Secretário Geraldo Medeiros lamentou ‘infeliz ato’ e disse que Município se ausentou em treinamento de vacinação de crianças.
Cerca de 50 crianças foram vacinadas contra Covid-19 com imunizantes de adultos e vencidos no município de Lucena, Região Metropolitana de João Pessoa. O erro aconteceu em um assentamento na Zona Rural. A orientação para a vacinação teria partido de uma agente comunitária de saúde que atua na localidade. O caso é acompanhado pelo Ministério Público Federal (MPF).
Anúncio
Em entrevista à TV Correio, o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, contou que algumas crianças tomaram a vacina em dezembro. Ele falou ainda que quando a SES realizou o treinamento para a vacinação de crianças o Município de Lucena não participou.
“Optamos por não enviar doses pediátricas à Lucena. Estamos pensando em assumir a vacinação de crianças temporariamente, ainda que essa não seja nossa atribuição, pois há uma fragilidade evidente em relação à imunização desse público. Aguardamos a apuração dos fatos para chegarmos aos nomes de todas as pessoas que contribuíram para esse infeliz ato”, adiantou.
Conforme o secretário, nenhuma criança apresentou eventos adversos graves. A recomendação é de que elas sejam revacinadas 30 dias após a primeira aplicação. Geraldo Medeiros tranquilizou a população quanto à segurança da vacina pediátrica contra a Covid-19.
“Mais de 10 milhões de crianças já foram vacinadas no mundo inteiro com o imunizante da Pfizer apropriado para o público infantil. Não há motivo para apreensão. As vacinas são seguras. Pais, mães e responsáveis podem ficar tranquilos”, ressaltou.
Veja o vídeo abaixo
Entenda o caso
A Prefeitura de Lucena anunciou, no sábado (15), o afastamento de uma profissional de saúde do Município responsável por aplicar em crianças com menos de 11 anos vacinas contra Covid destinadas a adultos.
Os pais das crianças que receberam o imunizante errado só se deram conta do problema quando viram pela TV a notícia da chegada dos imunizantes para o público infantil, na última quinta-feira (13). “Fiquei desnorteada. Procurei o posto de saúde, mas estava fechado. Fiquei indignada, com raiva e também com muito medo”, disse uma das mães, em entrevista à TV Correio.
A diferença entre as vacinas indicadas para o público de 5 a 11 anos está na dosagem, composição e concentração de RNA mensageira. A dose infantil equivale a ⅓ da que é utilizada em adolescentes e adultos. Além disso, a cor dos frascos da vacina infantil é diferente.
O secretário-chefe de governo, Roberto Paulino recebeu, nesta terça-feira, 21, o presidente e a vice-presidente da Associação dos Técnicos em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Estado, ocasião em que ouviu e recepcionou demandas da categoria.
Conforme informou a assessoria da Chefia de Governo, os dirigentes trataram de encaminhar pleitos importantes para a categoria junto ao Governo do Estado.
Anúncio
Estiveram presentes, o presidente Deusmar Gomes, a vice-presidente Silvia Carvalho e o senhor Waldei Figueiredo.
Após a reunião, o secretário disse ter relacionado as justas solicitações da associação.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (21) um alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas em 114 cidades da Paraíba. A previsão é de que o alerta permaneça vigente até quarta-feira (22), com estimativa de precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo atingir até 50 milímetros por dia.
Além do volume de chuva, os ventos devem variar entre 40 e 60 km/h, o que demanda atenção da população. O Inmet destaca que, embora o risco seja considerado baixo, há possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas em algumas localidades.
Anúncio
Para evitar acidentes, a orientação é evitar abrigo debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, que podem ser derrubadas pelos ventos. Também é recomendado não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante as tempestades. Em caso de emergências, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Confira a variedades de material escolar na SP Variedades. São diversas opções mochilas escolares, cadernos, conjunto de lápis, estojos, papeis, tesouras e muito mais.