponta indícios de “falhas” nos procedimentos carcerários de segurança, mas nenhuma evidência de que servidores tenham, intencionalmente, facilitado a fuga.

Ainda de acordo com o ministério, três Processos Administrativos Disciplinares (PADs) já foram instaurados para aprofundar as investigações sobre as falhas identificadas. Dez servidores são alvos desses procedimentos. Outros 17 servidores assinarão Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), se comprometendo com uma série de medidas, como, por exemplo, passar por cursos de reciclagem e não voltarem a cometer as mesmas infrações.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, fará pronunciamento, às 15h, sobre a prisão.

Texto ampliado às 14h34.

Agência Brasil

Rate this post
Anúncio


Policial

Apreendida droga que chegou na cidade de Boqueirão em um ônibus interestadual

Publicados

em

A Polícia Militar apreendeu aproximadamente 18 kg de drogas que chegou na cidade de Boqueirão, na madrugada desta quinta-feira (23), em um ônibus interestadual. O passageiro responsável por transportar o material foi preso em flagrante. A origem e destino da droga serão investigados.

O acusado desceu com a bagagem um pouco antes da rodoviária e apresentou atitude suspeita quando presenciou a viatura da 3ª Companhia Independente da PM (3ª CIPM). A droga estava distribuída em quinze tabletes de crack, dois de maconha e um de cocaína.

Anúncio


O preso foi levado com o material para a Delegacia de Polícia, em Queimadas.

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Policial

Polícia Militar prende casal suspeito atuar no tráfico de drogas

Publicados

em

Equipes da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (4ª CIPM) prenderam um homem e uma mulher que estariam atuando no tráfico de drogas, no fim da noite dessa segunda-feira (20), no bairro da Imaculada, na cidade de Bayeux. Na ação, os policiais apreenderam um revólver, munições, maconha, cocaína, maquineta de cartão de crédito e balança de precisão.

A prisão foi realizada quando os policiais faziam rondas na rua Castro Alves e se depararam com o acusado armado, que tentou entrar em casa para se esconder. No cerco montado na residência, a PM evitou que a companheira dele arremessasse o restante do material para uma casa vizinha. O casal foi apresentado na 6ª Delegacia Distrital, em Santa Rita.

Anúncio


Ascom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Policial

Operação integrada contra o tráfico de drogas cumpre seis mandados de prisão na cidade do Conde

Publicados

em

As Polícias Militar e Civil cumpriram seis mandados de prisão, apreenderam três armas de fogo, munições de vários calibres, balanças de precisão, drogas e outros materiais, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (21), durante a Operação Pousada, deflagrada com o objetivo de combater o tráfico de drogas que vinha sendo realizado por uma organização criminosa, na cidade do Conde.

A operação partiu de investigações a respeito da atuação do grupo e foi realizada em várias localidades do município. Ao todo, participaram 45 agentes de segurança pública. Os presos foram levados com os materiais apreendidos para Delegacia de Polícia, no Conde.

Anúncio


Ascom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas