Conecte-se conosco

Cidades

PB: Complexo Clementino Fraga atenderá casos suspeitos de coronavírus

Publicados

em

Diante dos casos de doença respiratória na China, causada pelo novo Coronavírus, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), alerta a população acerca dos sintomas e formas de prevenção e prepara profissionais de saúde para atenderem casos suspeitos da doença.

Na Paraíba, as medidas incluem divulgação de nota técnica para os profissionais de saúde indicando o fluxo de atendimento, unidade estadual de referência para tratamento, além de orientações de vigilância em saúde e medidas de prevenção para a população e profissionais de saúde. O monitoramento de Portos e Aeroportos são realizados pela Anvisa. A Nota Técnica será publicada nesta segunda-feira, 27 de janeiro, segundo as orientações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, afirma que “nós temos, na rede estadual, uma estrutura hospitalar preparada para atender casos suspeitos de Corona Vírus que é o Complexo de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga, em João Pessoa. Então qualquer caso que se encaixe no perfil deve ser solicitado a transferência para este serviço”. Na eventualidade de ser identificado alguma vítima em outro serviço da rede, está previsto até o transporte aeromédico para garantir o melhor tratamento disponível para este paciente. “Nós estamos atentos ao que acontece no mundo e preparados”, garante o secretário.

O secretário também falou sobre a possibilidade de adquirir Equipamentos de Proteção Individual (EPI) em maior volume, caso seja necessário. além de aumentar a vigilância em portos, aeroportos e fronteiras, como sugere o protocolo do Ministério da Saúde. “Se for necessário, iremos aderir a uma ata para aquisição de EPI para proteger pacientes e profissionais”.

Sobre os sintomas, é recomendado a população que “se tiver febre, tosse ou dificuldade para respirar, dentro de um período de 14 dias após viagem para China ou contato direto com pessoa com caso confirmado de Coronavírus, deve buscar imediatamente um serviço de saúde”, alerta o secretário.

Sobre o Coronavírus – Coronavírus é um vírus que tem causado doença respiratória pelo agente coronavírus, recentemente identificado na China. Os Coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em serem humanos e animais. Geralmente, infecções por Coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante na saúde pública como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARG), identificada em 2002 e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

Até o momento, mais de 1.900 pessoas já tiveram diagnósticos de Coronavírus confirmados na China e 49 estão curadas. 56 mortes, todas localizadas na China, estão relacionadas com a doença. 16 países registraram casos da doença, nenhum deles na América do Sul.

Não há nenhum medicamento específico para conter o Coronavírus. O tratamento indicado inclui repouso e ingestão de líquidos, além de medidas para aliviar os sintomas, como analgésicos e antitérmicos. Nos casos de maior gravidade com pneumonia e insuficiência respiratória, suplemento de oxigênio e mesmo ventilação mecânica podem ser necessários.

Para reduzir o risco de infecção pelo novo coronavírus, a orientação é de “evitar contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas, lavar frequentemente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente e antes de se alimentar;  usar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir; evitar tocar nas mucosas dos olhos; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados;  evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações”, alerta o secretário de Saúde.

Com base nas informações atualmente disponíveis, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomenda restrição de viagens ou comércio. “Devemos acompanhar as recomendações, que são dinâmicas e podem mudar de um dia para outro”, esclareceu Geraldo Medeiros. O Comitê de Emergência da OMS declarou que é cedo para declarar a situação como emergência em saúde pública de interesse internacional neste momento, devido ao número limitado e localizado de casos e pelas medidas que já estão sendo tomadas para que o surto não se espalhe.

Do MaisPB

Cidades

Padres Chystian Shankar e Roger Luis abrem Crescer 2020, em CG

Publicados

em

A 23ª edição do Crescer 2020 foi aberta na manhã deste domingo, 23/02, pelos padres Chrystian Shankar, da Diocese de Divinópolis – Minas Gerais e pelo Padre Roger Luís, da Diocese de Lorena – São Paulo – Comunidade Canção Nova. Momentos de adoração e pregação marcaram o início do Encontro da Família Católica.

De acordo com o Coordenador do Encontro, Gustavo Lucena, o Crescer é uma oportunidade para que as famílias sejam restauradas. “Nós temos as melhores expectativas para o Crescer deste ano, sobretudo para que as famílias voltem a se amar e sejam restauradas neste carnaval”, disse.

Neste primeiro dia, o Padre Chrystian Shankar proferiu uma palestra sobre o tema “Família – Buscai a Misericórdia”. “Buscar as coisas do alto é se encher do ar quente do sopro de Deus! Deus não para de trabalhar a seu favor. Saiba que este ano é o ano da tua vitória. Você precisa ter a fé e não desistir da graça”, afirmou Padre Chrystian.

Em seguida, os padres Roger Luís e Rodolfo Lucena, Coordenador Diocesano da Juventude, de Campina Grande-PB, conduziram a benção e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Para o Padre Roger Luís, o Crescer desperta, nos cristãos, um sentido de orientação.

“É uma grande benção, nestes dias de carnaval, nós termos esta oportunidade de nos reunirmos como família católica na presença de Deus. Nós estamos aqui nesta terra, mas não sabemos quanto tempo vamos ficar, então precisamos estar com os pés fincados aqui, mas buscando as coisas do alto. Este é o caminho que devemos seguir e esta é a importância do Crescer, para despertar esta preocupação nas pessoas”.

O Crescer 2020 acontece até a terça-feira de carnaval, 25/02, na casa de show Spazzio, em Campina Grande.

Assessoria

 

Continue lendo

Cidades

Ofertas de Carnaval no Supermercado LEOMAR até 26/02/2020. Confira!

Publicados

em

Foto: Divulgação

Confira as novas ofertas de Carnaval no Supermercado LEOMAR. As ofertas são válidas até 26 de fevereiro de 2020 ou enquanto durar o estoque. Imagens meramente ilustrativas.

Siga o Supermercado Leomar nas redes sociais:  facebook.com/supermercadoleomar   @supermercadoleomar

O Supemercado LEOMAR fica localizado na Av. Rui Barbosa, 126, Centro, Guarabira, PB. Se preferir você pode fazer o pedido online pelo WhatsApp: (83) 991439544. Clique no link e faça o pedido já ==>https://api.whatsapp.com/send?phone=5583991439544.

Continue lendo

Cidades

CG: 22ª Consciência Cristã abre o Carnaval da Paz

Publicados

em

Mais de dez mil pessoas prestigiaram a abertura da 22ª Consciência Cristã, na noite desta quinta-feira (20), no Complexo do Parque do Povo, em Campina Grande.

O reverendo Hernandes Dias Lopes foi o preletor, ministrando sobre “Segundo Vinda de Cristo – A Apoteose da Esperança Cristã” (2 Pedro 3.1-18).

A Orquestra Átrios de Louvor, o Coral Silvino Silvestre, ambos da Igreja Assembleia de Deus missão, e o cantor Ad Souto entoaram louvores de domínio público.

A solenidade foi prestigiada por evangélicos e não evangélicos de Campina Grande e de várias partes do Brasil, bem como autoridades civis, militares e eclesiásticas da cidade, como o prefeito Romero Rodrigues, senadora Daniella Ribeiro, deputado federal Julian Lemos, deputado estadual, Inácio Falcão; deputado estadual no Estado de Pernambuco, Cleiton Colins; os secretários municipais Rosália Lucas (Desenvolvimento Econômico); Tovar Correia Lima (Secretaria de Planejamento), Lucas Ribeiro (Ciência e Tecnologia), Eva Gouveia (Semas), Joab Pacheco (Finanças); os vereadores Alexandre Pereira da Silva, Olímpio Oliveira, Márcio Melo, José Arnaldo Andrade (Preto), Sargento Neto; empresário Arthur Bolinha, presidente da CDL e o ex-prefeito campinense, José Luiz Júnior.

Foram registradas ainda as presenças de dezenas de pastores de João Pessoa e de outras cidades, lideradas pelo reverendo Fausto Filho, presidente da Associação de Pastores do Estado da Paraíba (APEP).

Também presentes, turistas de várias partes do Brasil, principalmente da Bahia, Maranhão, Amazonas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.

O coordenador geral do Encontro Para a Consciência Cristã, pastor Euder Faber Guedes Ferreira, deu boas vindas a todos e destacou o apoio da Prefeitura, na pessoa do prefeito Romero Rodrigues, e de seus secretários como Eva Gouveia, Rosália Lucas, Tovar Correia Lima e Lucas Ribeiro.

Convidado pelo pastor Euder Faber para subir ao palco, o prefeito Romero Rodrigues afirmou mais uma vez que “a prefeitura não apoia este evento; ela investe pois tem retorno. E quero dizer que “em 2021 voltarei à Consciência Cristã não mais como prefeito, e sim, como cristão”.

FELICC
A segunda noite da Feira do Livro da Consciência (ela foi aberta no dia anterior), contou com a presença de um público, formado por livreiros e aficionados pela boa leitura.

A FELICC vai funcionar normalmente nesta sexta-feira, possibilitando aos turistas e residentes na cidade a oportunidade de adquirir suas literaturas com paciência para fazer as escolhas de títulos.

KIDS
A noite também desta quinta-feira também foi de Consciência Cristã Kids, espaço reservado para as crianças de 4 até 12 anos.

Enquanto os pais participavam do culto na parte superior, na tenda montada na parte inferior do Parque do povo, a meninada aprendia sobre “O Retorno do Rei” através de brincadeiras comandadas pela Tia Jô.

Assessoria

Continue lendo
Apoio

Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas