Conecte-se conosco

Política

Nota da CNBB: reprovação à iniciativa do Governo Federal de flexibilização do aborto

Publicados

em

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou na manhã desta quarta-feira, 18 de janeiro, uma nota na qual manifesta reprovação a toda e qualquer iniciativa que sinalize para a flexibilização do aborto a exemplo das últimas medidas do Ministério da Saúde, constantes da Portaria GM/MS de nº 13, publicada no último dia 13.

A portaria permitiu a revogação de outra portaria que determina a comunicação do aborto por estupro às autoridades policiais. A Nota da CNBB pede esclarecimento do Governo Federal considerando que a defesa do nascituro foi compromisso assumido em campanha e também sobre a desvinculação do Brasil com a Convenção de Genebra.

No documento, a CNBB reitera que “a hora pede sensatez e equilíbrio para a efetiva busca da paz e reforça que é preciso lembrar que qualquer atentado contra a vida é também uma agressão ao Estado Democrático de Direito e configura ataques à dignidade e ao bem-estar social”. Confira, abaixo, a íntegra do documento e aqui a nota em PDF.

A VIDA EM PRIMEIRO LUGAR

Nota da CNBB

“Diante de vós, a vida e a morte. Escolhe a vida!” (cf. Dt 30,19)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) não concorda e manifesta sua reprovação a toda e qualquer iniciativa que sinalize para a flexibilização do aborto. Assim, as últimas medidas, a exemplo da desvinculação do Brasil com a Convenção de Genebra e a revogação da portaria que determina a comunicação do aborto por estupro às autoridades policiais, precisam ser esclarecidas pelo Governo Federal considerando que a defesa do nascituro foi compromisso assumido em campanha.

A hora pede sensatez e equilíbrio para a efetiva busca da paz. É preciso lembrar que qualquer atentado contra a vida é também uma agressão ao Estado Democrático de Direito e configura ataques à dignidade e ao bem-estar social.

A Igreja, sem vínculo com partido ou ideologia, fiel ao seu Mestre, clama para que todos se unam na defesa e na proteção da vida em todas as suas etapas – missão que exige compromisso com os pobres, com as gestantes e suas famílias, especialmente com a vida indefesa em gestação.

Não, contundente, ao aborto!

Possamos estar unidos na promoção da dignidade de todo ser humano.

Brasília-DF, 18 de janeiro de 2023
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Arcebispo de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Fonte: Vatican News com CNBB

Rate this post

Política

Léa ganha novo direito de resposta no guia eleitoral de Raniery Paulino

Publicados

em

A candidata à prefeita de Guarabira, Léa Toscano (44), conquistou mais um direito de resposta após a veiculação de uma notícia falsa no guia eleitoral de seu adversário, Raniery Paulino (foto). A decisão foi proferida pela juíza da 10ª Zona Eleitoral de Guarabira, Andressa Torquato Silva, em resposta à representação apresentada por Léa. Essa é a quarta derrota do adversário na justiça por propagar desinformação.

A campanha de Raniery Paulino havia divulgado informações no guia eleitoral, afirmando que Léa teria sido condenada por improbidade administrativa. A candidata, segundo explicou a coordenadora jurídica da Coligação ‘A Vontade do Povo’, Nathali Rolim, apresentou documentos oficiais que apontam que a condenação por improbidade foi afastada, já que a sentença foi anulada.

Na decisão, a juíza Andressa Torquato Silva determinou que a campanha de Raniery Paulino veiculasse a resposta de Léa no mesmo espaço e horário do guia eleitoral, garantindo a correção das informações. A omissão proposital da anulação da condenação de Léa foi julgada como uma tentativa de prejudicar sua imagem e influenciar negativamente os eleitores.

“Os meios de comunicação, embora sejam ferramentas importantes e essenciais para informar o eleitorado, não devem ser utilizados para propagar de notícias descontextualizadas ou incompletas ou para realizar propagandas que possam denegrir a imagem de outros candidatos, motivo pelo qual se faz necessária a intervenção judicial, a fim de fazer sanar tais irregularidades”, disse a magistrada.

Portal Independente

Rate this post
Continue lendo

Política

Em Serra da Raiz, pesquisa aponta liderança de Luiz Machado

SERRA DA RAIZ: pesquisa Blog do Ninja/Certifica aponta Luiz Machado liderando com ampla vantagem entre o eleitorado da cidade.

Publicados

em

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Certifica, em parceria com o Blog do Ninja, revela que o atual prefeito de Serra da Raiz, Luiz Machado, está com ampla vantagem na disputa pela reeleição. Segundo o levantamento, realizado entre os dias 23 e 27 de setembro, Machado tem 89% das intenções de voto na pesquisa estimulada, onde os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores. Seu adversário, Dival Batista, aparece com apenas 7% das intenções de voto, enquanto 1% dos eleitores afirmaram votar em branco ou nulo, e 3% não souberam ou não responderam.

Veja gráficos da pesquisa AQUI

Na pesquisa espontânea, onde os eleitores podem citar qualquer nome sem a apresentação de candidatos, Luiz Machado também lidera com folga, somando 87% das intenções de voto. Dival Batista aparece com 5%, e 1% dos eleitores disseram votar em branco ou nulo. O número de indecisos ou que não souberam responder é de 6%, enquanto 1% não respondeu.

Os números consolidam uma confortável liderança de Luiz Machado na corrida eleitoral, mostrando um forte favoritismo para garantir a reeleição em Serra da Raiz.

A pesquisa foi registrada no TRE – TSE sob o número PB-09370/2024. Com uma amostra de 330 eleitores, o levantamento possui um nível de confiança de 95%, e a margem de erro máxima é de ± 5,2 pontos percentuais.

Do Blog do Ninja

Em 30.09.2024

Rate this post
Continue lendo

Política

Em Duas Estradas, Myllena tem 66,8% contra 28% de Jr. Oscar

Pesquisa Blog do Ninja/Certifica aponta favoritismo de Myllena na disputa eleitoral em Duas Estradas com mais de duas vezes das intenções de voto do 2º colocado.

Publicados

em

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Certifica, em parceria com o Blog do Ninja, revela que Myllena Nayara, candidata apoiada pela atual prefeita Joyce Renally, lidera a corrida eleitoral em Duas Estradas. O levantamento, feito entre os dias 24 e 28 de setembro de 2024, aponta Myllena com 66,8% das intenções de voto na pesquisa estimulada, onde os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores. Seu adversário, Júnior Oscar, que representa a oposição, aparece com 28%. Outros 3,4% dos eleitores não souberam ou não responderam, enquanto 1,8% disseram votar em branco ou nulo.

Veja gráficos da pesquisa AQUI

Na pesquisa espontânea, onde o eleitor pode citar qualquer nome sem ser influenciado pela apresentação dos candidatos, Myllena também lidera com 57,6% das intenções de voto, seguida por Júnior Oscar, que tem 26,5%. A atual prefeita Joyce Renally foi mencionada por 5,2% dos eleitores. Além disso, 10,1% dos entrevistados não souberam ou não responderam, e 0,6% declararam voto em branco ou nulo.

Quando considerados apenas os votos válidos, que excluem brancos e nulos, a vantagem de Myllena se amplia ainda mais, chegando a 70,4% contra 29,6% de Júnior Oscar.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sob o número PB-02601/2024. A amostra de 330 eleitores apresenta um nível de confiança de 95%, com uma margem de erro máxima de ± 5,2 pontos percentuais.

Com uma vantagem significativa, Myllena se consolida como a favorita para suceder a prefeita Joyce Renally.

Do Blog do Ninja

Em 30.09.2024

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas