Conecte-se conosco

Guarabira

Covid-19: Colégio da Luz cancela Auto do Natal Luz edição 2020

Publicados

em

Foto: Arquivo/brejo.com

A direção do Colégio da Luz emitiu uma nota neste domingo, 29 sobre o cancelamento da edição 2020 do Auto do Natal Luz devido a pandemia do Covid-19. Confira o comunicado logo abaixo:

INFORMAÇÃO OFICIAL SOBRE CANCELAMENTO AUTO DO NATAL LUZ 2020. “Queridas Famílias Luz e guarabirenses! Como é do conhecimento de todos, estão proibidos eventos que reúnam centenas de pessoas em todo o Mundo devido à Pandemia. Sendo assim, este ano o Colégio da Luz não realizará o seu tradicional Auto do Natal Luz (espetáculo natalino que integra o Calendário Oficial de Eventos Turísticos da PB).

Convidamos vocês para doarem Alimentos neste Natal de 2020 na Campanha de Arrecadação que manteremos durante o mês de dezembro lá na Portaria do Colégio da Luz Guarabira. Acreditamos que a solidariedade de todos nunca foi tão necessária neste momento.

Receberemos a sua contribuição e tudo o que for arrecadado será entregue ao IV BPM Gba que, a exemplo de anos anteriores, está à frente da distribuição das Cestas de Alimentos da Campanha Natal sem Fome em GUARABIRA”.

#AutodoNatalLuzSolidario #colegiodaluzgbapb #CampanhaNatalsemFomeGba #peaunesco #ods2fomezero

Anúncio


Rate this post
Anúncio


Cidades

Aprovado projeto do deputado Tião Gomes que denomina de Padre Cristiano Muffler a escola Cidadã Integral de Guarabira

Publicados

em

Foto: Reprodução

Por unanimidade, a Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou, nesta terça-feira (28), o projeto do deputado Tião Gomes (PSB), que denomina de Padre Cristiano Muffler a escola Cidadã Integral Técnica (ECIT), de Guarabira.

O padre Cristiano Muffler faleceu no ano de 2016, aos 80 anos, era alemão radicado há muito tempo no Brasil e escolheu a Paraíba como o seu lar. Foi um dos fundadores da Diocese de Guarabira e vigário de diversas cidades do brejo paraibano.

Anúncio


“O padre Cristiano Muffler destacou-se sempre pelas muitas obras que fez, a exemplo de novas igrejas, reformas e construção de centros pastorais. Sua forte influência em sua terra natal, a Alemanha, possibilitou a arrecadação de muitos recursos financeiros, investidos nas pastorais da Igreja Católica. Foi um grande benfeitor do Brejo Paraibano e até hoje é lembrado. Nosso bispo, Dom Aldemiro Sena, me fez esse apelo e estamos com muita alegria e reconhecimento, aprovando essa homenagem merecida”, disse Tião Gomes, autor da propositura.

História do Padre Cristiano Muffler

Nascido no dia 23 de junho de 1935, em Idashof, leste da Alemanha, era filho do agricultor Victor Muffler e da professora HILTRUD MUFFLER. Com 10 anos de idade, em 1945, no fim da 2ª guerra mundial, teve que fugir do front da guerra que estava se aproximando. Isto se deu em pleno inverno rigoroso, com vários graus abaixo de zero. Perdeu o pai que foi levado pelo exército russo para os campos de concentração da Sibéria.

A mãe teve que voltar a pé para o lugar de origem apenas com uma mochila nas costas e 4 filhos pequenos. Na casa da família, ninguém podia morar lá por causa da violência. Durante meses passou por muita necessidade, fome e frio. Logo recebeu a notícia de que essa parte da Alemanha seria anexada à Polônia e quem não adotasse a nacionalidade polonesa tinha que sair. Cristiano Mufller e sua família saíram em trens superlotados, pois era até proibido falar alemão.

Eles conseguiram chegar até a divisa com a Alemanha ocidental e, numa noite bem escura, atravessaram a fronteira que ainda não estava vigiada com choques elétricos e armas automáticas.

Na Alemanha Ocidental, estudou no colégio interno dos padres beneditinos de Metten/Danúbio.

“Estes anos contribuíram para me fazer sentir um forte chamado para me consagrar como padre e missionário ao serviço do Reino. Estudei filosofia no seminário de Königstein, perto de Frankfurt, seminário criado para os filhos de famílias exiladas da sua terra natal como eu. Quase todos os seminaristas tinham perdido o pai na guerra como eu”, disse o padre ao relatar sua história.

Estudou teologia na Universidade de Munique e no seminário de Málaga, na Espanha. Foi ordenado padre, no ano de 1962, pelo bispo dos exilados pela guerra, bispo da Diocese de Hildesheim, diocese no Norte da Alemanha, o qual, em 1963 o liberou para o Brasil, atendendo ao pedido de um bispo alemão, Dom Anselmo, de Santa Catarina que, por sinal, tinha sido anteriormente bispo de Campina Grande. Chegou ao Brasil no mês de janeiro de 1964.

Dom Anselmo, conhecedor da carência de padres no Nordeste, o incentivou a pedir transferência para aquelas terras. Ele tinha vontade de atuar na Paraíba, em João Pessoa ou Campina Grande, pois, Guarabira não tinha diocese. Mas, foi enviado para a diocese de Floresta em Pernambuco.

Em janeiro de 1968 trocou seu fusquinha num carro chamado “rural”, mais apropriado para estradas de chão, viajando para evangelizador e catequizar por cidades e estados. Foi nomeado primeiro pároco da velha Petrolândia, cidade pequena na beira do Rio São Francisco. Esta cidade ficou depois totalmente submersa pelas águas da grande barragem da Itaparica.

Mas, neste tempo, a partir do ano de 1974, já estava na Paraíba por convite de Dom José Maria Pires, tomando conta da paróquia de Pirpirituba com Sertãozinho e Belém e, na medida que a saúde do Padre Epitácio de Serra da Raiz diminuía, foi chegando Jacaraú, Lagoa de Dentro, Caiçara, algumas comunidades de Tacima, Lagoa de Dentro, Duas Estradas e finalmente Serra da Raiz, uma região com dez municípios, quase todos com um único padre.

Mas, como diz o ditado, “Deus dá o frio conforme o cobertor” e chegou Dom Marcelo Carvalheira, bispo da região episcopal de Guarabira. Com ele e com seu lema “Evangelizar” surgiu um novo tempo nesta região, muita alegria, muito ardor missionário. Em Guarabira chegaram os padres Pe. Celestino e Pe. Luis.  Chegou em Belém João Batista Sales com pequena equipe de missionárias, entre as quais sua irmã, a Ir. Socorro que atua hoje no Bom Samaritano em Pirpirituba. Moravam em Jacaraú e depois em Duas Estradas as irmãs Clarissas Franciscanas de Belo Horizonte, trazidas por Dom José Maria Pires e Dom Marcelo.

Em 1984 Dom Marcelo o transferiu para Mari, incluindo as cidades de Mulungu, Alagoinha e Cuitegí.

Quando Pe. Adelino, perseguido pelo esquadrão da morte, teve que fugir às pressas para Roma, Padre Cristiano assumiu as duas paróquias de Guarabira, Santo Antônio e Catedral, incluindo Pilõezinhos.

Em 1991, chegou à paróquia de Bananeiras, incluindo Dona Inês. Ele tinha um laço afetivo com Bananeiras que talvez pouca gente conheça: Durante a missão de Frei Damião em Solânea, em 1976, sua mãe, que por feliz coincidência estava o visitando, foi hospedada pelo então pároco Pe. José Floren, na casa paroquial de Bananeiras. O Pe. José era pároco das três cidades Solânea, Bananeiras e Dona Inês e na casa paroquial de Bananeiras.

O padre Cristiano evangelizou, catequizou e foi um dos grandes responsáveis pela criação da diocese de Guarabira.

Sua forte influência em sua terra natal, a Alemanha, possibilitou a arrecadação de muitos recursos financeiros, investidos nas pastorais da Igreja Católica.

Entusiasta da chamada “Teologia da Libertação”, o Pe. Cristiano incentivou a criação de muitas Comunidades Eclesiais de Base e promoveu inúmeros cursos bíblicos populares. Era amigo pessoal de grandes expoentes da igreja progressistas, dentre os quais Dom Marcelo Carvalheira, Carlos Mesters, Dom José Maria Pires e o falecido Padre José Comblin.

Blog do ninja

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Câmara de Guarabira realizará Sessão especial em alusão ao Março Azul Marinho nesta quinta (30)

Publicados

em

Foto: Ascom

Nesta quinta-feira (30), a partir das 16h, a Câmara Municipal de Guarabira realizará uma Sessão Especial sobre o Março Azul Marinho. A Sessão foi proposta pelo vereador Gerson Cândido e aprovada pelos demais parlamentares da Casa.

A Sessão Ordinária, já marcada para esta data, ocorrerá normalmente e em seguida, terá início a Sessão Especial, para debater acerca das causas, sintomas e prevenção do câncer colorretal. 

Anúncio


O vereador Gerson Cândido, que irá presidir a Sessão, ressaltou a importância do debate acerca deste tema, uma vez que há desinformação sobre esse câncer e por ser silencioso.

Ascom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Roberto Paulino anuncia doação de terreno da Vila Olímpica de Guarabira

Publicados

em

O secretário-chefe de Governo, Roberto Paulino participou, na semana passada, de solenidade na Cinep (Companhia de Desenvolvimento da Paraíba), ocasião em foi assinada a escritura de doação do terreno ao Governo do Estado para a construção da Vila Olímpica de Guarabira.

Participaram da solenidade, além do secretário Roberto Paulino, o presidente da Cinep, Rômulo Polari Filho, os diretores Ruy Bezerra (Desenvolvimento Econômico) e Riccelly Farias (Operações), o engenheiro Rafael Rabelo (chefe de gabinete da Chefia de Governo), dentre outros executivos da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba.

Anúncio


O projeto da Vila Olímpica de Guarabira vem sendo executado pela Suplan-PB em uma área de 22 mil metros quadrados. O valor da obra é de R$ 30 milhões de reais. 

Dentre os ambientes planejados para a Vila Olímpica estão uma academia ao ar livre, pista de skate, piscina semi olímpica, pista de caminhada e um campo de futebol.

O secretário Roberto Paulino disse que em breve Guarabira e o Brejo poderão usufruir de mais um equipamento construído pelo Governo do Estado, desta feita destinado aos desportistas para a prática de várias modalidades esportivas.

Veja o vídeo da solenidade

Do Fato a Fato

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas