Conecte-se conosco

Cidades

Guarabira realiza VIII Conferência Municipal de Saúde

Publicados

em

A Prefeitura de Guarabira através da Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizaram nos dias 26 e 27 de março, respectivamente, a VIII Conferência Municipal de Saúde. Com o tema ‘Democracia e Saúde”, o evento ocorreu no Centro Educacional Osmar de Aquino.

A abertura solene aconteceu na noite da terça-feira (26/3), quando a enfermeira Ana Emília; presidente do CMS deu por aberta a conferência, que contou com uma apresentação cultural do grupo de dança formado por mulheres da terceira idade integrantes do Grupo de Bem Com a Vida do CRAS Guarabira. Em seguida foi lido o regimento interno da conferência e encerrando-se com o uso da palavra de autoridades representativas que ora estavam compondo à mesa cerimonial.

No dia seguinte, quarta (27/3), sequenciando a programação, foi realizada a palestra intitulada “O Exercício do Controle Social”, ministrada pela coordenadora de Atenção Básica em Saúde, Fernanda Macedo.

Uma apresentação cultural do Coral do CAPS AD, formado por usuários da instituição, deu sequência ao evento, antes da realização da segunda palestra, que teve como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, ministrada pelo mestre em saúde coletiva da SMS, Sebastião Marliuton.

As oficinas foram dívidas em três eixos temáticos, sendo ‘Saúde como direito’, ‘Consolidação dos princípios do SUS’ e ‘Financiamento adequado e suficiente para o SUS’. Após as apresentações das propostas elaboradas e definidas pelos grupos, foram eleitos os oito delegados que irão representar Guarabira da Conferência Estadual.

Bem participativa por representares da sociedade civil organizada, autoridades e pessoas do povo – prestigiaram a ação, o vice-prefeito Marcus Diôgo, a gerente regional da 2ª GRS Alcione Beltrão, o secretário de Saúde Wellington Oliveira, o representante do Conselho Estadual de Saúde; Jaimaci Mendes, o capitão PM Ícaro (4ºBPM), o tenente BM J. Neto (3ºBBM), entre outros.

A Conferência de Saúde – É principal espaço democrático para a construção de políticas públicas de saúde no Brasil. Com a participação de toda a sociedade civil e representantes do governo, o amplo fórum de debates é organizado com a finalidade de avaliar, planejar e fixar ações e diretrizes que melhorem a qualidade dos serviços de saúde pública, proporcionando melhor qualidade de vida para toda a população.

Codecom/PMG

Apoio

Cidades

Hoje: psiquiatra fala sobre como agir diante de alguém em risco de suicídio, em JP

Publicados

em

“Suícidio, o que fazer quando estamos diante de alguém em risco” é o tema da palestra, que será ministrada pelo médico psiquiatra, Alfredo Minervino, às 14h desta terça-feira (17/09), na sede do Ministério Público da Paraíba, na Capital. O evento faz parte da programação do Setembro Amarelo, movimento dedicado a ações de prevenção ao suicídio, e é aberto a todas as pessoas que têm interesse em entender melhor o fenômeno do suicídio e contribuir para sua prevenção.

A palestra faz parte do conjunto de ações pensadas pelo grupo de trabalho criado para discutir a prevenção, a assistência a vítimas de lesões autoprovocadas e a posvenção ao suicídio. O GT foi iniciado pela promotora de Justiça da Saúde, Jovana Tabosa, e incorporado ao Núcleo de Políticas Públicas, criado no âmbito do MPPB. Além dos membros do Ministério Público participam do grupo representantes de várias instituições, principalmente, das áreas de saúde e educação.

“Em um ano de trabalho do GT, construímos e estamos em fase de implementação da Nota Técnica 01/2019 (disponível em https://bit.ly/2lT1hgV), que vai nortear todas as ações da rede de saúde, da atenção básica à especializada, para que atue de forma integrada, com o acompanhamento de tentantes e seus familiares, minimizando os riscos de novas tentativas e o adoecimento mental de seus familiares. A expectativa é que a palestra do Dr. Minervino venha nos dar uma luz sobre o que podemos fazer diante de alguém adoecido e com ideação suicida. Temos a clareza que é preciso falar sobre o assunto sem tabus, ouvir as pessoas ao nosso redor e tratá-las”, explicou.

A palestra acontecerá no auditório do MPPB, na Avenida D. Pedro II, s/n, em João Pessoa. Além dos integrantes do GT de Prevenção e Posvenção ao Suicídio, de profissionais da rede de cuidados, podem participar do evento qualquer cidadão que queira entender melhor sobre o tema. Alfredo Minervino é um dos médicos psiquiatras mais conceituados da Paraíba; professor universitário e vice-presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Assessoria/MPPB

Continue lendo

Cidades

Supermercado LEOMAR está aberto nesta Segunda, 16, até 14h

Publicados

em

Foto: Divulgação

Supermercado Leomar aberto nesta segunda, dia 16, até as 2h da tarde. Tudo em produtos alimentícios, bebidas, carnes, pães e hortifruti. Supermercado Leomar fica na Av. Rui Barbosa, 126, centro de Guarabira, em frente ao Posto de combustíveis Ipiranga. Se preferir pode fazer o pedido via WhatsApp: (83) 99143-9544.

Continue lendo

Cidades

Projeto obriga show de artistas de Guarabira no palco principal da Festa da Luz

Publicados

em

Ex-presidenta da Câmara Municipal de Guarabira, autora do projeto, disse que o artista guarabirense precisa ser mais valorizado.

Projeto de lei de n° 1641, de autoria da vereadora Josineide Nicolau (Neide de Teotônio-PPS) e aprovado pela Câmara Municipal de Guarabira, cria o programa “Prata da Casa”. A iniciativa da parlamentar guarabirense institui a apresentação de artistas e bandas locais no palco principal das festividades da Padroeira da cidade (Festa da Luz).
Neide ressalta a importância em valorizar os artistas guarabirenses. “É preciso reconhecer nossa arte, fazendo ainda mais pelos talentos que temos aqui. A valorização da cultura local é essencial para entendermos um pouco mais sobre o nosso território, a nossa gente e a maneira de pensar e produzir de nossa população”, destaca a vereadora.
Na justificativa do projeto, Neide de Teotônio ainda diz: “Em um momento de tantas incertezas e revezes no mundo político e cultural, entendemos que a valorização do artista como um todo é essencial para demarcarmos o território importante da cultura e dos artistas locais, é o que propomos com esse projeto. Uma chance para uma classe que é merecedora de toda a nossa reverência com papel fundamental na divulgação da nossa cidade por onde passam. Portanto,  precisamos lutar juntos para levarmos ao conhecimento de todos os valores que tem os artistas da nossa terra”, acrescentou.
Como o PL de Neide foi aprovado, a matéria agora seque para a sanção do prefeito de Guarabira.
Assessoria

 

Continue lendo

Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas