O Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara dos Vereadores da Cidade de São Paulo, Vereador Milton Leite, sempre atuante no comando dos trabalhos da casa, em nome de seus pares, em especial do nobre Vereador Professor Eliseu Gabriel, presidente da Comissão de Educação da Cidade de São Paulo, comunicou ao Diretor-Geral de Empresas Associadas e Coligadas da Universidade Paulista -UNIP, professor doutor Márcio Roberto Bico, sobre o ofício número 1.734/2022, que lhe outorgou o Voto de Júbilo e Congratulações pela Câmara Municipal de São Paulo, apresentando-lhe seus protestos de distinta consideração e respeito.
O Vereador Eliseu Gabriel, autor do Voto de Júbilo, é presidente do PSB municipal, atual presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Vereadores e já foi secretário de Governo da Cidade de São Paulo por duas vezes, e costuma dizer:
“Sou professor desde muito jovem. Escolhi essa profissão por paixão. Sempre foi um prazer acolher os jovens, alguns até mais maduros, que passavam por dificuldades na vida. Sempre fiquei feliz quando conseguia ajudá-los a construir suas vidas da melhor maneira possível. Como vereador, continuo do mesmo jeito: gosto de ouvir, olhar, acolher, verificar pessoalmente cada situação que se apresenta, tendo garra, prazer e ânimo para elaborar leis que trazem, de fato, melhorias para nossa cidade.”
Destemido, Eliseu Gabriel teve papel importante em sua carreira na defesa da democracia e da justiça social. Diante de toda essa trajetória de lutas, sempre voltada para a formação de milhares de jovens, preocupado também com políticas públicas voltadas ao acesso ao Ensino Superior, o professor Eliseu se sensibilizou ao acompanhar, há anos, a trajetória do professor Márcio Bico, desde a época em que foi estudante e reconhecido líder estudantil, sempre se mostrando sensível às questões de inclusão social e respeito às diversidades, sobretudo, quanto à qualidade do ensino para uma boa formação.
O Professor Bico, como é conhecido pela comunidade acadêmica, dentro e fora da Universidade Paulista – UNIP, sentiu-se muito honrado com a outorga do Voto de Júbilo e Congratulações entregue pela Câmara Municipal de São Paulo, e fez questão de dizer:
“Esta homenagem de reconhecimento em comemoração da minha trajetória de 20 anos dentro da maior Universidade de ensino privado, 100% brasileira, é uma grande honraria. Dedico-me aos estudos desde criança, mantenho guardados, como recordação, uma única foto da minha formatura do pré-primário, carteirinhas de notas e prêmio de honra ao mérito bimestral, da 5ª série, no inesquecível colégio público em que estudei por longos anos, o Frei Francisco de Mont’Alverne. Comecei a trabalhar muito novo, sem nunca abrir mãos dos meus estudos. Essa experiência de lidar com o público desde muito jovem me fez comunicativo, tolerante, aberto ao diálogo, sobretudo, respeitando as diversidades em toda a sua extensão, prova disso é ter a aprovação do meu Voto de Júbilo por vários outros vereadores, de diversos partidos, com visões plurais, mas todos trabalhando com afinco e diariamente em prol do bem comum.”
Hoje, Márcio Bico faz questão de dizer: “Foi graças aos estudos e à minha formação robusta dentro da UNIP que consegui construir uma carreira acadêmica sólida. Obtive os títulos de Mestre e Doutor e estou prestes a iniciar o meu Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da USP. Exerço o honroso cargo de Diretor-Geral de Empresas dentro de uma das mais renomadas Universidades do nosso país, fundada pelo saudoso educador professor doutor João Carlos Di Genio, considerado o rei do ensino privado no Brasil, pelo seu espírito inovador e visionário, cujo legado e contribuição para o desenvolvimento da Educação Superior brasileira é inegável, pois ele, de fato, inspirava os seus projetos na concretização dos sonhos dos seus queridos alunos, e eu, orgulhosamente, sou um deles, diante de milhares de outros ex-alunos que carregam com muito orgulho o diploma da UNIP e se destacam no mercado de trabalho. Exerço também, em outra importante instituição de Ensino Superior, a função de vice-reitor, honrando todos os ensinamentos que obtive dentro da UNIP, por intermédio dos meus mestres, esses que me prepararam para a vida profissional, com essa formação de excelência, dada a infraestrutura que a UNIP oferece aos seus alunos. Hoje tenho colegas de faculdade que conquistaram as vagas de juiz estadual, juíza federal, promotores de justiça, policiais civis e federais, advogados e jornalistas de destaque, e tantos outros que tiveram essa mesma base de formação para enfrentarem o tão concorrido mercado de trabalho. É uma grande alegria chegar até aqui com muita dignidade e ter a graça de receber tamanha honraria, externada pelo Voto de Júbilo e Congratulações vindo das mãos do nobre Vereador Professor Eliseu Gabriel, a quem tenho grande apreço, não apenas por ter enxergado e acompanhado parte dessa minha trajetória, mas, principalmente, por ser ele um grande homem público, sempre dedicado às causas voltadas à Educação em nossa cidade de São Paulo.”
Márcio Bico disse, ainda, que receber o mesmo prêmio de Voto de Júbilo que os renomados Institutos Butantã e Adolfo Lutz receberam pelo impecável protagonismo no combate à COVID-19 no Brasil, é mais um motivo de orgulho.
Vale destacar que o professor Márcio Bico graduou-se em Direito, Jornalismo e Relações Internacionais, e orgulha-se de sua trajetória por ter sido filho da inclusão social. Ele lembra, emocionado, que foi graças a essa sensibilidade no olhar ao próximo que, há anos, conquistou a indicação da UNE como
membro da Conap-MEC, tendo o seu nome referendado e registrado em portaria no Diário Oficial da União, em duas oportunidades, por dois grandes Ministros de Estado da Educação do Brasil, ambos também professores, os quais o nomearam membro da Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do ProUni, ao lado do colega Frei David, fundador da Educafro, e de outras brilhantes professoras, representantes da sociedade civil.
O professor Márcio Bico finalizou dizendo que enxerga as políticas públicas voltadas para a Educação como válvulas promissoras que abrem as portas para que milhares de jovens se tornem agentes de transformação da sua própria história.
Assessoria