Conecte-se conosco

Cidades

Ao lado de Kaio Márcio, Roberto Paulino visita Vila Olímpica de JP, mesmo modelo da obra de Guarabira

Medalhista olímpico, nadador Kaio Márcio é o atual secretário de Esportes de João Pessoa.

Publicados

em

Foto: Assessoria

O Secretário-Chefe de Estado do Governo, Roberto Paulino (MDB), esteve hoje (dia 25) visitando pessoalmente o Centro de Treinamento Esportivo da Cidade de João Pessoa, para conhecer melhor o projeto e trazer o que há de boas experiências para incluir na futura Vila Olímpica de Guarabira. Além do campo de futebol e da pista de atletismo, o complexo esportivo conta ainda com vestiários, salas de exames médicos, rampas de acessibilidade e uma arquibancada para 1.500 pessoas sentadas.

“A Suplan já está desenvolvendo o projeto e estamos participando de todo o processo para que se possa efetivar essa grande obra em Guarabira”, acrescentou o secretário. A Vila Olímpica “Ivan Thomaz”, como é batizado o Centro de Treinamento localizado no bairro do Valentina de Figueiredo, está em funcionamento desde 2012 e já sediou importantes competições, inclusive campeonatos de nível estadual e nacional.

Anúncio


Paulino estava acompanhado pelo Recordista Mundial nas provas de 50m e 200m borboleta; Campeão Mundial nos 100m borboleta em piscina curta; campeão mundial nos 200m borboleta em piscina longa, além de em 2006, ainda campeão mundial nos 100m borboleta em Xangai, em competição disputada em piscina curta, na China, ou seja, o ex-nadador Kaio Márcio, atual secretário de Juventude, Esporte e Recreação da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

“Agradeço em especial a participação do Secretário de Esportes da Capital paraibana, Kaio Márcio, que prontamente nos atendeu e que ainda pode fazer um Benchmarketing colaborativo entre a prefeitura de João Pessoa e o Governo do Estado”, explica Roberto. Benchmarketing é a prática empresarial ou institucional de trocar experiências usando modelos bem-sucedidos em suas atividades planejadas, nesse caso, na área esportiva.

Kaio Márcio é um dos nomes mais importantes do esporte brasileiro,” enfatizou Paulino. Ele lembrou que o ex-atleta e atual secretário tem quatro participações em Olimpíadas no currículo (Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016), além de somar nove medalhas em Jogos Pan-Americanos, sendo três delas de ouro.

Ele planejava buscar sua quinta participação olímpica nos Jogos de Tóquio, no Japão, que aconteceriam em 2020. Mas, por conta da pandemia do novo coronavírus, a maior competição esportiva do planeta foi adiada para 2021, atrapalhando os planos do então nadador. Aos 35 anos, ele preferiu abandonar o esporte, pelo menos como atleta.

O engenheiro Rafael Rabelo, Chefe de Gabinete de Roberto Paulino na Casa Civil do Governador, que funciona no Palácio da Redenção, também participou da visita técnica, acompanhando o secretário de Esporte Kaio Márcio e o ex-governador do Estado. Rafael, inclusive, já fez várias medições topográficas, levantamento altimétrico e estudo do fluxo de trânsito nas vias de acesso e intervenção urbana, junto com equipes da Suplan, no próprio trabalho de campo no terreno onde será localizada a futura Vila Olímpica da “Rainha do Brejo”, em Guarabira.

Por Giovanni Meireles/Assessoria

Rate this post
Anúncio


Cidades

MPPB prepara TAC para requalificação da orla de JP, baseado em inquérito civil

A promotora de Justiça Cláudia Cabral está dialogando com a PMJP e com os comerciantes da área para um reordenamento com foco na proteção do meio ambiente.

Publicados

em

O Ministério Público da Paraíba instaurou, em março deste ano, o Inquérito Civil Público  0012022055006 a fim de viabilizar, junto ao Município de João Pessoa, a implementação do projeto de requalificação da orla marítima dos bairros de Cabo Branco e Tambaú. O procedimento foi instaurado pela 43ª promotora de Justiça de João Pessoa, Cláudia Cabral, com foco na proteção do meio ambiente e dos recursos naturais decorrentes do uso e exploração das praias. O IC resultará, nos próximos dias, na celebração do termo de ajustamento de conduta entre o MPPB e o Município de João Pessoa.

“O objetivo do Ministério Público é o reordenamento da orla, dos quiosques e das ilhas com foco no desenvolvimento sustentável, combatendo e minimizando a degradação ambiental em todas as suas formas de poluição e degradação ambiental, com vistas a entregar à sociedade, especialmente, às gerações futuras uma orla sustentável em todos os aspectos, inclusive, de segurança ambiental”, explicou a representante do MPPB.

Anúncio


Estudo da área
De acordo com a promotora, nos autos do IC foram realizados, mediante requisição ministerial ao município de João Pessoa, um estudo e um levantamento descritivo e quantitativo do local, identificando a existência de 92 quiosques em exploração comercial e, consequentemente, os pontos de vulnerabilidade socioambiental ali existentes, além de dimensionar a prática da responsabilidade corporativa dos empreendimentos turísticos frente à degradação ambiental.

“Nesse viés, o Ministério Público, objetivando ao final a assinatura de um termo de ajustamento de conduta com o Município, também, se reuniu com os atuais quiosqueiros e com a associação dos microempresários da orla marítima de João Pessoa (Ameomar), com vistas a ouvi-los, e também, visando posicioná-los acerca das obrigações e deveres decorrentes do projeto de requalificação, especificamente, no que tange à necessidade de adequação dos mesmos às novas regras que serão implementadas, após a assinatura do TAC”, explicou, avaliando que a reunião foi “extremamente, transparente e produtiva envolvendo esses atores na implantação da requalificação da orla.

A reunião foi realizada em um dos quiosques instalados na orla da capital e contou com a participação dos representantes do Poder Legislativo, os vereadores Bruno Farias e Odon Bezerra.

“Sabemos que o turismo é a porta de entrada para o desenvolvimento socioeconômico, entretanto, a sustentabilidade não pode ser em hipótese alguma negociada, ao contrário, deve ser o pilar de proteção do meio ambiente e dos usos dos recursos naturais, a fim de que a satisfação das necessidades do presente não comprometa a satisfação das necessidades das gerações futuras”, finalizou a promotora de Justiça, Cláudia Cabral.

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Repartições públicas estaduais terão ponto facultativo no dia de Corpus Christi e na sexta-feira, 9

Publicados

em

As repartições públicas estaduais da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo terão ponto facultativo no dia da celebração religiosa de Corpus Christi, comemorado na quinta-feira, dia 8 de junho, e no dia posterior, na sexta-feira (9). As atividades retornam ao normal no dia 12 de junho, segunda-feira.

A portaria Nº 0291/2023, que determina o ponto facultativo, foi assinada pelo secretário de Administração, Tibério Limeira, e publicada na edição desta terça-feira (30) do Diário Oficial do Estado (DOE).

Anúncio


De acordo com a portaria, nos dias 8 e 9 de junho deve ser preservado o funcionamento dos serviços essenciais.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Educação

Governo da Paraíba lança edição 2023 do Se Liga no Enem em Guarabira

Se Liga no Enem e Desafio Nota Mil são lançados em grande evento e estudantes já podem se inscrever a partir de quarta-feira.

Publicados

em

Foto: Divulgação/ Secom-PB

Com a finalidade de garantir a manutenção do apoio e incentivo aos estudantes que se submeterão ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação, lançou, nesta segunda-feira (29), a edição de 2023 do programa ‘Se Liga no Enem’ e do Desafio Nota Mil. O edital será aberto nesta quarta-feira (31) e os estudantes poderão realizar a inscrição por meio do formulário que será disponibilizado.

O evento aconteceu na Escola Cidadã Integral José Soares de Carvalho, em Guarabira, e contou com a presença do secretário de Educação, Roberto Souza, da secretária executiva de Gestão Pedagógica, Elizabete Araújo, da secretária executiva de Administração, Pollyanna Loreto, dos gerentes das 14 Gerências Regionais de Ensino, e de representações de estudantes e professores.

Anúncio


Com o ginásio lotado, além do anúncio da programação já aguardada, com a realização das videoaulas, o ‘Se Liga no Enem Festival’, simulados, estudo orientado, games, o ‘De férias com o Se Liga’, lives e playlists no YouTube, podcasts semanais interdisciplinares no Spotify e na Rádio Tabajara, o evento trouxe novidades para esta edição 2023, com a participação do Programa Arte em Cena, que traz a proposta ‘Redartec’, direcionada ao incentivo à escrita e à redação com o apelo às artes, ampliando os repertórios dos estudantes. A proposta é que as oficinas ocorram via YouTube e contemplem todas as 14 regionais de ensino. 

Exitoso na edição passada, o ‘Se Liga no Enem Festival’ vai trazer shows de práticas experimentais, oficina de redação e escrita criativa, divulgação de práticas exitosas, entre outros. Já o ‘Desafio Nota Mil’ vai ofertar materiais de apoio para professores e estudantes, divulgar e avaliar temas e redações dos estudantes e formar professores de Língua Portuguesa.

Em sua fala, o secretário de Estado da Educação, Roberto Souza, destacou as conquistas da educação por meio do ‘Se Liga’. De acordo com ele, em 2022, 63% dos estudantes da rede pública estadual da Paraíba aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) participaram das atividades do programa. “Todos podem ingressar no ensino superior. A gente quer dizer isso hoje a vocês. Os programas nascem para garantir a todos uma boa preparação. Em 2023, queremos dar um impulso maior, passando por todas as condições necessárias para os estudantes terem acesso aos dois dias de provas e à tão sonhada aprovação”, afirmou o secretário.

A estratégia ‘Se Liga no Enem’ se tornou um programa em 2019 e desde então tem se mostrado essencial para o apoio dos estudantes que almejam uma boa pontuação no Enem, proporcionando maior igualdade de oportunidades e ampliando as perspectivas de ingresso no ensino superior. Até o momento, já foram 45 mil estudantes beneficiados com o programa, dos quais quase 20 mil ingressaram nas universidades de todo país. 

Dentro da programação do evento, aconteceram apresentações culturais dos estudantes das escolas da 2ª GRE, dos alunos dos cursos de Libras do Serviço de Referência de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seri), também foi promovida uma aula de redação com o tema ‘Entre Mitos e Verdades: Desvendando os Mistérios da Redação no Enem’ e um show de práticas experimentais.

Da Secom-PB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas