Conecte-se conosco

Cidades

Comando de greve dos docentes da UEPB realiza Seminário para discutir Dívida Pública, a Universidade e o Orçamento do Estado

Publicados

em

Com o tema ‘O Lugar da UEPB e da Dívida Pública no Orçamento Geral do Estado da Paraíba’, o Comado de Greve dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba realiza na manhã dessa quinta-feira (4) um seminário que objetiva discutir a realidade orçamentária da instituição. O evento está previsto para começar às 8h e acontecerá no auditório de Psicologia do Campus I da UEPB, que fica no bairro de Bodocongó, em Campina Grande.

De acordo com a organização do evento, o intuito desse seminário é instrumentalizar a luta da categoria no que se refere à autonomia da própria UEPB. “Enquanto professores da UEPB, precisamos conhecer mais de perto qual é o orçamento estadual e qual é o lugar que a dívida pública e que a UEPB ocupam nesse orçamento. Não dá para reivindicar autonomia se a gente não compreende o que consiste estas receitas”, explicou a professora Jordeana Davi Pereira, integrante do Comando de Greve dos Docentes da UEPB, acrescentando que a instituição tem direito a 3% das receitas estuais e que esse evento vai possibilitar à comunidade acadêmica uma melhor compreensão da distribuição desses recursos.

Anúncio


Esse seminário contará com a palestra do professor de Economia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), José Menezes, que estuda dívidas públicas e, a partir desses estudos, vai mostrar qual o percentual da dívida pública da Paraíba. O evento também vai contar com a participação do presidente do SINDFISCO da Paraíba, Manoel Isidro, que vai apresentar as receitas estaduais adquiridas ao longo dos últimos anos.

Além das palestras, o seminário também vai possibilitar um debate entre as pessoas que se fizerem presentes no local. Haverá emissão de certificados e podem participar do evento professores, técnicos administrativos, bem como os alunos da UEPB.  Esse seminário faz parte do calendário de atividades promovidas pelo Comando de Greve dos Docentes da UEPB, que estão em greve desde o último dia 12 de abril.

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Cidades

Mulungu: juiz defere candidatura de Pollyan e não vê farsa em casamento

Publicados

em

A Justiça Eleitoral de Mulungu, no Brejo da Paraíba, julgou improcedente uma ação do Ministério Público Eleitoral e tornou apta a candidatura de Pollyan Rebouças (MDB) a prefeito do município. O inusitado no caso é que o MPE alega que o candidato simulou um casamento para despistar o fato de que seria genro de Melquíades Nascimento, prefeito cassado em agosto deste ano que estava em seu segundo mandato consecutivo.

Pela legislação eleitoral que trata da lei da reeleição, parentes de primeiro e de segundo graus não podem substituir um mandatário que já está em seu segundo mandato, de forma que se a condição de genro fosse comprovada Pollyan estaria inelegível.

Anúncio


O juiz Glauco Coutinho Marques, da 75ª Zona Eleitoral, decidiu pela improcedência do pedido alegando que não ficou comprovado “a manutenção da relação familiar entre o candidato e senhora Dayane, filha do ex-prefeito”.

Ainda de acordo com a decisão, “para a caracterização da inelegibilidade bastaria a prova concreta de que o candidato Pollyan manteve relação de união estável por qualquer período de tempo durante o exercício do segundo mandato do ex-prefeito Melquíades João do Nascimento, que se deu no período de 2021 a 2024, o que não aconteceu”.

Pollyan tem dois filhos com Dayane, que por sua vez é filha do ex-gestor, cassado em agosto. Para o MPE, eles mantêm uma relação estável, o que é negado pelo casal e pelo ex-prefeito.

Pollyan, assim, segue como candidato a prefeito, tendo como adversária a candidata de oposição Daniela Ribeiro (Republicanos).

O MPE ainda pode recorrer da decisão para o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

Créditos:  G1PB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Política

Guarabira: Agenda de Raniery Paulino nesta segunda-feira (16)

COLIGAÇÃO: O MELHOR PARA GUARABIRA

Publicados

em

Da Assessoria de Imprensa

Anúncio


Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Política

Governador assegura a Raniery recursos para conclusão de mercado em Guarabira

Publicados

em

Durante a audiência de Raniery Paulino com o governador João Azevêdo, o chefe do executivo estadual assegurou a celebração de parceria com o Governo do Estado e a destinação de recursos, já a partir do primeiro semestre de 2025, para a conclusão das obras do Mercado Público de Guarabira que há vários anos se encontra em estado de abandono.

Na reunião, o candidato a prefeito pelo Republicanos entregou uma cópia do Plano de Governo do grupo de oposição ao governador João Azevêdo (PSB), que disse: “o conteúdo desse documento também fará parte do planejamento de nossa gestão para mais investimentos destinados ao município de Guarabira”.

Anúncio


Dentre os benefícios garantidos por Raniery Paulino com o chefe do executivo estadual para Guarabira, além de dinheiro para a conclusão do Mercado Público deixado inconcluso pela atual gestão municipal, constam o término da drenagem do Centro da cidade, a ampliação e reforma do Estádio Silvio Porto, dentre outras obras.

Raniery Paulino, em nome de Flávia Paredes (candidata a vice-prefeita na chapa de oposição) e do povo de Guarabira, agradeceu ao governador pelas garantias de mais investimentos na cidade, bem como por várias obras executadas pelo Governo do Estado na Rainha do Brejo paraibano.

Da Assessoria de Imprensa

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas