Conecte-se conosco

Brejo/Agreste

Sebrae realiza curso de Cafés Coados em Bananeiras

Publicados

em

Foto: Reprodução/Internet

Em plena efervescência da Rota Cultural Caminhos do Frio, em Bananeiras, no brejo da Paraíba, o Terraço Lisboa, uma das mais tradicionais cafeterias da região, abre as portas para a realização do curso de Cafés Coados, em parceria com o Sebrae-PB. O curso foi promovido nesta sexta-feira (11), pela manhã e tarde, para amantes de café e empresários de cafeterias.

O curso foi ministrado de forma sintética, vivenciando o processo de moagem e extração do café, assim como o uso do mesmo grão para os referidos métodos onde cada um extrai seu perfil sensorial.

O investimento foi de R$ 30, por pessoa e o curso teve turmas de apenas oito pessoas por turno, com quatro horas de aula.

O curso é importante para as pessoas que pretendem abrir uma cafeteria e, acima de tudo, para os empresários que já estão no ramo poderem fazer um intercâmbio e absorverem mais conhecimento, consequentemente, se qualificando ainda mais.

Para quem não teve como ir para Bananeiras no dia do curso, haverá uma nova turma no dia 16 de agosto, desta vez em João Pessoa, onde será ministrado no Centro de Educação Empreendedora do Sebrae. Só haverá uma turma no horário da manhã.

Esse curso de Cafés Coados interessa a todos os amantes de Café e aos empresários de cafeterias. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (83) 2108.1256 e 99981.1486.
Turismo em Foco

Rate this post

Brejo/Agreste

Encontrado corpo de jovem que desapareceu tentando atravessar açude em Alagoinha

O Corpo de Bombeiros foi acionado e buscas foram realizadas no local. Foi encontrado um jacaré no açude.

Publicados

em

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Corpo de Bombeiros localizou, na manhã desta terça-feira (4), o corpo do jovem Arthur Dantas, 18 anos, que tentou atravessar um açude a nado no município de Alagoinha, no Brejo da Paraíba.

De acordo com as informações iniciais, Arthur tentou atravessar o açude a nado quando desapareceu. O Corpo de Bombeiros foi acionado e buscas foram realizadas no local. Foi encontrado um jacaré no açude.

O trabalho de buscas foi iniciado nesta segunda-feira (3), e retomado na manhã de hoje. Após localizar o corpo da vítima, a Polícia Civil foi acionada para realização da perícia e identificação das causas da morte.

ClickPB

Rate this post
Continue lendo

Brejo/Agreste

Belém é a primeira a receber a Rota Cultural RAÍZES DO BREJO em sua quarta edição

Publicados

em

Imagem: reprodução

Belém abriu a Rota Cultural Raízes do Brejo e foi a primeira de 10 cidades a receber o evento, o qual já está em sua quarta edição. Dos dias 23 a 25 de setembro, Belém apresenta sua fé, arte, cultura e gastronomia aos visitantes esperados nesses três dias e reafirma sua identidade aos belenenses que também participarão ativamente das atividades preparadas para a Rota.

A solenidade de abertura marca oficialmente o início do Raízes do Brejo em Belém na edição de 2022. A partir das 19h, a solenidade de abertura aconteceu na Praça 6 de Setembro com apresentação cultural e feirinha de gastronomia local e artesanato.


Destacando a integração das cidades incluídas na Rota, a secretária de cultura de Belém, Márcia Regina, pontuou a riqueza de cada uma delas e falou da proposta de Belém para o Raízes do Brejo. “Toda ação integrada requer diversidade e Belém, casa do pão, se destaca pelas diversas manifestações da cultura popular. Trouxemos para a abertura, a apresentação cultural com a temática “feira”, utilizando de personagens de clássicos infantis e de suas características para fazer alusão ao dia-a-dia da feira, aos produtos vendidos e ao ambiente de simplicidade e variedade”, contou.

Ainda, a secretária destacou pontos importantes de Belém e reforça o convite para o Raízes do Brejo. “Belém é conhecida por sua feira forte, terra de empreendedor, temos uma vida noturna ativa e com diversidade gastronômica e o convite está feito para que venham conhecer Belém e entender um pouco mais da nossa história”, concluiu. 

A visita ao engenho da cachaça D’dil com a experiência de observar como é produzida a cachaça e passeio ciclístico na Fazenda Gameleira são atividades da programação que pode ser acessada completa no site oficial do Brejo paraibano, www.brejoparaibano.com.br. 

Ao visitar a cidade, o turista pode aproveitar para conhecer alguns outros pontos, como: o Parque São Luís, principalmente se trouxer crianças que irão ficar encantadas com o colorido do local. A Pedra do Cruzeiro de aproximadamente 240 metros de altura que dá visão panorâmica de Belém atraindo quem gosta de fazer trilhas, observar a cidade de outros ângulos e ainda é local para esportes de aventura como o rapel.

Saiba mais sobre Belém acessando www.brejoparaibano.com.br/cidades/belem/ e programe-se para participar de mais uma Rota Cultural, um produto idealizado, formatado e organizado pelo Fórum de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano.

Datas da Rota Cultural Raízes do Brejo 

Belém – 23 a 25 de setembro

Alagoinha – 7 a 9 de outubro

Duas Estradas – 14 a 16 de outubro

Lagoa de Dentro – 21 a 23 de outubro

Serra da Raiz – 4 a 6 de novembro

Borborema – 11 a 13 de novembro

Dona Inês – 18 a 20 de novembro

Guarabira – 25 a 27 de novembro

Pirpirituba – 2 a 4 de dezembro

Pilõezinhos – 9 a 11 de dezembro

Brejo Paraibano

Rate this post
Continue lendo

Brejo/Agreste

Rota Cultural chega a Alagoa Grande, última parada do projeto em 2022

Publicados

em

Fotos: Cristiano Alves/ AlagoinhaemFoco

A Rota Cultural Caminhos do Frio chegou, nesta segunda-feira (29), a sua última parada na edição de 2022. Após dois anos sem atividades, por conta da pandemia da covid-19, o projeto teve início no dia 4 de julho, em Areia, seguindo pelas cidades de Pilões, Matinhas, Solânea, Serraria, Alagoa Nova, Remígio e Bananeiras, chegando a Alagoa Grande, que começou a respirar por uma semana a arte, a gastronomia, o artesanato e todo ciclo econômico em torno do turismo rural da região do Brejo paraibano. O projeto tem apoio do Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e participação de outros órgãos.

Alagoa Grande é terra de figuras ilustres e históricas como Jackson do Pandeiro, ícone da cultura brasileira e conhecido como o Rei do Ritmo; e Margarida Maria Alves, líder sindical, em um trabalho em defesa da terra que a levou à morte, sendo assassinada por encomenda por latifundiários. A cultura e as lutas sociais, conforme unanimidade dos historiadores, sempre andaram juntas, como um com a sua forma de luta.

Durante a semana, a população da cidade e os turistas poderão curtir o que há de melhor com a realização de feiras gastronômicas e de artesanato, shows musicais com artistas da terra, oficinas de arte e debates, oportunidade em que todos poderão conhecer um pouco mais da história desse município, que tem inúmeros atrativos ao ar livre, também para a prática do turismo de aventura.

Alagoinha em Foco

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas