Conecte-se conosco

Cultura

Museu do Artesanato Paraibano lança tour virtual e recebe Exposição “Presépios Artesanais”

Publicados

em

Foto: Francisco França

O Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa, localizado na Praça da Independência, em João Pessoa, recebe neste final de ano a Exposição Presépios Artesanais que será aberta às 16h desta quinta-feira (22) e permanece até 31 de janeiro. Na ocasião, também será lançado o Tour Virtual do Museu para o mundo. Por meio da plataforma do Programa do Artesanato Paraibano (PAP) na internet, em qualquer local do planeta, o visitante poderá passear pelas salas do Museu do Artesanato Paraibano e conhecer a produção dos nossos artesãos. 

Para a gestora do PAP, Marielza Rodrigues, essas ações fecham o ano com duas grandes conquistas para o artesanato. “Nós que fazemos o Programa do Artesanato Paraibano, da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, vamos fechar a primeira gestão do governador João Azevêdo com duas excelentes notícias para o artesanato. Uma é a Exposição Presépios Artesanais e a outra é o lançamento do Tour Virtual do Museu, que possibilita que pessoas de qualquer parte do mundo possam ter acesso virtualmente ao nosso artesanato. O ano de 2022, graças à sensibilidade do governador e da primeira-dama do Estado e presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins, será fechado com chave de ouro”, frisou a gestora.

Anúncio


Tour virtual – Além de apoiar o artesanato, como atividade empreendedora, o Tour virtual reconhece a importância da inclusão digital do segmento. “Esse é um projeto piloto que passará por ajustes e será implantado em todos os outros Museus do nosso estado. É um compromisso nosso para a segunda gestão, digitalizar cada vez mais nossos serviços e processos, facilitando a transparência e o acesso às informações e oportunidades a toda a sociedade. Outro aspecto é valorizar parcerias entre órgãos e secretarias da nossa gestão. A Codata e o PAP deram mais um exemplo de sucesso”, afirmou o governador João Azevêdo.

A primeira-dama e presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins, reforçou o compromisso do Governo com o desenvolvimento do artesanato. “Fecharemos o ano com mais duas grandes conquistas do nosso Artesanato. E em 2023, com certeza, continuaremos um trabalho que vem dando certo, contribuindo de forma direta para a melhoria da qualidade de vida dos artesãos paraibanos”, garantiu.

O Tour Virtual foi executado e contratado pela Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata). Os textos e o suporte foram dados pela equipe do PAP e do Museu, capitaneada pelo diretor Fábio Morais. “A Codata segue trabalhando firme e forte, fazendo mais e melhor pela gestão e pela Paraíba. Foi um trabalho extremamente agradável contribuirmos para o Tour virtual do Museu do Artesanato, a demanda estava organizada pelo PAP, textos e informações catalogadas corretamente, facilitando todo o processo. Agora é soltar essa joia maravilhosa para o mundo”, afirmou o presidente da Codata, Giuseppe Guido.

Já a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, enfatizou a importância de estimular a inclusão digital do segmento e dos próprios artesãos. “O Tour virtual é apenas o início de um trabalho de base que queremos fazer para que o artesão paraibano entre no mundo da tecnologia. Em 2023, vamos retomar cursos e oficinas nos arranjos produtivos artesanais, preparando nossos artesãos para o mercado consumidor cada vez mais exigente e competitivo”, observou.

Exposição Presépios Artesanais – A exposição valoriza o artesanato e gera desenvolvimento sustentável. A coletânea de presépios de vários artesãos e tipologias de diversos lugares do nosso estado estará aberta para visitação até o dia 31 de janeiro de 2023, de terça a domingo, das 9h às 17h,na sala de exposições temporárias Mestra Zefinha de Pitimbu, que fica no Museu do Artesanato Paraibano. 

Entre os artesãos participantes estão: Dadá Venceslau, Geo, Paula Regis, Babá Santana, Bento de Sumé, Dona Lindalva Princesinha e outros. “Meu presépio é feito com material da natureza, que é a casca de palmeira e coisas reaproveitáveis, como tubos de papelão. Faço também papietagem que é a colagem de papel sobre papel. Uso tintas e algumas miçangas para destacar o brilho. Essa exposição é muito diversificada, tem vários artistas, usando tecidos, madeira, argila e outros materiais”, falou o artista Dadá Venceslau.

Serviço:

Exposição Presépios Artesanais

Local: Museu do Artesanato Paraibano

Abertura: Quinta-feira (22), às 16h

Período da exposição: 22/12/2022 a 31/01/2023

Horário: 9h às 17h (terça a domingo)

Secom-PB

Rate this post
Anúncio


Cultura

Programa Espaço Cultural destaca Expo Favela e paraibanos indicados ao Grammy Latino

Publicados

em

O programa Espaço Cultural, desta quinta-feira (21), terá entrevista com a paraibana Kalyne Lima, presidenta da Central Única das Favelas (Cufa), que vai realizar a Expo Favela Paraíba, em João Pessoa, entre os dias 22 e 24 deste mês.  Com transmissão pela Rádio Tabajara, o programa tocará também músicas dos paraibanos Elba Ramalho e Chico César, finalistas do Prêmio Grammy Latino 2023.

Conforme o jornalista e radialista Jãmarrí Nogueira, editor e apresentador do programa, a edição vai ao ar das 22h à meia-noite, na frequência 105,5 FM.

Anúncio


A cantora Elba Ramalho e o cantor Chico César foram indicados ao Grammy Latino 2023. Elba Ramalho comemorou sua nona indicação ao Grammy Latino 2023, com o álbum ‘Elba Ramalho no Maior São João do Mundo’. Já Chico César foi indicado para concorrer ao prêmio na categoria ‘Melhor Canção em Língua Portuguesa’, com a música ‘Do Acaso’, escrita por ele e Ronaldo Bastos. A canção está no álbum ‘Vestido de Amor’, com Alice Caymmi.

A entrevistada da noite, Kalyne Lima, é jornalista, produtora cultural, cantora, compositora e ativista (integrante do grupo Sinta a Liga Crew). Presidenta nacional da Central Única das Favelas (Cufa), ela está à frente da realização da Expo Favela Paraíba. Durante esse papo com Jãmarrí Nogueira, Kalyne vai falar sobre o potencial das periferias e também sobre a programação do evento. O setlist desse bloco de entrevista terá músicas de Luana Flores, Fúria Negra, Menestréis MCs, Bixarte e RAPadura Xique-Chico.

O Espaço Cultural também tem transmissão pelo site da emissora. Antenado com as convergências de plataformas, o programa – que só toca música da Paraíba – pode ser ouvido pelo site https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/ e, no dia seguinte à apresentação, fica disponível no canal da Funesc no YouTube.

Expo Favela Paraíba – Durante três dias, a Expo Favela Paraíba, maior evento de diálogo entre empreendedores de periféricos com investidores de asfalto, vai levar ao Espaço Cultural José Lins do Rêgo, na Capital, uma programação intensa e diversificada. Painéis, oficinas, shows, palestras, exposições e outras atividades serão oferecidas gratuitamente ao público. Programação completa no https://paraiba.expofavela.com.br/programacao-expo-favela-innovation-paraiba/

As inscrições para oficinas, voltadas para a área da culinária, mídias digitais, dança e editais de cultura, devem ser feitas no local. É necessário chegar antecipadamente para garantir vaga.  Já as demais atividades, como shows e palestras que acontecem no palco 360º, a entrada é livre, sem inscrição. Evento terá nomes como o influenciador, empresário e ativista negro Raull Santiago e BNegão (ex-Planet Hemp).

A abertura da Expo Favela Paraíba ocorre, nesta sexta-feira (22), na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural. O show de abertura fica por conta do rapper cearense RAPadura Xique-Chico, artista, que mistura música regional com hip-hop e já foi indicado ao Grammy Latino.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Rota Cultural “Raízes do Brejo” lança programação nesta quinta-feira em Guarabira

Publicados

em

Foto: Codecom

O lançamento oficial da programação da Rota Cultural “Raízes do Brejo”, que está em sua quinta edição, ocorrerá nesta quinta-feira (14/9). A solenidade será na cidade de Guarabira, no Santuário Memorial Frei Damião, às 15h.

A edição deste ano do evento contará com a participação de nove cidades: Duas Estradas, Belém, Alagoinha, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Dona Inês, Guarabira, Pirpirituba e Pilõezinhos.

Anúncio


Para Jaime Sousa, Presidente do Fórum de Turismo, o Brejo Paraibano tem duas rotas turísticas consolidadas no mercado, o “Caminhos do Frio” e o “Raízes do Brejo”, que tem por objetivo fomentar e divulgar a identidade das cidades por meio da arte, culinária e cultura.

A programação será aberta em 06 de outubro, na cidade de Duas Estradas, e segue até dezembro encerrando em Pilõezinhos.

Confira as datas e as cidade participantes:

– Duas Estradas (06 a 08 de outubro);

– Belém (13 a 15 de outubro);

– Alagoinha (20 a 22 de outubro);

– Lagoa de Dentro (27 a 29 de outubro);

– Serra da Raíz (03 a 06 de novembro);

– Dona Inês (17 a 19 de novembro);

– Guarabira (24 a 26 de novembro);

– Pirpirituba (01 a 03 de dezembro) e

– Pilõezinhos (08 a 10 de dezembro). 

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Guarabira irá promover 94 iniciativas culturais pela Lei Paulo Gustavo

Publicados

em

Reprodução/ilustrativa

Quase 100 projetos de iniciativas culturais, no município de Guarabira (PB), deverão ser beneficiados nos próximos dias com incentivos da Lei Paulo Gustavo, Estados e municípios de todo o país já começam a receber os recursos e Guarabira deverá injetar cerca de meio milhão de reais por meio de editais a serem publicados pela Prefeitura Municipal.

A Secretaria de Cultura e Turismo do município já está com seus editais elaborados depois que teve o plano local aprovado pelo Ministério da Cultura. Em entrevista à Rádio Constelação, na manhã dessa terça-feira no programa “Conversa com o Prefeito”, o secretário de cultura de Guarabira, Tarcísio Pereira, informou que o município vai promover 94 iniciativas envolvendo todas as áreas da cultura, sendo a maior parte será para o setor do Audiovisual, pois a Lei Paulo Gustavo já estabelece que 70 por cento dos recursos sejam destinados a esse setor.

Anúncio


Os editais serão lançados a qualquer momento, mas ele já adiantou como serão distribuídos os valores, após elaboração do plano que foi pactuado em plenária pública realizada no dia 6 de junho último.

Para o fomento à produção do audiovisual, num único edital serão contemplados 19 agentes culturais do município, sendo dois valores de R$ 50 Mil para projetos de média metragem; sete valores de R$ 20 Mil para a realização de curtas e 10 projetos para produção de pequenas videobiografias com histórias de vidas artísticas ou trajetórias de grupos, cada um no valor aproximado de R$ 2.700 Reais.

Outras ações, ainda no setor do audiovisual, vão contemplar 10 propostas de instrutores para ministrar oficinas de capacitação e formação no setor, além do investimento no Teatro Municipal para adequação técnica como sala multiuso para exibições didáticas voltadas à Rede Pública de Ensino.

Para as demais áreas da cultura, será lançado um edital que irá contemplar 56 artistas e entidades jurídicas, do setor cultural, com prêmios de reconhecimento por importantes trabalhos realizados no município, com prêmios individuais nos valores de R$ 2.675,91.

A Secretaria Municipal de Cultura também estará lançando um chamamento público para contratação de oito especialistas, técnicos especializados para integrarem a Comissão de Seleção das propostas inscritas.

Ao todo, serão quatro editais em Guarabira que estarão sendo lançados a qualquer momento, através dos quais os agentes culturais poderão se inscrever na categoria da sua área de trabalho. A publicação dos editais, bem como os formulários de inscrição, serão disponibilizados no site da Prefeitura Municipal de Guarabira.

Por Tarcísio Pereira/Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas