Conecte-se conosco

Cultura

Caiçara: Grupo Tenda se apresenta na cidade e fomenta criação de grupo teatral

Publicados

em

No último final de semana a cidade de Caiçara foi tomada pela arte do teatro. O Grupo Tenda, de João Pessoa, um dos mais importantes da Paraíba, com 45 anos de existência, veio para a cidade trazendo a apresentação da sua nova peça e oferecendo oficina de teatro.

A peça intitulada “A Viúva e o Lobisomem” trata-se de uma “comédia de arrepiar”, mesclando humor com suspense. Os boatos de aparições de um lobisomem deixam uma cidade em pânico e um mistério a ser desvendado. Padre, juiz, delegado, soldado, prefeito, beata e outros personagens típicos são retratados em um espetáculo para toda família. Fora duas apresentações, ambas com “casa cheia”. Próximo sábado a peça será apresentada no festival de teatro de Guarabira.

03

Nas tardes do sábado e do domingo o grupo realizou uma oficina de teatro para 25 participantes e ao final foi planejada a criação de um grupo local. Os participantes elegeram o teatrólogo Geraldo Jorge, fundador do Grupo Tenda, como patrono do projeto e agendaram reunião para escolha da direção e do nome, um dos sugeridos foi Grupo “Caiçara em Cena”.

A vinda do Grupo foi proporcionada pela coordenação de cultura da Secretaria de Educação, que tem à frente Adailton Silva e teve apoio do ativista cultural Jocelino Tomaz, presidente do Grupo Atitude, que desenvolve voluntariamente projetos educacionais e culturais na cidade desde 2005.

03 (3)

04

05

03 (2)

Assessoria

Rate this post

Cultura

Cangaceiros Culturais invadem Caiçara; confira!

Capitão Quirino e Célia Cangaceira fazem parte do GEPC (Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço) e do “Cariri Cangaço”.

Publicados

em

Dentro da programação do “São Pedro das Tradições”, que se deu entre os dias 12 e 16 últimos, ocorreu a participação de um dos mais famosos casais de “Cangaceiros Culturais” do Nordeste, Capitão Quirino e Célia Cangaceira. A dupla faz parte do GEPC (Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço) e do “Cariri Cangaço”, entidade que promove nacionalmente pesquisa e divulgação do cangaço.

Eles já se apresentaram em eventos relativos ao cangaço e à cultura nordestina em vários estados do Brasil, com indumentária muito bem preparada remetendo a Lampião e Maria Bonita. Quirino é artesão e toda parte de couro do seu traje é feita pelo mesmo, já Célia é escritora com três livros publicados, dois deles sobre cangaço, além de cordelista, voltada para divulgação da história principalmente das mulheres cangaceiras. Geralmente a dupla circula nos eventos chamando muito a atenção e ficando disponíveis para fotos, também procuram conversar com as pessoas sobre cangaço, e realizam uma emocionante performance musical e teatral.

A vinda da dupla para Caiçara se deu por intermédio do pesquisador e ativista cultural Jocelino Tomaz e teve apoio da secretaria municipal de educação e cultura.

O primeiro momento do casal em Caiçara foi na feira livre no último dia 15, onde dezenas de pessoas ficaram encantadas e fotografaram com eles. Em seguida visitaram o projeto “Grupo Atitude” que desde 2005 promove voluntariamente a leitura e a cultura na cidade, principalmente disponibilizando bibliotecas comunitárias.

No fim da tarde do mesmo dia o casal realizou sua performance musical e teatral em evento onde a administração municipal de Caiçara entregou uma grande quantidade de bens para a rede educacional. Por fim, houve a participação na primeira noite de shows do São Pedro, tirando muitas fotos e realizando, no palco principal sua performance, que arrancou muitos aplausos e provocou emoções. No dia 16 a dupla participou de uma live em programa da rádio comunitária da cidade com o tema “Histórias de Cangaceiros e Curiosidades do Cangaço”.

Para contatos com o casal de Cangaceiros Culturais: (83) 99655-0922.

Brejo.com via ascom

Rate this post
Continue lendo

Brejo/Agreste

Dia 16: Santana e Bel Marques encerram São João de Bananeiras

Publicados

em

Foto: Cantor Bell Marques/ Divulgação

O prefeito Matheus Bezerra (MDB) confirmou no final da tarde desta terça-feira (05), a apresentação dos cantores Bell Marques e Santanna ‘O cantador’ para encerrar o São João 2022 de Bananeiras, no Brejo paraibano. A edição deste ano começou no dia 17 de junho e segue até 16 de julho, maior do que nos anos anteriores.

Matheus destacou que o último dia de festividade deve iniciar às 17h, com seis atrações. Entre as atrações do dia 16 de julho estão os cantores Bell Marques, Santanna ‘O cantador’, Kelson Kizz, Gui Mattos e outras duas atrações que serão confirmadas nos próximos dias.

Os shows acontecem em uma nova estrutura, no Estádio Governador Clóvis Bezerra, popularmente conhecido como ‘O Bezerrão’.

Blog do Felipe Silva

Rate this post
Continue lendo

Cidades

INSCRIÇÕES ABERTAS: 4º Talentos KIDS, de 1 a 20 de Julho

Publicados

em

Foto: Divulgação

As inscrições para a quarta edição do Talentos Kids do Shopping Cidade Luz estão abertas de 1 a 20 de julho. Os locais de inscrição são: PIVETE, ARENA, AXAKI, PITICAS e CLÍNICA PELA VIDA.

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas