Conecte-se conosco

Educação

Abertas inscrições para o Encceja

Exame será realizado em 25 de agosto em todo o país.

Publicados

em

Foto: Divulgação/ MEC

Interessados em participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024 já podem fazer a inscrição. O prazo segue aberto até 10 de maio. Solicitações de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social também devem ser feitas durante o mesmo período. O exame será no dia 25 de agosto em todos os estados e no Distrito Federal.

O atendimento especializado será oferecido a participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista e discalculia. Também podem ser contemplados gestantes, lactantes, idosos e pessoas com outras condições específicas.

Anúncio


edital do Encceja 2024 foi publicado em março pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Participantes que faltaram às provas do Encceja 2023 devem ter justificado sua ausência no exame caso queiram se inscrever gratuitamente na edição deste ano. Quem não justificar sua ausência ou tiver a solicitação de justificativa reprovada deverá ressarcir ao Inep o valor de R$ 40.

O pagamento deve ser feito por meio de boleto, que será gerado no sistema de inscrição e poderá ser pago em qualquer banco ou casa lotérica.

O exame

O Encceja foi realizado pela primeira vez em 2002, para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. O exame é realizado pelo Inep, responsável pela aplicação, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Já a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação.

Agência Brasil

Rate this post
Anúncio


Apoio

Educação

Processo Seletivo Simplificado de vagas remanescentes que visa selecionar estudantes para o curso FIC de Agentes de Direitos Humanos da Pessoa Idosa

Publicados

em

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), no uso de suas atribuições, faz saber aos interessados que estão abertas as inscrições para  as vagas remanescentes do Processo Seletivo do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Agentes de Direitos Humanos da Pessoa Idosa – EDITAL PROEXC Nº 11, de 09 de abril de 2025, na modalidade presencial, ofertado por meio do Projeto Envelhecer nos Territórios – Paraíba, no Campus Guarabira. Confira todas as informações do Edital no link abaixo:

https://www.ifpb.edu.br/proexc/editais/extensao/ano-2025/edital-no-05-2025-proexc/convocacao-de-alunos-envelhecer.pdf

Anúncio


Este Projeto tem por objetivo a formação de agentes de direitos humanos da pessoa idosa para identificação de violação de Direitos Humanos e fomento à criação e ou fortalecimento de arranjos institucionais que viabilizem as políticas públicas para a Pessoa Idosa, nos municípios paraibanos de Casserengue, Mulungu, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima e Serraria. Havendo a necessidade, o candidato aprovado como cadastro de reserva será convocado e receberá mensalmente uma bolsa de 750,00 (setecentos e cinquenta reais).

As inscrições serão realizadas de 11 até 22 de abril de 2025, pelo link indicado no Edital. Para qualquer esclarecimento utilize os meios : [email protected] ou pelo telefone (83) 99936-3535 (da segunda-feira à sexta-feira, das 08h às 17h).

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Educação

Vereador propõe a inclusão da disciplina de Direito e Cidadania nas escolas municipais de Guarabira

Publicados

em

O presidente da Câmara Municipal de Guarabira, Júnior Ferreira (União), apresentou na sessão ordinária desta quinta-feira (27), uma proposta inovadora que visa a inclusão da disciplina de Direito e Cidadania na grade curricular das escolas municipais de Ensino Fundamental II.

A proposta sugere que a Prefeitura de Guarabira, por meio da Secretaria Municipal de Educação, elabore um Projeto de Lei para a criação dessa nova disciplina, com o intuito de promover a educação cívica e jurídica entre os estudantes.

Anúncio


“A inclusão dessa disciplina pode fortalecer o conhecimento dos alunos sobre a Constituição, as leis, os direitos humanos e a importância do exercício da cidadania”, defendeu JF.

A disciplina de Direito e Cidadania seria voltada para os alunos do Ensino Fundamental II, e abordaria temas como: direitos fundamentais, liberdade de expressão, direitos da criança e do adolescente, ética, justiça, cidadania e participação política.

A indicação de nº 23/2025, foi aprovada por unanimidade e será encaminhada ao gabinete da prefeita Léa Toscano, que deve avaliar a solicitação.

Ascom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Educação

Reunião discute fortalecimento do ensino profissionalizante em Guarabira

Publicados

em

Na manhã desta quarta-feira, 26, o Centro de Oficinas Pedagógicas (COP) recebeu uma reunião envolvendo as Secretarias de Educação e Indústria e Comércio, juntamente com representantes da Alpargatas e do SENAI. O principal objetivo do encontro foi discutir estratégias e ações para o fortalecimento do ensino profissionalizante na região, buscando aprimorar a qualificação da mão de obra local e atender às crescentes demandas do mercado de trabalho.

O encontro contou com a presença da prefeita Léa Toscano, do secretário de Educação Tiago Justino, do secretário de Indústria e Comércio João Rafael, do secretário de Comunicação Levi Ramos, do coordenador da Sala do Empreendedor Luan Pontes e do coordenador de Formação Profissional Gilson Cândido. Todos destacaram a importância da parceria entre as instituições envolvidas para a qualificação contínua dos trabalhadores da região, com foco na criação de novas oportunidades e no desenvolvimento econômico local.

Anúncio


Durante a reunião, foram discutidas ações conjuntas para a criação de cursos de capacitação em áreas estratégicas, como costura, logística e gestão, que atendam tanto às necessidades dos trabalhadores quanto às demandas de empresas locais. A parceria com a Alpargatas e o SENAI visa proporcionar aos jovens e adultos da região uma formação técnica de qualidade, contribuindo para a inserção no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local. 

Secom/PMG

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas