Conecte-se conosco

Cidades

Prefeitura, 4º BPM e Bombeiros Civis realizam fiscalização sanitária em Guarabira

As ações foram realizadas nas entradas da cidade e nas feira livres do Centro e Acari

Publicados

em

A Secretaria de Saúde de Guarabira, em parceria com o 4º BPM e os bombeiros civis iniciaram neste sábado (09) as atividades de fiscalização sanitária nas principais entradas da cidade e na feira livre, em prol do combate ao novo coronavírus.

A secretária da referida pasta, Fernanda Macedo e a coordenadora da Vigilância Sanitária, Giselle Nyedja, acompanharam o trabalho dos agentes de epidemiologia realizaram toda a desinfecção dos veículos e a distribuição de máscaras de proteção para os condutores e passageiros.

Da mesma forma, o comandante da Polícia Militar TC Gilberto Felipe também prestou toda a assistência junto a seus oficiais dando toda a orientação necessária acerca dos cuidados que os motoristas e acompanhantes devem tomar para que não haja o contágio do Covid-19.

Codecom

Guarabira

Agentes de trânsito e servidores da STTrans são vacinados contra a COVID-19

Publicados

em

Foi aplicada, na manhã desta terça-feira (15), a primeira dose da vacina contra a COVID-19 em agentes de trânsito e servidores da Superintendência de Trânsito e Transporte (STTRANS) do Município de Guarabira. A imunização dos servidores foi realizada no auditório da Secretaria de Saúde, no Bairro Novo.

Os agentes de trânsito fazem parte da categoria de segurança viária, respaldado pelo parágrafo 10 do art.144 da Constituição Federal, mesmo artigo que estão enquadradas as categorias de segurança e salvamento.

Segundo o Superintendente de Trânsito Gilberto Machado, os agentes estão na linha de frente da pandemia todos os dias tendo contato com o público em geral, auxiliando a secretaria em barreiras sanitárias, fiscalizando a operacionalidade da mobilidade urbana e agilizando as filas no entorno dos pontos de vacinação, além das ações do cotidiano de orientação no trânsito.

“Nossa equipe exerce desde os primeiros momentos da pandemia a função de serviço essencial, em contato direto com o público todos os dias. Por isso, esse foi um dia de muita alegria e de um reconhecimento enorme ao nosso trabalho”, declarou.

Os servidores receberam a dose do imunizante AstraZeneca, que tem um intervalo de 90 dias entre as doses.

Codecom/PMG

Continue lendo

Cidades

Guarabira: morre o professor Antônio Souza vítima de infarto, aos 59 anos

Publicados

em

Morreu nesse domingo, 13/6, vítima de um infarto do miocárdio, o professor, historiador, escritor e bacharel em Direito, Antônio José Souza. Ele tinha completado 59 anos de idade no dia anterior.

Segundo informações que colhemos, professor ‘Toinho’, como carinhosamente era conhecido por pessoas mais próximas, estava acometido de uma infecção generalizada e o seu quadro se agravou, sendo levado até UPA de Guarabira, onde teve um infarto e faleceu.

Antônio José de Souza nasceu em Guarabira, em 12 de junho de 1962, era casado com Suely Ferreira com quem teve uma filha de nome Yara Hermínio. Ele também é irmão do radialista e cronista esportivo Gilberto Souza.

Professor Toinho é autor do livro de poemas intitulado ‘Nem tudo que rima é poesia’ e do livro ‘O pássaro que come peixe’, que trata, de forma perspicaz, da história de cada campanha eleitoral que envolve Guarabira; folhoso que passava periodicamente por novas edições para devida atualização dos novos fatos político partidário e das novas eleições realizadas na cidade de todos os guarabirenses.

Souza também escrevia artigos para jornais locais, sendo suas últimas crônicas e opiniões, especialmente, sobre a política partidária postadas no website PLUGADOS NA NOTÍCIA, noticioso, o qual, seu editorial fica imensamente honrado por ser escolhido por Toinho para difundir seus ricos pensamentos por meio da escrita digital.

O signatário desta revista on-line se solidariza com os familiares e amigos do professor Antônio Souza pela dor da perda, desejando ao mesmo que o Divino Mestre do Universo, tenha a sua boa alma em um bom lugar.

O velório do professor Toinho acontece em sua residência, na Rua do Arame. Ele foi sepultado no cemitério central de Guarabira, às 8h30.

Plugados na Notícia

Continue lendo

Guarabira

Prefeitura orienta a população a evitar soltar fogos e acender fogueiras neste período

Publicados

em

Foto: Pixabay/ilustração

A Prefeitura de Guarabira está orientando a população por meio de suas redes sociais para que evite soltar fogos e acender fogueiras nesse mês de junho, mais uma vez, devido ao enfrentamento da pandemia de coronavírus, evitando assim, além das aglomerações desnecessárias, o agravamento de casos existentes que, independente da pandemia, lotam os hospitais devido a crise de pessoas com doenças respiratórias, queimaduras e outros atendimentos decorrentes deste período.

Além desta problemática, as pessoas acometidas da COVID-19 pode ter o quadro de saúde seriamente agravado por causa da fumaça inalada.

FESTAS JUNINAS 

As festas juninas são típicas da região Nordeste, de tradição religiosa e com forte influência dos Portugueses, os festejos atraem milhares de pessoas e alavanca o turismo regional, sendo uma das características marcantes, em algumas cidades, o acender das fogueiras principalmente na noite do dia 23, véspera da data que marca o dia de São João Batista.

Este é o segundo ano de intensificação desta campanha, em virtude da pandemia de coronavírus, diversas cidades devem também recomendar a proibição de acender fogueiras, com o intuito de ajudar no combate à disseminação da doença e suas consequências, principalmente respiratórias.

“Aqui em Guarabira, nós estamos recomendando a todos que não acedam fogueira novamente este ano, sabemos da tradição, do respeito que muitos tem pela data, mas vivenciamos um período atípico onde mais que tradição, devemos ter respeito pelo próximo, sobretudo por aquelas pessoas acometidas da COVID-19, que ataca principalmente o sistema respiratório, devemos ter cuidados com nossa população de risco, que podem ter crise com as fumaças e precisarem ir para os hospitais, que neste período estão cheios devido a pandemia”, destaca o prefeito Marcus Diôgo.

LEGISLAÇÃO PARA A PROIBIÇÃO DE FOGUEIRAS DURANTE A PANDEMIA

Em 2020, foi sancionada a Lei Estadual 11.711/20, que dispõe sobre a proibição de acender fogueiras em espaços urbanos em todas as cidades do Estado, enquanto perdurar a pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19). Vale ressaltar que o não cumprimento da determinação, segundo a norma, implicará ao infrator a imposição de multas por parte dos órgãos públicos competentes, no valor de 10 (dez) UFR-PB, aplicada em dobro em caso de reincidência.

Codecom/PMG

Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas