Conecte-se conosco

Manchete

Eleitor que não votou nos últimos três pleitos tem poucos dias para regularizar situação

Publicados

em

O eleitor que não votou e não justificou a ausência nos três últimos pleitos ou não pagou as multas correspondentes tem poucos dias para regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral. O prazo para isso termina dia 2 de maio. Após essa data, os eleitores nessa condição que não estiverem regulares correm o risco de ter o título cancelado.

Em todo o país, quase dois milhões de eleitores (1.897.640) estão com seus títulos irregulares por ausência nas três últimas eleições. Na cidade de São Paulo (SP), esse número chega a 118.837 eleitores, no Rio de Janeiro (RJ) o total é de 119.734, em Belo Horizonte (MG) são 26.570, em Salvador (BA) esse número é de 31.263, e em Porto Alegre (RS) 18.782. Na Paraíba 17.276 eleitores encontram-se nessa condição. Para conferir todos os municípios, http://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/lista-eleitores-faltosos.

A legislação considera cada turno de votação um pleito em separado para efeito de cancelamento de título. O cancelamento automático do título de eleitor ocorrerá de 17 a 19 de maio de 2017.

O parágrafo 6º do Provimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 1/2017 estabelece que “será cancelada a inscrição do eleitor que se abstiver de votar em três eleições consecutivas, salvo se houver apresentado justificativa para a falta ou efetuado o pagamento de multa, ficando excluídos do cancelamento os eleitores que, por prerrogativa constitucional, não estejam obrigados ao exercício do voto”. Assim, os eleitores com voto facultativo (analfabetos, eleitores de 16 a 18 anos incompletos e maiores de 70 anos) ou com deficiência previamente informada à Justiça Eleitoral não necessitam comparecer ao cartório para regularizar a sua situação.

O que levar

Para fazer a regularização, o eleitor deverá apresentar no cartório eleitoral documento oficial com foto, comprovante de residência e, se possuir, título eleitoral e os comprovantes de votação, de justificativa ou de quitação de multa.

Pesquisa

O cidadão pode consultar sua situação perante a Justiça Eleitoral por meio de pesquisa na aba Eleitor no link “Consulta por nome”, entre outros tópicos, localizada na barra verde superior da homepage do Portal do TSE ou no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado. Pode ainda ir ao cartório eleitoral e solicitar essa informação.

Assessoria

Guarabira

Guarabira está com inscrições abertas nos editais de emergência cultural da Lei Aldir Blanc

Uma das novidades no programa local é que os prêmios levam nomes de personalidades da cultura guarabirense

Publicados

em

Foto: Centro de Guarabira por Rose Vídeo

Uma das novidades no programa local é que os prêmios levam nomes de personalidades da cultura guarabirense – a exemplo do “Prêmio Literário Ismael Freire”, “Prêmio Neide Polari de Teatro e Dança”, “Prêmio Angel Valdez de Artes Visuais” e “Prêmio Benedito Targino de Audiovisual”. 

Guarabira é o primeiro município da Paraíba e disponibilizar os programas de incentivo da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. Já estão abertas, por um período de 30 dias, inscrições para que artistas do município se inscrevam nos editais com as mais diversas categorias da arte.

A informação é da Secretaria de Cultura e Turismo do município, que há mais de dois meses vem trabalhando na elaboração dos programas e no seu Plano de Ações, o qual já recebeu aprovação do Ministério do Turismo, através da Plataforma Mais Brasil, na última segunda-feira.

Os editais estão disponíveis no site da Prefeitura Municipal de Guarabira, divididos por áreas e também com os anexos do formulário para preenchimento de dados das inscrições. Na terça-feira (25), o prefeito Marcus Diogo também assinou o decreto que regulamenta, no município, a Lei Federal nº 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc), o qual também se encontra disponível no Diário Oficial do Município.

Os editais para inscrições estão abertos para artistas e entidades de cultura de Guarabira, os quais poderão se inscrever nas categorias de produção artística e também prêmios de reconhecimento nas áreas de Música, Teatro e Dança, Audiovisual, Literatura, Artes Visuais, Cultura Popular, Arte de Rua e circulação em localidades da Zona Rural.

Uma das novidades nesse programa local é que os prêmios levam nomes de personalidades da cultura guarabirense – a exemplo do “Prêmio Literário Ismael Freire”, “Prêmio Neide Polari de Teatro e Dança”, “Prêmio Angel Valdez de Artes Visuais” e “Prêmio Benedito Targino de Audiovisual”.

Também está disponível o edital para quem queira ministrar cursos e oficinas de preparação e formação artística, além do Prêmio “Faça em Casa”, destinado a destacar trabalhos criativos que sejam ou tenham sido realizados em domicílio durante o período da pandemia. O décimo edital está previsto para aquisição de bens e serviços culturais, como forma de receber propostas de ofertas para aquisição de livros, discos, acervos ou bens ativos de produção artística.

As inscrições em todos os editais estão abertas até o dia 23 de setembro. Acesse o site da Prefeitura Municipal e tenha acesso aos editais e seus formulários de inscrições, no link: https://www.guarabira.pb.gov.br/

As informações são da Secult / PMG

Continue lendo

Guarabira

Campanha Somos Solidariedade realiza mais uma distribuição de alimentos em Guarabira

Publicados

em

A Campanha Somos Solidariedade realizou, nessa sexta-feira (28), mais uma distribuição de cestas básicas, com a entrega de 848 kg alimentos que beneficiaram 106 famílias do Bairro do Rosário, em Guarabira. Os alimentos foram encaminhados à campanha pelo Colégio da Luz, que fez a arrecadação durante uma Gincana Cultural Virtual promovida pela escola com os alunos do Ensino Fundamental II.

A campanha visa prestar assistência a famílias em situação de vulnerabilidade social agravada pela pandemia do Novo Coronavírus e é uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), operacionalizada em Guarabira pelo 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar), 3º BBM (Batalhão de Bombeiros Militar) e Diocese, com os apoios da Prefeitura Municipal de Guarabira, Supermercado Real e Farmácia Redepharma. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A distribuição foi realizada através da Coordenação da Polícia Solidária do 4º BPM, com a capitã Karla e a cabo Iara, juntamente com a guarnição do 3º BBM comandada pelo sargento Bronzeado, guarnição da CPTran comandada pelo sargento Everaldo e guarnições do Bope, comandadas pelo sargento Elton, além de representantes da Diocese de Guarabira, Ramón, Bianca e Tiago, como também das voluntárias civis, Luana, Ester e Raquel.

As doações de alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal podem ser feitas nas tendas solidárias no centro de Guarabira, próximo a Redepharma e Supermercado Real, ou através da coleta domiciliar, que pode ser solicitada através dos números: 3271-1430 e 3271-1386.

Veja fotos:

P/5 – Seção de Comunicação 4º BPM

Continue lendo

Manchete

PM prende mulher suspeita de furtos no centro de Guarabira

Publicados

em

Uma mulher suspeita de furtos foi presa em flagrante por policiais da Ciclopatrulha do 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar) na tarde desta segunda-feira (24), no centro da cidade de Guarabira, depois que a guarnição foi acionada por funcionários de uma farmácia que informaram do furto de objetos e que a suspeita teria sido identificada através das imagens das câmeras de segurança instaladas no interior do estabelecimento.

Os policiais realizaram rondas, localizaram a mulher ainda nas proximidades e, ao fazerem a abordagem, encontraram com ela os objetos furtados. Com a prisão, funcionários de outra farmácia também a reconheceram e a outros objetos que tinham sido furtados e também estavam com ela. A mulher foi conduzida à delegacia para ser autuada em flagrante pelos furtos e os objetos recuperados foram entregues aos representantes dos dois estabelecimentos.

Em Pirpirituba, a guarnição realizava o patrulhamento de rotina quando visualizou dois homens em atitudes suspeitas que, ao avistarem a viatura, apressaram o passo. Pelas atitudes suspeitas, eles foram abordados e, na busca pessoal, os policiais encontraram com um deles substâncias semelhantes à maconha e crack e com o outro foi encontrada uma quantia de dinheiro em espécie. Ambos foram conduzidos até a delegacia, juntamente com a droga e o dinheiro apreendidos.

P/5 – Seção de Comunicação do 4º BPM

Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas