Conecte-se conosco

Paraíba

Corpo de Bombeiros alerta sobre acidentes domésticos no período da quarentena

Publicados

em

Foto: Ilustração

Seguindo as recomendações de isolamento social durante a quarentena, muitos se preocupam com a permanência de crianças e idosos em casa durante o período. Visando minimizar os riscos de acidentes domésticos, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) orienta sobre quais as medidas devem ser tomadas para tornar a casa mais segura.

Brinquedos – Sempre observar a faixa etária indicada na embalagem dos produtos, pois algumas podem conter peças pequenas que crianças menores e bebês podem vir a se engasgar, caso as leve à boca. Também atente à presença do selo do Inmetro nas caixas.

Anúncio


Banheiros – Mantenha a tampa do vaso sanitário sempre abaixada e nunca deixe uma criança sem supervisão no momento do banho. Instale barras nas paredes para que idosos possam se apoiar quando for utilizar o vaso sanitário ou no banho.

Cozinha – gire os cabos das panelas que estiverem no fogão para dentro e mantenha utensílios cortantes ou com pontas fora do alcance. Enquanto estiver cozinhando, evite deixar que crianças se aproximem, podendo utilizar, por exemplo, grades de proteção.

Material de limpeza – Para evitar intoxicação, armazene os materiais em prateleiras altas ou instale travas nas portas onde eles estão guardados. Mantenha os baldes sempre secos e virados para baixo, a fim de evitar afogamentos.

Tomadas – Para evitar acidentes que envolvam choque elétrico, instale protetores em todas as tomadas da casa, evite conectar mais de um equipamento elétrico na mesma tomada através do uso de T’s (benjamins) e mantenha os fios fora do alcance dos pequenos.

Precauções – Sempre utilize telas ou grades de proteção em janelas e piscinas. Dê preferência a não utilizar tapetes ou instalar os que são antiderrapantes, para que idosos e crianças não tropecem.

Prefira cortinas ou persianas com tecidos grossos e pesados, que são mais difíceis para a criança manusear, e sem cordas, que causem risco de estrangulamento. Fixe protetores de quinas nas mesas e em móveis pontiagudos.  Evite posicionar camas, cadeiras ou qualquer outro móvel perto da janela, pois eles podem ser usados para a criança escalar.

Instale grades de proteção para dificultar acesso às escadas, de modo a evitar acidentes que envolvam altura.

Fonte: Secom/PB

Rate this post
Anúncio


Mundo

Governador lamenta morte do Papa Francisco e decreta luto oficial de sete dias na Paraíba

Publicados

em

Imagem: Vatican News

O governador João Azevêdo lamentou com pesar a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, na manhã desta segunda-feira (21), e decretou luto oficial de sete dias na Paraíba.

O chefe do Executivo destacou a humildade que o Papa Francisco imprimiu na sua trajetória de Sumo Pontífice, ressaltando sua coragem em defender o diálogo, o acolhimento e o respeito às diferenças, promovendo a abertura da igreja católica, com uma abordagem mais humana e acolhedora.

Anúncio


Ao expressar sinceros sentimentos à comunidade católica e às pessoas que, de certa forma, foram tocadas pelos ensinamentos e pela sensibilidade do Papa Francisco, o governador João Azevêdo deseja que seu legado continue sendo uma fonte permanente de inspiração na construção de um mundo mais justo e fraterno.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Paraíba

MPPB e órgãos ambientais promovem evento para comemorar “Dia da Terra”

Atividades da campanha “Amigo da Natureza” acontecem até 25 de abril, em vários municípios paraibanos.

Publicados

em

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e órgãos ambientais realizam, até o dia 25 deste mês, ações da campanha “Amigo da Natureza”, instituída pela Lei Estadual 13.428/2024, fruto de uma articulação entre o MPPB e a Assembleia Legislativa. Na próxima terça-feira (22/04), será realizado um evento, a partir das 15h, no Jardim Botânico “Benjamim Maranhão”, em João Pessoa, com a presença de autoridades, instituições e sociedade civil organizada para comemorar o “Dia da Terra”.

De acordo com a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às promotorias de Justiça de defesa do meio ambiente, a promotora de Justiça Danielle Lucena, a campanha integra o projeto estratégico homônimo idealizado pelo MPPB para fomentar a conservação e restauração florestal, através do plantio planejado e monitorado de espécies nativas dos biomas locais (Caatinga e Mata Atlântica), incentivando o desenvolvimento de políticas públicas e a conscientização da sociedade civil e do poder público. 

Anúncio


Além da articulação para a criação da Lei Estadual que instituiu a campanha “Amigo da Natureza” no período de 20 a 22 de abril, na Paraíba, o MPPB também realizou trabalho de sensibilização junto aos prefeitos e presidentes das Câmaras de Vereadores sobre a importância da matéria. 

Até o momento, 45 municípios já criaram leis instituindo a campanha em seus territórios. São eles: Marcação, Baía da Traição, João Pessoa, Mataraca, Bananeiras,  Solânea, Água Branca, Bom Sucesso, Piancó, Juazeirinho, Aparecida, Barra de São Miguel, Santa Inês, Conceição, Santa Rita, Santana de Mangueira, Lagoa, Cajazeiras, Cabaceiras, Várzea, Alagoa Nova, Cuité, São Sebastião do Umbuzeiro, Cacimba de Areia, Araçagi, Cubati, Coremas, Vieirópolis, Nova Palmeira, Cuitegi, Serra da Raiz, Lucena, Riachão do Bacamarte, Caaporã, Pitimbu, Ibiara, Pilõezinhos, Sertãozinho, Caiçara, Ingá, Guarabira, Serraria, Santana dos Garrotes e Borborema e Conde. 

Programação

Conforme explicou a promotora de Justiça, as atividades da campanha foram iniciadas nessa terça-feira (15/04) e contemplam ações educativas destinadas principalmente aos estudantes das redes pública e particular de ensino. Também estão previstos plantios coletivos, apresentações culturais e exposições de instituições colaboradoras em diversos municípios. 

Na capital, estudantes da rede estadual de ensino visitaram o Jardim Botânico e participaram de atividades desenvolvidas pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), pela Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa), pelo Batalhão Ambiental e pela Secretaria de Educação do Estado. Também foi realizada uma roda de conversa na escola “Olho do Tempo”, em Gramame, com a participação do Núcleo de Estudos Jurídicos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e voluntários do Movimento Esgotei. 

“Também tivemos ações no município de Marcação, com apresentações culturais, caminhada ecológica e visita à aldeia indígena, finalizando com o plantio de mudas nativas. Foram realizadas atividades nos municípios de Água Branca – com doação de mudas à comunidade – e Belém do Brejo do Cruz, com a realização de trilha ecológica com estudantes da rede de ensino. Várias ações ainda serão realizadas pelos municípios participantes da campanha”, acrescentou a promotora de Justiça. 

A Promotora de Justiça destacou que, até o dia 25, deverão ser realizadas programações simultâneas. “ Atividades serão realizadas pelos municípios participantes da campanha, como ações educativas, palestras, rodas de conversa, caminhadas ecológicas, plantio e doação de mudas, por exemplo. No Jardim Botânico de João Pessoa, será comemorado no dia 22, o Dia da Terra, com a apresentação de grupos artísticos, exposição de meliponicultura (criação de abelhas) e do Batalhão Ambiental e da Cagepa”, informou.

Assessoria/MPPB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Mundo Pet

Governo da Paraíba abre novas vagas para castração gratuita de cães e gatos em clínicas credenciadas

Publicados

em

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) – Gerência de Políticas da Causa Animal, abriu novas vagas para castração gratuita de cães e gatos em clínicas veterinárias credenciadas. Duas clínicas estão credenciadas em João Pessoa – “Catdog” e “Domo Clínica Veterinária” e uma na cidade de Bonito de Santa Fé – “Clínica Veterinária Recanto do Criador”, no Sertão paraibano. Quem tiver interesse em cadastrar o seu animal e solicitar uma castração, deve entrar em contato com a Gerência – por meio do WhatsApp (83) 99613- 3412, para verificar a disponibilidade de vagas e realizar o agendamento. Cada clínica credenciada tem 376 vagas para castração.

A ação está prevista em edital – publicado recentemente – de “Chamada Pública para fins de credenciamento de clínicas veterinárias e hospitais veterinários para a prestação do serviço de esterilização cirúrgica nas espécies caninas e felinas, contemplando os animais errantes e os tutelados por organizações não governamentais, protetores independentes, projetos e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica nas três macrorregiões do estado”.

Anúncio


A chefe do Núcleo de Proteção ao Animal Doméstico, Ludmilla Santos, destacou a importância da ação. “O Governo da Paraíba tem investido, de forma consistente, na ampliação dos serviços de castração gratuita. Essa é uma medida essencial, não apenas para o bem-estar dos animais, mas também para o controle populacional responsável e a promoção da saúde pública. Seguiremos trabalhando para que mais municípios sejam contemplados com essas ações”, afirmou, lembrando que o edital ainda está aberto e outras cidades estão credenciando clínicas.

O programa de castração gratuita faz parte de uma série de políticas públicas voltadas à proteção e ao bem-estar animal implementadas pela atual gestão, que incluem campanhas de adoção, vacinação de animais e parcerias com ONGs e protetores independentes. A iniciativa também reforça o compromisso do Governo da Paraíba com o desenvolvimento de políticas sustentáveis e sensíveis às necessidades da população e dos animais.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas