Conecte-se conosco

Saúde

ALERTA – Trombose: um mal silencioso que também pode atingir jovens

Publicados

em

Inchaço, fortes dores nas pernas e uma grande surpresa após a ida ao hospital: diagnóstico de trombose.  O caso aconteceu com o deputado federal eleito pelo vizinho estado de Pernambuco Túlio Gadêlha, de 31 anos, namorado da apresentadora Fátima Bernardes, e trouxe um alerta para a doença, que pode ser silenciosa e atingir jovens.  Segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) há uma média de 60 casos da doença para cada 100 mil habitantes por ano no Brasil.

Túlio Gadêlha foi internado na última terça-feira (27), após voltar de uma viagem de férias à Europa, e pensou que as dores fossem causadas pelas caminhadas e o frio que sentiu no período. Entretanto, o principal fator aparente para a Trombose Venosa Profunda (TVP) foi a viagem de avião com muitas horas na mesma posição.

Anúncio


Segundo o angiologista do Hapvida, Jorge Seraphim, essa é uma das causas mais comuns para a formação dos trombos, que são coágulos que se formam dentro de uma veia ou artéria normalmente dos membros inferiores. Ele relata que apesar da doença ser mais comum em homens acima de 40 anos, jovens também podem ser acometidos com o problema.

“Algumas situações causam trombose: uma condição de risco ou situação de risco. No primeiro caso, trata-se de alguma coisa inerente ao próprio organismo, uma tendência a ter trombose ou alguém que está com câncer ou com doença hematológica podem vir a desenvolver a doença. A situações de risco acontecem em pacientes de pós-operatório ou alguém que passa por um período longo, como viagens prolongadas sem mexer muito a perna. Aumenta o risco”, explica.

Conforme informações da SBACV a trombose é mais freqüente em pessoas com certas condições predisponentes – uso de anticoncepcionais ou tratamento hormonal, tabagismo, presença de varizes, pacientes com insuficiência cardíaca, tumores malignos, obesidade ou a história prévia de trombose venosa.

A psicóloga Renata Borges teve trombose aos 29 anos. Ela conta que tem um histórico familiar de varizes e, para agravar o seu quadro, teve uma gravidez com excesso de líquido amniótico no útero – polidrâmnio – que piorou o seu problema vascular. “Eu tinha muito medo de ir ao angiologista, temia ter de fazer cirurgia. Certo dia quando estava malhando na academia, percebi uma elevação, como um caroço na minha perna, que ficou muito quente e endurecida. Corri para a médica, fiz o exame e foi detectado o trombo acima do joelho”, relatou, dizendo que fez a cirurgia e que hoje está bem.

Tratamento – O angiologista Jorge Seraphim explicou que o tratamento é feito tanto por meio hospitalar como ambulatorial sem internamento.  “Mas é preciso avaliar cada caso e, dependendo da estabilidade do quadro, muitas vezes pode está associado a uma embolia pulmonar que pode ser fatal ou até mesmo causar uma trombose extrema, problemas sérios nas pernas, com a dificuldade no movimento, inchaço,  escurecimento da pele”, revela.

A embolia pulmonar é perigosa porque é causada pela fragmentação dos coágulos e a migração destes até os pulmões, entupindo as artérias do pulmão e gerando graves problemas cardíacos e pulmonares.

Prevenção – Jorge Seraphim ressalta que a prevenção começa com a adoção de um estilo de vida saudável, com uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos, além do hábito de não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Outro fator de risco, segundo o especialista é o uso de anticoncepcionais. “Quem tem predisposição para trombose precisa ficar atento em caso de vôos longos ou em situações que fica muito tempo sem se movimentar. Em caso de dúvidas, o melhor é procurar um especialista que pode orientar passar uma orientação específica para cada caso”, esclarece.

Medidas de prevenção:

– Beba água – É uma das melhores maneiras de manter o sangue fluido. A indicação é  beber pelo menos 2 litros diariamente.
– Perca peso – O sobrepeso é um dos fatores de risco para a ocorrência de trombose. Mantenha o peso ideal para sua altura e idade.
– Faça atividade física – Quem é sedentário tem mais risco de desenvolver trombose. Portanto, pratique exercício regularmente.
– Não fume – O cigarro afeta a circulação sanguínea e aumenta a possibilidade de uma trombose.
– Evite ficar sentado por muito tempo – Em longas viagens de avião, levante-se e movimente-se pelo menos duas vezes durante o voo.

Assessoria/Hapvida

Rate this post
Anúncio


Saúde

Tomógrafo do Hospital Regional de Guarabira beneficiará pacientes de 25 municípios

Publicados

em

O novo Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Hospital Regional de Guarabira (HRG) Antônio Paulino Filho, unidade do Governo do Estado gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), vai contar com o primeiro equipamento de tomografia da rede pública de saúde do Brejo paraibano. O tomógrafo vai beneficiar a população de 25 municípios da região, realizando exames de imagem que auxiliam na conclusão de diagnósticos.

Com um investimento de R$ 2.060.000 do Governo do Estado, o equipamento tem a capacidade de 64 canais, permitindo realizar exames de tomografia computadorizada em alta resolução e em tempo reduzido. O aparelho já foi entregue à unidade hospitalar e vai funcionar após a inauguração do novo CDI do Regional, que está em fase de conclusão de obras.

Anúncio


De acordo com o diretor-técnico do HRG, Igor Monteiro, o novo equipamento vai mudar a realidade da saúde em toda a região. “Com a chegada do tomógrafo no Hospital Regional de Guarabira, iremos todos usufruir de um importante equipamento de prevenção de saúde que nos possibilitará a realização de exames de imagem, inclusive de alta complexidade, podendo ser crucial no desfecho positivo do quadro do paciente, a exemplo de um acidente vascular encefálico em janela para trombólise”, afirmou.

Ele destacou que, além de beneficiar a população das cidades vizinhas, o novo tomógrafo vai desafogar hospitais de referência na região metropolitana de João Pessoa. “Vai ser possível desafogar essa demanda do Hospital Metropolitano, Hospital Edson Ramalho, Hospital de Trauma, entre outros que nos dão o devido suporte na realização de exames de imagem, sejam esses de urgência ou eletivos”, complementou.

A diretora-geral do HRG, Rosicler Pinheiro, enfatizou o compromisso da PB Saúde e Governo do Estado da Paraíba em atender às necessidades da população. “Investimentos como esse demonstram o empenho em fortalecer o sistema de saúde pública e oferecer serviços de qualidade mais próximos à comunidade. A aquisição do equipamento representa um salto significativo na assistência à saúde na região, permitindo diagnósticos mais ágeis e precisos. Assim, buscamos sempre avançar na nossa missão de cuidar das pessoas com dignidade e eficiência”, declarou.

Desde julho de 2024, quando assumiu a gestão do HRG, a PB Saúde realiza importantes melhorias na unidade, que atua com atendimentos clínicos, urgência e emergência, obstetrícia e cirurgias eletivas. A nova gestão trouxe melhorias na infraestrutura, fluxo de atendimentos e assistência. Para além desses, uma maior integração das equipes por meio de ciclo de capacitações e outras práticas essenciais para a qualidade assistencial.

Secom 

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Guarabira

Em Brasília, Léa consegue recursos para construção de Centro de Apoio à Criança Autista

Publicados

em

A prefeita eleita de Guarabira, Léa Toscano (União Brasil) e o vice-prefeito eleito Raimundo Macêdo (MDB) estão em Brasília participando de Seminário Novos Gestores 2025/2028, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios. O evento visa preparar os prefeitos eleitos para os desafios da gestão pública, promovendo uma administração inovadora e eficiente.

“Estamos participando do encontro de Novos Gestores promovido pela CNM e também visitando nossos deputados e senadores, na certeza de que o nosso compromisso com a cidade e o bem estar dos guarabirenses estarão sempre na pauta dos nossos pedidos. Também estão conosco meu futuro chefe de Gabinete Douglas Nóbrega e a nossa deputada estadual Camila Toscano”, disse Léa numa postagem feita nas redes sociais.

Anúncio


Já na segunda-feira (19), Léa, Raimundo e Camila mantiveram audiência com o senador paraibano Efraim Filho (União Brasil) e com o deputado federal Romero Rodrigues, quando foram encaminhados projetos em benefício de Guarabira.

No encerramento da agitada agenda em Brasília, a prefeita informou ter conseguido com o deputado Romero verba para construir um Centro de Apoio à Criança Autista.

“Encerramos esta segunda-feira com uma ótima notícia: o deputado federal Romero Rodrigues vai garantir recursos para a construção do Centro de Apoio à Criança com Autismo em Guarabira. Essa foi uma promessa de campanha que vai se tornar realidade. Vou cuidar das pessoas, e a inclusão é uma das prioridades da nossa gestão”, comemorou Léa.

O Seminário prossegue nesta terça-feira (19) e outras novidades devem ser anunciadas por Léa, a partir de agendas com autoridades em Brasília.

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Saúde

Polícia Militar distribui 70 desfibriladores e capacita policiais para emergências médicas

Publicados

em

A Polícia Militar da Paraíba tem passado por uma nova fase nas ações de saúde para a tropa, e qualificação dos policiais para o resguarde da vida. Nesta quinta-feira (14), diversas unidades operacionais da PM receberam 50 desfibriladores externos automáticos (DEA), que poderão ser utilizados em primeiros socorros (foto acima).

Os dispositivos representam cerca de meio milhão de reais em investimentos, e foram entregues após capacitação ministrada pela empresa fornecedora do produto para 100 policiais de diversas unidades operacionais. A ocasião foi acompanhada pelo próprio comandante-geral da PM, o coronel Sérgio Fonseca, que destacou os investimentos e o foco da gestão nas vidas dos policiais.

Anúncio


“Como o governador João Azevêdo sempre diz: gestão é cuidar de pessoas, de vidas. Esses desfibriladores serão essenciais porque cada quartel da Polícia Militar terá um aparelho, com policiais capacitados, em uma ação que deve continuar. O aparelho é moderno, é o mesmo utilizado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), e de fácil utilização caso seja necessário usar”, destacou o coronel. “Até porquê a missão principal da Polícia Militar é servir e proteger. E esse servir é exatamente isso: salvar a vida de pessoas, seja dos civis ou dos nossos próprios policiais militares”, reforçou o comandante.

A ação desta quinta-feira foi realizada pela Diretoria de Saúde e Assistência Social (DSAS), no Quartel do Comando Geral da PM, em Cabedelo. “O foco dessa capacitação e da entrega dos aparelhos é de justamente instruir o policial para uma resposta rápida e emergências médicas, potencializando o salvamento de vidas durante operações policiais, ou nas unidades operacionais”, disse o tenente-coronel Jales, diretor administrativo da DSAS.

Entre outros usos, o aparelho terá utilidade em casos de parada cardiorrespiratória.  

Outras ações: As ações de saúde da PMPB estão fortalecidas. Na semana passada, o comando da PM inaugurou a nova se da DSAS, em um espaço ainda mais adequado para o atendimento da tropa e outras ações de saúde para o efetivo. A Diretoria está localizada no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa, próximo ao Espaço Cultural.

Ascom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas