Conecte-se conosco

Cidades

Escola com 30 voluntários atende 233 filhos de agricultores em Bananeiras

Publicados

em

Foto: Escola Nossa Senhora do Carmo/acervo

Uma escola construída em terreno comprado com doações e mantida com apoio de pessoas como o teólogo Frei Betto e o trabalho de 30 professores e diretores voluntários atende 233 alunos, a maioria filhos de agricultores da zona rural de Bananeiras, no Agreste da Paraíba. O projeto, que começou em 2005 na casa de um agricultor, foi reconhecido neste mês de abril, como uma ‘Escola Transformadora’, a primeira do estado a ser incorporada pelo programa, que pretende “fortalecer a visão que todo estudante, educador, gestor e comunidade escolar são agentes de transformação”.

A primeira ‘Escola Transformadora’ da Paraíba é a Escola Nossa Senhora do Carmo, um projeto das irmãs carmelitas que atuam na região e que nasceu como uma ação de Educação de Jovens e Adultos. Com uma proposta de educação popular, a escola trabalha as dimensões física, espiritual e psicológica dos alunos, valores como dignidade, respeito, fraternidade e solidariedade e tem como foco quem não tem oportunidade de estudar.

Segundo a diretora da escola, Leila Coelho, “nada aqui é imposto, tudo parte do interesse dos estudantes e os tutores auxiliam no caminho a ser percorrido pelo grupo”. A proposta revolucionou o currículo e adotou um formato diferente de trabalho, com a pedagogia de projetos em salas que reúnem alunos de séries variadas.

Ainda segundo Leila, a ação se propõe a ouvir intensamente os alunos, respeitando suas trajetórias e repertórios e considerando suas necessidades. “Assim, as crianças sentem-se seguras e as relações estabelecidas são harmoniosas, de respeito e acolhimento”, diz.

nossa-senhora-do-carmo-3

nossa-senhora-do-carmo-2

Pedagogia além do conteúdo

Antes de ser considerada ‘Escola Transformadora’, a experiência da Nossa Senhora do Carmo recebeu em 2016 um certificado do Ministério da Educação por ser considerada uma “instituição de referência para a inovação e criatividade na educação básica”. No mesmo ano, dois alunos receberam medalhas de prata e honra ao mérito na Olimpíada Paraibana de Informática, os únicos de escola pública entre 36 medalhas distribuídas.

“Alinhadas aos valores do Programa, a escola chega para fortalecer a atuação de uma comunidade dedicada a questionar modelos de educação pautados exclusivamente na aprendizagem de conteúdos cognitivos dissociados da vida e do sentido social da educação”, destaca a assessora pedagógica do Instituto Alana, Raquel Franzim. Ela completa dizendo que “além disso, abrem-se diálogos com a sociedade sobre novos caminhos para o ensino-aprendizagem e o impacto disso nas relações humanas nos territórios”.

Do G1 Paraíba

Rate this post

Cidades

Paraíba não registra morte por Covid-19 neste sábado(15)

Até o momento, 1.264.660 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.

Publicados

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que, devido à instabilidade no sistema SI-PNI, não há dados referentes às doses de vacinas aplicadas neste sábado (15).

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, neste sábado (15), 735 novos casos de covid-19. Entre os casos confirmados hoje, 735 (100%), são leves. Agora, a Paraíba totaliza 468.178 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Até o momento, 1.264.660 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.

Não foi registrado nenhum óbito, desde a última atualização, ocorrida nas últimas 24h. Com isso, o estado permanece com o total de 9.614 mortes. O boletim registra ainda um total de 363.489 pacientes recuperados da doença.

Ocupação de leitos Covid-19

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico), em todo estado, é de 23%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 31%. Em Campina Grande, estão ocupados 10% dos leitos de UTI adulto e no sertão, 46% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro estadual de regulação hospitalar, 9 pacientes foram internados nas últimas 24h.

F5Online

Rate this post
Continue lendo

Guarabira

Programação religiosa da Festa da Luz 2022 é lançada e Igreja anuncia que haverá procissão este ano

Igreja também vai fazer campanha para consertar relógio.

Publicados

em

Foto: Reprodução

Foi lançada na noite desta quarta-feira (12), com produção da PASCOM LUZ, a programação religiosa da Festa da Luz 2022 pelo bispo diocesano Dom Aldemiro e pelo Pe. Kleber Rodrigues, pároco da Catedral. “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão” é o tema deste ano. Ele tem a ver com o Sínodo que está acontecendo, buscando, nessa primeira fase, ouvir os fiéis acerca os rumos da Igreja Católica para o futuro.

Ao comentar sobre o processo sinodal, Dom Aldemiro adiantou que os oradores convidados para o novenário da padroeira de Guarabira farão reflexões sobre o tema central e subtemas específicos, conforme consta no material impresso que será distribuído nas noites de novena. “É um conjunto de 10 blocos. E cada bloco, tem perguntas fundamentais para a caminhada da Igreja”, disse ele sobre o Sínodo que acontece no mundo todo.

“Nós não podemos celebrar a Festa de Nossa Senhora da Luz sem este elemento sinodal que precisamos trabalhar. Por isso, o tema que nós iremos adotar em toda a nossa Diocese – não somente na Festa de Nossa Senhora da Luz -; é “por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, três palavras chaves, que são frutos do Concílio Vaticano II (…). Para ‘destrinchar’ este tema, nós elaboramos um temário para festas de padroeiros”, acrescentou.

CAMPANHA

Uma campanha também foi lançada buscando a ajuda da população para o reparo do “relógio da matriz”, inserido pelo monsenhor Emiliano de Cristo na torre da Catedral em 1943. Há quase 20 anos, o relógio parou de funcionar por falta de manutenção qualificada. Mas este ano, a igreja conseguiu contato com uma empresa especializada no conserto, porém o custo do reparo e da mecanização do relógio e dos sinos é de R$ 65.000.

PROCISSÃO

Diferente de 2021, este ano a tradicional procissão de Nossa Sra. da Luz também volta a ser realizada pelas ruas da cidade no dia 02 de fevereiro, feriado municipal. Um dia antes, porém, vai acontecer a procissão das crianças. E ainda haverá um jantar – que também vinha sendo realizado, mas que foi suspenso por causa da pandemia.

Segundo o padre Kléber, para participar das celebrações (manhã, tarde e noite) e quermesses, os fiéis estão sendo orientados a apresentar comprovante de vacinação e fazer uso de máscaras. E para evitar ‘superlotar’ o templo, a organização vai dispor de cadeiras e de telão na área externa da igreja.

A festa da padroeira de Guarabira vai acontecer de 23 de janeiro a 02 de fevereiro, com a participação de padres, bispos e outros religiosos. Toda a programação religiosa será transmitida por rádios e pela internet – por meio dos canais da Catedral nas redes sociais e Youtube.

O lançamento da festa ocorreu na Maison Gold, no shopping Cidade Luz, com a presença de convidados.

Caderno de Matérias

Rate this post
Continue lendo

Guarabira

Volta às Aulas 2022 no SP Variedades: Confira as novidades!

Publicados

em

Fotos: brejo.com

Confira a variedades de material escolar na SP Variedades. São diversas opções mochilas escolares, cadernos, conjunto de lápis, estojos, papeis, tesouras e muito mais.

Endereços: Guarabira-PB: Av. Dom Pedro, II, 351, Centro – Fones: (83) 3271-1212 / 99111-4549. Sapé-PB: Av. Comendador Renato Ribeiro Coutinho, 1285, Centro – Fone: (83) 3283-3952 e no centro de Alagoa Grande (83) 3273-1715. Siga o SP Variedades no Instagram: @spvariedadesguarabira

Do brejo.com

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas