Conecte-se conosco

Brejo/Agreste

Emater expõe produtos da agricultura familiar no Caminhos do Frio, em Alagoa Grande

Publicados

em

Integrando a programação do “Caminhos do Frio – Rota Cultural 2017”, que chega ao fim no próximo domingo (3), em Alagoa Grande, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), unidade da Gestão Unificada (Emepa/Intrepa/Emater), vai demonstrar a força da agricultura familiar local em dois estandes com variados produtos hortifrutigranjeiros, tubérculos, derivados do leite, pimenta diversas, além da cultura da fava, que está atingindo um dos maiores índices de produção no Estado.

De acordo com o secretário de Agricultura do município e técnico da Emater local, Paulo Luís dos Santos, em um dos estandes será instalado no espaço do 4º Ruralfest & a 1ª Festa do Cordeiro, entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, na Praça Dom Adauto e Antigo BNB Clube.

Ele lembrou que desde os lançamentos, tanto da Rota Cultural Caminhos do Frio quanto do Ruralfest na cidade, a extensão rural está presente demonstrando parte do trabalho por ela executado em todo o Estado, sob coordenação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), a qual está vinculada a Emater.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, Vanildo Pereira da Silva, disse que o Ruralfest tem a finalidade demonstrar as potencialidades econômicas, sociais e culturais do município e da região.

“Nosso objetivo é trazer o homem da cidade para o contato com a natureza e fazer com que ele veja as potencialidades do setor, a importância da atividade rural”, destacou.

Os eventos contam com exposição de animais e shopping rural, concurso gastronômico, palestras técnicas, cursos, oficinas, clínicas tecnológicas, workshops, gastronomia, além da apresentação do artesanato e artistas locais.

A realização é da Prefeitura Municipal de Alagoa Grande, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais local e da Cooperativa dos Ovinocultores da Paraíba (Ovinocop), em parceria com o Sebrae, Sistema Faepa/Senar, OCB/Sescoop, UFPB, Fazenda Eficiente, IBS, Governo do Estado, por meio da Sedap, Gestão Unificada, Empasa, Projeto Cooperar, Embrapa, Bancos do Nordeste e do Brasil, e outros órgãos. No encerramento, no domingo (3), terá a tradicional cavalgada, que chega a sua 17ª edição em Alagoa Grande.

Vanildo explica que os eventos são voltados para a integração da população rural e urbana, se propõem a levar conhecimentos tecnológicos para a ovinocaprinocultura, desde o melhoramento genético e alimentação dos rebanhos, bem como potencializar o mercado de cordeiro por meio da realização de palestras, leilões, e feira da agropecuária, oficinas e clínicas tecnológicas.

Além disso, o evento tem como propósito promover um shopping de venda de animais e proporcionar conhecimento sobre gastronomia utilizando a carne de cordeiro precoce.

pimenta

Cursos – Como parte da programação na área gastronômica do Caminhos do Frio, a Emater local vai promover quatro cursos sobre cocada de abacaxi, geleia e licor de pimenta.

Este último produto, com forte expressão no município, tem despertado o interesse de agricultores na produção de forma comercial desde o lançamento da amostra “Sabores da Pimenta”, na realização do Caminhos do Frio do ano passado.

O objetivo é capacitar mais de 100 agricultores em Segurança Alimentar e Nutricional, com base nas atividades de transformação de alimentos, aproveitando principalmente as variedades de pimentas existentes na região.

Os cursos, ministrados pelas extensionistas sociais da Emate, Cristina Pereira de Carvalho e Jacileide Andrade tem duração 16 horas/aula, entre teóricas e práticas e acontecerão nos dias 31 de agosto e 1º, na sede do escritório local da empresa, localizado na rua Getúlio Vargas,no centro da cidade.

Pimenta – O técnico Paulo Luís dos Santos, um estudioso da pimenta, já implantou diversas Unidades Técnicas Demonstrativas (UTDs) em pequenas áreas, a fim de estimular o cultivo da cultura no município.

“A nossa intenção é criar mais oportunidades de trabalho e renda no meio rural”, disse. Entre as espécies cultivadas estão Malagueta, Habanero, Jalapeno, Dedo de Moça e Cheiro.

Todo o trabalho é supervisionado pela coordenadoria regional da Emater em Guarabira, a qual Alagoa Grande é jurisdicionada e que tem à frente o técnico José Pereira.

Ele informa que os agricultores interessados na produção de pimenta devem se dirigir ao escritório local da Emater, que receberão todas as orientações técnicas a partir do preparo do solo à comercialização.

Secom-PB

Apoio

Brejo/Agreste

Com recarga de barragem, Cagepa reduz racionamento para Bananeiras e Solânea

Publicados

em

Reprodução/Internet

A partir desta terça-feira (30) a Cagepa altera o racionamento de água das cidades de Bananeiras e Solânea, passando a abastecer das 7h da manhã da segunda-feira até às 7h da manhã da sexta-feira, ficando o sábado e o domingo sem água.

Com a ocorrência de chuvas no Brejo semana passada, a barragem de Canafístula 2, que atende os municípios, recebeu considerável recarga em seu nível, saindo de 6,4% antes das chuvas e atingindo 18,5% nesta terça (30).
De acordo com o gerente regional da Cagepa no Brejo, engenheiro Edson Almeida, a redução do racionamento só está sendo possível em razão das últimas chuvas registradas.

“Embora ainda não tenhamos a recarga desejável na barragem de Canafístula 2, o volume acumulado já nos permite melhorar a distribuição de água para Bananeiras e Solânea. As chuvas registradas nos permitiu adotar essa providência e esperamos que continue chovendo na bacia hidrográfica”, avaliou Edson.

A barragem de “Canafístula 2” tem capacidade para armazenar pouco mais de 4,1 milhões de metros cúbicos de água.

Assessoria

Continue lendo

Brejo/Agreste

Rota Cultural Caminhos do Frio chega a Pilões nesta segunda

Publicados

em

Após Areia, é a vez da Rota Caminhos do Frio chegar em Pilões, no Brejo paraibano.

A 14ª edição do evento homenageará o centenário de Jackson do Pandeiro e contará com exposições, espetáculos e shows pela cidade.

A abertura do evento irá acontecer no Centro Social Padre Matheus, com com a banda de música Professor Antônio Pinto, além da participação de artistas local, às 19h. Às 21h começam os shows no palco principal, na Praça João Pessoa, com apresentação de Lalo do Acordeon.

Ao longo da semana, a programação contará com shows no palco principal, espetáculos, exposições, oficinas palestras e sarau em pontos da cidade, como restaurantes e praças. Entre as atrações confirmadas, estão o Trio Sanfona de Ouro, que se apresentará na terça-feira (9) no palco principal, Zezinho do Acordeon no sábado (13) e Alcymar Monteiro, que é a atração principal do próximo sábado.

Com Assessoria

Continue lendo

Brejo/Agreste

Inicia hoje a Rota Cultural Caminhos do Frio, em Areia

Publicados

em

A Rota Cultural Caminhos do Frio começa nesta segunda-feira (1ª), em Areia. A programação começa com o espetáculo “Areia em Feira “.

Durante a semana acontecem feira de artesanato e gastronomia, shows musicais, exposições de arte, oficinas, palestras, sarau poético e trilha ecológica.

A 14ª edição do evento homenageará o centenário de Jackson do Pandeiro e contará com exposições, espetáculos e shows pela cidade.

A abertura do evento irá acontecer no Colégio Santa Rita, com Orquestra Vó Maria, Seresteiras do Chá e Espetáculo “Areia em Feira” às 19h30. Às 21h começam os shows no palco central, com Rejane Ribeiro e banda. Em seguida, às 22h30, Niedson Lua se apresenta.

O Grupo de Sax da UFPB que se apresentará na quarta-feira (3) no palco central e o escritor Lau Siqueira que irá ministrar palestra na quinta-feira (4) no Teatro Minerva.

Também na quinta-feira (4), no Teatro Minerva, vai ser encenado o espetáculo teatral “Ópera do Pandeiro”, do grupo de teatro Caçuá de Ruma. A apresentação começa às 20h.

Haverá exposição dos artistas Válbia Róbia, Valéria Antunes, Carlos Nunes, entre outros. Além de oficinas, como a de desenho com Walfredo de Brito e de Capoeira com o Grupo de Capoeira Semente Crioula. Trilhas ecológicas também estão na programação.

O Caminhos do Frio em Areia vai até o domingo (7) e, na segunda-feira (8), a rota irá para a cidade de Pilões. A programação ainda passa por Matinhas, Solânea, Serraria, Bananeiras, Remígio, Alagoa Nova e Alagoa Grande, até 1º de setembro.

Diário1

Continue lendo

Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas