Conecte-se conosco

Cultura

Museu do Artesanato Paraibano lança tour virtual e recebe Exposição “Presépios Artesanais”

Publicados

em

Foto: Francisco França

O Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa, localizado na Praça da Independência, em João Pessoa, recebe neste final de ano a Exposição Presépios Artesanais que será aberta às 16h desta quinta-feira (22) e permanece até 31 de janeiro. Na ocasião, também será lançado o Tour Virtual do Museu para o mundo. Por meio da plataforma do Programa do Artesanato Paraibano (PAP) na internet, em qualquer local do planeta, o visitante poderá passear pelas salas do Museu do Artesanato Paraibano e conhecer a produção dos nossos artesãos. 

Para a gestora do PAP, Marielza Rodrigues, essas ações fecham o ano com duas grandes conquistas para o artesanato. “Nós que fazemos o Programa do Artesanato Paraibano, da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, vamos fechar a primeira gestão do governador João Azevêdo com duas excelentes notícias para o artesanato. Uma é a Exposição Presépios Artesanais e a outra é o lançamento do Tour Virtual do Museu, que possibilita que pessoas de qualquer parte do mundo possam ter acesso virtualmente ao nosso artesanato. O ano de 2022, graças à sensibilidade do governador e da primeira-dama do Estado e presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins, será fechado com chave de ouro”, frisou a gestora.

Anúncio


Tour virtual – Além de apoiar o artesanato, como atividade empreendedora, o Tour virtual reconhece a importância da inclusão digital do segmento. “Esse é um projeto piloto que passará por ajustes e será implantado em todos os outros Museus do nosso estado. É um compromisso nosso para a segunda gestão, digitalizar cada vez mais nossos serviços e processos, facilitando a transparência e o acesso às informações e oportunidades a toda a sociedade. Outro aspecto é valorizar parcerias entre órgãos e secretarias da nossa gestão. A Codata e o PAP deram mais um exemplo de sucesso”, afirmou o governador João Azevêdo.

A primeira-dama e presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins, reforçou o compromisso do Governo com o desenvolvimento do artesanato. “Fecharemos o ano com mais duas grandes conquistas do nosso Artesanato. E em 2023, com certeza, continuaremos um trabalho que vem dando certo, contribuindo de forma direta para a melhoria da qualidade de vida dos artesãos paraibanos”, garantiu.

O Tour Virtual foi executado e contratado pela Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata). Os textos e o suporte foram dados pela equipe do PAP e do Museu, capitaneada pelo diretor Fábio Morais. “A Codata segue trabalhando firme e forte, fazendo mais e melhor pela gestão e pela Paraíba. Foi um trabalho extremamente agradável contribuirmos para o Tour virtual do Museu do Artesanato, a demanda estava organizada pelo PAP, textos e informações catalogadas corretamente, facilitando todo o processo. Agora é soltar essa joia maravilhosa para o mundo”, afirmou o presidente da Codata, Giuseppe Guido.

Já a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, enfatizou a importância de estimular a inclusão digital do segmento e dos próprios artesãos. “O Tour virtual é apenas o início de um trabalho de base que queremos fazer para que o artesão paraibano entre no mundo da tecnologia. Em 2023, vamos retomar cursos e oficinas nos arranjos produtivos artesanais, preparando nossos artesãos para o mercado consumidor cada vez mais exigente e competitivo”, observou.

Exposição Presépios Artesanais – A exposição valoriza o artesanato e gera desenvolvimento sustentável. A coletânea de presépios de vários artesãos e tipologias de diversos lugares do nosso estado estará aberta para visitação até o dia 31 de janeiro de 2023, de terça a domingo, das 9h às 17h,na sala de exposições temporárias Mestra Zefinha de Pitimbu, que fica no Museu do Artesanato Paraibano. 

Entre os artesãos participantes estão: Dadá Venceslau, Geo, Paula Regis, Babá Santana, Bento de Sumé, Dona Lindalva Princesinha e outros. “Meu presépio é feito com material da natureza, que é a casca de palmeira e coisas reaproveitáveis, como tubos de papelão. Faço também papietagem que é a colagem de papel sobre papel. Uso tintas e algumas miçangas para destacar o brilho. Essa exposição é muito diversificada, tem vários artistas, usando tecidos, madeira, argila e outros materiais”, falou o artista Dadá Venceslau.

Serviço:

Exposição Presépios Artesanais

Local: Museu do Artesanato Paraibano

Abertura: Quinta-feira (22), às 16h

Período da exposição: 22/12/2022 a 31/01/2023

Horário: 9h às 17h (terça a domingo)

Secom-PB

Rate this post
Anúncio


Cultura

FESTA DA LUZ 2023: 37 Artistas de Guarabira estarão se revezando no Palco Brega Luz

Publicados

em

A Festa da Luz, que acontecerá nesta semana na cidade de Guarabira, este ano vai trazer muitas novidades na programação paralela do palco brega, o chamado Brega Luz. A primeira delas é que o evento terá início às 17 horas diariamente, resgatando uma tradição para os amantes da música brega que costumam chegar já no final da tarde.

Além das atrações principais que já foram anunciadas – como dos cantores Fernando Mendes, José Orlando e a Banda Tuareg’s, a Prefeitura Municipal de Guarabira resolver privilegiar também os talentos da cidade. Durante três dias (de sexta a domingo), estarão subindo ao palco do Brega Luz nada menos que 37 artistas locais, começando às 5 da tarde e antes das apresentações dos artistas nacionais.

Anúncio


A Secretaria de Cultura e Turismo montou um roteiro de três shows coletivos com dez artistas da cidade a cada dia. A outra novidade é que, para realização desses shows, será feito um tributo à cantora Marília Mendonça e ao rei do brega Reginaldo Rossi. E os artistas da casa estarão se revezando nessas homenagens.

Na próxima sexta-feira (03), a Festa da Luz terá início às 17 horas com o show “Elas Cantam Marília”, que irá reunir 10 cantoras da cidade no melhor estilo da música de sofrência. No sábado, também começando no mesmo horário, será a vez dos homens com o show “Eles Cantam Rossi”, trazendo um repertório dos maiores sucessos de Reginaldo Rossi.

Já no domingo, também às 17 horas, haverá o show intitulado “Farofa Brega”, reunindo 11 artistas locais como intérpretes de grandes nomes da música brega. Esses 31 artistas, ao longo dos três dias, serão acompanhados por uma banda local composta pelos artistas Tércius Luiz (guitarra), Adriano do Sax (saxofone), Neto Batera (bateria), Samuel Bass (contrabaixo), Cacau Sanfoneiro (sanfona) e Nildo Manga (teclado).

INTÉRPRETES
Na homenagem a Marília Mendonça, no show “Elas Cantam Marília”, estarão no palco as cantoras Clara Beatriz, Aniery Souza, As Minas, Sonize, Sther Medeiros, Jossuelem Santos, Loirinha dos Teclados, Cleide Santos, Camaleoa e Jaciely Ferreira.

No sábado, para o show “Eles Cantam Rossi”, estarão se revezando os cantores Márcio Cuiabá, Daniel Robson, Bruno Vasconcelos, Roberto Show, Coninha, Shirle Manga, Altomir Nascimento, Mago dos Teclados, Marinaldo Silva e Dinarte Alves.

E no último dia, o show “Farofa Brega” trará os artistas Daniel Don, Júnior Marrone, Suzana Ferreira, Marinízio, Socorro Procópio, Zé Wilton, Andrezinho, Tchero, Marcinho, Bily Almeida e Cícero Silva.

Finalmente, as principais atrações do palco brega serão a banda Tuareg’s (na sexta, dia 02); Fernando Mendes (sábado, 03); e José Orlando (domingo, 04). Todos os shows do palco brega começarão pontualmente às 17 horas.

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Guarabira: Festa da Luz 2023 começa na noite desta quinta-feira com evento religioso

Publicados

em

Foto: Reprodução

Tudo pronto para o inicio da Festa da Luz 2023, a festa da retomada no maior festejo de padroeiro do interior paraibano. 

O evento começará na noite desta quinta-feira (2/2) no palco luz e estende-se até o próximo dia 5 de fevereiro, finalizando com a apresentação do cantor Wesley Safadão, sendo quatro noites de muita alegria e curtição.

Anúncio


Neste ano, ao contrário dos eventos passados, a primeira noite da programação será no feriado de 2 de fevereiro, dia da padroeira, com o evento religioso apresentado pelas cantoras Celina Borges e Celione David.

Nos dias seguintes passarão pelo palco principal os cantores Taty Girl, Léo Santana, Calcinha Preta, João Gomes e outros. 

Neste ano ainda, o Brega Luz traz para o evento os renomados cantores Fernando Mendes, José Orlando e a banda Tuaregues. 

As atrações do palco brega começam a se apresentar a partir das 17h com término marcado para as 21h; já no palco principal os artistas se apresentam das 21h até às 3h.

Com Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Espetáculo de Guarabira é selecionado para participar do 6° FETEG – Festival Internacional de Teatro em Minas Gerais

Publicados

em

Foto: Reprodução

O espetáculo “O Pavão Misterioso e o Romance da Donzela”, encenado pela Cia. Cênica Torre de Papel da cidade de Guarabira-PB, foi selecionado e irá participar na categoria adulto do 6° FETEG -Festival Internacional de Teatro de Guaranésia em Minas Gerais. O FETEG -6º Ato acontecerá de 18 a 23 de abril de 2023 e 30 espetáculos, nas categorias adultas, infantis e de teatro de rua compõe a programação escolhida em um universo de 82 espetáculos inscritos de um total de 72 grupos, representantes de 12 estados brasileiros e o Distrito Federal, além de Grupos e Companhias da Colômbia, Argentina, Uruguai e Cuba.

O espetáculo “O Pavão Misterioso e Romance da Donzela” é uma livre adaptação do clássico da literatura de cordel “O Romance do Pavão Misterioso” do paraibano José Camelo de Melo Rezende que, este ano de 2023 está comemorando cem anos de sua publicação.

Anúncio


“O Pavão Misterioso e o Romance da Donzela” tem direção, dramaturgia e composição musical de Nana Rodrigues, direção musical de Xande Viajante e um elenco com Vera Grangeiro, Xande Viajante, Ivaney Justino, Francisca Vaz, Marcelo Félix, Jamylli Ferreira e Rauan Vieira. O cenário e figurino são de Marcílio Vital, iluminação Dida Cavalcante, fotografia e maquiagem Tham Toscano, adereços Marcílio Vital, Marcelo Félix, Nana Rodrigues, Tham Toscano, Zenildo Marques e Rauan Vieira, design gráfico Bianca Costa, preparação vocal de Amanda Almeida e arte Naif de Adriano Dias.

O espetáculo “O Pavão Misterioso e Romance da Donzela” compõe o repertório, junto com a montagem de “São Saruê” do Projeto “Curta Cordel”, da Cia. Cênica Torre de Papel, coletivo teatral premiado que vai completar 29 anos em cena! O Projeto Curta Cordel, tem por finalidade divulgar os clássicos da rica cultura da literatura do cordel guarabirense e paraibano através das montagens e circulação das obras nos teatros, nas escolas e nas feiras.

Da Assessoria

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas