Conecte-se conosco

Educação

Professor da UEPB Carlos Belarmino morre na capital

Publicados

em

A cidade de Guarabira juntamente com a Educação Universitária da UEPB foi surpreendida nesta noite com a informação do falecimento do professor universitário Carlos Belarmino. O assunto já é o mais comentado nas redes sociais da cidade.

Há cerca de um mês, o professor Carlos Belarmino, que residia no Bairro Novo, em Guarabira, foi infectado pelo Coronavírus e estava em tratamento, internado e entubado num hospital particular na capital. Ele também estava fazendo hemodiálise.

Familiares chegaram a fazer uma campanha para tentar conseguir a doação de plasma para o professor, assim que ele foi internado com Coronavírus.

Carlos Antônio Belarmino Alves, era professor universitário do Campus III, da Universidade Estadual da Paraíba, em Guarabira-PB, era casado com a professora Auricélia Alustau e deixa quatro filhas.

O deputado estadual Raniery Paulino postou na rede social:

“Perdi um amigo, um conselheiro. Lamento profundamente pela irreparável perda do professor Carlos Belarmino. Construímos uma história, eu gostava de ouvi-lo, de conversar e pedir conselhos. Carlos era um estudioso, um intelectual que emprestou sua inteligência ao bem comum, especialmente em favor da nossa Guarabira.
Registro meus sentimentos, da nossa família, do MDB e de tantos amigos em comum. Ficam os exemplos de uma vida digna honrada, proba e altruísta. Meu solidário e fraterno abraço a toda sua família especialmente a Célia, Natália, Karlinha, Karollyne e Duda”.

O prefeito Marcus Diôgo postou:

“Com profundo pesar recebemos a triste informação do falecimento do Professor Carlos Belarmino, ocorrido na noite desta segunda-feira, 22 de junho, na capital do Estado.

Carlos foi assessor especial da Prefeitura de Guarabira, Chefe de Gabinete por diversas vezes, Secretário de Agricultura e de Administração e Recursos Humanos, foi ainda Presidente da UGAM – União Guarabirense das Associações de Moradores, Superintendente Regional da Agricultura, além de um grande destaque na área acadêmica do nosso Campus III da UEPB.

Era mestre em Educação, Desenvolvimento e Política Educativa em Ciências da Educação, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (Portugal). Doutor em Agronomia pelo Centro de Ciências Agrárias, da Universidade Federal da Paraíba, na linha de pesquisa Agricultura Tropical.
Atualmente exercia a função de chefe adjunto departamento de geografia (NDC-3), professor adjunto IV (PGE-C-DE) da Universidade Estadual da Paraíba, atuando principalmente nos seguintes temas: Agricultura familiar e meio ambiente rural; Recursos Hídricos; Gestão de resíduos sólidos; Conservação de recursos naturais; Fitossociologia, Etnobotânica e Etnoclimatologia. Além de professor do curso de especialização em Geografia e Território: planejamento urbano, rural e ambiental- DG/UEPB, era membro do grupo Terra-CNpq de pesquisa urbana rural e ambiental- DG/UEPB, Olhares Geográficos – Grupo de Pesquisa em Geografia Cultural e da Percepção – DG/UEPB e do Laboratório de Etnoecologia e Ciências Ambientais – LECA/CCEN/UFPB.

Recentemente, levou a todo o mundo seu conhecimento e sua paixão pela ufologia ganhando destaque internacional em documentários produzidos aqui em nossa cidade.

Solidários neste momento de dor, nos unimos em prece a família enlutada rogando a Deus o auxílio necessário para o conforto dos corações entristecidos.

Marcus Diogo de Lima
Prefeito”

Da redação com Folha do Brejo e redes sociais

Rate this post

Educação

UNIP inicia nova parceria com a Universidad Politécnica de Madrid

Publicados

em

Contemplado com a Bolsa Internacional de Intercâmbio Docente, o professor doutor César Augusto Sartorelli, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paulista – UNIP, esteve na Universidad Politécnica de Madrid (UPM) desenvolvendo atividade de pesquisa entre 27 de junho e 4 de julho de 2022.

O intercâmbio marcou o início de mais uma parceria internacional da UNIP, desta vez com a Escola Técnica Superior de Arquitetura (ETSAM) da UPM.

O professor também participou de reuniões com os docentes do Departamento de Composição Arquitetônica da ETSAM, para discutirem ações futuras. Estiveram presentes a diretora do Departamento, professora doutora Ana Esteban Maluenda, e os professores Alberto Ruiz Colmenar, Ángel Cordero, Marta Muñoz e Daniel Diez.

Na ocasião, foram apresentadas linhas de pesquisa e de atividades pedagógicas, de acordo com o plano de ensino do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIP, tais como arquitetura vernacular de sobrados e casas de bairro na cidade de São Paulo, e a obra de Artacho Jurado, com seus projetos que trazem uma interpretação muito própria do Modernismo em Arquitetura.

Foram discutidas ainda as possíveis relações Brasil-Espanha e as influências das concepções de Museu Moderno em ambos os países, assim como de sua expografia.

Assessoria/UNIP

Rate this post
Continue lendo

Cidades

IFPB abre processo seletivo com quase 4 mil vagas para cursos técnicos

Publicados

em

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) inscreve no Processo Seletivo de Cursos Técnicos Integrados e Subsequentes (PSCT 2023.1) desde a última terça-feira (30). Com quase 4 mil vagas disponíveis, o processo seletivo não terá prova e é totalmente gratuito. Há vagas para os 21 campi espalhados pelo Estado. As inscrições seguem até 30 de setembro exclusivamente no Portal do Estudante, disponível neste link.

Acesse aqui o edital para Cursos Técnicos Integrados

Acesse aqui o edital para Cursos Técnicos Subsequentes

Acesse aqui o curso Técnico Subsequente de Instrumento Musical

Neste processo seletivo, o IFPB ofertará vagas para estudantes que estão concluindo o 9° ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental, neste caso, o candidato se inscreve nos cursos integrados. Para aqueles que estão terminando o ensino médio ou já concluíram e quer fazer um curso profissionalizante, a opção são os cursos Subsequentes com duração em média de dois anos.

PSCT está de cara nova

Uma marca que represente o principal processo de seleção de alunos do Instituto Federal da Paraíba-IFPB: o PSCT – Processo Seletivo de Cursos Técnicos. De uma maneira geral esse é o objetivo da criação da logomarca que agora fará parte das campanhas deste processo a partir de agora. A importância de se ter uma identidade visual é fundamental para que a instituição ao usá-la, seja reconhecida pelo público e se torne consolidada no imaginário das pessoas, assim como ocorre com outros processos, a exemplo do Sisu, Enem entres outros da área da educação.

A concepção da arte foi inspirada na mesma dos Institutos Federais, tanto no que se refere as cores (verde e vermelho) quanto na representação dos conceitos de unidade, integração e funcionalidade.

Assessoria

Rate this post
Continue lendo

Educação

Grupo Educacional oferece mais de 100 mil vagas em cursos gratuitos de capacitação

Projeto Capacita faz parte do calendário de responsabilidade social do Grupo e disponibiliza oportunidades para toda a população.

Publicados

em

Sede da Uninassau em JP (Foto: Divulgação/Uninassau-JP)

O Ser Educacional, um dos maiores grupos de educação superior do Brasil, mantenedor das marcas UNINASSAU, UNAMA, UNG, UNINASSAU/UNIVERITAS, UNINABUCO, UNINORTE, UNINASSAU/UNIFACIMED, UNINASSAU/UNESC, UNINASSAU/UNIFASB, UNIFAEL e UNINASSAU/UNIJUAZEIRO está com inscrições abertas para mais de 100 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional. As oportunidades fazem parte do projeto Capacita, que visa oferecer capacitação rápida e gratuita para a população, favorecendo, além do indivíduo, as economias locais. 

A ação acontece duas vezes por ano, nos meses de janeiro e julho, nas Instituições mantidas pelo Ser Educacional em todo o País, e integra o calendário de Responsabilidade Social do Grupo. “Nossas Instituições têm o foco na qualificação das pessoas. Nosso objetivo é prepará-las para que cheguem ao ambiente profissional aptas para desenvolverem suas atividades. O projeto Capacita vem reforçar exatamente essa ideia, afinal, ofertamos, de maneira gratuita, cursos de alta qualidade em um curto prazo para a população”, diz o presidente do Ser Educacional, Jânyo Diniz. 

São milhares de vagas distribuídas em mais de 1.300 cursos, que englobam todas as áreas de ensino. Entre as opções disponíveis estão: Como se comportar em uma entrevista de emprego; Como construir seu currículo; Curso Básico de Excel; Primeiros Socorros; Liderança e desenvolvimento de equipes; Reutilização do óleo de cozinha na produção de sabão; Harmonização artificial; Direito do Consumidor; Criação e produção de podcasts; Gastronomia vegana; Construção de robôs de batalha; entre outros. 

Além de promover qualificação, o projeto ajuda instituições carentes com doações de alimentos não perecíveis, material de limpeza e higiene pessoal arrecadados no ato da inscrição dos cursos. As informações sobre as ofertas por unidade, inscrições, datas e horários podem ser encontradas nos sites das Instituições. 

Por Isabelle Vasconcelos/Assessoria

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas