Conecte-se conosco

Cidades

Paraíba registra mais 316 casos e 3 mortes por coronavírus

Total de infectados pela Covid-19 no estado chegou a 3.361

Publicados

em

A Paraíba contabilizou, nas últimas 24 horas, mais 316 casos confirmados de Covid-19, totalizando 3.361. É a maior quantidade identificada em apenas um dia desde o primeiro caso no estado, em 18 de março. O número de óbitos em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus subiu de 157 para 160 entre essa quarta-feira (13) e esta quinta-feira (14). Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Resumo | Últimas 24h na Paraíba

  • Confirmados: 3.361 (eram: 3.045)
  • Descartados: 4.233 (eram: 3.674)
  • Cidades atingidas: 125 (eram: 120)

Dentre os casos confirmados:

  • Recuperados: 731 (eram: 630)
  • Mortos: 160 (eram: 157)
  • Internados: 146 em enfermarias + 137 em UTIs = 283 (estável)
  • Em casa: 2.187 (eram: 1.975)

Foram confirmadas 3 mortes nas últimas 24 horas, referentes a pacientes com idades entre 57 e 82 anos, sendo 2 homens e 1 mulher, todos apresentando comorbidades. As mortes foram de pacientes residentes em Caaporã, João Pessoa e Santa Rita.

Anúncio


Dos 229 leitos de UTI ativados na Paraíba, 60% estão ocupados. Na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação de UTI para adultos é de 89%.

Do Portal Correio

Rate this post
Anúncio


Cultura

Serra da Raiz e mais 11 municípios são inseridos no São João na Rede do governo da Paraíba

Publicados

em

O município de Serra da Raiz e mais 11 estão inseridos no São João na Rede 2024, uma programação especial junina realizada pelo governo da Paraíba para dar mais visibilidade ao potencial turístico através dos festejos juninos com o autêntico forró raiz.

Serra da Raiz realiza um dos maiores festejos juninos do estado com o São João Mais Aconchegante da Paraíba, as festividades por lá começam dia 01 de junho com o forró dos amigos, já no dia 10 recebe a edição do São João na Rede e continua nos dias 21, 22, 23 e 24

Anúncio


O São João na Rede, vão ser mais de 70 horas de forró e mais de 100 artistas em 12 municípios diferentes. O evento vai passar por Marcação (8 de junho), Umbuzeiro (9 de junho), Serra da Raiz (10 de junho), Damião (11 de junho), Puxinanã (12 de junho), Assunção (13 de junho), Mãe D’Água (14 de junho), São José de Princesa (15 de junho), São José de Caiana (16 de junho), Nazarezinho (17 de junho), Poço Dantas (18 de junho) e Brejo dos Santos (19 de junho).

Felipe Silva

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

ARTE NAIF: Divulgada lista de artistas selecionados para o Estação Naif em Guarabira

Publicados

em

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo divulgou, nesta sexta-feira (17), a relação das obras e artistas selecionados para o Estação Naif (Festival de Arte Naif em Guarabira), evento que está previsto para acontecer no dia 4 de julho próximo, com a abertura do Salão de Exposição que ficará aberto durante 30 dias, até 05 de agosto, nas dependências da Estação Ferroviária.

A relação já está oficializada no Diário Oficial do município desta data, e também disponível logo abaixo desta publicação. A tabela identifica as pessoas contempladas pelo nome artístico, título da obra selecionada, número de inscrição da obra e a temática, de acordo com os dois temas propostos no edital de inscrições que foi lançado desde o dia 5 de abril, no caso Tema Livre ou Aspectos da Ferrovia.

Anúncio


Das 131 inscrições, a Comissão de Seleção elegeu as obras e artistas de várias cidades e estados do Brasil, conforme consta na tabela. De Guarabira, foram selecionados 10 artistas. Embora muitos artistas tenham inscrito mais de um trabalho, a Comissão selecionou apenas uma obra para cada participante, já que o edital estabelece uma exposição com limite de até 60 trabalhos artísticos.

A Comissão foi formada por três profissionais da Paraíba com ampla experiência e conhecimento na área das artes visuais, sendo eles o artista José Altino (professor e xilogravador); José Nilton, professor de artes da UFPB e folclorista; além do artista e professor de artes Elias dos Santos, diretor da Galeria de Artes Antônio Sobreira.

Os artistas selecionados, de acordo com o que estabelece o edital, deverão estar atentos ao título da obra escolhida para providenciar a remessa da mesma para o endereço que consta no edital: GALERIA DE ARTES ANTÔNIO SOBREIRA, Praça Antônio Guedes, nº 66, Centro – Guarabira-PB – CEP: 58200-000.

A relação pode ser conferida no Diário Oficial de Guarabira do dia 17 de maio de 2024, ou no site da Prefeitura de Guarabira, no endereço: https://guarabira.pb.gov.br/

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Educação

Provas do Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro; confira o cronograma

Inscrições começam no próximo dia 27 e vão até 7 de junho.

Publicados

em

O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (13). As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, e o gabarito oficial será divulgado em 20 de novembro. A previsão é de que os resultados sejam divulgados em 13 de janeiro de 2025.

De acordo com o edital, as inscrições começam no próximo dia 27 e vão até 7 de junho. A inscrição deve ser realizada pelo endereço enem.inep.gov.br/participante. A taxa de inscrição (R$ 85) deve ser paga de 27 de maio até 12 de junho. As solicitações para tratamento por nome social e para atendimento especializado devem ser apresentadas até 7 de junho.

Anúncio


O resultado inicial do pedido de atendimento especializado será publicado em 17 de junho, quando inicia o período para apresentação de recursos, que vai até o dia 21. Já o resultado final, em resposta aos recursos apresentados, está previsto para 27 de junho.

É também na Página do Participante que será disponibilizado o Cartão de Confirmação da Inscrição, em data ainda a ser divulgada. O cartão informa o número de inscrição; a data, a hora e o local do exame; a opção de língua estrangeira, e as indicações para atendimento especializado e tratamento por nome social.

edital do Enem 2024 foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (13), data que coincide com a divulgação dos resultados sobre os pedidos de isenção da taxa de inscrição, na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – entidade organizadora do certame.

Cronograma

Inscrições: 27 de maio a 7 de junho

Solicitações (nome social e atendimento especializado): até 7 de junho

Resultado do pedido de atendimento especializado: 17 de junho

Pagamento da taxa de inscrição: 27 de maio a 12 de junho

Provas: 3 e 10 de novembro

Gabarito oficial: 20 de novembro

Resultado da prova: 13 de janeiro de 2025

Provas

O edital prevê que o exame será constituído de quatro provas objetivas (cada uma com 45 questões de múltiplas escolhas) e uma redação em língua portuguesa.

São quatro áreas de conhecimento a serem avaliadas. A primeira, de linguagens, redação, códigos e suas tecnologias, tem como componentes curriculares as disciplinas língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.

A segunda área de conhecimento (ciências humanas e suas tecnologias) tem como componentes curriculares as disciplinas de história, geografia, filosofia e sociologia. Na área de ciências da natureza e suas tecnologias, serão cobrados conteúdos de química, física e biologia. A quarta área de conhecimento é a de matemática.

De acordo com o Ministério da Educação, o exame é estruturado a partir de matrizes de referências disponibilizadas no portal do Inep.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de linguagens; redação; códigos, ciências humanas e suas tecnologias. Os candidatos terão cinco horas e 30 minutos para responderem as questões.

O segundo dia será dedicado à aplicação das provas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. A aplicação terá cinco horas de duração.

Enem

Há mais de duas décadas, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e representa a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Isso porque as instituições de ensino públicas e privadas adotam as notas do Enem para selecionar estudantes, nos processos seletivos.

Os resultados servem também para seleções de beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições de educação superior portuguesas. Algumas universidades lusitanas possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame.

*Matéria ampliada às 11h40

Agência Brasil

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas