Conecte-se conosco

Cidades

A partir desta segunda: Caravana do Coração realiza atendimentos em Guarabira e mais 12 cidades da PB

Publicados

em

Foto: Ricardo Puppe/Secom-PB

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP), em parceria com a ONG pernambucana Círculo do Coração, iniciou a 5ª Caravana do Coração. No último dia 25/06, foi feita a recepção dos voluntários, no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), na Capital, com as presenças da vice-governadora, Lígia Feliciano; das secretárias de Estado da Saúde, Cláudia Veras e Maura Sobreira (executiva); do deputado federal, Damião Feliciano e da deputada estadual, Estela Bezerra.

A presidente da ONG Círculo do Coração, Sandra Mattos, deu as últimas orientações para a equipe que este ano é composta por quase 100 pessoas. “Esta será a maior caravana. Este ano, além das crianças com cardiopatias congênitas e daquelas com microcefalia que estão sem acompanhamento, o atendimento será ampliado para as gestantes. Em cada cidade, serão 100 mulheres, 100 crianças e 200 profissionais que serão capacitados nos cursos oferecidos pela Caravana”, explicou.

Anúncio


Logo após o alinhamento da logística, a equipe seguiu viagem, em dois ônibus, para Cajazeiras, onde as atividades aconteceram na segunda-feira (26/06). Esta edição será realizada até o dia 8 de julho, em 13 municípios. Logo após Cajazeiras, segue para Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Itaporanga, Princesa Isabel, Monteiro, Esperança, Picuí, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape.

A equipe multiprofissional, formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, professores e estudantes universitários passa a contar com obstetras, que farão o monitoramento e acompanhamento, de forma mais efetiva, da gestante de alto risco, com o objetivo de diminuir a mortalidade materna na Paraíba.

Claudia Veras ressaltou a importância da parceria do Governo do Estado com a ONG pernambucana. “O resultado dessa parceria, que vem desde 2011, só nos engrandece e é uma prova de que o SUS pode dar certo. Este será um legado que este governo deixará, pois tem como base fazer a diferença na vida da população por onde passa”, ressaltou.

A vice-governadora Lígia Feliciano vai acompanhar a equipe em algumas cidades e falou da importância do trabalho. “Desejo que essa caravana seja coberta de êxito e cumpra seu propósito de mudar a vida de cada pessoa atendida por vocês”, enfatizou.

O médico Roberto Magliano, presidente da Sociedade Paraibana de Ginecologia e Obstetrícia, será um dos integrantes da equipe. “Este trabalho será fundamental para se ter um diagnóstico da mortalidade materna, pois é muito importante ir até os locais para intervir de maneira mais sistemática para que haja uma maior integração com a Atenção Básica, envolvendo todos os profissionais destes municípios numa verdadeira operação de guerra para evitar que as mulheres morram”, sugeriu.

Victor de França, de 22 anos, é um dos voluntários da Caravana. Ele é estudante de medicina e integra o grupo pela primeira vez. “Me amina muito a proposta de ajudar sem querer nada em troca. Daqui a dois anos, estarei me formando e é muito importante aplicar a teoria que aprendemos em sala de aula num projeto tão importante como esse”, disse.

A assistente social Maria José Souza, que integra a equipe desde a primeira edição, é uma grande entusiasta do projeto. “Por onde a Caravana do Coração passa, leva esperança para as pessoas”, resumiu.

Programação:

26/06  –  Cajazeiras

27/06  –  Sousa

28/06  –  Catolé do Rocha

29/06  –  Pombal

30/06  –  Patos

01/07  –  Itaporanga

02/07  –  Princesa Isabel

03/07  –  Monteiro

04/07  –  Esperança

05/07  –  Picuí

06/07  –  Guarabira

07/07  –  Itabaiana

08/07  –  Mamanguape

 

Da Secom/PB

Rate this post
Anúncio


Cidades

Crianças da LBV escrevem cartinhas para homenagear doadores de sangue no Hemocentro da Paraíba

Publicados

em

Foto: Pixabay

A Entidade acredita na força da Solidariedade, que se manifesta de muitas maneiras, inclusive no importante gesto de doar sangue.

Nesta sexta-feira dia 14 de junho – Dia Mundial do Doador de Sangue, às 9h, as crianças e adolescentes assistidas pelo trabalho da Legião da Boa Vontade (LBV) no Bairro de Jaguaribe, visitaram o Hemocentro de João Pessoa/PB, localizado na Av. D. Pedro II, 1548, para entregar cartinhas produzidas por elas com palavras de carinho, motivação e agradecimento aos doadores de sangue.

Anúncio


Os meninos e meninas amparados pelo serviço de convivência e fortalecimento de vínculos da Instituição, na oficina de Cidadania Irrestrita, que contempla atividades reflexivas e vivências para fortalecer vínculos e prevenir situações de exclusão e risco social, analisaram a importância do ato de doar sangue, ao qual salva milhares de vidas, renovando a esperança de vida daqueles que necessitam recomeçar a sua própria jornada.

A partir da sensibilização do tema, os pequenos propuseram em confeccionar as cartinhas para homenagear os doadores, e fortalecer ainda mais, a doação de sangue na capital paraibana.

A Legião da Boa Vontade (LBV) promove em seus serviços a solidariedade, o amor e o respeito ao próximo, incentivando a doação de sangue. Convidamos você amigo doador e doadora, ir ao Hemocentro da Paraíba, ou ao centro de coleta mais próximo, para fazer a sua doação.

Dados sobre a doação de sangue no Brasil

Segundo levantamento do Ministério da Saúde em 2023, 1,6% da população brasileira doa sangue regularmente – número abaixo do recomendado, de 2,5% a 3%. Durante a pandemia, os hemocentros do Brasil sofreram uma queda expressiva nas doações de sangue, o que deixou os estoques em níveis de alerta.

A doação de sangue é um gesto solidário que salva milhares de vidas. Por isso, nesse mês de junho é importante o alerta para essa necessidade, pois, com o inverno e as férias de julho chegando os estoques dos bancos de sangue caem drasticamente em todo país.

Ascom/LBV

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Guarabira

Surpreenda seu amor com estilo: Presentes irresistíveis da Pontes Calçados para o Dia dos Namorados

Publicados

em

No Dia dos Namorados surpreenda seu amor com estilo. Dê um presente irresistível da loja Pontes Calçados! Confira nas fotos abaixo as novidades da loja com as diversas opções de presente para o Dia dos Namorados.

A loja Pontes Calçados na cidade  de Guarabira fica localizada na Rua Cônego João Gomes Maranhão, no centro de Guarabira – fone: (83) 3271-8241. Em Mari fica localizada na Rua Gentil Lins, 220, Centro, fone: (83) 3287-1023. Siga Pontes Calçados no instagram: @pontescalcados.

Anúncio


Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Guarabira

SP Variedades em ritmo junino. Veja as opções de presente para o Dia dos Namorados!

Publicados

em

Neste mês de Junho o SP Variedades tem muitas novidades e opções para comemora o São João e várias opções de presentes para o Dia dos Namorados. Visite a SP Variedades e escolha ou monte a sua cesta de presente personalizado para seu amor! Confira as opções abaixo.

Endereços: Guarabira-PB: Av. Dom Pedro, II, 351, Centro – Fones: (83) 3271-1212 / 99111-4549. Sapé-PB: Av. Comendador Renato Ribeiro Coutinho, 1285, Centro – Fone: (83) 3283-3952 e no centro de Alagoa Grande (83) 3273-1715. Siga o SP Variedades no Instagram: @spvariedadesguarabira

Anúncio


Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas