Conecte-se conosco

Cidades

Guarabira realiza VIII Conferência Municipal de Saúde

Publicados

em

A Prefeitura de Guarabira através da Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizaram nos dias 26 e 27 de março, respectivamente, a VIII Conferência Municipal de Saúde. Com o tema ‘Democracia e Saúde”, o evento ocorreu no Centro Educacional Osmar de Aquino.

A abertura solene aconteceu na noite da terça-feira (26/3), quando a enfermeira Ana Emília; presidente do CMS deu por aberta a conferência, que contou com uma apresentação cultural do grupo de dança formado por mulheres da terceira idade integrantes do Grupo de Bem Com a Vida do CRAS Guarabira. Em seguida foi lido o regimento interno da conferência e encerrando-se com o uso da palavra de autoridades representativas que ora estavam compondo à mesa cerimonial.

No dia seguinte, quarta (27/3), sequenciando a programação, foi realizada a palestra intitulada “O Exercício do Controle Social”, ministrada pela coordenadora de Atenção Básica em Saúde, Fernanda Macedo.

Uma apresentação cultural do Coral do CAPS AD, formado por usuários da instituição, deu sequência ao evento, antes da realização da segunda palestra, que teve como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, ministrada pelo mestre em saúde coletiva da SMS, Sebastião Marliuton.

As oficinas foram dívidas em três eixos temáticos, sendo ‘Saúde como direito’, ‘Consolidação dos princípios do SUS’ e ‘Financiamento adequado e suficiente para o SUS’. Após as apresentações das propostas elaboradas e definidas pelos grupos, foram eleitos os oito delegados que irão representar Guarabira da Conferência Estadual.

Bem participativa por representares da sociedade civil organizada, autoridades e pessoas do povo – prestigiaram a ação, o vice-prefeito Marcus Diôgo, a gerente regional da 2ª GRS Alcione Beltrão, o secretário de Saúde Wellington Oliveira, o representante do Conselho Estadual de Saúde; Jaimaci Mendes, o capitão PM Ícaro (4ºBPM), o tenente BM J. Neto (3ºBBM), entre outros.

A Conferência de Saúde – É principal espaço democrático para a construção de políticas públicas de saúde no Brasil. Com a participação de toda a sociedade civil e representantes do governo, o amplo fórum de debates é organizado com a finalidade de avaliar, planejar e fixar ações e diretrizes que melhorem a qualidade dos serviços de saúde pública, proporcionando melhor qualidade de vida para toda a população.

Codecom/PMG

Avalie esta postagem
Apoio

Cidades

Fogueiras e fogos de artifício podem prejudicar a visão

Publicados

em

Os cuidados devem ser redobrados ao assistir os fogos de artifício.

A temporada de festas juninas traz, além de música caipira, comidas e bebidas típicas, muita fogueira e fogos de artifício. Não há quem não goste de apreciar os espetáculos pirotécnicos ou de se esquentar na beira da fogueira. No entanto, brincar com fogo exige cuidados para evitar acidentes graves, não só com queimaduras no corpo, como também na região dos olhos. As informações são do Portal Correio.

“A irritação por causa da fumaça pode desenvolver uma conjuntivite ou, em casos mais graves, uma ceratite”, explica o oftalmologista Hilton Medeiros (FOTO), da Clínica de Olhos Dr. João Eugênio. Segundo o médico, não é recomendado ficar muito próximo das fogueiras nem olhar fixamente para o fogo por longo tempo.

Os cuidados devem ser redobrados ao assistir os fogos de artifício, pois os fragmentos liberados durante as explosões podem perfurar o globo ocular, causando transtornos oculares ou comprometimento da visão. “Quando o dano ocorre nas pálpebras, pode haver deformidades sérias, com retração, perda de tecido e ressecamento, comprometendo a superfície ocular”, explica o especialista.

Casos mais graves

Mesmo queimaduras leves podem atingir a córnea e causar a diminuição da sua transparência, comprometendo seriamente a visão. Casos mais graves, com opacidade total da córnea, podem resultar em cegueira e, em algumas situações, é necessário fazer o transplante da córnea para restabelecer a visão.

Se a pólvora entrar em contato com os olhos, a orientação é lavar abundantemente com água corrente ou soro fisiológico sem esfregar. Não utilize colírio ou pomada por conta própria, muito menos coloque gelo no local afetado. Óculos de sol ou de grau e lentes de contato não protegem os olhos dos fogos de artifício, ao contrário, costumam agravar a situação.

Todos os casos que envolvem queimadura ocular precisam ser analisados e tratados por um especialista, pois a área é muito sensível e requer cuidados imediatos.

Fonte: Pbvale

Avalie esta postagem
Continue lendo

Cidades

Ótica Visão: Confira os lançamentos de óculos em Junho!

Publicados

em

Fotos: brejo.com

Confira os lançamentoa em óculos e armações na Ótica Visão. A Ótica Visão está no Centro de Guarabira e na cidade de Pilões.

Avalie esta postagem
Continue lendo

Cidades

SP Variedades está em ritmo de São João. Confira!

Publicados

em

Fotos: brejo.com

A loja SP Variedades em Guarabira está repleta de artigos para você brincar neste São João.

Confira os endereços das lojas:
Guarabira-PB: Av. Dom Pedro, II, 351, Centro – Fones: (83) 3271-1212 / 99111-4549;
Sapé-PB: Av. Comendador Renato Ribeiro Coutinho, 1285, Centro – Fone: (83) 3283-3952;
Esperança-PB: Rua Manoel Rodrigues de Oliveira, 98, Centro, fone: (83) 99628-3010
e no centro de Alagoa Grande – PB: (83) 3273-1715.

Confira nas fotos abaixo as novidades.

Avalie esta postagem
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas