Conecte-se conosco

Variedades

Polícia Civil realiza campanha de combate à violência contra a mulher nos blocos do Folia de Rua em João Pessoa

Publicados

em

A Polícia Civil da Paraíba está mantendo equipes de plantão, além da presença da Delegacia Móvel para registro de ocorrências nos blocos que desfilam no projeto Folia de Rua, em João Pessoa.

Na tarde da segunda-feira, 13, a superintendente da 1ª Superintendência Regional de Polícia Civil da Paraíba, Sileide Azevedo, junto com a equipe da Coordenação das Delegacias da Mulher, se dirigiu até a concentração do bloco “Muriçoquinhas” para dar orientações à população quanto ao combate à violência contra a mulher.

Anúncio


Ela disse que, além da Coordeam, outros órgãos e Instituições participam da campanha, como a Rede de Enfretamento à Violência Contra a Mulher do Estado. “É uma ação educativa que faz parte de uma campanha bem maior intitulada Meu Corpo Não é Sua Folia. Estamos trabalhando pelo fim da importunação sexual durante os festejos carnavalescos”, disse.

No bloco “Muriçoquinhas” foram distribuídos panfletos explicando o que a importunação sexual, bem como outras atitudes que são consideradas abusivas contra a mulher. “Desenvolvemos atividades destinadas às crianças e mães presentes no bloco com a intenção de aproximar a comunidade da Polícia. Abrimos espaço para realizar pinturas com as crianças, ao mesmo tempo em que conversávamos com as mães sobre as políticas públicas e a rede de enfretamento à violência doméstica”,  esclareceu a delegada.

Ascom/ PCPB

Rate this post
Anúncio


Brasil

Avião que vai repatriar brasileiros no Líbano segue para Beirute

Expectativa é de que 220 brasileiros retornem ao país no primeiro voo.

Publicados

em

© FAB/Divulgação

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) cedida para a Operação Raízes do Cedro decolou da Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ), no início desta quarta-feira (02/10), com destino a Beirute, no Líbano.

A aeronave KC-30 fará um escala em Lisboa, Portugal. O voo, do Brasil até Portugal, terá duração prevista de 9h20. A maior comunidade de brasileiros no Oriente Médio atualmente está justamente no Líbano. Ao todo, 21 mil brasileiros vivem no país.  

Anúncio


De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), cerca de 3 mil brasileiros desejam deixar o Líbano, em meio à escalada das operações militares das Forças Armadas de Israel. Este é o número de pessoas que procuraram a Embaixada do Brasil em Beirute com pedido de repatriação.

Os ataques aéreos israelenses a várias regiões do Líbano provocaram, desde o último dia 17, a morte de mais de 1 mil pessoas, incluindo dois adolescentes brasileiros e seus pais, assim como um saldo de milhares de feridos. A situação em Beirute, a capital do país, é descrita como “tensa e terrível” por brasileiros que estão na região, com risco de guerra total.

Nesta primeira operação de repatriação, a previsão inicial é de repatriar 220 brasileiros que estão em solo libanês, a partir do aeroporto de Beirute, que ainda permanece aberto. O voo fará escala para reabastecimento em Lisboa, tanto na ida quanto na volta. Outros voos ainda não foram confirmados, mas devem ocorrer ao longo dos próximos dias.

Agência Brasil

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidadania

Maioria dos projetos para idosos é da sociedade civil e do Sudeste

Levantamento mapeou 403 iniciativas em todo o país.

Publicados

em

Créditos: Pixabay

O Brasil conta, atualmente, com 403 projetos voltados a idosos, que compreendem cerca de 30 aspectos da vida dessa parcela da população. Quase metade (48,1%) beneficia mais de mil pessoas diretamente, quatro em cada dez iniciativas (39%) são tocadas por organizações da sociedade civil e cerca de dois terços deles (62,3%) estão em atividade há cinco anos ou mais.

O mapeamento em que constam esses dados foi realizado pelo Lab Nova Longevidade, em parceria com a Ashoka, rede global de empreendedorismo social, o Instituto Beija, que atua no campo da filantropia, e a associação Itaú Viver Mais. Nesta terça-feira (1º), quando é lembrado o Dia do Idoso, o levantamento fornece informações relevantes para se localizar quais áreas de cuidado e regiões do país são mais desconsideradas, inclusive pelo poder público, que é responsável por somente 4% dos projetos em funcionamento.

Anúncio


De acordo com os especialistas que apuraram e reuniram os dados, a Região Sudeste do país é a que tem mais iniciativas (62%), ou, pelo menos, a que teve mais interesse em participar do levantamento. Em seguida, aparecem o Nordeste (19%), o Sul (11%) e o Centro-Oeste (5%). Por último, com apenas 3% dos projetos, está a Região Norte.

Em relação aos estados, São Paulo (42,2%) lidera a lista, ao lado do Rio de Janeiro (10,2%), de Minas Gerais (9,7%), de Pernambuco (7,2%), do Rio Grande do Sul (5,2%) e da Bahia (5%). Além do Distrito Federal, 24 dos 26 estados brasileiros participaram do mapeamento com pelo menos uma iniciativa. Acre e Rondônia não tiveram nenhum projeto informado ou identificado.

Além das organizações da sociedade civil, também se destacam por manter a roda dos projetos girando o setor privado (22%), as startups (11%) e os produtores de conteúdo e mídia (11%).

14/06/2023 Brasília (DF) - Lar dos velhinhos - Dia 15/06/2023, Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.   Foto Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Quase 40% das iniciativas voltadas para idosos são tocadas por organizações da sociedade civil – Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

As propostas concretizadas por pesquisadores e institutos ou grupos de pesquisa superam a participação do governo. A academia responde por 9% das iniciativas, um percentual maior do que as ações governamentais (4%). Os pesquisadores são as figuras principais (44%) que puxam as iniciativas como de sua responsabilidade.

Os conselhos de Pessoas Idosas e as aceleradoras ou incubadoras também têm demonstrado comprometimento com a causa, embora muito menor do que as organizações com outros perfis. Ao todo, estão por trás de 3% e 1% dos projetos mapeados, respectivamente.

Em relação às temáticas abordadas pelos projetos, o que predomina é envelhecimento saudável (82%), novas narrativas para longevidade (70%), diversidade e inclusão (66%), intergeracionalidade (65%) e combate ao idadismo (61%).

Entre os assuntos que estão em menos da metade das iniciativas, foram identificados educação continuada (49%), cuidado familiar (46%), inclusão digital (43%), acesso à saúde (39%), acessibilidade (37%), empreendedorismo sênior (36%), empregabilidade (28%), interseccionalidade (27%), educação financeira (24%), requalificação profissional (21%) e educação midiática (17%).

Para Marília Duque, liderança do Lab Nova Longevidade, o setor público tem se aproximado tanto da iniciativa privada quanto de empreendedores sociais, com o objetivo de assimilar conhecimentos de ponta e também os relacionados à inovação. Como exemplo do que vem sendo articulado nesse âmbito, ela cita uma ação da Coordenadoria da Cidadania da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Tocantins, que mapeou as redes de atendimento, atenção e proteção à pessoa idosa, distribuídas nos 139 municípios do estado.

Houve, ainda, um esforço para se traçar um panorama da violência praticada contra a pessoa idosa na unidade federativa. “O mapeamento indicou um enorme potencial de colaboração entre o setor público, organizações da sociedade civil, iniciativa privada e academia”, destaca ela.

Um dos hábitos que, na contemporaneidade, podem determinar o entrosamento ou isolamento de uma pessoa idosa em sua comunidade é o uso da internet, por diversos meios.

“No mapeamento, a questão da inclusão e letramento digitais aparece como condicionante para o aprendizado ao longo da vida, que está diretamente relacionado com a possibilidade de requalificação profissional e permanência na força de trabalho, além de trazer benefícios em termos de saúde, sociabilidade e propósito. Além disso, o nível das habilidades digitais dos usuários idosos emerge como gargalo para a escala de impacto de soluções que fazem uso de tecnologia”, diz a líder.

“No futuro, seremos, de fato, todos nativos digitais”, aponta Marília, ao afirmar que, até lá, é necessário haver “esforços para não deixar a população idosa à deriva”. “Nesse sentido, foi apontada também a necessidade de se criar ambientes de aprendizados pensados nas pessoas idosas.”

Em paralelo ao mapeamento, foram listados 13 nomes que dominam o assunto, em suas diferentes dimensões, e entrevistados 17 especialistas e líderes de diferentes setores que se destacam por sua contribuição ao ecossistema de longevidade no Brasil. A versão completa do levantamento pode ser conferida no site www.labnovalongevidade.org.

Agência Brasil

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Política

Em Serra da Raiz, pesquisa aponta liderança de Luiz Machado

SERRA DA RAIZ: pesquisa Blog do Ninja/Certifica aponta Luiz Machado liderando com ampla vantagem entre o eleitorado da cidade.

Publicados

em

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Certifica, em parceria com o Blog do Ninja, revela que o atual prefeito de Serra da Raiz, Luiz Machado, está com ampla vantagem na disputa pela reeleição. Segundo o levantamento, realizado entre os dias 23 e 27 de setembro, Machado tem 89% das intenções de voto na pesquisa estimulada, onde os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores. Seu adversário, Dival Batista, aparece com apenas 7% das intenções de voto, enquanto 1% dos eleitores afirmaram votar em branco ou nulo, e 3% não souberam ou não responderam.

Veja gráficos da pesquisa AQUI

Anúncio


Na pesquisa espontânea, onde os eleitores podem citar qualquer nome sem a apresentação de candidatos, Luiz Machado também lidera com folga, somando 87% das intenções de voto. Dival Batista aparece com 5%, e 1% dos eleitores disseram votar em branco ou nulo. O número de indecisos ou que não souberam responder é de 6%, enquanto 1% não respondeu.

Os números consolidam uma confortável liderança de Luiz Machado na corrida eleitoral, mostrando um forte favoritismo para garantir a reeleição em Serra da Raiz.

A pesquisa foi registrada no TRE – TSE sob o número PB-09370/2024. Com uma amostra de 330 eleitores, o levantamento possui um nível de confiança de 95%, e a margem de erro máxima é de ± 5,2 pontos percentuais.

Do Blog do Ninja

Em 30.09.2024

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas