Conecte-se conosco

Cidades

Pandemia: Doze municípios caem em avaliação e devem ampliar medidas de isolamento social

Oito municípios passaram da bandeira amarela para a laranja, três cidades perderam a bandeira laranja e agora figuram na vermelha

Publicados

em

Doze municípios da Paraíba deverão ampliar as medidas de isolamento social, após nova avaliação realizada pelo Governo da Paraíba.  As novas bandeiras disponibilizadas na página oficial da gestão estadual (paraiba.pb.gov.br/coronavirus) apontam que oito municípios passaram da bandeira amarela para a laranja, três cidades perderam a bandeira laranja e agora figuram na bandeira vermelha e o único que possuía a bandeira verde, aparece agora com a bandeira amarela. Os dados demonstram a necessidade de reforçar ações propostas pelos órgãos de Saúde para evitar uma maior propagação do coronavírus. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Paraíba registra, até o momento, 44.242 casos confirmados da Covid-19 e 896 óbitos. 

A nova avaliação constatou que 136 (61%) municípios possuem bandeira laranja; 79 (35%) bandeira amarela; e oito bandeira vermelha (4%). Nenhum município da Paraíba obteve a bandeira verde. Na prática, municípios sinalizados na bandeira vermelha, a exemplo de Bayeux, Santa Rita, Cruz do Espírito Santo, Barra de São Miguel e São Domingos do Cariri, devem permanecer com restrição para o funcionamento apenas de atividades essenciais, com restrição de locomoção de pessoas. Já os municípios que estão em bandeira laranja, como: João Pessoa, Conde, Guarabira, Campina Grande, Mari e Patos podem manter os serviços essenciais, porém sem restrição de locomoção. Para os municípios que estão em bandeira amarela será permitido o funcionamento de hotéis, pousadas, comércio, shoppings, e serviços em geral, além de ser permitida a prática de esportes sem contato físico (natação, tênis, corrida).

Nos municípios sinalizados com bandeira laranja e vermelha, podem funcionar atividades essenciais, como agropecuária; cadeia produtiva e atividades acessórias essenciais; bancos, casas lotéricas, correspondentes bancários e seguradoras; empresas de telecomunicação, comunicação e imprensa; distribuidoras e geradoras energia, atividades de extração, produção, siderúrgica e afins; transporte, armazenagem, empresas de logística, Correios e manutenção de veículos automotores; supermercados e afins; serviços de Saúde; tratamento de água e esgoto e coleta de resíduos; administração pública (observada a adoção regimes home office), além dos já sinalizados com adequações para funcionamento.

Nos municípios com bandeira amarela, funcionam os já autorizados nas bandeiras vermelha e laranja, além de hotéis, pousadas e afins; comércio; shoppings centers; comércio popular (camelôs) e serviços em geral; escolinhas de esporte sem contato físico (natação e tênis, por exemplo).

Todos os segmentos da economia e da sociedade podem retomar suas atividades nos municípios que se encontram na bandeira verde, observando a adoção de protocolos operacionais para funcionamento das diversas atividades, que terão como foco a proteção do indivíduo, que deve passar a viver o ‘novo normal’, fazendo escolhas e evitando o contato entre pessoas; ambientes fechados e confinados e aglomerações, mesmo ao ar livre.

Estão liberados para o funcionamento, em qualquer bandeira, salões de beleza e barbearias, atendendo exclusivamente por agendamento prévio e sem aglomeração de pessoas nas suas dependências e observando todas as normas de distanciamento social; shoppings centers, exclusivamente para entrega de mercadorias por meio de (delivery), inclusive por aplicativos, e como pontos de retirada de mercadorias (drive trhu), vedado, em qualquer caso, o atendimento presencial de clientes dentro das suas dependências; as lojas e estabelecimentos comerciais, exclusivamente para entrega de mercadorias (delivery); missas, cultos e demais cerimônias religiosas poderão ser realizadas online, por meio de sistema de drive-in e nas sedes das igrejas e templos, neste caso com ocupação máxima de 30% da capacidade e observando todas as normas de distanciamento social; hotéis, pousadas e similares, exclusivamente para atendimentos relacionados à pandemia do novo coronavírus; estabelecimentos que trabalham com locação de veículos; e treinamentos de atletas profissionais, observando todas as normas de distanciamento social.

As cores das bandeiras que subsidiam os gestores municipais na tomada de decisões acertadas para evitar o aumento da propagação do novo coronavírus, permitindo o retorno seguro e paulatino das atividades econômicas levam em consideração as taxas de obediência ao isolamento, progressão de casos novos da Covi-19 e ocupação hospitalar e são analisadas cumulativamente em intervalos de 15 dias.

Os dados detalhados podem ser conferidos no link: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus/novo-normal-pb

Do Paraiba.pb

Rate this post

Cidades

LIVE LUZ: Guarabira terá reunião de artistas locais para celebrar o dia da padroeira

A Live Luz será transmitida a partir das 20h30, logo após a Novena da Luz celebrada no dia 1 de fevereiro.

Publicados

em

Crédito: Rose Vídeo

A Prefeitura Municipal de Guarabira, através de sua Secretaria de Cultura e Turismo, e em parceria com a Paróquia da Catedral de Nossa Senhora da Luz realizará no próximo dia 01 de fevereiro um evento cultural em homenagem à padroeira do município, Nossa Senhora da Luz.

A segunda edição do projeto “LIVE LUZ” terá estrutura e transmissão direto do Largo Dom Marcelo (em frente à Igreja Catedral), onde já vêm sendo realizada a programação religiosa da Festa da Luz desde o último dia 23 de janeiro.

Com a “Live Luz”, o município estará transmitindo um show coletivo, em alta definição, ao vivo com 10 talentosos artistas da cidade, sendo 5 cantores e 5 instrumentistas que estarão compondo a banda do evento.

A Live Luz será transmitida a partir das 20h30, logo após a Novena da Luz celebrada no dia 1 de fevereiro.

Codecom

Rate this post
Continue lendo

Cidades

Ao lado de Kaio Márcio, Roberto Paulino visita Vila Olímpica de JP, mesmo modelo da obra de Guarabira

Medalhista olímpico, nadador Kaio Márcio é o atual secretário de Esportes de João Pessoa.

Publicados

em

Foto: Assessoria

O Secretário-Chefe de Estado do Governo, Roberto Paulino (MDB), esteve hoje (dia 25) visitando pessoalmente o Centro de Treinamento Esportivo da Cidade de João Pessoa, para conhecer melhor o projeto e trazer o que há de boas experiências para incluir na futura Vila Olímpica de Guarabira. Além do campo de futebol e da pista de atletismo, o complexo esportivo conta ainda com vestiários, salas de exames médicos, rampas de acessibilidade e uma arquibancada para 1.500 pessoas sentadas.

“A Suplan já está desenvolvendo o projeto e estamos participando de todo o processo para que se possa efetivar essa grande obra em Guarabira”, acrescentou o secretário. A Vila Olímpica “Ivan Thomaz”, como é batizado o Centro de Treinamento localizado no bairro do Valentina de Figueiredo, está em funcionamento desde 2012 e já sediou importantes competições, inclusive campeonatos de nível estadual e nacional.

Paulino estava acompanhado pelo Recordista Mundial nas provas de 50m e 200m borboleta; Campeão Mundial nos 100m borboleta em piscina curta; campeão mundial nos 200m borboleta em piscina longa, além de em 2006, ainda campeão mundial nos 100m borboleta em Xangai, em competição disputada em piscina curta, na China, ou seja, o ex-nadador Kaio Márcio, atual secretário de Juventude, Esporte e Recreação da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

“Agradeço em especial a participação do Secretário de Esportes da Capital paraibana, Kaio Márcio, que prontamente nos atendeu e que ainda pode fazer um Benchmarketing colaborativo entre a prefeitura de João Pessoa e o Governo do Estado”, explica Roberto. Benchmarketing é a prática empresarial ou institucional de trocar experiências usando modelos bem-sucedidos em suas atividades planejadas, nesse caso, na área esportiva.

Kaio Márcio é um dos nomes mais importantes do esporte brasileiro,” enfatizou Paulino. Ele lembrou que o ex-atleta e atual secretário tem quatro participações em Olimpíadas no currículo (Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016), além de somar nove medalhas em Jogos Pan-Americanos, sendo três delas de ouro.

Ele planejava buscar sua quinta participação olímpica nos Jogos de Tóquio, no Japão, que aconteceriam em 2020. Mas, por conta da pandemia do novo coronavírus, a maior competição esportiva do planeta foi adiada para 2021, atrapalhando os planos do então nadador. Aos 35 anos, ele preferiu abandonar o esporte, pelo menos como atleta.

O engenheiro Rafael Rabelo, Chefe de Gabinete de Roberto Paulino na Casa Civil do Governador, que funciona no Palácio da Redenção, também participou da visita técnica, acompanhando o secretário de Esporte Kaio Márcio e o ex-governador do Estado. Rafael, inclusive, já fez várias medições topográficas, levantamento altimétrico e estudo do fluxo de trânsito nas vias de acesso e intervenção urbana, junto com equipes da Suplan, no próprio trabalho de campo no terreno onde será localizada a futura Vila Olímpica da “Rainha do Brejo”, em Guarabira.

Por Giovanni Meireles/Assessoria

Rate this post
Continue lendo

Cidades

Raniery Paulino recebe comissão representativa de engenheiros da Empasa/Empaer

Publicados

em

O deputado Raniery Paulino (MDB) recebeu, nesta quarta-feira (26), uma comissão representativa de engenheiros da Empasa/Empaer. A pauta do encontro foi a valorização e o reconhecimento destes servidores para sociedade.

“Recebemos hoje uma comissão representativa de engenheiros da Empasa/Empaer, Sérgio, Sarmento, Pedro Paulo, Rómulo Augustus e Francisco de Assis para tratar sobre a valorização da categoria. Gostaria de agradecer a confiança dos engenheiros em nosso mandato. Acolhemos diversos pleitos e iremos buscar entendimento para o fortalecimento da categoria”, pontuou Raniery.

Empaer contribui para o fortalecimento da economia rural através da inserção e ampliação de agricultores familiares nas Políticas Públicas PNAE/PAA, realizando a comercialização institucional de sua produção.

Acesso Político

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas