Conecte-se conosco

Cidades

CNBB inicia CF 2020 com homenagem a Irmã Dulce

Publicados

em

Reprodução

Santa Dulce dos Pobres e Papa Francisco são apresentados como inspiração de caridade.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou, nesta quarta-feira (26), a campanha da fraternidade de 2020, período em que se inicia a Quaresma, evento litúrgico de 40 dias que antecede o domingo de Páscoa. Com o tema “Fraternidade e Vida: dom e compromisso”, a primeira santa nascida no Brasil, Dulce dos Pobres e o Papa Francisco, são apresentados como exemplos de bons samaritanos – referência a uma parábola da Bíblia.
Criada em 1962, a campanha da fraternidade é apresentada todo ano na quarta-feira de cinzas, quando tem início a Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa.
Segundo o texto-base da campanha, o objetivo é “conscientizar, à luz da palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso”. Já com o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” – extraído de um versículo bíblico – a campanha quer incentivar as “relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta”.
Irmã Dulce, canonizada no dia 13 de outubro do ano passado, é a homenageada na Campanha da Fraternidade de 2020 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ela é a primeira mulher nascida no Brasil a se tornar santa.
No centro do cartaz de divulgação da campanha da fraternidade, a santa brasileira aparece junto com crianças e idosos, nas ruas do centro histórico de Salvador.
Objetivos específicos     
Além do objetivo geral, a campanha da fraternidade de 2020 apresenta os seguintes objetivos específicos:
– Apresentar o sentido de vida proposto por Jesus nos Evangelhos;
– Propor a compaixão, a ternura e o cuidado como exigências fundamentais da vida para relações sociais mais humanas;
– Fortalecer a cultura do encontro, da fraternidade e a revolução do cuidado como caminhos de superação da indiferença e da violência;
– Promover e defender a vida, desde a fecundação até o seu fim natural, rumo à plenitude;
– Despertar as famílias para a beleza do amor que gera continuamente vida nova;
– Preparar os cristãos e as comunidades para anunciar, com o testemunho e as ações de mútuo cuidado, a vida plena do Reino de Deus;
– Criar espaços nas comunidades para que, pelo batismo, pela crisma e pela eucaristia, todos percebam, na fraternidade, a vida como Dom e Compromisso;
– Despertar os jovens para o dom e a beleza da vida, motivando-lhes o engajamento em ações de cuidado mútuo, especialmente de outros jovens em situação de sofrimento e desesperança;
– Valorizar, divulgar e fortalecer as inúmeras iniciativas já existentes em favor da vida;
– Cuidar do planeta, nossa Casa Comum, comprometendo-se com a ecologia integral.
Do ClickPB
Rate this post
Anúncio


Esporte

Guarabira: Jogos de Verão serão realizados nos dias 25 e 26 de abril

A segunda edição dos Jogos de Verão, promete movimentar o cenário esportivo do município.

Publicados

em

A segunda edição dos Jogos de Verão da cidade de Guarabira serão realizados nos dias 25 e 26 de abril, no complexo esportivo da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e prometem muita emoção com as modalidades de beach tennis, vôlei de areia e futevôlei.

Além das competições, os atletas vão receber premiações de acordo com a classificação em cada modalidade. A iniciativa tem como objetivo incentivar a prática esportiva, promover a integração entre os participantes e valorizar o talento local.

A segunda edição dos Jogos de Verão, promete movimentar o cenário esportivo do município.

Anúncio


Brejo.com com informações da Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Guarabira

Prefeitura entrega Centro de Convivência que vai beneficiar 400 idosos

Publicados

em

A Prefeitura de Guarabira entregou o novo Centro de Convivência da Pessoa Idosa, localizado no Bairro da Esplanada. O equipamento público entregue na segunda-feira (13), foi projetado para oferecer acolhimento, cuidado e promoção da qualidade de vida da população idosa do município, beneficiando diretamente mais de 400 pessoas.

O espaço conta com uma estrutura moderna e funcional, incluindo sala para oficinas, estúdio de pilates, área administrativa e consultório, proporcionando um ambiente completo para atividades físicas, acompanhamento e integração social. Pelo menos, uma vez por mês, o espaço terá atendimento geriátrico. A iniciativa integra as ações da política de valorização da pessoa idosa, uma das prioridades da gestão municipal.

Durante a solenidade de entrega, a prefeita Léa Toscano destacou a importância do novo equipamento para o município. “Este Centro é mais do que uma obra física; é um espaço de cuidado, respeito e valorização de quem tanto contribuiu para a nossa cidade. Estamos garantindo dignidade, saúde e convivência para a nossa população idosa, que merece toda a nossa atenção”, afirmou.De acordo com a prefeita, o Centro de Convivência da Pessoa Idosa surge como um importante instrumento de inclusão social, promovendo atividades que estimulam o bem-estar físico e emocional dos usuários, além de fortalecer vínculos comunitários. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com políticas públicas voltadas ao envelhecimento ativo e saudável.

Anúncio


Para a secretária de Assistência Social, Verônica Macedo, Guarabira dá mais um passo na construção de uma cidade mais humana e acolhedora, reconhecendo a importância de investir em espaços que promovam a qualidade de vida e o respeito à pessoa idosa.“Esse Centro foi pensado com muito carinho para atender às necessidades da nossa população idosa. Aqui, eles terão acesso a atividades que promovem saúde, convivência e bem-estar, fortalecendo vínculos e garantindo mais qualidade de vida no dia a dia”, destacou a secretária.

Estiveram presentes o vice-prefeito Raimundo Macedo; a deputada estadual Camila Toscano, o presidente da Câmara Municipal, Júnior Ferreira, além de vereadores, secretários e a população guarabirense.

Secom/PMG

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Câmara aprova lei que cria o programa “Escola Aberta” em Guarabira

Publicados

em

A Câmara Municipal de Guarabira aprovou em sessão deliberativa, nesta terça-feira (14), Projeto de Lei Ordinária nº 38 de 2026, de autoria do vereador Ramon Menezes, criando o programa “Escola Aberta”.
– Cria o programa “ESCOLA ABERTA” no âmbito do município de Guarabira, com a finalidade de disponibilizar as escolas de rede pública municipal para atividades esportivas, culturais, educacionais e de lazer nos finais de semana.

Ramon agradeceu a aprovação de sua propositura e afirmou que as escolas precisam estar ligadas às comunidades em que estão erguidas, funcionando como espaços de uso coletivo em benefício das comunidades.

O que é?
O programa “Escola Aberta” é uma iniciativa de política pública que abre as instalações de escolas públicas aos finais de semana para oferecer atividades de lazer, cultura, esporte e qualificação profissional à comunidade. Com foco na inclusão social e na redução da violência escolar, o programa fortalece o vínculo entre escola e comunidade, transformando o espaço educativo em um centro de convivência.

Anúncio


Secom/CMG

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas