O Reitor do Santuário Frei Damião, padre José André e o Monsenhor José Nicodemos, do clero da Diocese de Guarabira se reuniram na manhã da última terça-feira (14), no santuário, com a deputada Camila Toscano, filha do ex-prefeito de Guarabira Zenóbio Toscano de Oliveira, solicitando a autorização dos familiares para que os restos mortais do ex-prefeito sejam depositados em um memorial a ser construído no local.
“Com muita alegria nos reunimos para lembrar de uma pessoa tão especial, Zenóbio Toscano, eterno prefeito de Guarabira, e não tem algo melhor do que uma homenagem dessa para aquele que construiu junto com sua esposa, Léa, esse ambiente religioso onde lembramos uma figura espetacular que é Frei Damião de Bozzano”, frisou o padre André.
A deputada Camila Toscano disse que a família já pensava onde colocar os restos mortais do ex-prefeito em Guarabira e que foi surpreendida com a iniciativa dos que integram a Reitoria do Santuário e principalmente do Monsenhor Nicodemos, que foi junto com Zenóbio, um dos idealizadores do Santuário, hoje administrado pela Diocese de Guarabira.
“Para mim, para meus irmãos e para Dona Léa é uma grata surpresa. A gente sabe tudo que painho fez, eu via a vida inteira a dedicação dele, desde que eu nasci que meu pai se dedica a Guarabira, a gente vê, olha Guarabira e tem o dedo dele em quase tudo aqui. A gente queria de verdade ter um espaço especial para ele. A pandemia nos impediu de fazer qualquer homenagem a ele e quando surgiu a ideia, o Monsenhor nos trás com o padre André essa grata surpresa de reservar um espaço dentro do Santuário de Frei Damião para que a gente possa trazer os restos mortais dele e fique aqui eternizado, para que nós possamos fazer nossas homenagens”, enfatizou Camila.
Pároco da Catedral de Guarabira à época da construção do Santuário, o Monsenhor José Nicodemos lembrou o trabalho que teve com Zenóbio e a então prefeita Léa Toscano para a construção do Santuário, considerando justa a homenagem em descansar os restos mortais de Zenóbio no Santuário de Frei Damião.
“Nesta manhã nós tivemos aqui uma reunião no Santuário de Frei Damião, nós padres viemos conversar com Camila porque consideramos que é muito justo que se traga os restos mortais de Zenóbio para Guarabira. E que possam repousar aqui, no Santuário de Frei Damião. Uma obra muito importante para Guarabira que nós fizemos junto com ele, eu sei o quanto ele se esforçou e trabalhou para ver esse lugar pronto, de modo muito especial, Zenóbio, Léa e eu trabalhamos incansavelmente para ver tudo isso pronto e acho muito justa a homenagem”, afirmou monsenhor Nicodemos.
Codecom