Conecte-se conosco

Cultura

Guarabira oferece várias oficinas de formação artística entre 26 a 29 de abril. Saiba como se inscrever

Publicados

em

A Prefeitura Municipal de Guarabira, por intermédio da sua Secretaria de Cultura e Turismo, está com inscrições abertas para quem queira participar das oficinas de formação artística, que se realizarão no período de 26 a 29 de abril, distribuídas em várias áreas.

As inscrições são gratuitas e poderão se inscrever tanto iniciantes quanto artistas já com experiência. Ao todo, serão oferecidas oito oficinas e cursos nas áreas de audiovisual, literatura, música, artesanato, arte circense e teatro. Os ministrantes são profissionais experientes que apresentaram suas propostas à Secretaria de Cultura e que foram contemplados pela Lei Aldir Blanc em Guarabira.

Os nomes dos ministrantes, conforme consta na relação do próprio formulário, são os seguintes: Jusieux Santos da Silva (Um passeio no Teatro Infantil Brasileiro); Marcos Silva Lima (Performance Instrumental: estratégias de estudar seu instrumento e Iniciação à Leitura de Partitura); Marcelo Félix de Almeida (Iniciação à Interpretação Teatral); Rosângela dos Santos Silva Lucas (Feltros com amor); Daniel Gomes de Oliveira (Curso Básico de String Art.); Bruno Kappaun Constantino (Workshop de Confecção e Iniciação ao Swing-Poi Circense); Jacyara Thamyres Toscano Matias (Iniciação ao Cinema Regional); e Sayuri Raissa C. da Costa (Literatura Comparada: Os horrores do Romantismo Americano na narrativa de Nathaniel Hawthorne e na tela do cinema contemporâneo: um estudo sobre as temáticas no filme “A Bruxa”).

Para se inscrever, acesse o link do formulário abaixo e marque a sua opção na lista de oficinas oferecidas:

Inscrição de Oficina Artística em Guarabira (PB) – Lei Aldir Blanc

Rate this post

Cultura

Espetáculo de Guarabira é selecionado para participar do 6° FETEG – Festival Internacional de Teatro em Minas Gerais

Publicados

em

Foto: Reprodução

O espetáculo “O Pavão Misterioso e o Romance da Donzela”, encenado pela Cia. Cênica Torre de Papel da cidade de Guarabira-PB, foi selecionado e irá participar na categoria adulto do 6° FETEG -Festival Internacional de Teatro de Guaranésia em Minas Gerais. O FETEG -6º Ato acontecerá de 18 a 23 de abril de 2023 e 30 espetáculos, nas categorias adultas, infantis e de teatro de rua compõe a programação escolhida em um universo de 82 espetáculos inscritos de um total de 72 grupos, representantes de 12 estados brasileiros e o Distrito Federal, além de Grupos e Companhias da Colômbia, Argentina, Uruguai e Cuba.

O espetáculo “O Pavão Misterioso e Romance da Donzela” é uma livre adaptação do clássico da literatura de cordel “O Romance do Pavão Misterioso” do paraibano José Camelo de Melo Rezende que, este ano de 2023 está comemorando cem anos de sua publicação.

“O Pavão Misterioso e o Romance da Donzela” tem direção, dramaturgia e composição musical de Nana Rodrigues, direção musical de Xande Viajante e um elenco com Vera Grangeiro, Xande Viajante, Ivaney Justino, Francisca Vaz, Marcelo Félix, Jamylli Ferreira e Rauan Vieira. O cenário e figurino são de Marcílio Vital, iluminação Dida Cavalcante, fotografia e maquiagem Tham Toscano, adereços Marcílio Vital, Marcelo Félix, Nana Rodrigues, Tham Toscano, Zenildo Marques e Rauan Vieira, design gráfico Bianca Costa, preparação vocal de Amanda Almeida e arte Naif de Adriano Dias.

O espetáculo “O Pavão Misterioso e Romance da Donzela” compõe o repertório, junto com a montagem de “São Saruê” do Projeto “Curta Cordel”, da Cia. Cênica Torre de Papel, coletivo teatral premiado que vai completar 29 anos em cena! O Projeto Curta Cordel, tem por finalidade divulgar os clássicos da rica cultura da literatura do cordel guarabirense e paraibano através das montagens e circulação das obras nos teatros, nas escolas e nas feiras.

Da Assessoria

Rate this post
Continue lendo

Cidadania

Projeto do Morro realiza concerto com crianças de Petrópolis

Publicados

em

O Centro de Cultura de Petrópolis vai receber nesta quarta-feira (28) um concerto com crianças e jovens do Projeto do Morro, do Morro da Oficina, que no início do ano sofreu muitas perdas com a tragédia das chuvas na Cidade Imperial. A apresentação é uma parceria com o Projeto Vivências Musicais.

Clique abaixo:

TV Brasil

Rate this post
Continue lendo

Cultura

Museu do Artesanato Paraibano lança tour virtual e recebe Exposição “Presépios Artesanais”

Publicados

em

Foto: Francisco França

O Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa, localizado na Praça da Independência, em João Pessoa, recebe neste final de ano a Exposição Presépios Artesanais que será aberta às 16h desta quinta-feira (22) e permanece até 31 de janeiro. Na ocasião, também será lançado o Tour Virtual do Museu para o mundo. Por meio da plataforma do Programa do Artesanato Paraibano (PAP) na internet, em qualquer local do planeta, o visitante poderá passear pelas salas do Museu do Artesanato Paraibano e conhecer a produção dos nossos artesãos. 

Para a gestora do PAP, Marielza Rodrigues, essas ações fecham o ano com duas grandes conquistas para o artesanato. “Nós que fazemos o Programa do Artesanato Paraibano, da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, vamos fechar a primeira gestão do governador João Azevêdo com duas excelentes notícias para o artesanato. Uma é a Exposição Presépios Artesanais e a outra é o lançamento do Tour Virtual do Museu, que possibilita que pessoas de qualquer parte do mundo possam ter acesso virtualmente ao nosso artesanato. O ano de 2022, graças à sensibilidade do governador e da primeira-dama do Estado e presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins, será fechado com chave de ouro”, frisou a gestora.

Tour virtual – Além de apoiar o artesanato, como atividade empreendedora, o Tour virtual reconhece a importância da inclusão digital do segmento. “Esse é um projeto piloto que passará por ajustes e será implantado em todos os outros Museus do nosso estado. É um compromisso nosso para a segunda gestão, digitalizar cada vez mais nossos serviços e processos, facilitando a transparência e o acesso às informações e oportunidades a toda a sociedade. Outro aspecto é valorizar parcerias entre órgãos e secretarias da nossa gestão. A Codata e o PAP deram mais um exemplo de sucesso”, afirmou o governador João Azevêdo.

A primeira-dama e presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins, reforçou o compromisso do Governo com o desenvolvimento do artesanato. “Fecharemos o ano com mais duas grandes conquistas do nosso Artesanato. E em 2023, com certeza, continuaremos um trabalho que vem dando certo, contribuindo de forma direta para a melhoria da qualidade de vida dos artesãos paraibanos”, garantiu.

O Tour Virtual foi executado e contratado pela Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata). Os textos e o suporte foram dados pela equipe do PAP e do Museu, capitaneada pelo diretor Fábio Morais. “A Codata segue trabalhando firme e forte, fazendo mais e melhor pela gestão e pela Paraíba. Foi um trabalho extremamente agradável contribuirmos para o Tour virtual do Museu do Artesanato, a demanda estava organizada pelo PAP, textos e informações catalogadas corretamente, facilitando todo o processo. Agora é soltar essa joia maravilhosa para o mundo”, afirmou o presidente da Codata, Giuseppe Guido.

Já a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, enfatizou a importância de estimular a inclusão digital do segmento e dos próprios artesãos. “O Tour virtual é apenas o início de um trabalho de base que queremos fazer para que o artesão paraibano entre no mundo da tecnologia. Em 2023, vamos retomar cursos e oficinas nos arranjos produtivos artesanais, preparando nossos artesãos para o mercado consumidor cada vez mais exigente e competitivo”, observou.

Exposição Presépios Artesanais – A exposição valoriza o artesanato e gera desenvolvimento sustentável. A coletânea de presépios de vários artesãos e tipologias de diversos lugares do nosso estado estará aberta para visitação até o dia 31 de janeiro de 2023, de terça a domingo, das 9h às 17h,na sala de exposições temporárias Mestra Zefinha de Pitimbu, que fica no Museu do Artesanato Paraibano. 

Entre os artesãos participantes estão: Dadá Venceslau, Geo, Paula Regis, Babá Santana, Bento de Sumé, Dona Lindalva Princesinha e outros. “Meu presépio é feito com material da natureza, que é a casca de palmeira e coisas reaproveitáveis, como tubos de papelão. Faço também papietagem que é a colagem de papel sobre papel. Uso tintas e algumas miçangas para destacar o brilho. Essa exposição é muito diversificada, tem vários artistas, usando tecidos, madeira, argila e outros materiais”, falou o artista Dadá Venceslau.

Serviço:

Exposição Presépios Artesanais

Local: Museu do Artesanato Paraibano

Abertura: Quinta-feira (22), às 16h

Período da exposição: 22/12/2022 a 31/01/2023

Horário: 9h às 17h (terça a domingo)

Secom-PB

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas