Conecte-se conosco

Cidades

Voluntários realizam 15º Natal Rural e 7º Natal Literário em Caiçara

Publicados

em

Imagine o silêncio da zona rural numa noite próxima ao Natal ser quebrado por músicas natalinas, de repente, surge um carro com som, algumas pessoas com toucas natalinas e ele, o Papai Noel; que desce do carro com seu saco de presentes e, auxiliado por “Noeletes”, distribui brinquedos e livros infantis. Desde 2004 esse conto de Natal se repete nos sítios de Caiçara/PB no “Natal Rural” organizado pelo Grupo Atitude.

O Grupo Atitude é uma ONG composta por quarenta voluntários que desenvolve projetos educacionais e culturais, priorizando o incentivo à leitura com três bibliotecas comunitárias, sendo uma delas uma “Lanchoteca”(lanchonete e biblioteca); pontos de leitura em parceria com comerciantes da cidade (Projeto “De Ponto em Ponto, uma Cidade Leitora”); projetos de leitura em parceria com escolas da cidade;  No período natalino o grupo realiza dois projetos, o “Natal Rural” e o “Natal Literário”.

No “Natal Rural”, que chega a sua 15ª edição, o Papai Noel percorre todos os sítios da cidade, durante três noites felizes, e, juntamente com ajudantes do Grupo Atitude, carinhosamente chamados de “Noeletes”, distribui brinquedos e livros infantis para as crianças. Esse ano, o projeto aconteceu nos dias 19, 20 e 22 de dezembro. Os encontros do presenteador com as crianças se dão de forma individual, na visita casa a casa, e de forma coletiva em capelas ou escolas. Papai Noel sempre questiona sobre o desempenho escolar das crianças, sobre o hábito da leitura e as incentiva a se envolverem com a leitura.

O “Natal Literário” ocorre na zona urbana, na “Praça da Leitura”, onde o Papai Noel distribui livros infantis e gibis para a criançada em meio a uma grande festa com pula-pula, pipoca, pirulitos, algodão doce, etc. Esse ano o Natal Literário aconteceu neste dia 23 e contou com a parceria do projeto “Celebração da Vida” desenvolvido pela Pastoral da Criança, vinculada à Igreja Católica.

O projeto “Natal Literário” leva uma mensagem de incentivo para que as pessoas também presenteiem as crianças com livros, seu lema é a frase “Dê um livro a uma criança e você pode mudar o mundo”, do astrofísico Neil deGrasse Tyson.

A decoração da “Praça da Leitura” também é fruto de uma ação voluntária. Desde 2014 os moradores do entorno dela decidiram ornamentá-la. Assim, moradores doam pisca-piscas, ajudam no presépio, na montagem da árvore, nas instalações elétricas, etc. A decoração de 2015 em especial teve grande repercussão na mídia pois foi construída uma árvore de mais de 2m de altura formada por livros, que foi chamada “Árvore do Conhecimento”.

Ambos projetos só são possíveis graças a doações do poder público, dos comerciantes, da comunidade de Caiçara e dos amigos do Papai Noel. O Natal Literário também conta com apoio de “O Sebo Cultural”, de João Pessoa.

Veja fotos de vários anos do projeto:

 

 

Da redação com Ascom

Rate this post

Cidades

Catolé do Rocha, Monteiro e Cuité sediam audiências do Orçamento Democrático

Publicados

em

Foto: Arquivo/Secom-PB

A Secretaria Executiva do Orçamento Democrático Estadual realiza, a partir desta quinta-feira (19), mais três audiências públicas regionais nas cidades de Catolé do Rocha, Monteiro e Cuité. A primeira, em Catolé do Rocha, acontece às 19h, na Escola Francisca Mendes – Colégio das Freiras; na sexta-feira (20), será a vez da região de Monteiro, também às 19h, na Escola Cidadã Integral José Leite; e no sábado (21), em Cuité, a audiência ocorre, a partir das 16h, na Escola Técnica Estadual.

As audiências do Orçamento Democrático voltaram a ser realizadas de forma presencial, com a participação do governador João Azevêdo e auxiliares do Governo, onde a população poderá participar e elencar até três prioridades de investimentos para subsidiar as peças orçamentárias governamentais do próximo ano.

O chefe do executivo também tem prestado contas do Governo nas audiências, principalmente sobre aquelas prioridades eleitas em cada região no ciclo do ano passado.

Votação das prioridades – A votação pode ser feita por meio do site www.votacaoode.pb.gov.br, assim como, presencialmente, na audiência. A população também pode fazer uso da fala para reivindicar quaisquer outras demandas. Mais informações no site da secretaria: paraiba.pb.gov.br/diretas/ode.

Secom-PB

Rate this post
Continue lendo

João Pessoa

Governador João Azevêdo entrega tomógrafo ao Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho

Publicados

em

O governador João Azevêdo entregou, nessa quarta-feira (18), um tomógrafo para o Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho, em João Pessoa. A unidade hospitalar também foi contemplada com 10 monitores e equipamentos de videolaparoscopia para a rede materno-infantil.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou o compromisso da gestão estadual para a melhoria da qualidade do serviço prestado à população. “Nós estamos investindo na infraestrutura, em equipamentos para toda a rede de saúde, ampliando e interiorizando as ações para que as pessoas tenham um atendimento de qualidade, reduzindo distâncias e salvando vidas”, frisou.

A entrega do tomógrafo, que foi acompanhada pelo comandante-geral da PM, Sérgio Fonseca, e várias autoridades presentes, foi definida como um dia histórico para o Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho, já que a unidade, que tem uma grande demanda, dependia de outros hospitais para poder atender essa demanda e agora terá celeridade e resolução para os diversos tratamentos. O equipamento foi adquirido com a participação de emendas parlamentares e governo do Estado.

Assessoria/PMPB

Rate this post
Continue lendo

Cidades

Guarabira: Câmara promoverá audiências públicas para discutir LDO

Publicados

em

Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Guarabira-PB começará a debater o orçamento municipal de 2023. A discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), enviada pelo o Poder Executivo, através do Projeto de Lei nº 12/2022 (em anexo), acontecerá através de Audiências Públicas nos dias 24 e 31/05, às 14h, na Casa Osório de Aquino.

O edital de convocação 01/2022 (em anexo) detalha como serão as audiências, convocadas pelas comissões de Constituição e Justiça e Finanças e Orçamento.

É importante ressaltar, segundo o edital, que as entidades que desejarem participar do debate deverão se inscrever na Secretaria Legislativa da Casa com até 24 horas de antecedência da realização de cada audiência, informando o nome completo, e-mail e a entidade que está representando, quando houver.

Qualquer cidadão do debate na Audiência Pública regulamentada no edital, desde que cumpra as exigências de inscrição e decoro. Cada um dos inscritos terá o direito a uso da palavra por até 10 minutos, sem prorrogação, e deverá se ater ao assunto do Orçamento Público Municipal e/ou a sua proposta apresentada na Casa Legislativa.

A participação dos vereadores é importante, porém, a participação popular será determinante para um orçamento mais próximo da realidade do guarabirense, já que propostas poderão ser elaboradas e apresentadas nas audiências.

Clique AQUI e confira o edital

Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)

Modelo de proposta de emenda aditiva proposta por entidade ou população.

Ascom – Câmara Municipal de Guarabira. 

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas