Conecte-se conosco

Cidades

Governador inaugura Patrulha Maria da Penha em CG e amplia atendimento de mulheres em situação de violência

Publicados

em

O governador João Azevêdo inaugurou, nesta sexta-feira (6) pela manhã, em Campina Grande, a sede do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha (PIPM), no bairro do São José. A expansão do serviço possibilitará o atendimento de mulheres em situação de violência doméstica e familiar de Campina e mais 34 cidades. No local, o atendimento acontecerá diariamente em regime de plantão, com efetivo da Polícia Militar e equipe multiprofissional.  

Após uma visita às instalações da sede, que oferece espaços de acolhimento, atendimento jurídico e psicológico, além de uma área de descanso e lazer com piscina, o governador João Azevêdo explicou que esta é uma política social de extrema importância. “A defesa e garantia da segurança da mulher é prioridade na Paraíba. Estamos num momento em que, além das campanhas, precisamos, através de políticas públicas de suporte e apoio, oferecer condições efetivas às mulheres vítimas de violência doméstica sexual, e este é um instrumento que funciona muito bem e por isso estamos expandindo para Campina Grande”, ressaltou. 

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, falou sobre a luta da mulher que precisou transpor barreiras socioculturais em vários tempos históricos e agradeceu a sensibilidade do governador na implantação das políticas públicas necessárias à garantia dos direitos e da segurança às mulheres. “Através das ações que vêm sendo implantadas com este caráter intersetorial e estrutura para que as leis possam ser cumpridas, caminhamos dispostos a construir e avançar ainda mais. No núcleo da Patrulha Maria da Penha de João Pessoa não perdemos nenhuma mulher e pretendemos levar este mesmo trabalho para outras regiões como o Brejo, Cariri e Sertão. Vamos aproveitar que temos um governador e um secretariado com este mesmo propósito”, enfatizou.

De acordo com o secretário estadual da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, a Paraíba vem registrando redução dos índices de violência contra a mulher em função da integração das ações que contam com o apoio da Polícia Civil, Militar e Bombeiros. “O combate à violência contra a mulher requer este enfrentamento integrado com vários entes envolvidos, como estamos desenvolvendo na Paraíba e a nossa expectativa é de que, com ações como estas, mais mulheres se sintam acolhidas e agressores sejam punidos. No primeiro semestre deste ano, nosso estado teve uma redução de 18% dos casos de violência contra a mulher e manteremos o foco para avançar”, observou.

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, destacou o trabalho do governador em defesa das mulheres paraibanas. “Mais uma vez o governador vem a Campina anunciar ações e obras em defesa da coletividade e fazendo a diferença por meio do diálogo com todos os poderes e representações sociais, ouvindo o povo e suas reais demandas e, por isso mesmo, avançando nas políticas públicas que dão suporte e proteção às mulheres”, declarou.

A deputada estadual e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, Polyanna Dutra, destacou o respeito do governador João Azevêdo em estabelecer os instrumentos da rede de proteção à mulher. “Temos um governador que respeita as paraibanas porque aplica a rede de proteção e de segurança à mulher. Aliberdade é um direito e este trabalho que hoje está sendo iniciado em Campina vai prover estas condições de segurança através de um trabalho conjunto”, afirmou.

O juiz da Vara de Violência Doméstica de Campina Grande, Antônio Gonçalves Ribeiro Júnior, disse que,através da Patrulha, as medidas protetivas que são deferidas pela Justiça passam a ter o apoio necessário. “Temos um grau de efetividade bastante razoável a ponto de nos trazer a tranquilidade de que aquela ordem para o agressor se manter afastado da vítima será realmente cumprida, além do espaço oferecer acolhimento à mulher também na área jurídica, psicológica e da integração das secretarias de estado, das forças de segurança pública e do Tribunal de Justiça, formando essa rede de proteção”,

A solenidade foi transmitida pelo canal do Governo da Paraíba no YouTube e contou com a participação de representantes da Justiça, Polícias Civil e Militar e do legislativo paraibano. 

Patrulha Maria da Penha – Em funcionamento em 26 cidades do Estado, incluindo a Região Metropolitana de João Pessoa, o programa agora ganha um alcance de 60 cidades atendidas. 

A Patrulha Maria da Penha acolhe e monitora mulheres que solicitaram ou já estão com o deferimento das Medidas Protetivas de Urgência (MPUs), com intuito de salvaguardar a vida e a garantia de seus direitos humanos, através de atendimento jurídico, psicológico, de assistência social e intervenção policial, vigilância, acompanhamento e monitoramento do perímetro arbitrado pela justiça e apontado pela mulher protegida. 

As ações da PIMP são desenvolvidas pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana em parceria com a Secretaria de Segurança e Defesa Social (Sesds), por meio da Polícia Militar, Polícia Civil, Coordenação das Delegacias Especializadas de Mulheres e o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB). 

Cidades atendidas pela PIPM de Campina Grande: Alagoa Nova, Areia, Aroeira, Alcantil, Barra de São Miguel, Boqueirão, Barra de Santana, Boa Vista, Campina Grande, Cabaceiras, Fagundes, Gado Bravo, Tenório, Juazeirinho, Santo André, Soledade, Olivedos, Pocinhos, Algodão Jandaíra, Remígio, Esperança, Areial, Montadas, Lagoa Seca, Massaranduba, Puxinanã, São Sebastião de Lagoa de Roça, Matinhas, São Domingos do Cariri, Riachão de Santo Antônio, Santa Cecília, Umbuzeiro, Natuba, Queimadas.

Por Secom, com fotos de José Marques.

Assessoria/PMPB

Rate this post

Cidades

LIVE LUZ: Guarabira terá reunião de artistas locais para celebrar o dia da padroeira

A Live Luz será transmitida a partir das 20h30, logo após a Novena da Luz celebrada no dia 1 de fevereiro.

Publicados

em

Crédito: Rose Vídeo

A Prefeitura Municipal de Guarabira, através de sua Secretaria de Cultura e Turismo, e em parceria com a Paróquia da Catedral de Nossa Senhora da Luz realizará no próximo dia 01 de fevereiro um evento cultural em homenagem à padroeira do município, Nossa Senhora da Luz.

A segunda edição do projeto “LIVE LUZ” terá estrutura e transmissão direto do Largo Dom Marcelo (em frente à Igreja Catedral), onde já vêm sendo realizada a programação religiosa da Festa da Luz desde o último dia 23 de janeiro.

Com a “Live Luz”, o município estará transmitindo um show coletivo, em alta definição, ao vivo com 10 talentosos artistas da cidade, sendo 5 cantores e 5 instrumentistas que estarão compondo a banda do evento.

A Live Luz será transmitida a partir das 20h30, logo após a Novena da Luz celebrada no dia 1 de fevereiro.

Codecom

Rate this post
Continue lendo

Cidades

Ao lado de Kaio Márcio, Roberto Paulino visita Vila Olímpica de JP, mesmo modelo da obra de Guarabira

Medalhista olímpico, nadador Kaio Márcio é o atual secretário de Esportes de João Pessoa.

Publicados

em

Foto: Assessoria

O Secretário-Chefe de Estado do Governo, Roberto Paulino (MDB), esteve hoje (dia 25) visitando pessoalmente o Centro de Treinamento Esportivo da Cidade de João Pessoa, para conhecer melhor o projeto e trazer o que há de boas experiências para incluir na futura Vila Olímpica de Guarabira. Além do campo de futebol e da pista de atletismo, o complexo esportivo conta ainda com vestiários, salas de exames médicos, rampas de acessibilidade e uma arquibancada para 1.500 pessoas sentadas.

“A Suplan já está desenvolvendo o projeto e estamos participando de todo o processo para que se possa efetivar essa grande obra em Guarabira”, acrescentou o secretário. A Vila Olímpica “Ivan Thomaz”, como é batizado o Centro de Treinamento localizado no bairro do Valentina de Figueiredo, está em funcionamento desde 2012 e já sediou importantes competições, inclusive campeonatos de nível estadual e nacional.

Paulino estava acompanhado pelo Recordista Mundial nas provas de 50m e 200m borboleta; Campeão Mundial nos 100m borboleta em piscina curta; campeão mundial nos 200m borboleta em piscina longa, além de em 2006, ainda campeão mundial nos 100m borboleta em Xangai, em competição disputada em piscina curta, na China, ou seja, o ex-nadador Kaio Márcio, atual secretário de Juventude, Esporte e Recreação da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

“Agradeço em especial a participação do Secretário de Esportes da Capital paraibana, Kaio Márcio, que prontamente nos atendeu e que ainda pode fazer um Benchmarketing colaborativo entre a prefeitura de João Pessoa e o Governo do Estado”, explica Roberto. Benchmarketing é a prática empresarial ou institucional de trocar experiências usando modelos bem-sucedidos em suas atividades planejadas, nesse caso, na área esportiva.

Kaio Márcio é um dos nomes mais importantes do esporte brasileiro,” enfatizou Paulino. Ele lembrou que o ex-atleta e atual secretário tem quatro participações em Olimpíadas no currículo (Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016), além de somar nove medalhas em Jogos Pan-Americanos, sendo três delas de ouro.

Ele planejava buscar sua quinta participação olímpica nos Jogos de Tóquio, no Japão, que aconteceriam em 2020. Mas, por conta da pandemia do novo coronavírus, a maior competição esportiva do planeta foi adiada para 2021, atrapalhando os planos do então nadador. Aos 35 anos, ele preferiu abandonar o esporte, pelo menos como atleta.

O engenheiro Rafael Rabelo, Chefe de Gabinete de Roberto Paulino na Casa Civil do Governador, que funciona no Palácio da Redenção, também participou da visita técnica, acompanhando o secretário de Esporte Kaio Márcio e o ex-governador do Estado. Rafael, inclusive, já fez várias medições topográficas, levantamento altimétrico e estudo do fluxo de trânsito nas vias de acesso e intervenção urbana, junto com equipes da Suplan, no próprio trabalho de campo no terreno onde será localizada a futura Vila Olímpica da “Rainha do Brejo”, em Guarabira.

Por Giovanni Meireles/Assessoria

Rate this post
Continue lendo

Cidades

Raniery Paulino recebe comissão representativa de engenheiros da Empasa/Empaer

Publicados

em

O deputado Raniery Paulino (MDB) recebeu, nesta quarta-feira (26), uma comissão representativa de engenheiros da Empasa/Empaer. A pauta do encontro foi a valorização e o reconhecimento destes servidores para sociedade.

“Recebemos hoje uma comissão representativa de engenheiros da Empasa/Empaer, Sérgio, Sarmento, Pedro Paulo, Rómulo Augustus e Francisco de Assis para tratar sobre a valorização da categoria. Gostaria de agradecer a confiança dos engenheiros em nosso mandato. Acolhemos diversos pleitos e iremos buscar entendimento para o fortalecimento da categoria”, pontuou Raniery.

Empaer contribui para o fortalecimento da economia rural através da inserção e ampliação de agricultores familiares nas Políticas Públicas PNAE/PAA, realizando a comercialização institucional de sua produção.

Acesso Político

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas